TOP
IMG_2151
Brasil Rio Grande do Sul Vale dos Vinhedos

Caminhos de Pedra, uma trilha preservada da tradição italiana

Passamos o fim de semana curtindo o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, mas confesso , degustação de vinho não é a minha praia . Curto beber um vinho em momentos especiais  mas não sei apreciar e nem diferenciar o” joio do trigo ” . Mas o programa todo me atraia fazia tempo e conhecer um dos destinos mais falados do RGS foi o mote.

Casa de 1910 foi desmontada em Farroupilha e reconstruída aqui

Descobri que tem bem mais do que cantinas e vinícolas pelo caminho , e principalmente nos Caminhos de Pedra encontrei o que mais gosto , lindas paisagens ,natureza,  casas preservadas e algumas surpresas.

Partindo de Pinto Bandeira , antes de entrar propriamente neste roteiro, a Vinícola e Pousada Don Giovanni ( http://www.dongiovanni.com.br/inicial) tem um dos melhores ambientes para a estadia na região. Cercada de vinhedos oferece somente 8 quartos com uma simplicidade acolhedora. Adorei este local e recomendo como boa opção para desvendar a região.

Idealizado por Tarcísio Vasco Michelon e Júlio Posenato  o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que  os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.

O Roteiro passou a ser concebido quando da realização de um levantamento  do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves,  ocorrido no ano de 1987. Constatou-se então que a Linha Palmeiro e a Linha Pedro Salgado, possuíam o maior acervo de casas  antigas, conservavma sua cultura e história, tinham acesso fácil .

Casa Righesso 1889 – Salumeria

O sucesso do novo roteiro animou tanto os idealizadores quanto a  comunidade. Montou-se então um projeto abrangente que contemplava o resgate de todo o  patrimônio cultural, não só o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte,  habilidades manuais, etc.

Atrações da Casa da Ovelha conforme cronograma:

09:30 – Amamentação de cordeiros 10:30 – Tosquia de Ovelha 11:30 – Apresentação de pastoreio com cão Border Collie 12:30 – Apresentação de pastoreio com cão Border Collie 13:30 – Corrida das ovelhas 14:30 – Amamentação de cordeiros 15:30 – Pastoreio com Cão/Alimentação de borregos/Ordenha 16:30 – Ordenha

Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com mais de uma centena  de associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo  rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 60.000 turistas.  Vale cada quilômetro rodado.

No antigo Moinho Cecconello está a Casa da Erva Mate

Entre casas de madeira coloridas e de pedras bem conservadas , podemos explorar uma fazenda de criação de ovelhas , observar a tosquia ou mesmo participar da ordenha. Ou descobrir uma casa onde a erva mate é processada e vendida em sua melhor performance.

Casa da Tecelagem de 1915 , originalmente em Flores da Cunha

Trilhas e caminhadas entre os vinhedos são uma das melhores pedidas , assim se emaranhar num mundo de pessoas simples e atenciosas que se orgulham de suas tradições e querem mostrar o que tem de melhor.

No caminho o artista João Bez Batti tem seu atelier com uma pequena exposição de suas obras mais queridas , aquelas que não foram comercializadas e que fogem da “maldição das cabeças ” como ele mesmo denomina sua série mais conhecida. Ali pode-se ver o artista trabalhando in loco , com a descoberta e catalogação de basaltos da região.

No próximo post conto mais um pouquinho sobre o Vale dos Vinhedos.

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Cannes, esta pequena cidade que simboliza a Costa Azul se encarrega de todo o glamour e a aura cool do universo cinematrográfico desde 1946.
.
.
.
#cannes #cotedazur #cinema #viajandocomarte #photography
  • O verão é uma época linda para visitar a serra gaúcha, paisagens de montanhas verdes, trilhas, banhos de cachoeira e todo o charme de lugares como Gramado e Canela.
.
.
.
#serragaucha #gramado #canela #viajandocomarte #photography #amazingplaces
  • A Cidade Proibida em Pequim, um "Palácio Museu". que durante quase cinco séculos serviu como residência do Imperador chinês. Uma visita imperdível no roteiro de viagem do grupo China com Arte de março de 2019.
.
.
.
#pequim #china #ig_china #forbiddencity #cidadeproibida #viajandocomarte
  • Provavelmente em nenhuma outra cidade espanhola a presença moura é tão fortemente sentida como em Granada.
Foi aqui que em 1492 os reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão puseram fim aos 781 anos de domínio islâmico na Península Ibérica.
Os mouros deixaram para trás uma das maiores belezas, que é a fortaleza de Alhambra e seu palácio Generalife, listados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que demonstram o grau de desenvolvimento da sociedade árabe daqueles tempos.
.
.
.
.
#granada #espanha #alhambra #nasridpalace #viajandocomarte #photography
  • A inacreditável beleza do Buraco do Padre - uma furna com uma cascata dentro com mais de 43m de altura, é possível tomar banho debaixo da queda e sentir o peso da água nas costas.
.
.
.
#buracodopadre #cachoeira #parana #pontagrossa #viajandocomarte #photography #amazingplaces
  • Instagram Image
  • Agora é a época ideal para visitar a região do norte da Patagonia, pegue um vôo até Puerto Montt no Chile, alugue um carro, faça de Puerto Varas sua base  e explore a região dos lagos que é belíssima.
.
.
.
.
#chile #patagonia #osorno #regiaodoslagos #puertomontt #viajandocomarte #photography
  • Cores, muitas cores, vi que grande parte do nosso gosto pelo colorido herdamos dos índios, nossas danças, nosso carnaval, o Brasil é de fato um grande caldeirão de culturas.
Fotos da tribo Huni Kuin..
.
.
.
#acre #jordao #aldeiaaltamira #amazonia #hunikuin #viajandocomarte #photography