TOP
IMG_3250
Sem categoria

Bagé, me fez cair todos os butiás do bolso !

Chegamos a Bagé ao entardecer e se você nunca ouviu falar da luminosidade do pampa, não perde por esperar! 

IMG_3154

Seguimos direto para cidade cenográfica de Santa Fé, e parecia que eu estava ouvindo o Capitão Rodrigo irrompendo no bar do Nicolau e dizendo:

“Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!” na pele do ator Tiago Lacerda.

IMG_2805  

Em 2012, Bagé foi um dos cenários escolhidos pelo diretor Jayme Monjardim, por sua luz (olha a luz aqui novamente!) e paisagem ideal para as filmagens do longa “O Tempo e o Vento” construindo aqui uma cidade em meio ao pampa.

 IMG_2810

O filme é inspirado na maior obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo, que conta a história da família Terra Cambará até o final do século XIX. Retrata a formação do Rio Grande do Sul, a formação do território brasileiro, a construção da sua cultura e a demarcação de suas fronteiras. Além de ter imortalizado personagens como Ana Terra, Capitão Rodrigo e Bibiana.

IMG_2829

O cenário está um pouco desgastado pelo tempo, sua construção foi feita para ser efêmera mas a comunidade pediu e o espaço foi doado a  prefeitura  que  busca recursos para a reconstrução em material mais resistente.

IMG_2825

Mas a magia está presente e a gente torcendo para que consigam manter viva este pedacinho da história recente. Enquanto isto aproveitemos o ambiente bucólico e vejamos a beleza que ele conserva.

Seguimos com pressa para não perder o entardecer na Vila Santa Thereza, também na entrada da cidade e com um passado com muito o que contar.

IMG_2840

IMG_2853

A Charqueada de Santa Thereza iniciou em 1897, fundada pelo comerciante português Antônio Nunes de Ribeiro Magalhães,  que chegou a ser o maior arrecadador de impostos da província, contando com 600 homens trabalhando e abatendo cerca de 100.000 reses .

IMG_2839  

No entorno da charqueada Santa Thereza, foi edificado um amplo complexo urbano e industrial, formado pela vila de operários, palacete do proprietário, capela, coreto, teatro, padaria, lagos artificiais,  alfaiataria,  fábrica de tonéis, restaurante popular além de uma escola para mais de 60 alunos. O trilho da via férrea chegava até dentro da propriedade.

IMG_2865

Tudo está bem conservado pela Associação Pró – Santa Thereza, fundada em 2003 ,  que mantém o patrimônio, com exceção do palacete que já estava em ruínas. 

Sempre tive vontade de conhecer mais as cidades do pampa e um livro fez meu imaginário despertar :     ” Agora Deus vai te pegar lá fora, memórias de um padre preso numa cidade sem jardim zoológico”. O livro se passa em Bagé, e o autor Carlos Moraes, conta a história de um padre à espera de dois alvarás de soltura: um espiritual e outro material. Era engraçado e profundo , alegre e reflexivo e uma passagem foi especialmente tocante.

“Sem campo, sem gado, sem cavalo ele resultou num homem cumpridor e calado. Parece que, de alma , ninguém desce impunemente de um cavalo na vida”  Carlos Moraes

IMG_2873

Chegamos a Bagé em noite de festa. Era dia 24 de maio, dia da  padroeira da cidade, Nossa Senhora Auxiliadora. A população toda mobilizada para a procissão que corta as principais ruas do centro, casas enfeitadas com velas nas janelas e música em frente ao IMBA , Instituto Municipal de Belas Artes.

  IMG_2887 

IMG_2888

O Museu Dom Diogo de Sousa, antiga Beneficência Portuguesa iluminado pelo luar era um primor.

IMG_2877

Jantamos um honesto buffet de sopas no café Tarragona, uma das belas casas restauradas da Praça Júlio  de Castilhos.

IMG_2893

IMG_3244

Também conhecida como Praça da Estação,  abriga o monumento homenageando um dos personagens mais famosos da cidade, o Analista de Bagé , sua secretária Lindaura e o criador Luis Fernando Veríssimo, além de nossa companheira de todas as roubadas, Magda Garcia. Ali o impagável dito:

“Tem muito paciente que acha que o umbigo dele é o centro do mundo,  quando todo mundo sabe que é Bagé”                   Analista de Bagé

      IMG_3225

O centro histórico é muito gracioso e bem conservado, muitas casas do século XIX mantém o legado de uma passado rico e glamoroso. Diversas praças dão um clima de um lugar onde se pode aproveitar o tempo, vendo a vida passar.

IMG_2881

 

IMG_3279

IMG_3292

A antiga estação férrea inaugurada em 1884 é testemunha de um passado onde o trem de passageiros trazia as autoridades, saudadas por bandas musicais da cidade. Bagé, então, estava ligada à cidade de Pelotas  e Rio Grande via férrea, o gado e o charque bajeenses chegariam a outros mercados. O progresso chegava e a cidade orgulhava-se. Hoje o prédio faz parte do centro administrativo.

IMG_3226 

IMG_3232

Para finalizar um pit stop na LEB, Livraria e Café Bageense. Na minha opinião uma cidade que consegue manter uma livraria/café deveria receber um selo de qualidade! Foi um prazer conhecê-la.

“Eu sempre digo que Deus criou o resto do mundo primeiro e o Rio Grande do Sul quando pegou a prática, mas as pessoas dizem que isso é bairrismo. ”  Luis Fernando Verissimo
IMG_3293

«

»

35 COMENTÁRIOS
  • miriam romero
    2 meses atrás

    Parabéns pela reportagem. Um texto cheio de elogios e fotos tão lindas são um bálsamo para leitura, nesta época de tantas críticas e reclamações.

  • Romario Freitas
    2 meses atrás

    Parabens e obrigado pelas palavras tão bem colocadas Milena. Como diría o próprio analista, “não sou nato, mas sou bageense praticante por opção”.

  • Mylene
    2 meses atrás
    AUTHOR

    Bagé é linda. O campo, a luz, arquitetura e, para não me alongar, o povo. Morei lá um bom tempo mas, Mylene Rizzo, jamais conseguiria traduzir tão bem a cidade em palavras como fizeste. Pelas tua escrita percebi a poesia escondida nas praças, fazendas e casarões.
    Obrigado.
    Breno Beutler Junior

    • Mylene
      2 meses atrás
      AUTHOR

      Breno, fico envaidecida com um depoimento tão emocionado.
      Obrigada pelas generosas palavras.
      Mylene

  • Argemiro de Brito
    2 meses atrás

    Então, muitos e muitos anos fora da minha cidade querida fico cada vez mais deslumbrado com essas lembranças maravilhosas. Bagé sempre no meu coração e de minhas recordações.
    Baitabraço!

  • Tânia Moura
    2 meses atrás

    Bagé é uma cidade muito boa para residir. Sou bageense de nascimento; nascida em Santa Teresa, hoje o Centro Histórico. Vivi em Santa Teresa até minha adolescência, hoje resido no centro da cidade e me encanto com os casarões de belíssima arquitetura histórica e com a hospitalidade do povo bageense. Amo esta cidade. Criei meus três filhos aqui e tenho orgulho de ser escritora e poetisa bageense.

  • Carlos Tadeu Anversa
    2 meses atrás

    Não é pouca coisa ser conhecida como a Rainha da Fronteira, uma cidade com identidade própria, única, envolvente e inesquecível. Por onde ando sempre carrego na lembranca momentos inesquecíveis passados neste rincão. Ainda mais por nascer em Bagé e na zona do campo do Bagé!

  • Magdalena Peduzzi
    2 meses atrás

    Que lindo registro Mylene. Bagé terra em que passava as férias na casa de vó, chamamos carinhosamente como a Disneylândia da nossa infância. Hoje cada vez que volto fico sempre encantada com os lindos casarios. Lamentei muito ñ poder ir na cavalgada, mas com certeza na próxima estarei lá. Na expectativa que seja em breve.

  • Ilse
    2 meses atrás

    Lindas as fotos +texto. À luz do pampa é especial mesmo!

  • Giovanni Ferraz
    2 meses atrás

    Bárbaro!!! Lindo texto, belíssimas fotos… amei minha cidade nessa apaixonante descrição!!!

  • Letícia Brignol Rodrigues
    2 meses atrás

    Tenho orgulho da minha cidade (apenas de coração) minha infância foi toda em Bagé, minha familia e toda dai. Ninguém entendo o sentimento q tenho por esta terra. #MinhaPaixão tão linda, obrigada Bage por não deixar a nossa historia morrer ❤

  • Maria Cristina Pons
    2 meses atrás

    Morei doze anos em Bagé, deixei lá muitos amigos e para sempre vou sentir saudade!

    • miriam romero
      2 meses atrás

      Tina querida muito bom te encontrar aqui. Senti saudade de nossa adolescência e da Gorda. Um beijo com muito carinho.

  • Potira
    2 meses atrás

    Mylene, gratidão pelo carinho como descrevestes nossa cidade. Adorei tuas fotos, ficaram claras, iluminadas, e coloridas, assim como teu olhar…Volte sempre!!! Um beijo!

    • Mylene
      2 meses atrás
      AUTHOR

      Potira,
      Obrigada pelo carinho com que fui recebida!
      Voltarei sim.
      Beijo
      Mylene

  • Jaime
    2 meses atrás

    Parabééns!
    Poético demais!

  • Zaida Valentim
    2 meses atrás

    Bagé com um delicioso “cheiro dos tempos”. Em qualquer época, inverno ou verão, sempre linda, irradiando a possibilidade do descanso e a hospitalidade desejados. Muito bom ser Bageense.

    • Rodrigo Collares
      2 meses atrás

      Zaida Valentim, penso o mesmo quando lembro de Bagé e retorno à nossa terra. Bom demais ser bageense! Um abraço, Rodrigo.

  • Alvaro Tadeu Andreoli
    2 meses atrás

    Um dia, conhecerei Bagé, queira Deus que seja
    um dia de muita luz, parecida, com a que ele
    criou o restante do Universo !
    Nas lidas da vida, o chicote da alma !

  • Marta Duro
    2 meses atrás

    Agora, estando em outro chão, Planalto Gaúcho, senti uma extrema saudade infinita, que mora em mim, há muito tempo. E dou valor a esse chão que nos tornou mais fortes, mais calorosos, desbravadores… Mas a alma é fronteiriça e guarda paisagens na retina dos olhos e momentos no fundo do coração.

  • Janaína Dias Goulart
    2 meses atrás

    Recebi o link de uma amiga e fiquei muito emocionada com a delicadeza das descrições que fizeste da cidade onde nasci e que sempre será a minha referência. Obrigada por ter esse olhar tão profundo e generoso, talvez assim possamos valorizar mais nossa terra. Forte abraço!

    • Mylene
      2 meses atrás
      AUTHOR

      Obrigada Janaína,
      Um abraço
      Mylene

  • Ssndra
    2 meses atrás

    Parabéns pelo belíssimo trabalho. Orgulho de ser gaúcha e Bageense.

  • Maria do Carmo Martins Marques da Silva
    2 meses atrás

    Relíquia de arquitetura! Maravilha de imagens e texto! Me orgulho desta cidade, que escolhi com o coração! Parabéns!

  • Heloisa Helena
    2 meses atrás

    Linda terra de meus antepassados

  • Débora
    2 meses atrás

    Minha linda e hospitaleira Bagé. Minha referência. Obrigada por fazer estes belíssimos registros.

  • Heloisa Beckman
    2 meses atrás

    Bagé é uma cidade incrível, com um patrimônio ambiental, construído, cultural e artístico fantástico e muito mais….e sem falar no maior deles: as pessoas que aqui residem… Tens que voltar para um mate , recolher os butiás e deixá-los cair muitas vezes…. Obrigada pelos belos registros de nossa história, abraço, Heloisa

    • Mylene
      2 meses atrás
      AUTHOR

      Ola Heloísa,
      Obrigada pelo simpático e carinhoso comentário.
      Fiz amigos e a vontade de voltar é grande.
      Abraço
      Mylene

  • Márcia Lence
    2 meses atrás

    Lindos registros. Da minha parte só agradecimentos. Conseguiste mostrar o que Bagé tem mais bonito. Saudades de nossa Rainha da Fronteira.

  • Sandro Oliveira
    2 meses atrás

    muito legal, parabéns…..orgulho de ser de Bagé.

  • Vera Maria Sciortino Nogueira
    2 meses atrás

    Maravilhosas fotos da cidade onde nasci e que amo muito, especialmente no dia do meu aniversário, 24 de maio! Adorei!!!

  • Ana
    2 meses atrás

    Adorei ver Bagé pelas suas fotos e visitar a terra natal no seu passeio. Obrigada!

    • Mylene
      2 meses atrás
      AUTHOR

      Oi Ana
      Eu que só tenho a agradecer a receptividade e carinho de Bagé.
      Voltarei em breve.
      Abraços
      Mylene

  • Maria de Fátima
    2 meses atrás

    Lindas fotos da minha cidade, encanta a todos sua beleza, muito obrigada!

    • Mylene
      2 meses atrás
      AUTHOR

      Ola Fatima,
      Foi uma prazer conhecer, as fotos só retratam a beleza local.
      Abraço
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Neste inverno infindável, a gente sonha com as praias lindas do Algarve.
.
.
.
#portugal #algarve #praiadocamilo #viajandocomarte #photography #vacations #amazingplaces #wonderfulplaces #destinosesonhos
  • Muito felizes com a confiança de vocês!
Todas as vagas preenchidas em três dias.
.
.
.
#viagemgrupo #viagem #china #viajandocomarte
  • O interior da Basilica de Santa Maria em Cracóvia, Polônia, é um dos mais lindos da Europa.
.
.
.
#polonia #stmaryschurch #cracovia #viajandocomarte #igreja #kracow
  • Pelas ruelas de Dubrovnik.
.
.
.
#croatia #dubrovnik #croacia #viajandocomarte #amazingplaces #vacations #destinosesonhos #wonderfulplaces #pothography
  • Machu Picchu, nada se compara a chegar neste lugar mágico .
Peru, destino completo, perfeito, aqui ao lado.
.
.
.
#peru #machupicchu #viajandocomarte #incatrail #aguascalientes ##amazingplaces #destinodesonhos
  • Saudades de Lisboa.
.
.
.
#ig_great_pics #iger #lisboa #abrasileira #viajandocomarte #portugal
  • Sunset.
.
.
.
#portoalegre #usinadogasometro #rioguaiba #photography #viajandocomarte
  • O Albaicin e o bairro mouro de Granada, marca de uma dominação muçulmana de mais de 700 anos na Espanha. 
Visitar a Andalucia é fazer uma viagem no tempo.
.
.
.
#andalucia #espanha #granada #viajandocomarte #viagem #iger #destinos