TOP
IMG_3243
Europa França Museus e Exposições Provence Roteiros sob medida Variedades

Carrières e Atelier des Lumières – da Provence para Paris

 A Catedral das Imagens mudou de nome e se transformou em Carrières de Lumières. Uma antiga pedreira abandonada transformou-se em show multimidia. Esta maravilha fica em  LES BAUX DE PROVENCE, na Provence , sul da França.

A “catedral”, o antigo nome ainda me parece mais adequado, fica numa imensa pedreira de rochas de cor amarelada e oferece um espetáculo audio/visual extremamente impactante. Há mais de três décadas os organizadores propõem um novo mundo de imagens e de música, vários artistas já foram lá homenageados  como Michelangelo, Cezánne, Bosch, Brueguel, Van Gogh.

Em 2018 a Catedral rendeu homenagem a um dos maiores gênios da pintura do século XX, o espanhol Pablo Picasso e os Mestres espanhóis, com uma apresentação retrospectiva da sua obra passando do neoclacissismo ao cubismo,  pelos períodos azul e rosa.

O show que assisti em Les Baux foi Gauguin e Van Gogh pintores das cores. A experiência foi um mergulho na história destes artistas, emocionante e completa , alia cor , som e movimento num espetáculo arrebatador. 

Os dois pintores tiveram uma rápida passagem juntos pela Provence , quando Van Gogh convidou Gauguin para que  juntos montassem uma colônia de artistas em Arles. O projeto foi logo abortado por desentendimentos entre os dois artistas e foi como resultado deste episódio que Van Gogh se mutilou, cortando a própria orelha. Logo após Van Gogh foi internado em Saint Remy , num sanatório muito próximo a Le Baux en Provence.

As trajetórias dos dois pintores são contadas com imagens gigantes que nos permitem um mergulho encantador e completo! A cronologia é respeitada e os traços de obras feitas pelos pincéis simultaneamente aparecem de forma poética!

 

Além disto Le Baux é uma gracinha, localizada numa antiga mina de bauxita , tem uma feição meio idade da pedra, parece a vila dos Flinstones. Sua história é longa e a vila se jacta de ser habitada desde 6000 a.C.

Le Baux – Wikipedia

A boa noticia é que tudo isto vai ser levado a Paris em 2019.

Na mesma linha de som e imagens em movimento , inaugurou em Paris , na última primavera o Atelier des Lumières. No coração do leste de Paris, entre a Bastilha e a Nação, uma antiga usina de fundição de ferro, com seus grandes muros cinzas, se transformou em um local gigantesco para os shows. IMG_3206 

Começou com os austríacos Gustav Klimt e Friedensreich Hundertwasser , foi um espetáculo alucinante e emocionante. Interagir com as obras, emergir de um transe artístico através da musica e indescritível.

IMG_3200 

Totalmente imersiva, a tecnologia implantada no Ateliers des Lumières torna a visita particularmente atraente para crianças e adolescentes normalmente avessos a museus. 

IMG_3231

Os dois espaços inauguram simultaneamente em 2019 o espetáculo Van Gogh e a Noite Estrelada.

Imperdível nas duas versões! 

1a

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Você sabia que a Piazza Navona foi  construída sobre as ruínas de um antigo estádio romano? O estádio de Domiciano, (daí seu formato em elipse), umas  praças mais populares e bonitas de Roma, cheia de cafés charmosos, restaurantes e artistas vendendo seus trabalhos. 
Sem falar nas lindas fontes criadas por Gian Lorenzo Bernini , um dos gênios do Barroco italiano.
.
.
.
.
#roma #piazzanavona #bernini #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #italian #roma #italia
  • Cada vez que fecho a casa da praia sinto uma nostalgia , que não é exatamente do verão ou da vida à beira-mar. É  algo mais simbólico, de uma sensação de liberdade, de leveza de pensamento. Traduzi isto em fotos e texto lá no blog.
.
.
.
#viajandocomarte #experience #praia #atlantida #litoralrs #doleitorzh #verao #mar #historiasdeverao
  • Você se importa de ir a Paris no inverno?
Ou acha que o inverno tem o seu charme? Mais romântico talvez?
Marque aqui alguém que você gostaria de passar uns dias em Paris.
.
.
.
.
#frança #paris #louvre #inverno #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #italian
  • Que você acha de fazer um programa diferente neste carnaval?
Num lugar de natureza exuberante, com uma boa dose de adrenalina?
Se você curtiu a gente recomenda fazer um rafting no Rio das Antas em Nova Roma, bem pertinho do Vale dos vinhedos.
.
.
.
#rafting #riodasantas #valedosvinhedos #aventura #serragaucha #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl
  • De bike na muralha de Xian , na China. Experiência que vamos repetir com o grupo na viagem em março. 🚲
.
.
.
#bike #china #viagem #experience #viajandocomarte #xian #muralha #ig_china #ig_bikes
  • Lua cheia.
Dia das bruxas espalharem muita energia boa pela cidade.
.
.
.
#portoalegre #brasil #fullmoon #luacheia #pontedoguaiba #viajandocomarte #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #NaturesApparel
  • Bergerac que fica na região da Dordonha na França, que ficou conhecida pela peça Cyrano de Bergerac tem uma estátua do protagonista narigudo na pequena e simpática Place Pelissière. Os ótimos vinhos regionais podem ser degustados na Maison des vins ou nos terraços dos restaurantes instalados entre coloridas casinhas de estilo enxaimel.
.
.
.
.
#dordonha #frança #bergerac #foiegras #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl
  • Vida voltando ao normal é hora de planejar aquela viagem sonhada para conhecer a belíssima costa do Algarve em Portugal. A partir de maio é a época perfeita para explorar suas praias cinematográficas.
.
.
.
#portugal #algarve #praiadocamilo 
#viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl