TOP
IMG_3250
Sem categoria

Bagé, me fez cair todos os butiás do bolso !

Chegamos a Bagé ao entardecer e se você nunca ouviu falar da luminosidade do pampa, não perde por esperar! 

IMG_3154

Seguimos direto para cidade cenográfica de Santa Fé, e parecia que eu estava ouvindo o Capitão Rodrigo irrompendo no bar do Nicolau e dizendo:

“Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!” na pele do ator Tiago Lacerda.

IMG_2805  

Em 2012, Bagé foi um dos cenários escolhidos pelo diretor Jayme Monjardim, por sua luz (olha a luz aqui novamente!) e paisagem ideal para as filmagens do longa “O Tempo e o Vento” construindo aqui uma cidade em meio ao pampa.

 IMG_2810

O filme é inspirado na maior obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo, que conta a história da família Terra Cambará até o final do século XIX. Retrata a formação do Rio Grande do Sul, a formação do território brasileiro, a construção da sua cultura e a demarcação de suas fronteiras. Além de ter imortalizado personagens como Ana Terra, Capitão Rodrigo e Bibiana.

IMG_2829

O cenário está um pouco desgastado pelo tempo, sua construção foi feita para ser efêmera mas a comunidade pediu e o espaço foi doado a  prefeitura  que  busca recursos para a reconstrução em material mais resistente.

IMG_2825

Mas a magia está presente e a gente torcendo para que consigam manter viva este pedacinho da história recente. Enquanto isto aproveitemos o ambiente bucólico e vejamos a beleza que ele conserva.

Seguimos com pressa para não perder o entardecer na Vila Santa Thereza, também na entrada da cidade e com um passado com muito o que contar.

IMG_2840

IMG_2853

A Charqueada de Santa Thereza iniciou em 1897, fundada pelo comerciante português Antônio Nunes de Ribeiro Magalhães,  que chegou a ser o maior arrecadador de impostos da província, contando com 600 homens trabalhando e abatendo cerca de 100.000 reses .

IMG_2839  

No entorno da charqueada Santa Thereza, foi edificado um amplo complexo urbano e industrial, formado pela vila de operários, palacete do proprietário, capela, coreto, teatro, padaria, lagos artificiais,  alfaiataria,  fábrica de tonéis, restaurante popular além de uma escola para mais de 60 alunos. O trilho da via férrea chegava até dentro da propriedade.

IMG_2865

Tudo está bem conservado pela Associação Pró – Santa Thereza, fundada em 2003 ,  que mantém o patrimônio, com exceção do palacete que já estava em ruínas. 

Sempre tive vontade de conhecer mais as cidades do pampa e um livro fez meu imaginário despertar :     ” Agora Deus vai te pegar lá fora, memórias de um padre preso numa cidade sem jardim zoológico”. O livro se passa em Bagé, e o autor Carlos Moraes, conta a história de um padre à espera de dois alvarás de soltura: um espiritual e outro material. Era engraçado e profundo , alegre e reflexivo e uma passagem foi especialmente tocante.

“Sem campo, sem gado, sem cavalo ele resultou num homem cumpridor e calado. Parece que, de alma , ninguém desce impunemente de um cavalo na vida”  Carlos Moraes

IMG_2873

Chegamos a Bagé em noite de festa. Era dia 24 de maio, dia da  padroeira da cidade, Nossa Senhora Auxiliadora. A população toda mobilizada para a procissão que corta as principais ruas do centro, casas enfeitadas com velas nas janelas e música em frente ao IMBA , Instituto Municipal de Belas Artes.

  IMG_2887 

IMG_2888

O Museu Dom Diogo de Sousa, antiga Beneficência Portuguesa iluminado pelo luar era um primor.

IMG_2877

Jantamos um honesto buffet de sopas no café Tarragona, uma das belas casas restauradas da Praça Júlio  de Castilhos.

IMG_2893

IMG_3244

Também conhecida como Praça da Estação,  abriga o monumento homenageando um dos personagens mais famosos da cidade, o Analista de Bagé , sua secretária Lindaura e o criador Luis Fernando Veríssimo, além de nossa companheira de todas as roubadas, Magda Garcia. Ali o impagável dito:

“Tem muito paciente que acha que o umbigo dele é o centro do mundo,  quando todo mundo sabe que é Bagé”                   Analista de Bagé

      IMG_3225

O centro histórico é muito gracioso e bem conservado, muitas casas do século XIX mantém o legado de uma passado rico e glamoroso. Diversas praças dão um clima de um lugar onde se pode aproveitar o tempo, vendo a vida passar.

IMG_2881

 

IMG_3279

IMG_3292

A antiga estação férrea inaugurada em 1884 é testemunha de um passado onde o trem de passageiros trazia as autoridades, saudadas por bandas musicais da cidade. Bagé, então, estava ligada à cidade de Pelotas  e Rio Grande via férrea, o gado e o charque bajeenses chegariam a outros mercados. O progresso chegava e a cidade orgulhava-se. Hoje o prédio faz parte do centro administrativo.

IMG_3226 

IMG_3232

Para finalizar um pit stop na LEB, Livraria e Café Bageense. Na minha opinião uma cidade que consegue manter uma livraria/café deveria receber um selo de qualidade! Foi um prazer conhecê-la.

“Eu sempre digo que Deus criou o resto do mundo primeiro e o Rio Grande do Sul quando pegou a prática, mas as pessoas dizem que isso é bairrismo. ”  Luis Fernando Verissimo
IMG_3293

«

»

35 COMENTÁRIOS
  • miriam romero
    4 meses atrás

    Parabéns pela reportagem. Um texto cheio de elogios e fotos tão lindas são um bálsamo para leitura, nesta época de tantas críticas e reclamações.

  • Romario Freitas
    4 meses atrás

    Parabens e obrigado pelas palavras tão bem colocadas Milena. Como diría o próprio analista, “não sou nato, mas sou bageense praticante por opção”.

  • Mylene
    4 meses atrás
    AUTHOR

    Bagé é linda. O campo, a luz, arquitetura e, para não me alongar, o povo. Morei lá um bom tempo mas, Mylene Rizzo, jamais conseguiria traduzir tão bem a cidade em palavras como fizeste. Pelas tua escrita percebi a poesia escondida nas praças, fazendas e casarões.
    Obrigado.
    Breno Beutler Junior

    • Mylene
      4 meses atrás
      AUTHOR

      Breno, fico envaidecida com um depoimento tão emocionado.
      Obrigada pelas generosas palavras.
      Mylene

  • Argemiro de Brito
    4 meses atrás

    Então, muitos e muitos anos fora da minha cidade querida fico cada vez mais deslumbrado com essas lembranças maravilhosas. Bagé sempre no meu coração e de minhas recordações.
    Baitabraço!

  • Tânia Moura
    4 meses atrás

    Bagé é uma cidade muito boa para residir. Sou bageense de nascimento; nascida em Santa Teresa, hoje o Centro Histórico. Vivi em Santa Teresa até minha adolescência, hoje resido no centro da cidade e me encanto com os casarões de belíssima arquitetura histórica e com a hospitalidade do povo bageense. Amo esta cidade. Criei meus três filhos aqui e tenho orgulho de ser escritora e poetisa bageense.

  • Carlos Tadeu Anversa
    4 meses atrás

    Não é pouca coisa ser conhecida como a Rainha da Fronteira, uma cidade com identidade própria, única, envolvente e inesquecível. Por onde ando sempre carrego na lembranca momentos inesquecíveis passados neste rincão. Ainda mais por nascer em Bagé e na zona do campo do Bagé!

  • Magdalena Peduzzi
    4 meses atrás

    Que lindo registro Mylene. Bagé terra em que passava as férias na casa de vó, chamamos carinhosamente como a Disneylândia da nossa infância. Hoje cada vez que volto fico sempre encantada com os lindos casarios. Lamentei muito ñ poder ir na cavalgada, mas com certeza na próxima estarei lá. Na expectativa que seja em breve.

  • Ilse
    4 meses atrás

    Lindas as fotos +texto. À luz do pampa é especial mesmo!

  • Giovanni Ferraz
    4 meses atrás

    Bárbaro!!! Lindo texto, belíssimas fotos… amei minha cidade nessa apaixonante descrição!!!

  • Letícia Brignol Rodrigues
    4 meses atrás

    Tenho orgulho da minha cidade (apenas de coração) minha infância foi toda em Bagé, minha familia e toda dai. Ninguém entendo o sentimento q tenho por esta terra. #MinhaPaixão tão linda, obrigada Bage por não deixar a nossa historia morrer ❤

  • Maria Cristina Pons
    4 meses atrás

    Morei doze anos em Bagé, deixei lá muitos amigos e para sempre vou sentir saudade!

    • miriam romero
      4 meses atrás

      Tina querida muito bom te encontrar aqui. Senti saudade de nossa adolescência e da Gorda. Um beijo com muito carinho.

  • Potira
    4 meses atrás

    Mylene, gratidão pelo carinho como descrevestes nossa cidade. Adorei tuas fotos, ficaram claras, iluminadas, e coloridas, assim como teu olhar…Volte sempre!!! Um beijo!

    • Mylene
      4 meses atrás
      AUTHOR

      Potira,
      Obrigada pelo carinho com que fui recebida!
      Voltarei sim.
      Beijo
      Mylene

  • Jaime
    4 meses atrás

    Parabééns!
    Poético demais!

  • Zaida Valentim
    4 meses atrás

    Bagé com um delicioso “cheiro dos tempos”. Em qualquer época, inverno ou verão, sempre linda, irradiando a possibilidade do descanso e a hospitalidade desejados. Muito bom ser Bageense.

    • Rodrigo Collares
      4 meses atrás

      Zaida Valentim, penso o mesmo quando lembro de Bagé e retorno à nossa terra. Bom demais ser bageense! Um abraço, Rodrigo.

  • Alvaro Tadeu Andreoli
    4 meses atrás

    Um dia, conhecerei Bagé, queira Deus que seja
    um dia de muita luz, parecida, com a que ele
    criou o restante do Universo !
    Nas lidas da vida, o chicote da alma !

  • Marta Duro
    4 meses atrás

    Agora, estando em outro chão, Planalto Gaúcho, senti uma extrema saudade infinita, que mora em mim, há muito tempo. E dou valor a esse chão que nos tornou mais fortes, mais calorosos, desbravadores… Mas a alma é fronteiriça e guarda paisagens na retina dos olhos e momentos no fundo do coração.

  • Janaína Dias Goulart
    4 meses atrás

    Recebi o link de uma amiga e fiquei muito emocionada com a delicadeza das descrições que fizeste da cidade onde nasci e que sempre será a minha referência. Obrigada por ter esse olhar tão profundo e generoso, talvez assim possamos valorizar mais nossa terra. Forte abraço!

    • Mylene
      4 meses atrás
      AUTHOR

      Obrigada Janaína,
      Um abraço
      Mylene

  • Ssndra
    4 meses atrás

    Parabéns pelo belíssimo trabalho. Orgulho de ser gaúcha e Bageense.

  • Maria do Carmo Martins Marques da Silva
    4 meses atrás

    Relíquia de arquitetura! Maravilha de imagens e texto! Me orgulho desta cidade, que escolhi com o coração! Parabéns!

  • Heloisa Helena
    4 meses atrás

    Linda terra de meus antepassados

  • Débora
    4 meses atrás

    Minha linda e hospitaleira Bagé. Minha referência. Obrigada por fazer estes belíssimos registros.

  • Heloisa Beckman
    4 meses atrás

    Bagé é uma cidade incrível, com um patrimônio ambiental, construído, cultural e artístico fantástico e muito mais….e sem falar no maior deles: as pessoas que aqui residem… Tens que voltar para um mate , recolher os butiás e deixá-los cair muitas vezes…. Obrigada pelos belos registros de nossa história, abraço, Heloisa

    • Mylene
      4 meses atrás
      AUTHOR

      Ola Heloísa,
      Obrigada pelo simpático e carinhoso comentário.
      Fiz amigos e a vontade de voltar é grande.
      Abraço
      Mylene

  • Márcia Lence
    4 meses atrás

    Lindos registros. Da minha parte só agradecimentos. Conseguiste mostrar o que Bagé tem mais bonito. Saudades de nossa Rainha da Fronteira.

  • Sandro Oliveira
    4 meses atrás

    muito legal, parabéns…..orgulho de ser de Bagé.

  • Vera Maria Sciortino Nogueira
    4 meses atrás

    Maravilhosas fotos da cidade onde nasci e que amo muito, especialmente no dia do meu aniversário, 24 de maio! Adorei!!!

  • Ana
    4 meses atrás

    Adorei ver Bagé pelas suas fotos e visitar a terra natal no seu passeio. Obrigada!

    • Mylene
      4 meses atrás
      AUTHOR

      Oi Ana
      Eu que só tenho a agradecer a receptividade e carinho de Bagé.
      Voltarei em breve.
      Abraços
      Mylene

  • Maria de Fátima
    4 meses atrás

    Lindas fotos da minha cidade, encanta a todos sua beleza, muito obrigada!

    • Mylene
      4 meses atrás
      AUTHOR

      Ola Fatima,
      Foi uma prazer conhecer, as fotos só retratam a beleza local.
      Abraço
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Localizado no coração de Roma, o Vaticano é o menor país da Europa e o centro nevrálgico da Igreja Católica.
.
.
.
.
#roma #vaticano #basilicasaopedro #viajandocomarte #italia #amazingplaces #photography
  • Maldivas embarcando sonhos! .
.
.
#viagem #maldivas #viajandocomarte #praia
  • Sainte Chapelle uma jóia da arquitetura gótica tardia, foi construída por Luis IX, para abriagar as sagradas reliquias dos imperadores de Constantinopla, a coroa de espinhos de Jesus e um pedaço da cruz. A curiosidade é que as relíquias custaram 3x o valor da construção da igreja.
.
.
.
.
#paris #iledefrance #frança #saintchapelle #viajandocomarte #gotico #amazingplaces #photography
  • Trancoso é puro charme, impossível não se apaixonar.
.
.
.
#bahia #trancoso #quadrado #viajandocomarte #arquiteturacolonial #amazingplaces #photography
  • Nostalgia em Garopaba!
.
.
.
#viagem #ig_santacatarina_ #garopaba
  • As “Capillas de Marmol” ou Catedral de Mármore, no Lago General Herrera na Patagônia chilena são absolutamente imperdíveis de conhecer.
Você pode chegar lá de Kayak ou em passeios de lancha, saindo de Puerto Tranquilo.
.
.
.
#chile #patagonia #lagogeneralherrera #capillasdemármol #viajandocomarte #amazingplaces #photography
  • Charme da arquitetura colonial da Bahia.
.
.
.
#bahia #trancoso #quadrado #viajandocomarte #amazingplaces #photography
  • Reflexos no Canal Saint Martin, em Paris.
O outono já está dando as caras no canal mais romântico da cidade.
.
.
.
.
#paris #frança #canalsaintmartin #viajandocomarte #amazingplaces #reflexos #photography