TOP
IMG_3243
Europa França Museus e Exposições Provence Roteiros sob medida Variedades

Carrières e Atelier des Lumières – da Provence para Paris

 A Catedral das Imagens mudou de nome e se transformou em Carrières de Lumières. Uma antiga pedreira abandonada transformou-se em show multimidia. Esta maravilha fica em  LES BAUX DE PROVENCE, na Provence , sul da França.

A “catedral”, o antigo nome ainda me parece mais adequado, fica numa imensa pedreira de rochas de cor amarelada e oferece um espetáculo audio/visual extremamente impactante. Há mais de três décadas os organizadores propõem um novo mundo de imagens e de música, vários artistas já foram lá homenageados  como Michelangelo, Cezánne, Bosch, Brueguel, Van Gogh.

Em 2018 a Catedral rendeu homenagem a um dos maiores gênios da pintura do século XX, o espanhol Pablo Picasso e os Mestres espanhóis, com uma apresentação retrospectiva da sua obra passando do neoclacissismo ao cubismo,  pelos períodos azul e rosa.

O show que assisti em Les Baux foi Gauguin e Van Gogh pintores das cores. A experiência foi um mergulho na história destes artistas, emocionante e completa , alia cor , som e movimento num espetáculo arrebatador. 

Os dois pintores tiveram uma rápida passagem juntos pela Provence , quando Van Gogh convidou Gauguin para que  juntos montassem uma colônia de artistas em Arles. O projeto foi logo abortado por desentendimentos entre os dois artistas e foi como resultado deste episódio que Van Gogh se mutilou, cortando a própria orelha. Logo após Van Gogh foi internado em Saint Remy , num sanatório muito próximo a Le Baux en Provence.

As trajetórias dos dois pintores são contadas com imagens gigantes que nos permitem um mergulho encantador e completo! A cronologia é respeitada e os traços de obras feitas pelos pincéis simultaneamente aparecem de forma poética!

 

Além disto Le Baux é uma gracinha, localizada numa antiga mina de bauxita , tem uma feição meio idade da pedra, parece a vila dos Flinstones. Sua história é longa e a vila se jacta de ser habitada desde 6000 a.C.

Le Baux – Wikipedia

A boa noticia é que tudo isto vai ser levado a Paris em 2019.

Na mesma linha de som e imagens em movimento , inaugurou em Paris , na última primavera o Atelier des Lumières. No coração do leste de Paris, entre a Bastilha e a Nação, uma antiga usina de fundição de ferro, com seus grandes muros cinzas, se transformou em um local gigantesco para os shows. IMG_3206 

Começou com os austríacos Gustav Klimt e Friedensreich Hundertwasser , foi um espetáculo alucinante e emocionante. Interagir com as obras, emergir de um transe artístico através da musica e indescritível.

IMG_3200 

Totalmente imersiva, a tecnologia implantada no Ateliers des Lumières torna a visita particularmente atraente para crianças e adolescentes normalmente avessos a museus. 

IMG_3231

Os dois espaços inauguram simultaneamente em 2019 o espetáculo Van Gogh e a Noite Estrelada.

Imperdível nas duas versões! 

1a

 

«

»

2 COMENTÁRIOS
  • Rosa Dias
    4 semanas atrás

    Gostaria de saber qual a data dessa apresentação Van Gogh e A noite estrelada, em Paris. E qual o preço do ingresso ? Estarei em Paris em setembro e gostaria muito de assistir… Obrigada.

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Bongiorno Roma!
📷@camile_benedetti
.
.
.
.
#italia #roma #trastevere #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Bike Japão 🚲🇯🇵 .
.
.
#viajandocomarte #cherryblossom #wanderlust #adventure #experiencia #bike #aventura
  • Seja qual for o número de vezes que você visitar esse destino histórico uruguaio a 177 quilômetros da capital, Montevidéu, a sensação será a mesma: Colonia del Sacramento, a cidade mais antiga do país, parece ter parado no tempo. E esse é o melhor motivo para conhecê-la.
.
.
.
.
#uruguay #coloniadelsacramento #montevideo #oldcars #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Arte & Vinhedos, mistura perfeita na África do Sul.
O país africano tem uma região de paisagens belíssimas onde a mão do homem só fez exaltar o que a natureza concedeu. Em Franschhoek e Stellenbosch encontramos ótimos hotéis em vinícolas que usam a arte para valorizar seus espaços. Imperdível! .
África do Sul é destino Viajando com Arte setembro/2019.
.
.
#viajandocomarte #experiencia #southafrica #wine #vinhedos #vinicola #arte #franschhoek #stellenbosch #southafrica #grandeprovence
  • Quem acompanhou nossas peripécias na China , pode ver tudo lá no blog! 
Já temos dois textos contando os detalhes, as histórias e até os momentos mais inusitados!
Passa lá www.viajandocomarte.com.br
.
.
.
#dicachina #blog #viajandocomarte #experiencia #cherryblossom #xian #adventure #pequim #china #asia #travel #wanderlust
  • Você conhece uma plantação de Amaranto? Um cereal delicioso e muito popular no Peru.
Se você não teve a oportunidade de apreciar a beleza do Amaranto, quem sabe programar uma viagem ao Peru, e incluir 1 ou 2 noites no Vale Sagrado, lugar incrível onde você pode ver campos de amaranto com terraços incas ao fundo. Além disso, mercados com um artesanato único, gastronomia, cavalgadas.
O Peru oferece um mundo a ser descoberto.
.
.
.
#peru #valesagrado #amaranto #terraçosincas #inca #urubamba #pisac #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Durante sua jornada, seja ousado, assuma riscos, nada substitui a experiência.
.
.
.
.
#patagonia #chile #torresdelpaine #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • O mundo assiste desolado o  fogo arder em um dos ícones máximos da França- a Catedral Notre Dame de Paris.
.
.
.
#frança #notredame #paris #incendio #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography