TOP
IMG_0053
Andaluzia Espanha Europa Granada

Andaluzia no inverno: Granada e a Alhambra

Hoje o post é uma sugestão para viagens no inverno europeu. A Andaluzia é uma região árida e ferve no verão, com temperaturas altas e uma miríade de turistas. Nos meses mais frios as temperaturas raramente chegam ao negativo e o céu continua azul na maior parte dos tempo. Mas a melhor noticia é que os preços despencam junto com as temperaturas, não conte para ninguém , mas corra para lá neste inverno.

A cidade de Granada, é o último bastão que ainda estava sob o domínio muçulmano quando a região foi reconquistada pelos reis católicos , em 1492.

IMG_0020

A cidade é mais conhecida pela Alhambra, a fortaleza que é uma das construções mais famosas da Andaluzia e o ponto turístico mais visitado da Espanha. 

IMG_0002

Granada é uma cidade muito agradável, não é grande demais e de quase todos recantos podemos vislumbrar  a montanha conhecida como La Sabika, a fabulosa fortaleza vermelha. A Alhambra é dos mais belos exemplos da arte Mudejar, interpretação que em solo espanhol foi feita da arte islâmica.

IMG_9848

Procurando desfazer a imagem de poder em declínio, os últimos governantes árabes criaram seu paraíso terrestre. Foram usados materiais baratos (gesso, madeira e azulejos), mas soberbamente trabalhados. O tetos formam um rendilhado que lembra os favos de mel, as escrituras são trabalhas como decoração e os mosaicos colorem as paredes avermelhadas.

IMG_9885


Este palácio magnífico esteve praticamente esquecido do mundo ocidental por muitos séculos após a reconquista, foi redescoberto no século XIX por escritores como Washinton Irving, Victor Hugo, Alexandre Dumas, que cultuaram o lado exótico e romântico dos seus palácios e jardins, e as histórias lendárias que guardavam suas paredes caiadas.

IMG_9913

Um forte mourisco com grandes arcadas e delicados mosaicos ornamentais. A maior parte do complexo foi construído, principalmente, entre 1248 e 1354, no reino Nasrida , sendo um local onde os artistas e intelectuais procuravam refúgio no decurso das vitórias cristãs por todo o  Al Andalus, como os árabes chamavam a atual região da Andaluzia. Mistura elementos naturais com outros feitos pela mão do homem, um testemunho da habilidade dos artesãos muçulmanos da época.

IMG_9860

Alhambra é dividida em 3 setores, o Generalife onde localizam-se os jardins e o Palácio Násrida com a inclusão de estrutura posteriores construídas pelos reis católicos e a Alcazaba, setor de proteção. No Generalife as construções são mais abertas , era onde a corte vivia durante o verão escaldante do sul da Espanha. É totalmente cercada por nascentes e fontes , dando uma sensação de frescor.

IMG_9976

A combinação mágica de espaço, luz, água e decoração caracterizam este sensual exemplar de arquitetura.

IMG_9969

 Os Palácios Násrides são um conjunto de três palácios: Palácio de Mexuar, Palácio de Comares e Palácio dos Leões.

 

O século XIV marca o apogeu do sultanato násrida, destaca-se a construção do Palácio dos Leões . O Patio dos Leões teve uma longa restauração. A intervenção  começou em 2002, com a retirada do leão número quatro, a primeira das doze esculturas de mármore a ser restaurada. Em 2007 todos os outros foram levados a oficinas para a remoção de crostas de calcário e metais que, com o tempo, costumam estragar esculturas. S´em 2015 o local foi reaberto.

IMG_9864

O Patio de Arrayanes possui uma piscina, situada entre sebes de mirta e graciosas arcadas reflete luz nas salas ao seu redor. Lindo de ver um grupo de cegos visitando o lugar , sentido a sebe e o aroma da mirta.

IMG_9851

Poetas mouros descrevem o Alhambra como “uma pérola encrustada em esmeraldas”, em alusão à cor dos seus edifícios e à dos bosques que os rodeiam.

IMG_9891

O elemento mais ocidental é a Alcazaba; uma posição  fortificada de proteção. O resto do planalto compreende vários palácios, cercados por uma muralha defensiva relativamente fraca, flanqueada por 13 torres, algumas defensivas e outras destinadas a providenciar vistas panorâmicas para os seus habitantes. Alcazaba é uma das partes mais antigas de Alhambra e a área militar do lugar. Nessa área, pode-se visitar: o terraço da Torre do Cubo, o parapeito da muralha norte, a Praça das Armas, que inclui o Bairro Castrense, o terraço da Porta das Armas, a Torre da Vela e o Jardim dos Adarves, que ficam em um caminho estreito situado sobre a muralha e protegido por um parapeito, que permitia  fazer a ronda dos sentinelas .

IMG_9833

O bairro de Albaizin, que fica logo abaixo , é uma verdadeira medina árabe encravada em plena Espanha, uma delícia caminhar em suas ladeiras e descobrir lojinhas e pequenos recantos. Teve seu maior crescimento quando abrigou os mouros fugidos de Sevilha depois da Reconquista Cristã.

IMG_9919

Quando os Reis Católicos, Isabel e Fernando, conquistaram o Reino de Granada, expulsaram o último califa, o qual ficou muito triste por ter perdido o que chamava de “o Paraíso Terrestre”. Diz a lenda que o monarca Boabdil teria chorado diante de sua mãe enquanto se afastava da cidade e que esta lhe teria dito:”não chora como uma mulher, o que não soubeste defender como um homem”. No caminho até à costa granadina existe um porto de montanha chamado El Suspiro del Moro“, nome que se obteve desta lenda, já que deste ponto se pode observar toda a cidadela de Alhambra.

IMG_9661

Se pretende visitar o Alhambra, lembre-se que é imprescindível reservar os ingressos com antecedência Reserva ingressos Alhambra, pois apenas 30% de todos os bilhetes disponíveis são vendidos na bilheteria do palácio, e esses desaparecem rapidinho. Ao comprar online, você pode retirar os bilhetes em uma das máquinas no próprio palácio. Se não conseguir comprar os ingressos com antecedência, procure chegar lá cedo, entre as 7.30 e 8.30h, mas nada é garantido e a frustração pode ser enorme.

IMG_9698

A Carrera del Darro, uma via super estreita corre ao longo de um córrego e da colina onde fica o Palácio de Alhambra. 

IMG_9650

 

Os moradores de Granada dizem que a Carrera del Darro é a rua mais bonita do mundo. E pode ser que eles tenham razão. De um lado, várias lojinhas e restaurantes charmosos. Do outro, um pequeno rio. Ao fundo, a Alhambra.

IMG_9707

A Carrera del Darro leva do Albaizin  ao Mirador de San Nicolas, um mirante que fica na frente da Igreja de San Nicolas e que oferece vistas espetaculares do Alhambra e da Sierra Nevada, a montanha que domina a paisagem de Granada.

O Mirante de San Nicolás é o spot perfeito para o por do sol . Eu diria que é o local mais instagramável da cidade. Por ali abundam bares com belíssimas vistas, mas chegue cedo para pegar uma boa mesa e fugir das hordas do mirante. 

IMG_0028

 

Bastante próximo do Mirador fica a única mesquita de Granada, que tem belos jardins e uma posição privilegiada, de frente para a colina onde fica o Palácio de Alhambra. Para quem está querendo apreciar a paisagem com mais calma, os jardins da mesquita oferecem um ambiente  mais relaxado que o mirante, que costuma ficar sempre lotado devido à sua fama. 

IMG_9681

Volte no tempo perambulando pelas ladeiras de paralelepípedo de Albaizin, mas não deixe de experimentar um dos vários restaurante Carmen nas ruelas do bairro.

IMG_0017

Carmen é uma denominações de jardins com vista , podem ter belos e tranquilos pátios com vista para o Alhambra. Nossa escolha , já pela segunda vez , foi o Carmen de Moraima e nos deliciamos com aspargos frescos regados a uma boa sangria.

IMG_9657

IMG_9662

O bairro vizinho ao Albaizin é o Sacromonte, tradicionalmente povoado por ciganos. Essa foi uma das regiões favoritas da cidade, com suas lindas casinhas brancas – chamadas de grutas – incrustadas na colina de Valparaíso, a vista para a Alhambra e para a Sierra Nevada e o rio Darro passando ao fundo.

IMG_0043

Para continuar no clima busque fazer um hammam, um tradicional banho árabe. A cidade oferece pelo menos meia duzia de boas opções.

A cidade de Granada têm uma ligação muito especial com a água. Quando os primeiros árabes pisaram estas terras,  eles descobriram de imediato as vantagens de utilizar a puríssima água da montanha da Sierra Nevada, particularmente preciosa porque é um autêntico oásis no meio de uma das regiões mais quentes de Espanha. Foi o elemento principal que permitiu o estabelecimento de novos povos e a criação de uma cidade aqui.

O hammam Al Andaluz é dos mais ricos,  tem sete piscinas e oferece a experiência completa. 
Resultado de imagem para hammam granada

O Aljibe de San Miguel fica atrás da Catedral. Esta casa de banhos é mais simples ,  descontraída e informal mas funciona de forma bastante profissional. Tem massagens ótimas. Imprescindível marcar hora.

 

Granada - Baños arabes

A vida noturna de Granada é animada e variada graças, em parte, à população de estudantes. Conheça os bares da Calle Elvira ou, se preferir algo mais sossegado, os salões de chá tradicionais da Calle de Las Teterias.

IMG_0013

A Catedral de Granada é considerada a primeira igreja renascentista da Espanha, construída em 1492.  A construção é grandiosa e imponente, uma das principais atrações da cidade. Em sua Capela Real adjacente , estão enterrados os corpos do rei Fernando e da rainha Isabel, conhecidos como os Reis Católicos.

IMG_9648

IMG_9729

Ao sair da igreja, passe pela Alcaicería, um autêntico bazar árabe com lojinhas cheias de artesanato dos dois lados da estreita passagem de pedestres na qual está alocada.  Lá se podem encontrar os mais variados produtos espanhóis, desde objetos de decoração a produtos alimentícios. Nas proximidades do mercado são encontradas também dezenas de pequenas lojas árabes, e lá dá para sentir o quanto a presença árabe ainda é forte na cidade. 

IMG_9647

Granada é também conhecida pelos tapas, maravilhas da culinária espanhola , que de aperitivo já viraram prato principal. No centro da cidade o mais tradicional local de tapas é Los Diamantes, super simples mas tem todas as maravilhosas frituras andaluzas.

IMG_9696

IMG_0011

 Finalizando coma mais bela vista de Alhambra com a Sierra Nevada rosada ao entardecer.

IMG_E0032

Para quem quer saber mais sobre a Andaluzia no Inverno : Sevilha

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM