TOP
27c0cad2-86db-4a4f-b358-33d80082483d
cultura filmes inspiradores Sem categoria Variedades viajandocomarte

A Segunda Guerra em 12 filmes

Mais uma listinha para rechear de conhecimento seus dias!
O século XX é retratado em muitas produções. Elencamos alguns filmes históricos mais recentes que abriram  janelas de diversão e entendimento sobre este período tão falado que é a II Guerra Mundial. 

A história é absolutamente fundamental. Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai.

Se você quer receber nossas dicas semanais , assine  Viajandocomarte Newsletter
Se tiverem mais alguma dica será muito bem vinda!


abc8ea5a-9475-45bd-98c4-721edd71b7af

1. O zoológico de Varsóvia (2017)

Jan Zabinski (Johan Heldenbergh) é o responsável pelo zoológico de Varsóvia junto com Antonina (Jessica Chastain), sua esposa. Durante a II Guerra Mundial o casal se vê forçado a responder ao zoologista alemão, Lutz Heck (Daniel Brühl) quando o país é invadido por nazistas. Em pouco tempo, eles começam a trabalhar com a resistência e planejam salvar  vidas ameaçadas pela invasão usando o zoológico que administram.


images (3)

 

2. A Menina que Roubava Livros (2013)

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique lendo os livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela faz algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy.

images

3. Agnus Dei  (2016)

Agnus Dei” um dos filmes mais excruciantes e, ao mesmo tempo, mais inspiradores dos últimos tempos.  Ambientado em 1945 , se baseia no diário da Dra. Madeleine Pauliac (renomeada Mathilde no filme), médica e tenente do exército francês. Mathilde conhece uma jovem freira polonesa que escapou do convento para procurar ajuda médica para uma das noviças. Quando Mathilde, decide por fim acompanhá-la, encontra uma situação inimaginável. Soldados soviéticos tinham invadido o convento de clausura beneditino e, repetidamente, violentado as freiras. E, como se isto não fosse causa suficiente de dor e vergonha, muitas delas tinham engravidado.

maxresdefault

 

4. O corajoso coração de Irena Sandler (2009)

Baseado na verdadeira história de Irena Sendler, uma assistente social polaca que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças Judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia. Depois ela acabou presa pelos Nazistas. Filme produzido para a televisão,  foi indicado a vários Prémios Emmy. Emocionante.

d5f2acccb6d19d860301f8ae8ded8515

5. Lida Baarova (2016)

A principal amante do ministro nazista era uma atriz de sucesso, até o momento que Hitler decidiu arruinar a sua carreira. Em 1934, Lida Baarova já era a atriz mais famosa da Tchecoslováquia, até que seu estrelato atingiu o cenário internacional e ela foi contratada pela UFA, produtora de cinema alemão. Ela mudou-se para Berlim, em busca de sucesso.

i282037939683825365._szw480h1280_

6. A Segunda Guerra em Cores (2009)

Imagens dos momentos mais dramáticos da Segunda Guerra Mundial foram restauradas em cores e alta definição para este documentário histórico. Com imagens reais é muito impressionante reviver momentos cruciais da guerra. Uma aula de história.

maxresdefault

7. O Pianista (2002) 

Baseado na autobiografia do pianista judeu polonês Władysław Szpilman que vivia em Varsóvia quando esta foi invadida pelos alemães. O músico consegue se esconder no Gueto de Varsóvia, mas decide sair dali para sobreviver e fica a mercê de um coronel alemão. Ganhador de vários Oscar, o filme mostra a invasão da Polônia pelos nazistas, o cotidiano do Gueto de Varsóvia e ainda o Levante ocorrido ali em 1943.

cinemafilmeopianista-cke

 

8. A Queda (2004)

Refugiados num bunker, com Berlim sitiada pelas tropas soviéticas, Hitler e seus aliados fazem um derradeiro esforço para ficarem no poder. A filme narra os últimos dias de Adolf Hitler, através da ótica de sua secretária.

aqueda-cke

9. O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

 Francesc Boix, o assistente do fotógrafo do campo de trabalho escravo de Mauthausen, para onde eram levados, além de assassinos, judeus poloneses e espanhóis expatriados por Franco. Sua missão era esconder os negativos das fotos e mostrar para o mundo as atrocidades dos nazistas.

cf1673447207124fa9f2998977d3ffce

10. Até o último homem (2016)

O americano Desmond Doss é um rapaz apaixonado pela enfermeira Dorothy (Teresa Palmer), vem de uma família humilde e, interessado em medicina, decide se alistar para lutar na II Guerra.  Adventista do Sétimo Dia, passa, antes, por um árduo treinamento do Exército e nem mesmo seu tipo franzino o faz desistir do objetivo. Algo, porém, ameaça sua permanência: o soldado leva ao pé da letra o mandamento “não matarás” e se recusa a pegar em armas.

images (4)

11. Suite Francesa (2016)

Com o marido na guerra, uma francesa solitária começa um romance com um soldado alemão que está morando na casa de sua sogra. Um romance com toda a questão politica que envolvia o momento histórico.

images (2)

 

12. Aliados (2018)

Em uma missão para eliminar um embaixador nazista em Casablanca, no Marrocos, os espiões Max Vatan e Marianne Beausejour se apaixonam perdidamente e decidem se casar. Os problemas começam anos depois, com suspeitas sobre uma conexão entre Marianne e os alemães. Intrigado, Max decide investigar o passado da companheira e os dias de felicidade do casal vão por água abaixo.

images (3)

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *