TOP
34lVA-RC9Fc-VS_WKYnuTE8sYT3PLgDKqigudln_2w8
Alemanha Europa

Berlim : Nichts ist für Immer ou Nada é para Sempre

Fazia tempo que o Luciano Leonetti Terra não escrevia para o blog , acho que isto fez ele conseguir nos brindar com um dos textos mais inspirados que já li sobre Berlim , obrigada e parabéns!

Há lugares que dão a impressão de que há um para sempre. Cidades que resistem há séculos apenas com pequenas alterações. Aquele castelo da idade média, aquela igreja romana, aquele templo grego. Como se a vida pudesse ser vivida sem mudanças e sem traumas. Lugares dos sonhos de alguns que morrem de medo do inesperado, do novo e do desafiador. Para esses que buscam a morna paz da continuidade Berlim não é o lugar ideal.

A capital alemã é daqueles lugares onde a mudança é visível. Em guindastes por toda a parte, em paredes ainda furadas por tiros do passado. Pedaços de um muro concreto aparecem a cada esquina. Dores e preconceitos gritam em monumentos que lembram que mudanças trazem novos tempos. Berlim é cidade para os que buscam o novo a cada instante. É cidade para os fortes de espírito, para aqueles que resistem as dores do passado que pulsam em suas mentes.

Estar em Berlim e não sentir um desconforto, uma certa culpa pela dor alheia é impensável. Todos estão envolvidos. E, independentemente do lado, estão interconectados com a história.

Enxergar os dois lados é tão necessário quanto chorar seus mortos. Somente quando do lado oposto pode-se ter a real dimensão da dor e do sofrimento. Sempre haverá algozes e vítimas intercalando posições. Aqueles que um dia foram vítimas, hoje erguem muros.

Os que foram algozes lutam pela liberdade irrestrita. Enquanto alguns descendentes ainda choram ao lembrar o sofrimento de seus antepassados, outros se envergonham das atitudes dos seus. E na vergonha buscam a solução, o respeito. Buscam a compensação construindo uma nova geração que respeita os direitos e a individualidade alheia. Em Berlim sente-se a máxima de que é proibido proibir. Quem achar que o outro não pode ser como acredita que deve ser, se sentirá totalmente deslocado. Não sobreviverá a tanta liberdade.

Berlim é terra dividida por cicatrizes físicas que podem ser vistas nas diferentes texturas de seus calçamentos.denuncia que um dia houveram dois lados. Apesar da unificação política, ainda há resquícios de um preconceito que aos poucos vai dando lugar à tolerância e ao respeito.

Monumentos chocam os mais sensíveis. Mães de pedra hoje choram seus filhos mortos em nome daquelas que um dia derramaram lágrimas mornas e inaceitáveis. Mães alemãs e mães do mundo em uma mesma dor independente do lado político de seus filhos. Ou as lágrimas de umas foram mais nobres do que das outras? Seres humanos lutando por aquilo que acreditavam. Todos iludidos por uma supremacia passageira.

O que se vê nas ruas berlinenses é um povo vibrante, em movimento. Todas as raças convivendo em harmonia. A alegria geral pode ser apenas aparente. Provavelmente muitos ainda choram escondidos com medo do passado e do futuro. Esses devem temer as novas mudanças que em breve virão.

E nesse continuo caminho para frente, estar em Berlim é poder olhar o passado vendo o futuro. É sentir na pele que a vida é muito mais dinâmica do que muitas vezes aparenta ser. É buscar na história aquilo que um dia foram certezas e que logo ali na esquina se mostraram equivocadas. Quem não for capaz de fazer tal reflexão poderá não entender o ritmo da cidade. Corre o risco de não aproveitar o que Berlim pode oferecer de mais nobre: a certeza que nada é para sempre e que sempre haverá uma verdade, mesmo que passageira.

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Você sabia que a Piazza Navona foi  construída sobre as ruínas de um antigo estádio romano? O estádio de Domiciano, (daí seu formato em elipse), umas  praças mais populares e bonitas de Roma, cheia de cafés charmosos, restaurantes e artistas vendendo seus trabalhos. 
Sem falar nas lindas fontes criadas por Gian Lorenzo Bernini , um dos gênios do Barroco italiano.
.
.
.
.
#roma #piazzanavona #bernini #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #italian #roma #italia
  • Cada vez que fecho a casa da praia sinto uma nostalgia , que não é exatamente do verão ou da vida à beira-mar. É  algo mais simbólico, de uma sensação de liberdade, de leveza de pensamento. Traduzi isto em fotos e texto lá no blog.
.
.
.
#viajandocomarte #experience #praia #atlantida #litoralrs #doleitorzh #verao #mar #historiasdeverao
  • Você se importa de ir a Paris no inverno?
Ou acha que o inverno tem o seu charme? Mais romântico talvez?
Marque aqui alguém que você gostaria de passar uns dias em Paris.
.
.
.
.
#frança #paris #louvre #inverno #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #italian
  • Que você acha de fazer um programa diferente neste carnaval?
Num lugar de natureza exuberante, com uma boa dose de adrenalina?
Se você curtiu a gente recomenda fazer um rafting no Rio das Antas em Nova Roma, bem pertinho do Vale dos vinhedos.
.
.
.
#rafting #riodasantas #valedosvinhedos #aventura #serragaucha #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl
  • De bike na muralha de Xian , na China. Experiência que vamos repetir com o grupo na viagem em março. 🚲
.
.
.
#bike #china #viagem #experience #viajandocomarte #xian #muralha #ig_china #ig_bikes
  • Lua cheia.
Dia das bruxas espalharem muita energia boa pela cidade.
.
.
.
#portoalegre #brasil #fullmoon #luacheia #pontedoguaiba #viajandocomarte #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #NaturesApparel
  • Bergerac que fica na região da Dordonha na França, que ficou conhecida pela peça Cyrano de Bergerac tem uma estátua do protagonista narigudo na pequena e simpática Place Pelissière. Os ótimos vinhos regionais podem ser degustados na Maison des vins ou nos terraços dos restaurantes instalados entre coloridas casinhas de estilo enxaimel.
.
.
.
.
#dordonha #frança #bergerac #foiegras #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl
  • Vida voltando ao normal é hora de planejar aquela viagem sonhada para conhecer a belíssima costa do Algarve em Portugal. A partir de maio é a época perfeita para explorar suas praias cinematográficas.
.
.
.
#portugal #algarve #praiadocamilo 
#viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl