TOP
IMG_4511
America do sul Brasil Brasilia Chapada dos Veadeiros Goiás

Chapada dos Veadeiros – dicas para roteiro de 3 dias

Uma comemoração inesquecível! Um roteiro surpresa elaborado nos mínimos detalhes pelo Renato Rizzo foi o meu presente de aniversário. O roteiro foi feito por ele nos moldes do trabalho de ” Roteiros sob Medida” que realizo para clientes do Viajando com Arte . Deem uma espiada no resultado, fiquei até com medo da concorrência!

IMG_4587

Chapada dos Veadeiros

”  Mesmo com poucos dias para curtir umas férias , penso que a comemoração do aniversário da minha esposa , valeu muito a pena e recomendo a todos casais que gostam de curtir  natureza sem muito luxo,  com opções de ótima gastronomia e boa hospedagem .

IMG_5005

Seria também um bom programa para fazer com a família , desde que os filhos não sejam mais crianças muito pequenas e nem adolescentes sedentários . Acho que peguei pesado !

Saída de Porto Alegre direto a Brasília .

Direto para locadora ; importante locar carro alto com tração nas 4 rodas . Depois vão entender o porquê deste comentário .

Saindo do aeroporto , parada para almoço no restaurante Rubayat , ótima carne em um ambiente agradável com vista para o lago sul .

IMG_4447

Restaurante Rubayat

Estrada para Cavalcante / direção Norte / BR 450 / BR 010 .

Até Alto do Paraíso levamos aproximadamente 2 horas e 30 minutos , rodando por uma boa estrada e com pouco trânsito nesta época .

IMG_4465

Estradas de Goiás

Chegada à Alto Paraíso .

Após uma ótima ducha e um  bom descanso da viagem , fomos jantar no centrinho de Alto Paraíso .

IMG_4464

Restaurante La Vitta é Bella, indicação da blogueira Carol Teixeira .

Um ambiente agradável com ótimo serviço, onde  compartimos uma maravilhosa Pizza e um ótimo vinho.

Acordamos cedinho , tomamos um  excelente café na  pousadas , com tapiocas feitas na hora e muitas frutas frescas .

Passamos no CAT ( Centro de Atendimento ao turista ) e apanhamos nossa guia ; Aurati , uma gaúcha que se apaixonou pela região e abandonou os pampas há mais de dez anos . Importante fazer as trilhas com guias , pois as trilhas localizadas fora do parque da Chapada , são de difícil acesso e  pouca sinalização .

IMG_5025

Aurati preparada para a trilha

Saímos então para o primeiro dia de trilha na direção da serra de São Vicente .

IMG_4520

 

Cataratas dos Couros

Distante 53km de Alto do Paraíso .

Este é um trecho do Rio dos Couros em área particular – um dos mais impressionantes complexos, com várias cachoeiras, quedas, corredeiras e maravilhosos poços para natação.

Essa formidável sucessão de quedas com nomes tais como “Muralha, Franja, Bujão e Parafuso”.

IMG_4997

Catarata dos Couros

Cerca de 2km de caminhada, margeando o Rio dos Couros. Grau de dificuldade: médio.

Tomamos vários banhos e lanchamos em uma ótima sombra vislumbrando a foto acima . Importante levar lanche , tênis ou bota para trilha e roupa de banho .

IMG_4511

 

Para finalizar o grande dia , fomos Jantar no Bistrô da Horta de um chef holandês, que antes comandava a cozinha do Vinte e Dois na rua central.

No segundo dia , mesmo ritual ; pós café , apanhamos nossa simpática guia no CAT e fomos conhecer o Kalunga, antigo quilombo de escravos, onde está localizada a Cachoeira Santa Bárbara .

Aurati , além de nos informar muito sobre a história do Cerrado ainda nos presenteou  com informações adicionais  sobre nossos signos no percurso de aproximadamente 120 km , sendo 30 km de estrada de chão .

IMG_4588

Depois de curtir bem estas maravilhas , um contratempo .

Nosso carro ficou atolado na travessia de um pequeno riacho e depois de inúmeras tentativas ,  tivemos que abandonar o carro e retornar de carona para Alto Paraíso com um casal de Goianos . Embora tivesse locado um carro com tração nas 4 rodas , a locadora  me “presenteou” com um up grade de um BMW, me informando que o carro solicitado não estava  disponível. Presente Grego.

IMG_4999

Banho na Cachoeira da Capivara

No terceiro e último dia visitamos o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros que fica há apenas 35km de Alto Paraíso por asfalto  . Fomos acompanhado de outro guia , Márcio , pois após o incidente com o carro precisamos de um guia motorizado. Outro bom exemplo do  preparo do turismo local .

Optamos por visitar o Canion e a Cachoeira Carioquinhas.  Caminhada de 12 km ida e volta de grau médio com direito a muitos banhos de águas cristalinas .

IMG_4674

Canion

IMG_4683

A  outra trilha do parque,  onde encontra-se o cartão postal da chapada , a cachoeira  Saltos do Rio Preto com 120m de queda , precisou ficar para próxima vinda a região , pois são mais 13 km de trilha de grau forte .

No início  da tarde, almoçamos em São Jorge , um vilarejo super astral e alternativo no fabuloso restaurante da Nenzinha e fomos  visitar o Vale da Lua. O atrativo mais visitado da Chapada.

IMG_4643

São Jorge Capela

IMG_4730

Vale da Lua

Chegada à noite em Brasília

Fomos jantar no Pontão / lago sul : Vários restaurantes legais . Optamos por uma cozinha Japonesa , Soho .

Na segunda feira saímos de Brasília à noite , ótima oportunidade para conhecer um pouco da capital onde nossos destinos são traçados e o esforço do nosso trabalho é concentrado .

Depois do café da manhã , Caminhada até a Praça dos Três Poderes .

Visita à Torre de Televisão , Catedral , ao Congresso Nacional , Palácio Itamaraty e  Palácio do Alvorada .

IMG_4996

Interior da Catedral de Brasília

Próximo a região , almoçamos no Mangai , muito bom , mas me arrependi de não ter seguido a indicação do Nao , ao lado .

À tarde , visita ao Memorial  JK e Santuário Dom Bosco

IMG_4921

 

Uma viagem curta e super bem aproveitada, sem dificuldades de acesso e que cabe perfeitamente em um feriado prolongado. 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *