TOP
IMG_2385
Austria Carintia e Styria Europa Roteiros sob medida Sem categoria Variedades viagem de carro viajandocomarte

A Alemanha com açúcar. As doces Klagenfurt e Graz na Áustria

Na fronteira da Áustria com a Eslovênia nos deparamos com duas regiões lindas e pouco exploradas pelo turismo, mesmo o local.
Entramos na Áustria por Villach, uma cidade quase na borda, e há menos de meia hora da maior estação de esqui da Eslovênia.

IMG_2526
Foi ali que alugamos um carro, pois rodar com o mesmo desde Liubliana ficaria muito mais caro em função da taxa de retorno. Entregamos o primeiro em Bled e lá pegamos um trem para Villach, bem baratinho e em uma hora estávamos na Áustria.
Entramos assim na Caríntia, região sul da Áustria, e seguimos para Klagenfurt a capital da província .

IMG_2233Klagenfurt

Sabe aquela sensação de estar descobrindo um destino novo! Pois isto me pega de jeito! Vim a saber que Klagenfurt é uma das 10 cidades mais bonitas da Áustria, o que concordo plenamente.

5F8110DD-BE98-45F7-BD42-E87F0BD7C09B
O ponto turístico mais famoso é o o Minimundus , um jardim de miniaturas dos mais emblemáticos prédios e monumentos do mundo . Tem até uma réplica da Catedral de Brasília!

IMG_2223

IMG_2203 Minimundus – Castelo de Chambord

Me incomodou um pouco não seguirem a mesma escala para todas as maquetes, mas isto é preciosismo de mulher de engenheiro!
Um ótimo ponto de referência em qualquer cidade é ter estacionamento fácil na entrada do centro histórico .
Pela cidade me chamou atenção cartazes para uma exposição de arte no estádio de futebol de Klagensfurt, topamos o desafio e tomamos o rumo da periferia.
UMA FLORESTA EM UM ESTÁDIO DE FUTEBOL foi o que encontramos.

IMG_2338

For Forest – Klaus Littmann 

“FOR FOREST -a atração interminável da natureza” é uma intervenção temporária de Klaus Littmann que transformou o Estádio Wörthersee em Klagenfurt na maior instalação de arte pública da Áustria, vai de 8 de setembro a 27 de outubro de 2019.
Tendo como ponto de partida a obra de Max Paintner de 1971, onde o artista visionário imagina o dia em que veríamos a natureza como um objeto de museu , Klaus Littmann faz uma releitura desta obra e busca cobrir todo o campo de jogo com uma floresta.

Screenshot

Screenshot


Max Paintner 1971

Uma visão que é inquietante!
O projeto também se vê como um aviso: um dia, talvez tenhamos que admirar os restos da natureza em museus.
Impactante!

8EFAEAE0-7B06-4C4B-8C56-76318C431675

Depois disto seguimos felizes, porque a arte sempre nos causa esta sensação!

Passamos pelo Castelo de Hochosterwitz que é considerado um dos castelos medievais mais impressionantes da Áustria.Está sobre uma rocha  de 172 metros de altura, perto de Sankt Georgen am Längsee, na Caríntia. Passamos ao entardecer e já estava fechado , mas só a visão da planície já valeu o desvio. 

222DEE6C-FD8B-43C7-9975-9045A52C7F9E

Castelo de Hochosterwitz

Graz, a capital da Styria , foi nosso destino para a próxima noite.

IMG_2285
Dali eu  tinha algumas referências, já tinha lido sobre um novo centro cultural e intervenções urbanas.
Não costumo indicar hotéis a não ser aqueles que amo muito, pois este é o caso :moderno , charmoso e hiper bem localizado,Aiola Residence.


images (1)Aiola Residence

Acabamos ficando dois dias para explorar com calma o Kunsthaus , um museu que tem na arquitetura seu ponto alto. É chamado simpaticamente pelos locais “ aliem amigável ” , tem um formato meio ameboide em contraste com uma arquitetura tradicional austríaca. Apesar de ser bastante chamativo, o prédio foi construído com baixo impacto ambiental. É um verdadeiro referencial em arquitetura sustentável. O projeto é do arquiteto inglês Peter Cook e abriga exposições temporárias de arte contemporânea.

09B0F38B-2B41-46F2-A74F-3782738D2EAC

Kunsthaus

Chegamos a Graz sem expectativa, uma cidade austríaca meio fora do circuito. E qual não foi a surpresa! Capital da Cultura em 2003 a cidade se renovou e sua beleza tradicional ressalta mediante intervenções contemporâneas.

DSC05432DSC05429

 

 

 

 

 

 

 

 

No meio do Rio Mur uma extravagante construção do artista Vito Acconci conta uma história . A ilha de Mur, foi contratada como parte da atuação da cidade como Capital da Cultura . O que está claro é sua função como um elo entre o rio e a cidade, um lugar maravilhoso para tomar café ou um coquetel. Com o rio Mur girando alegremente a partir do Murinsel, a gente aprecia uma perspectiva completamente nova da cidade.

86897BA7-4C15-44D7-BB63-A27E91704430Murinsel

A ilha trouxe o rio Mur de volta ao povo de Graz. Até alguns anos atrás, o rio estava poluído por esgoto e detritos industriais. Agora o rio que liga e divide a cidade tem uma boa qualidade da água .

DSC05409

Passeamos pelo centro que tem um comércio bem simpático , subimos a pé até o castelo de onde a vista é linda e comemos muito bem , a cidade é famosa pela gastronomia.

IMG_2477

Castelo de Garz

No dia seguinte partimos para desbravar os arredores , e o Universalmuseum Joanneum que são 13 unidades diferentes na Styria. Que inveja desta fartura.
Abarcando todas as áreas.
Ainda em Graz tem a Neue Galerie com arte do século XIX até atualidade.

DSC05448
Um pouquinho mais longe o Austrian Sculpture Park onde Emil Breisach sustenta a ideia de que esculturas e espectadores contemporâneos precisam receber um lugar de interação no espaço público e não apenas em museus. Em 1981, ele começou a mostrar obras nos terrenos da empresa, que foram o ponto de partida para a ideia de criar um local adequado para a escultura austríaca em correspondência com a arte internacional.

1 (9)
O local , a 7 km de Graz , foi doado pela empresa PORR e contém 50 esculturas. Sem esperar nada espetacular como Inhotim , um programa gostoso.
Detalhe, nós éramos os únicos visitantes numa linda manhã de quarta-feira.

1 (11)


IMG_2519

Casa Gorda

Um pouquinho mais longe, em direção a Salzburg, o Open Air Museum Stubing é incrível.
São mais de 100 casas de fazendas autênticas representando a arquitetura de todas as regiões da Áustria.
A caminhada é uma delicia, em meio às trilhas e alamedas um vilarejo vai se apresentado em diversas atividades representadas em costumes regionais.


IMG_2565
Open Air Museum Stubing

Nos finais de semana é ativo com personagens vivenciando as atividades típicas, uma verdadeira imersão cultural.
Ahh, também visitamos praticamente sozinhos, o que deu até uma pena.
Fica aberto de abril a outubro.

IMG_2551
A Áustria tem uma personalidade mais comedida, dizem até que é o alemão com açúcar! Eu posso afirmar que é um país que recebe muito bem e fora das cidades maiores tem muita coisa a ser descoberto.

IMG_2545

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM