TOP
788d91b6-3644-4b4d-9c25-1e925ed50a2e
America do sul Aventura Brasil Ecoturismo Gramado Litoral Rio Grande do Sul trilhas Variedades

Cachoeiras e outras alternativas para fugir do litoral neste Carnaval

Aqui vão algumas sugestões para quem já está com preguiça de enfrentar a praia lotada e quer escapar do fuzuê de carnaval no litoral do Rio Grande do Sul.

Cascata da Pedra Branca , Três Forquilhas 

Para quem esta mais perto do litoral e quer só uma fugidinha de um dia sugiro a cachoeira da Pedra Branca. Uma queda de mais de 120 metros de altura com um grande poço para um mergulho. Localizada no município de Três Forquilhas, bem no pé da Rota do Sol .

4932b5a1-430f-4d74-b909-b8ce876ad278

Seu acesso se dá pela RS-486, nas proximidades de Itati, em uma estrada de chão batido , 15 quilômetros de estrada de terra, em paisagens bucólicas .
Mas, em compensação, brinda-nos com um cenário espetacular para fotos, mergulho e piquenique.

542f2301-fe21-4a36-b202-a9d604a5d05d

Uma atração de encher os olhos ainda é pouco explorada no Litoral Norte. No dia que fomos encontramos somente mais 5 pessoas por ali. O carro consegue avançar quase até a cachoeira – estaciona-se o veículo a poucos metros de distância dos paredões rochosos. Eu preferi fazer os últimos 4 km a pé , para entrar no clima e não sacrificar muito o carro, o final é bem pedregulhoso.

618532dc-7ad8-4e4d-a81d-27e5fcd48168

O local não oferece qualquer infraestrutura aos visitantes, o que tem a vantagem de manter o ambiente bem preservado. Mas tem vários recantos propícios à beira da água, para espichar uma toalha e fazer um picnic com direito a uma banho revigorante ao final.

255abfe2-ab7b-4a58-b746-29a68903d5bb

No local não tem sinal de internet , aconselho a colocar o roteiro no google maps quando ainda tiver sinal e seguir as indicações, mas não é difícil encontrar.

bdf272d9-c742-42ca-a34b-f882aca94954

Para quem tem bastante disposição , no inicio da subida para a cascata tem uma trilha de mais de uma hora que leva até o topo onde uma piscina de fundo infinito é um convite , meio perigoso , mas lindo.

Capturar113

 

Cascata do  Garapiá, Maquiné

Muito menor do que a anterior , esta cascata é bem mais concorrida por ser mais próxima as principais praias do litoral norte. 
Está a 25 quilômetros do centro da cidade de Maquiná: são 13 quilômetros até o distrito de Barra do Ouro e, na sequência, outros 12 quilômetros por uma estrada de chão batido até a cascata. Informe-se com os moradores sobre o caminho. A partir de certo ponto, não é possível seguir de carro, mas você já estará quase lá: são menos de 10 minutos de caminhada.

São muitos os lugares como esse em Maquiné, com cachoeira e piscina natural. Quem vai lá não resiste a entrar na água transparente e limpa – e gelada, é verdade.  Acampar não é permitido e apesar de ser uma área particular, não há cobrança de ingresso.

Aqui mais complicado fazer picnic , e no dia que fomos alguns grupos tinham cadeiras de praia nos recantos mais calmos! 

 image

 

Cachoeira das Andorinhas , Rolante

A mais linda que eu já fui no Rio Grande do Sul é esta queda que fica no fundo de um cânion super cenográfico em Rolante, na região do Vale do Paranhana.

4ad79791-72c4-4903-9c78-6a21053d3e53

A Cascata das Andorinhas é chamada também de Gruta das Andorinhas. O riacho corre na parte de cima, entre a vegetação e despenca entre estreitas paredes de pedra formando o pequeno cânion que dependendo da hora do dia fica colorido pelos raios de sol , um cenário encantador. .

A cascata se localiza a 20 km do centro da cidade de Rolante. O trajeto do centro da cidade até o início da trilha é muito bem sinalizado.

03db53c5-137e-4c5a-87ff-54eb3d564284

Saindo da cidade basta seguir pela RS-239, rumo a Riozinho, por 9 km. Neste ponto há uma comunidade, onde está a encruzilhada para estrada do Chuvisqueiro, onde você deverá virar à esquerda. Há placa sinalizando, no local.

Mais ou menos um quilômetro antes da cascata você vai ter que estacionar o carro e seguir pelo leito do rio, portanto , indispensável ir de tênis que possa molhar!

 A atração é liberada para visita e não há cobrança de ingresso,  pode ser visitada em qualquer época, porém é mais indicado no verão para aproveitar o banho de cachoeira. O melhor horário  é entre as 10h e 14h. pois os raios de sol criam fachos de luz no interior da gruta, criando um efeito incrível.

 

Cascata do Chuvisqueiro , Riozinho

Bem próximo a Cascata das Andorinhas fica a Cascata do Chuvisqueiro. Como tem um acesso muito mais fácil é um local procurado por famílias com crianças no verão. A cachoeira do Chuvisqueiro fica a 16 km da cidade de Riozinho e 22 km da cidade de Rolante.  

Para acessar a parte de baixo é preciso pagar uma taxa, mas vale a pena pois a área é bem cuidada e muito bonita. Na área de acampamento há energia elétrica numa área do mato, inúmeras churrasqueiras e uma área de gramado.


Capturar111

A Cascata Chuvisqueiro tem 76 m de altura e sua queda é totalmente livre. Fica em um riacho na bacia do Rio Rolante, afluente do Rio dos Sinos.

O acesso à parte superior da cascata Chuvisqueiro fica a menos de 1 km. Basta seguir pela mesma estrada,  há uma placa indicando a trilha que leva ao topo da cachoeira.

Capturar11

 

 

 

Templo Budista em Três Coroas

Não sou religiosa e por falta de fé , nenhuma religião me conquista e , principalmente , me convence de suas verdades! Mas o budismo tem um quê de espiritual sem ser dogmático, que me atrai mais do que as outras filosofias , apesar da quase completa ignorância sobre preceitos mais profundos. Foi com o espírito aberto e a curiosidade aguçada que visitei o Templo Budista de Três Coroas , perto de São Francisco de Paula no Rio Grande do Sul.


IMG_6950

A viagem é um prazer , saímos de Porto Alegre pela BR 116 e em menos de 1:30h estávamos lá, em meio a uma natureza exuberante o colorido e a paz do templo nos tomou de assalto! A estrada é linda e, passando Taquara, torna-se vazia e conforme vai-se subindo a serra oferece uma vista que instiga a contemplação.

IMG_0656

A entrada do Templo Khadro Ling é simples e no portão , pelo porteiro eletrônico, a gente deve identificar-se para entrar com o carro. Ninguém veio conferir nossa identidade e seguimos direto para a sala de video onde um filme conta a história do lugar. O templo é  réplica do templo celestial de Zangdog Palri (“Gloriosa Montanha Cor de Cobre”) na cidade de Kogpo, no Tibete e traz símbolos de valores universais como a não-violência e a clareza interior.

IMG_0663

Internamente é ainda mais encantador e pode-se visitar fora do horário de aulas e meditação. Infelizmente não pode ser fotografado.

IMG_0668

Zangdog Palri é a Terra Pura , um reino que expressa o ambiente esplêndido surgido da mente iluminada. Nenhuma outra Terra Pura de Padmasambava no Ocidente foi construída tão completamente no estilo tradicional como a retratada abaixo.

IMG_6948

 

Cascatas do Parque Sperry em Gramado

Vou a Gramado muito seguido e numa destas descobri o Eco Parque Sperry  na Linha 28 , descendo na estrada entre Canela e Gramado, no Vale do Quilombo. É uma propriedade de 20 hectares de Mata Atlântica aberta a visitação por míseros R$10,00 e onde  pode-se vivenciar, em uma trilha de uma hora de caminhada , o espetáculo de 4 cachoeiras. Tudo isto , a  menos de 8km do centro de Gramado.


unnamed

Vale do Quilombo 

Bêrga Motta Restaurante

download (4)

Para completar o passeio , o restaurante Bêrga Motta oferece um buffet nada simplinho! Não é comida caseira e nem tem sagu e ambrosia de sobremesa, ufa! Não tenho nado contra este tipo de restaurante , mas já chega e o Bêrga Motta saiu da linha  com delícias que vão além do trivial!



unnamed (1)

“Baseada no conceito Comfort Food, um resgate da culinária dos antespassados, onde o aroma e o carinho no preparo dos pratos alimentavam a alma. Dentre as especialidades do fogão a lenha, destaque para o frango assado na cerveja com batatas coradas e alecrim, escondidinho de mandioca com costela desfiada, Macaroni ao molho carne de panela com cogumelos frescos e polenta recheada ao forno com ragú de calabresa. “

A trilha é totalmente demarcada , autoexplicativa e leve para caminhantes de final de semana. A cachoeira do Trombão é a primeira que se avista, linda , alta e distante. Vai dando o clima.

download (3)

Adorei ver as árvores demarcadas, inclusive encontramos o senhor Vitor Hugo Travi, o biólogo responsável pela preservação do parque. Uma pessoa apaixonada pelo que faz , transmite isto em poucas palavras: “conhecer para preservar”. Foi fundador do Projeto Lobo Guará em 1992, que agora também funciona no parque Sperry. Para mim foi uma descoberta o Gerivá, qual criança não chamou um amigo alto deste apelido , na época não existia bulling e ninguém nem sabia bem o que era isto! Descobri uma palmeira bem fininha e altaaaaa!

Cachoeria do Poço é perfeita para um banho, tem uma piscina natural com água cristalina e gelada como deve ser! Só não me atirei porque estava despreparada, na próxima não vou deixar de levar biquini e meus companheiros de indiada!

Cachoeira da Usina tem 45 metros de altura , com mirante e tudo. Pode-se descer os mais de 200 degraus até sua base, um passeio que já serve para queimar as calorias do almoço.

a79e7f807e32f3b6b75ffc79c5c212ec

Enfim , não precisa ir longe nem gastar muito para curtir um belo roteiro! Basta sair do conforto habitual e estar aberto a novas descobertas. O Carnaval longe da folia e fora do “sofá” pode ser uma novidade ou uma grande aventura.

Para continuar a experiência na Serra Gaúcha  

 Vale dos Vinhedos, vindima e passeio de bike

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM