TOP
IMG_0366
America do sul Argentina Atacama Aventura Chile viagem de carro

De Salta até San Pedro de Atacama – aventuras de uma viagem de carro. Parte II

IMG_0366

Para você ficar por dentro desta aventura desde o começo, leia a primeira parte aqui ó:
http://www.viajandocomarte.com.br/de-salta-ate-s…-carro-parte-i

Deixamos Purmamarca pela manhã e nossa próxima noite já seria em San Pedro do Atacama, a viagem entre estas duas cidades não é super longa, em torno de 480  kms e tínhamos o dia inteiro para cobrir esta distância.
No caminho a paisagem vai se alternando, enormes montanhas de pedra, com algumas veias muito verdes perto dos leitos dos rios, salinas, flamingos, uma beleza selvagem, indomada, impressionante.

IMG_0421

IMG_0400

 

O trajeto é com trechos de grande altitude já na saída chegamos perto dos 4.200m, o indicado é tomar bastante água, evitar bebidas alcoólicas, para ir fazendo uma aclimatação sem sofrer com dores de cabeça e náusea para os mais sensíveis.

paso Jama

 

De Purmamarca até Susques que é a última cidade na Argentina antes do Paso de Jama, onde se cruza para o Chile, são 131kms. Foi onde almoçamos e abastecemos o carro.
Antes de chegar em Susques a gente passa por uma enorme salina, um cenário surreal.

IMG_0339

Ao longe a gente já avista uma grande mancha branca sinalizando as grandes salinas pela frente.

IMG_0361

 

IMG_0366

 

IMG_0384

 

Tudo feito de sal, casas, pequenas esculturas, e eu já sentindo minha pele ficando craquelê…

Susques é uma cidade pequenina, esquecida no meio das montanhas, a gente passeou por lá procurando um lugar para almoçar, mas na cidade mesmo que parecia fantasma, não encontramos nada, na estrada uns 3km em direção ao Chile achamos esta pousada onde comemos um bife de chorizo acompanhado de um tinto argentino.

IMG_0427

 

Susques

IMG_0234

Esta pousadinha que fica já na saida da cidade de Susques foi o melhor lugar que achamos para almoçar antes de pegar o Paso de Jama que nos levaria até o Chile.

Chegamos na fronteira que é um lugar ermo, e ventoso, ali a gente entra em um prédio com vários guichês o primeiro de uma série de burocracias entre guichês que são argentinos e outros que são chilenos… perdemos uns 40 minutos entre sair da Argentina e entrar no Chile. Para completar eles exigem que a gente abra todas as malas em uma mesa que fica na rua, chatinho, mas esta parte é rápida.

IMG_0245

Saindo da aduana em seguida pegamos o Paso de Jama que nos levou até San Pedro de Atacama.
IMG_0461

A paisagem é deslumbrante, no caminho vimos Flamingos, pássaros, a natureza na sua forma mais selvagem, e a medida que subimos os resquicios de neve começaram a aparecer.

IMG_0475

Em determinado ponto da estrada, estávamos há uns 70 Km de San Pedro, avistamos uma lagoa cheia de flamingos descemos até lá, a paisagem era linda e eu queria fotografar um flamingo de perto. Na volta como estava frio tentei correr numa lombinha de nada, nossa! Meu coração parecia que saltava pela boca, fiquei exausta, e olha que tenho um preparo físico bom, mas menosprezei a altitude, estávamos a 4.800mts e cadê o oxigênio?? Foi minha experiência mais forte de falta de fôlego, fico imaginando os montanhistas em elevações de 6000 mts para cima!

Já na chegada em San Pedro de Atacama somos recebidos pela belíssima visão do vulcão Licancabur, figura onipresente na região, pois aonde quer que se vá, ele está sempre a vista.

IMG_0257

Vulcão Licancabur, imagem onipresente em San Pedro

Chegamos à tardinha em San Pedro e fomos direto para o hotel. Depois de muita pesquisa acabei optando pelo Hotel Kunza, sem regime de meia pensão, pois como a cidade tem muitas opções de restaurantes e bares não quis ficar amarrada a jantar todas as noites no hotel.

O Hotel Kunza superou minhas expectativas, o hotel é muito legal, com todo o conforto possível, vista para o Licancabur, super organizado em termos de passeios para as atrações da região. À noite a temperatura caia bastante,  e eles acendiam  uns fogos nos lounges externos, com uma boa música de fundo, um astral perfeito para uma happy hour e para ver o céu, já que o Atacama é reconhecidamente uns dos melhores lugares do mundo para ver as estrelas.

IMG_0359

Hotel Kunza

IMG_0517

 

IMG_0516

 

Na continuação vou escrever sobre os passeios, são tantas opções oferecidas que a gente pode ficar um pouco confusa, pois não querendo perder nada é melhor escolher com cuidado o que realmente vale a pena fazer.

Se você gostou deste post e curte dicas de viagem, arte, restaurantes e afins, curta a nossa página Viajando com Arte no Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Viajando-com-Arte/121374657937187

 

«

»

18 COMENTÁRIOS
  • Maria Izabel Schilling
    3 anos atrás

    Oi!
    Uma pergunta: vcs deixaram o carro em San Pedro de Atacama?
    Pegaram o vôo em Calama para Santiago e Porto Alegre?
    Que passeios fizeram no deserto e com qual agência?
    No aguardo, obrigada.

    • Mylene
      3 anos atrás

      Ola Maria Isabel,
      Deixamos o carro em Calama onde pegamos o voo.
      Todos os passeios organizamos no local, tem muitas agencias que fazem lá mesmo , e alguns fizemos por conta propria.
      Se quiseres sair com tudo organizado desde o Brasil , indicamos a Porto Brasil , de Porto Alegre.
      Abraço
      Mylene

      • Maria Izabel Schilling
        3 anos atrás

        Obrigada!
        Abç, Izabel

  • Carlos Ferreira
    3 anos atrás

    Estou tentando alugar um carro em Salta para devolve-lo em Calama (San Pedro Atacama) de 15 a 25 de junho/16 e não estou conseguindo. Vocês podem me ajudar. obrigado

    • Mylene
      3 anos atrás

      Carlos,
      Sempre fazemos o aluguel de carro pela Porto Brasil em Porto Alegre.(51) 3025.2626
      Um abraço
      Mylene

  • André
    4 anos atrás

    Olá Clarisse, gostaria de saber se esta viagem de Salta até San Pedro pelo caminho que vcs fizeram pode ser feita em carro baixo. Estamos querendo fazer todo o percurso desde São Paulo até lá em nosso Fox.

    • Clarisse
      4 anos atrás
      AUTHOR

      Olá André!

      Pode sim, as estradas todas são boas e asfaltadas. Tranquilo!
      Abraço,
      Clarisse

  • Fábio Wagner
    4 anos atrás

    Boa noite!

    Estava olhando pelo Google Maps a distância de Salta (Argentina) até San Pedro de Atacama e ele me diz que são quase 800 km. Qual foi o trajeto que vocês fizeram para chegar lá com apenas 480 km?

    • Nivas
      4 anos atrás

      Fábio, o Google Maps não indica o caminho direto. Como o trecho entre o Purmamarca, Susques e Paso de Jama não aparece no Street View, apesar de existir estrada pavimentada, ele indica outro caminho que, realmente, faz um desvio e aumenta o trajeto para 800km. A distancia e o trecho indicado nesta postagem da Clarisse está correto. Pode ir sem medo.

  • Barbara
    5 anos atrás

    Olá, gostaria de saber quantos KM são de Susques a San Pedro do Atacama. No google maps não estou conseguindo gerar o trajeto…

  • patricia
    5 anos atrás

    Ola, tudo bem?
    Não consigo abrir a parte 1 da viagem e gostaria de saber o trajeto de vcs, pois estamos indo no ano novo para la e quero organizar bem a região de salta que vi que tem muita coisa!!! Quais paradas vc sugere ? E a melhor passagem para Chile é o Paso? Este não é o caminho de San Antônio e Cachi? Super obrigado
    Patricia

    • Clarisse
      5 anos atrás
      AUTHOR

      Olá Patricia!
      Desculpa não responder antes, eu estava com um grupo na India e só cheguei de volta na terça.
      Nosso roteiro foi: Chegamos de avião em Salta, onde pegamos o carro, de Salta descemos até Cafayate, região vinicola argentina, produtora do vinho Torrontês, a viagem é bem legal e visitamos algumas vinicolas. Depois voltamos para Salta e seguimos até Purmamarca, uma cidadezinha amorosa, que tem hoteis legais pra ficar e de lá saimos de manha para cruzar o Paso De Jama até San Pedro de Atacama. A cruzada é tranquila e a distância total deve ser em torno de 350 Km. A gente passa por um Salar lindo e vê muitas Lhamas pelo caminho.Este foi o nosso trajeto, minha ideia inicial era fazer o roteiro do trem das nuvens, mas no fim vi que a paisagem era muito parecida com a que fizemos de carro.
      Se você tiver alguma dúvida, escreva, te ajudarei no que for possível!
      Abração,
      Clarisse

  • Andrea Nemoto
    5 anos atrás

    Boa tarde! Eu vi que já perguntaram a vocês, mas queria saber como fizeram para alugar um carro na argentina e devolver no Chile. Qual a companhia? Tem muita burocracia para atravessas a fronteira?
    Outra pergunta, qual foi a duração total da viagem de vocês?
    Obrigada.
    Abs, Andrea.

    • Clarisse
      5 anos atrás
      AUTHOR

      Olá Andrea!

      A gente alugou o carro através da Porto Brasil, nossa agência parceira em Porto Alegre. Realmente o fato de devolver o carro em outro país acaba encarecendo. Para você ter uma ideia, ficamos com o carro para explorar a região vinicola de Cafayate, Salta, Purmamarca, cruzar o Paso de Jama até San Pedro de atacama e lá ficamos com o carro mais 2 dias para fazer os passeio mais distante, o custo foi em torno de U$ 500, como éramos 2 casais não foi pesado. O tempo total da viagem foi de mais ou menos 9 dias.
      Sempre é um pouco chata esta burocracia de fronteira, mas nada de mais, erdemos uma meia hora para cruzar.
      Se você tiver mais alguma dúvida, é só escrever, te ajudo no que for possível, ok?
      Abraço,
      Clarisse

      • Andrea Nemoto
        5 anos atrás

        Muito obrigada, Clarisse. Agora está quase na hora de ir!
        Abs, Andrea.

  • Sylvio
    5 anos atrás

    Gostaria de saber o tempo que levaram de viagem, pois vou de moto e espero não passar apuros. Obrigado,
    Sylvio.

    • Clarisse
      5 anos atrás
      AUTHOR

      Olá Sylvio,

      A distância do Passo de Jama, onde não tem posto de gasolina, não é muuito grande, a gente sobe uma serra e leva em torno de 3h até San Pedro de Atacama.
      Qualquer coisa grita aí!
      Abração,
      Clarisse

  • Herbert
    5 anos atrás

    Olá, vocês poderiam informar o nome da locadora de carro em salta e quanto pagaram? obrigado

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Gorges du Verdon é considerado o maior cânion da Europa. É um desfiladeiro que se ergue majestoso às margens do rio Verdon. Tudo aqui é superlativo: não só a altura absurda de 700 m, mas a beleza de suas matas, cachoeiras, trilhas. É um legar absolutamente agreste, muito preservado e lindíssimo.
Fica na região da Provence na França, fica a uns 80km ao norte de Cannes.
.
.
.
.
.
#frança #gorgesduverdon #canions #lacsaintcroix #provence #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • O Vale Sagrado é uma região Peruana que se extende de Cusco até o Machu Picchu.É uma região linda, cortada pelo rio sagrado dos Incas, o Urubamba. Tem varias cidadezinhas imperdíveis como Ollantaytambo e Pisac. Tem mercados com um artesanato hiper colorido, tem salinas, nem pense em não incluir o Vale Sagrado no seu roteiro - é incrível!
.
.
.
.
#peru #valesagrado #ollantaytambo #pisac #aventura #trekking #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Você nunca passou umas férias de julho em alguma fazenda de um amigo no sul?
Se sim, marca ele aqui@para matar a saudade deste Pampa tão lindo.
.
.
.
.
#pampa #fazenda #riograndedosul #sunset #cavalocrioulo #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #inverno #feriasdejulho #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Coloca lá na agenda.
Festa de 15 anos de estrada do Viajando com Arte e lançamento de 2 viagens incríveis para 2020 - India e Myanmar.
.
.
.
.
#festa15anos #fugabar #portobrasilviagens #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Da série - Não há o que não haja. 😂
A praia é para todos!
Ilha de Paxos - Grécia.
.
.
.
.
#greece #paxos #gracia #poodle #beach #praia #verao #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography .
.
.
  • Lua cheia sobre a cidade.
.
.
.
.
#portoalegre #fullmoon #luacheia #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A beleza  do entardecer no Pampa gaúcho.
.
.
.
.
.
#pampa #estancia #fronteiraoeste #uruguaiana #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #inverno #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A Alemanha é um pais encantador, com muitas possibilidades de roteiros por cidades incríveis.
Sair de Koblenz, descer pelo Vale do Reno, conhecer Rothemburg, considerada o epítome das cidades alemãs, Bamberg, Leipzig, de onde partiram os protestos que culminaram com a queda do muro em novembro de 1989, e finalmente Berlim a cereja do bolo.
.
.
.
.
#alemanha #rothemburg #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography