TOP
D62D541B-F5C3-4593-A72D-52EF6BB01CDD
Alemanha Berlim Europa Sem categoria

Berlim , uma eterna mutação

Berlim tem a pegada mais underground da Europa, mas é na história antiga e contemporânea que reside seu maior encanto , na minha modesta opinião.

IMG_4322

Muro na Potsdamer Platz

Há lugares que dão a impressão de que são eternos, tem a vida tão longa que sua história se perde nas areias do tempo. Cidades que resistem há séculos apenas com pequenas alterações.  Lugares onde os habitantes tem os mesmos hábitos e seguem sua rotina imutável por gerações. 

IMG_4278

Topografia do Terror

Para quem busca esta paz da continuidade Berlim não é o lugar ideal.

A capital alemã é daqueles lugares onde a mudança é constante. Tem guindastes por toda a parte e paredes ainda furadas por balas do passado.   Berlim é a cidade da inovação, onde as tendências surgem e são seguidas pelo resto do mundo. É cidade para os fortes , para aqueles que resistem e aprendem com as dores do passado. 

IMG_4283

IMG_4311

Potsdamer Platz

Em museus que contam a história da II Guerra Mundial não se cobram ingressos, entendem que tem que mostrar as atrocidades para não serem repetidas pelas novas gerações e não podem lucrar com isto.
Adoro ver esta história ser repetida, me parece que os alemães têm um respeito maior pela vida e pelos outros depois de suas mazelas . Isto me chamou atenção pelo contraste quando fui ao Japão , lá vi a negação as atrocidades cometidas contra os chineses serem negadas e até comemoradas. Triste e preocupante!

IMG_4288

Topografia do Terror

A Catedral de Berlim ou simplesmente DOM é onipresente na paisagem da cidade, situa-se na Ilha dos Museus e tem sua história intimamente relacionada aos principais acontecimentos do século XX.
Foi bombardeada na II Guerra Mundial, quase foi demolida no período da DDR , foi restaurada com a ajuda financeira da Alemanha Ocidental e hoje é um dos símbolos da cidade unificada.

IMG_4620

Catedral de Berlim 

Subindo na sua cúpula o panorama é incrível, são mais de 200 degraus e não tem elevador, mas vale cada hora de suor e o ingresso está incluído na entrada da Catedral.

IMG_4636

Vista da Catedral de Berlim 

Logo ali atrás esta o pequeno DDR Museum , um retrato vivo de como era a vida quotidiana na época do muro, com as privações econômicas e culturais. Bem interessante e didático.

IMG_4649

 

DDR Museum

Figura usada na antiga Alemanha Oriental e que virou símbolo da cidade unificada 

IMG_4577

A praça Gendarmenmarkt – Pela majestade dos seus edifícios e a sua simetria, é considerada como o exemplo mais belo da arquitetura neo-classica em Berlim e também o “square” mais bonito da Europa. Os franceses construíram a catedral da direita e os alemães com inveja construíram a da esquerda!

2F8FA967-C5DA-45BD-8CBA-626A4B6595BC

Gendarmenmarkt

Tudo é harmonia e uma deliciosa sensação de equilíbrio. Muitos cafés aproveitam o ambiente.

IMG_4587

Apesar da unificação política, ainda há resquícios de um preconceito que aos poucos vai dando lugar à tolerância e ao respeito. O East Side Gallery é um ponto onde se pode ver a cicatriz da divisão da cidade, ali restos do muro serviram de cenário para artistas darem seu recado. A maior extensão do muro  conservada, quase um quilometro. Em 1990, 118 artistas de 21 países se encontraram no East Side Gallery para realizar a maior pintura a céu aberto do mundo.

IMG_4363

East Side Gallery 

O bairro é todo uma miríade de novas construções e lugares que assumiram outra vocação na atual conjuntura da cidade. O Holzmarket fica na beira do rio é daqueles lugares interessantes e meio muvuca, onde os copos são de plástico , as cadeiras restos de outros móveis e nem sempre tem um lugar à sombra , costumo dizer que faz parte da turma que é melhor em fotografia do que ao vivo.

IMG_4367

Holzmarket

A cúpula do Parlamento e outro incrível monumento, uma intervenção num prédio antigo para mostrar que o povo está acima do governo, o arquiteto inglês Norman Forster foi genial. Tem que reservar a visita ou o restaurante que está lá em cima, pode ser só para um bolo de tarde ou refeição completa (não recomendo).

IMG_4683

Cúpula do Parlamento

O Bairro judeu é bacaninha! Os pátios Hackesche Höfe são uma das atrações mais legais de Berlim. Nem muito turística, nem longe do centro. E ainda por cima concentra história, entretenimento, arquitetura e arte em poucos quarteirões fora do perímetro inflacionado de Brandenburgo-Alexanderplatz.

7A1775BD-F85F-4064-8D78-B5B32E8949D8

Hackesche Höfe

A Auguststrasse tem galerias de arte e lojinhas transadas também e por ali ainda se pode visitar a Sinagoga da cidade.

Os museus da II Guerra são fortes. São lembranças simbólicas como o Memorial do Holocausto , ou mais literais como a Topografia do Terror, com fotos e áudios contando sobre a máquina de perseguição e execuções da SS Nazista. Mas cada um cumpre sua missão.

IMG_4545

Memorial do Holocausto

O Museu Judaico é um espetáculo de desconstrução no projeto de Daniel Libeskind, que usa a estrela de Davi para criar um prédio impactante. Tudo remete ao passado e todos os sentidos são usados nesta caminhada, sinto como a arte pode e deve fazer sua parte nesta trajetória de aletra e reconstrução. 

IMG_4332 

 Museu Judaico

É buscar na história aquilo que um dia foram certezas e que logo ali na esquina se mostraram equivocadas.

IMG_4338

A Ilha dos Museus permanece em constante processo de mudança. Agora o Museu Pergamon está em plenas obras, com partes em manutenção e a entrada sendo remodelada. 

D6C80EAF-3D49-43A5-834A-222823D27435

Museu Pergamon

Para mim o mais interessante e bem restaurado é o Neues Museum , tem uma coleção egípcia inigualável e o prédio é um colosso de arquitetura, o mais imperdível museu de arte de Berlim.

IMG_4430

Neues Museum

A famosa Nefertiti está ali , mas tem muito mais.

88B3AF57-F93F-44C4-A126-E529F7243594

Neues Museum

Para um passeio tranquilo e muito astral , pegue uma bicicleta no Tiergarten. Tem várias opções , até a UBER tem a sua, Uber Jump que pode ser desbloqueda pelo aplicativo, muito simples. Este parque não pode ser mais natural , alamedas como se fossem uma verdadeira floresta, nada da estética francesa de canteiros floridos.

IMG_4558

Tiergarten

Saindo do Portão de Brandemburgo são mais de 7 km até a outra extremidade, na verdade dizem ser o maior parque em área urbana da Europa. E na outra ponta aproveitem para passear pela zona mais comercial e chic da cidade, Kufursterdam. Aqui esta a mais famosa loja de departamentos da Alemanha a KaDeWe, que no topo tem uma praça de alimentação, se é que aquele lugar tão legal poderia ser assim chamado,  deliciosa!

IMG_4565

Cúpula KaDeWe

Berlim merece no mínimo uns quatro dias , para passear sem pressa e curtir tantas opções.

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Gorges du Verdon é considerado o maior cânion da Europa. É um desfiladeiro que se ergue majestoso às margens do rio Verdon. Tudo aqui é superlativo: não só a altura absurda de 700 m, mas a beleza de suas matas, cachoeiras, trilhas. É um legar absolutamente agreste, muito preservado e lindíssimo.
Fica na região da Provence na França, fica a uns 80km ao norte de Cannes.
.
.
.
.
.
#frança #gorgesduverdon #canions #lacsaintcroix #provence #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • O Vale Sagrado é uma região Peruana que se extende de Cusco até o Machu Picchu.É uma região linda, cortada pelo rio sagrado dos Incas, o Urubamba. Tem varias cidadezinhas imperdíveis como Ollantaytambo e Pisac. Tem mercados com um artesanato hiper colorido, tem salinas, nem pense em não incluir o Vale Sagrado no seu roteiro - é incrível!
.
.
.
.
#peru #valesagrado #ollantaytambo #pisac #aventura #trekking #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Você nunca passou umas férias de julho em alguma fazenda de um amigo no sul?
Se sim, marca ele aqui@para matar a saudade deste Pampa tão lindo.
.
.
.
.
#pampa #fazenda #riograndedosul #sunset #cavalocrioulo #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #inverno #feriasdejulho #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Coloca lá na agenda.
Festa de 15 anos de estrada do Viajando com Arte e lançamento de 2 viagens incríveis para 2020 - India e Myanmar.
.
.
.
.
#festa15anos #fugabar #portobrasilviagens #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Da série - Não há o que não haja. 😂
A praia é para todos!
Ilha de Paxos - Grécia.
.
.
.
.
#greece #paxos #gracia #poodle #beach #praia #verao #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography .
.
.
  • Lua cheia sobre a cidade.
.
.
.
.
#portoalegre #fullmoon #luacheia #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A beleza  do entardecer no Pampa gaúcho.
.
.
.
.
.
#pampa #estancia #fronteiraoeste #uruguaiana #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #inverno #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A Alemanha é um pais encantador, com muitas possibilidades de roteiros por cidades incríveis.
Sair de Koblenz, descer pelo Vale do Reno, conhecer Rothemburg, considerada o epítome das cidades alemãs, Bamberg, Leipzig, de onde partiram os protestos que culminaram com a queda do muro em novembro de 1989, e finalmente Berlim a cereja do bolo.
.
.
.
.
#alemanha #rothemburg #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography