TOP
IMG_2151
Brasil Rio Grande do Sul Vale dos Vinhedos

Caminhos de Pedra, uma trilha preservada da tradição italiana

Passamos o fim de semana curtindo o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, mas confesso , degustação de vinho não é a minha praia . Curto beber um vinho em momentos especiais  mas não sei apreciar e nem diferenciar o” joio do trigo ” . Mas o programa todo me atraia fazia tempo e conhecer um dos destinos mais falados do RGS foi o mote.

Casa de 1910 foi desmontada em Farroupilha e reconstruída aqui

Descobri que tem bem mais do que cantinas e vinícolas pelo caminho , e principalmente nos Caminhos de Pedra encontrei o que mais gosto , lindas paisagens ,natureza,  casas preservadas e algumas surpresas.

Partindo de Pinto Bandeira , antes de entrar propriamente neste roteiro, a Vinícola e Pousada Don Giovanni ( http://www.dongiovanni.com.br/inicial) tem um dos melhores ambientes para a estadia na região. Cercada de vinhedos oferece somente 8 quartos com uma simplicidade acolhedora. Adorei este local e recomendo como boa opção para desvendar a região.

Idealizado por Tarcísio Vasco Michelon e Júlio Posenato  o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que  os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.

O Roteiro passou a ser concebido quando da realização de um levantamento  do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves,  ocorrido no ano de 1987. Constatou-se então que a Linha Palmeiro e a Linha Pedro Salgado, possuíam o maior acervo de casas  antigas, conservavma sua cultura e história, tinham acesso fácil .

Casa Righesso 1889 – Salumeria

O sucesso do novo roteiro animou tanto os idealizadores quanto a  comunidade. Montou-se então um projeto abrangente que contemplava o resgate de todo o  patrimônio cultural, não só o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte,  habilidades manuais, etc.

Atrações da Casa da Ovelha conforme cronograma:

09:30 – Amamentação de cordeiros 10:30 – Tosquia de Ovelha 11:30 – Apresentação de pastoreio com cão Border Collie 12:30 – Apresentação de pastoreio com cão Border Collie 13:30 – Corrida das ovelhas 14:30 – Amamentação de cordeiros 15:30 – Pastoreio com Cão/Alimentação de borregos/Ordenha 16:30 – Ordenha

Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com mais de uma centena  de associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo  rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 60.000 turistas.  Vale cada quilômetro rodado.

No antigo Moinho Cecconello está a Casa da Erva Mate

Entre casas de madeira coloridas e de pedras bem conservadas , podemos explorar uma fazenda de criação de ovelhas , observar a tosquia ou mesmo participar da ordenha. Ou descobrir uma casa onde a erva mate é processada e vendida em sua melhor performance.

Casa da Tecelagem de 1915 , originalmente em Flores da Cunha

Trilhas e caminhadas entre os vinhedos são uma das melhores pedidas , assim se emaranhar num mundo de pessoas simples e atenciosas que se orgulham de suas tradições e querem mostrar o que tem de melhor.

No caminho o artista João Bez Batti tem seu atelier com uma pequena exposição de suas obras mais queridas , aquelas que não foram comercializadas e que fogem da “maldição das cabeças ” como ele mesmo denomina sua série mais conhecida. Ali pode-se ver o artista trabalhando in loco , com a descoberta e catalogação de basaltos da região.

No próximo post conto mais um pouquinho sobre o Vale dos Vinhedos.

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Templo do Céu, um parque onde se pode ver a vida quotidiana dos chineses! Praticando artes marciais, aulas de dança, jogos de peteca, tabuleiro e música por toda parte. .
.
.
instatravel #travelblog #travelphotography #traveldiaries #traveller #travellerblog #blogger #wonderlust #travelgirl #travelholic #instapic #photography #viajandocomarte
  • Se você está com planos de ir a São Petersburgo não pode deixar de tomar um drink no rooftop do Hotel W.
Olha só a vista da Catedral Saint Isaac ao por do sol.
.
.
.
#russia #saintpetersburg #rooftop #whotel #bestbars 
#viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Muralha da China com cerejeiras!! Um espetáculo à parte.
.
.
#instatravel #travelblog #travelphotography #traveldiaries #traveller #travellerblog #blogger #wonderlust #travelgirl #travelholic #instapic #photography
  • Berlim, pode não ser ou ao menos não estar uma cidade linda como Paris, mas se você gosta de história, uma história que aconteceu "ontem" e que tem relevância enorme em tudo que vivemos nos dias de hoje, você vai aproveitar muito, ficar realizado de verdade.
A Alemanha não tem pudores de expor velhas feridas, exposição transparente, verdadeira, ensinando a pensar, a não repetir o passado.
.
.
.
.
#alemanha #berlin #berlindom #ilhadosmuseus #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Cortina D’Ampezzo a estação de esqui mais badalada da área das Dolomitas. A paisagem maravilhosa  e os picos nevados, visíveis de qualquer canto da cidade. Quem não pratica esportes de inverno pode optar por visitar Cortina durante o verão, quando as paisagens também são espetaculares.
.
.
.
.
.
#italia #dolomitas #cortinadampezzo #ski #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Por do sol com vista para Cidade Proibida em Pequim.
Iluminado!
.
.
.
.
#viajandocomarte #experience #dicadeviagem #roteirosobmedida #instatravel #travelblog #travelphotography #traveldiaries #traveller #travellerblog #blogger #wonderlust #travelgirl #travelholic #instapic #photography #viagem #dicaviagem #roteirosobmedida #mood #traveldiary #traveltips #arttravel #adventure #china #asia
  • Olha como é viajar para o interior da França na primavera!
Campo e campos floridos, canola, cerejeiras, macieiras uma explosão de cor.
.
.
.
.
#frança #dordonha #primavera #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Sabe aquela viagem que já começa no melhor astral!!!
China com toda a vibração de quem não via a hora de chegar.
.
.
.
#viajandocomarte #instatravel #travelblog #travelphotography #traveldiaries #traveller #travellerblog #blogger #wonderlust #travelgirl #travelholic #instapic #photography #viagem #dicaviagem #china #pequim #behaipark #chinacomarte