TOP
IMG_5848
Dordonha ou Perigord Europa França

Dordonha – Uma das regiões mais lindas da França – Beynac, Domme, Rocamadour

Continuando nossa viagem pela Dordonha, hoje vou contar um pouco mais deste lugar tão abençoado.

Na França existe uma classificação para as cidadezinhas cujo título é Les plus beaux villages de France ( as cidades mais lindas da França), é como um selo, a cidadezinha tem que ter certos pré requisitos além de ser linda. Aqui na Dordonha, existem muitas cidadezinhas com este título e de fato os lugares fazem jus.

Depois de passar a noite em Les Eyzies-de-Tayac, pegamos a estradinha que vai ao lado do Rio Dordogne e nossa primeira parada foi na cidadezinha de Le Buisson-de-Cadouin, uma vilinha muito charmosa, com uma igrejinha muito antiga, o lugar estava cheio de motociclistas viajantes, paramos para tomar um capucino no sol e curtir aquele belo cenário.

IMG_5606

 Passando em  Le Buisson-de-Cadouin

IMG_5585

IMG_5608

Um lugar tranquilo, sentamos na praça para um capucino e depois seguimos viagem até Beynac.

Chegamos em  Beynac-et-Cazenac, já perto da hora do almoço. Uma perfeita cidade medieval, ele é muito pequenina e se ergue sobre uma montanha. Deixamos o carro embaixo e fomos morro acima explorar este lugar com ruelas medievais, muralhas de pedra, flores, lampiões pelas ruas, sério a cada esquina parecia um cartão postal. Beynac é um charme, das mais lindinhas que visitei. A gente sobe e no topo tem um castelo do século XII, a região é cheia de histórias ligadas  a Guerra dos 100 anos.

IMG_5706

Chegando em Beynac, de longe já se avista o castelo no topo da cidade.

IMG_5707

IMG_3471

Começamos a subir…

IMG_5708

IMG_3470

IMG_3466

A cada ruela parecia que um cavaleiro iria aparecer montado em um lindo cavalo tordilho.

IMG_5731

A vista do vale do Dordonha é linda, só isto já vale a visita, não entramos no castelo, pois eu já tinha lido que não há muito para ver lá dentro, mas a subida até lá vale muito a pena.
IMG_5746

Estava um dia lindo de primavera, escolhemos um restaurante ao ar livre na beira do rio e almoçamos saladas maravilhosas regadas com vinho rosé, da casa mesmo, tudo delicioso.

IMG_3474

Um passeio legal de fazer aqui são os balões,  deve ser um experiência incrível mas tem que programar com antecedência, pois os balões levantam bem cedinho de manhã.

IMG_5757

Seguimos nossa viagem pela estradinha as margens do Rio Dordonha e minha intenção era conhecer Roc Gageac, que é muito lindinha, mas a poucos metros de chegar a estrada estava bloqueada e tivemos que pegar um desvio,  acabamos nos distanciando e Roc Gagec ficou para uma próxima vez, em compensação nesta perdida conhecemos um lugar super legal que foi a cidade de Domme, esta também tem o selo das mais lindas da França.

domme-dordogne

Uma das portas da cidade de Domme.

IMG_5760

IMG_5765

IMG_5783

IMG_5779

Em Domme, depois de passear pelo centrinho, reservamos uma visita guiada pela Grotte de Domme, que é uma gruta que fica exatamente abaixo do centrinho da cidade.

DommeGrottes

Esta é a Grotte, muito interessante, cheia de estalactites e estagmites de várias centenas de anos. Incluido no ingresso está uma visita guiada, como era a última visita do dia, estávamos só nós duas, uma bela visita privada.

Como lá dentro fotos são proibidas, peguei está da página de turismo de Domme.

E foi o nosso guia quem nos falou sobre Rocamadour, eu adoro deixar espaço para o improviso quando viajo, nós não tinhamos nada muito pré determinado, viajávamos ao sabor das nossas vontades.

E foi assim que fomos parar em Rocamadour, veja bem, se você é  religioso, talvez já tenha ouvido falar de Rocamadour, pois é um dos centros de peregrinação mais visitados da França. Lá em uma igreja muito antiga está a estátua da  Virgem Negra, que segundo a tradição foi trazida para a França no  ano 70 d.C. pelo eremita Zaqueu de jericó, e ao qual são atribuídos muitos milagres. Confesso que eu até já tinha visto algumas fotos de lá, mas até ligar que estávamos ali do lado…

No caminho muitas criações de gansos, não esqueçam que aqui é a terra do Foie Gras!

IMG_5789

Chegamos em Rocamadour no final da tarde, e nos hospedamos no Hotel Le Belvedere, daquela rede Logis de France. Bem legal, o hotel não tem charme, mas é um dos restaurantes mais recomendados da cidade, tem estacionamento fácil e uma vista de tirar o fôlego!

IMG_5792

Jantamos com esta vista de Rocamadour. Não lembro do que jantei, mas a sobremesa nunca vou esquecer, foi das melhores e mais crocantes tortas de maça da minha vida, veio quentinha com uma bola de sorvete de creme…  #morri !
 Pela manhã a vista da cidade medieval construída ao longo do rochedo era demais!

IMG_5800

Fomos à pé até a cidade, subimos até a capela da Virgem Negra, passeamos até comprinhas fizemos.

IMG_5850

Entrando na cidade

IMG_5805

IMG_5836

Na Capela lá em cima, a imagem da Virgem Negra.

Rocamadour é lugar de peregrinação desde muitos anos, e personagens famosos já estiveram aqui pedindo graças a Virgem, como Eleonora de Aquitânia, Henrique II da Inglaterra, Luis IX da França, Branca de Castilla, todos meus velhos conhecidos das aulas de história.

IMG_5848

E foi aqui que nos falaram  de um lugar sensacional chamado Gouffre de Padirac, nos disseram que era uma coisa única no mundo, imperdível, bom nem preciso dizer para vocês que algum tempo depois já estávamos indo pra lá né?  Único no mundo… como é que eu estando ali do lado não iria conferir?

IMG_5879

 

Cenários incríveis pelo caminho

IMG_5889

 

A Caverna de Padirac fica a 18Km de distância de Rocamadour, e foi das coisas mais incríveis e insólitos que já conheci.

Na entrada tudo o que a gente vê é um enorme buraco, como um poço gigante de aproximadamente 100m de profundidade  e 35m de diâmetro e isto é só o começo. A gente desce as escadas e lá embaixo pega um elevador que desce atá as entranhas da terra, um lugar totalmente surreal, no subterrâneo existe um labirinto de passagens, com estalactites, estalagmites e um rio de águas cristalinas onde a gente navega em 2 momentos uma distância de 1km, simplesmente fantástico, tem pontos lá embaixo onde o pé direito da caverna chega a ter 95metros!

Sem dúvida é um lugar que você tem que conhecer, eu achei um assombro!

IMG_5857

IMG_5860

IMG_5866

 

As fotos não são permitidas a partir de um certo ponto. Estas de abaixo, peguei no site da Gouffre, mas já aviso: As fotos não fazem jus a beleza do lugar!

Gouffre-de-Padirac-France

padirac1

Espero que vocês tenham curtido!
No próximo post vou contar sobre outra lugar muito legal onde fizemos uma trilha pelas montanhas, perto da cidadezinha de St Cirq de Lapopie e visitamos a famosa caverna de pinturas Rupestres de Pech Merle e cruzamos o ainda selvagem Parque Nacional de Cévennes.

Se você gostou deste post e quer ler mais sobre viagens e boas dicas de lugares, curta a nossa página no Facebook –

https://www.facebook.com/pages/Viajando-com-Arte/121374657937187?ref_type=bookmark

 

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • .O que Monet considerou sua maior obra de arte? Não seus montes de feno, nem seus álamos; não suas famosas marinhas do arco de pedra em Etretat, não seus campos de papoulas; nem mesmo suas pinturas de nenúfares. . Mas o seu jardim em Giverny - a área de cinco acres da zona rural da Normandia que ele alugou pela primeira vez em 1883 e mais tarde comprou, juntamente com a casa com telhados de ardósia e com varanda e uma vasta cozinha onde recebia seus amigos artistas. .Pois Monet não era apenas um grande pintor, mas também um horticultor experiente. Quando sua situação financeira permitiu chegou a ter até oito jardineiros, ele passou os 40 anos seguintes plantando e replantando, derrubando árvores, limpando arbustos e desviando o rio para formar sua lagoa de lírios. .Esses nenúfares, flutuando serenamente em suas últimas telas monumentais, não são flores aleatórias, mas resultado da dedicação do artista. .Giverny estava florescendo no exato momento em que o impressionismo começou a dar lugar ao modernismo. Matisse, Renoir, Bonnard e muitos outros vieram aqui visitar Monet e mergulhar em sua obra final. .Os visitantes de hoje anseiam por uma experiência semelhante, se impactar com o magnifico jardim criado por Monet.
Na década de setenta Giverny caiu em negligência, as margens estavam cobertas de mato, a lagoa estava abandonada, as pontes podres e o espírito do lugar estrangulado por ervas daninhas. 
O que vemos  hoje é uma restauração impressionante baseada nas estruturas subjacentes, memórias, fotografias e, é claro, nas pinturas: de 1900 até sua morte em 1926, o jardim, e especialmente a lagoa dos lírios, era o único assunto de Monet.
Giverny fica perto de Paris, você pode fazer um bate e volta no mesmo dia.
.
.
.
.
#frança #Giverny #normandia #impressionismo #monet jardins #arte #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Birmânia é uma denominação mítica, um lugar que evoca imagens de um país que hoje é chamado de Myanmar mas que guarda intocadas suas tradições.
Bagan é o elo perdido do país, oferece forte espiritualidade num clima bucólico e campestre onde se espalham seus mais de 3 mil templos e Pagodas. 
Com um povo amável e receptivo , o hotel Aureum Palace está localizado em meio aos templos e foi a nossa escolha para a viagem Myanmar Experience em novembro/2020
@aureumpalacehotels 
@portobrasilviagens .
.
.
#aureumpalace #bagan #myanmar #birmania #viajandocomarte #portobrasilviagens #viagensemgrupo #wanderlust #travel
  • Real Gabinete Português de Leitura foi eleito em 2014 a quarta biblioteca mais bonita do mundo e tem sua fachada inspirada no monumental Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa – feita com pedras trazidas de navio de Portugal para o Rio – e, como muitos dos prédios mais antigos do centro do Rio, tudo em sua arquitetura lembra Portugal – foi aqui, afinal, que a corte portuguesa desembarcou em massa para fugir de Napoleão, em 1808, com cerca de 15 mil pessoas 
No número 30 de uma rua apropriadamente batizada de Luis de Camões, a cidade se encontra com aquilo de mais rico que a humanidade pode possuir – literal e simbolicamente. Um dos mais icônicos edifícios da cidade, o Real Gabinete Português de Leitura, como uma das joias da coleção de prédios antigos do centro, contrasta em absoluto com a deselegância das novas construções, a sujeira e a pobreza que também compõe hoje o ecossistema da cidade. Quando se entra nele, porém, tudo se transforma, como o lugar mágico que é.
Não por acaso, as cinco primeiras sessões oficiais da Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis, foram realizados no Real Gabinete. Além de possuir o maior acervo de obras portuguesas fora de Portugal – e uma extensa coleção de livros raros – o local é, por dentro, ainda mais espetacular e belo do que por fora; é, portanto, um cenário perfeito para uma imersão literária.
.
.
.
#riodejaneiro #realgabineteportuguesdeleitura #biblioteca #riocentro #viagem #wanderlust #trip #besttrip #viajandocomarte #cultura
  • Marrocos é o tipo de lugar que você visita uma vez - e imediatamente sabe que estará de volta. É um lugar que tem tudo para impactar: pode ser a maneira como Marrakech, a Cidade Vermelha, brilha quando o sol nasce, ou quão inebriante é assistir a mágicos e contadores de histórias circularem pela Praça Jemaa el-Fna à medida que o mesmo sol se põe. A emoção de pechinchar por tapetes  e bugigangas de cobre dentro do  labirinto da medina de Fez. 
Ou talvez seja essa visão da Espanha, clara em todo o Mediterrâneo, enquanto você toma um chá no Café Hafa em Tânger (foi isso que fez o retorno de William S. Burroughs décadas atrás. Isso, ou o haxixe...). Nós somos viciados em sentir como se tivéssemos escapado para algum lugar completamente diferente, onde você dorme dentro de riads luxuosos. Aventure-se no deserto, admire montes de especiarias nos mercados que você sabe que nunca estariam em um cardápio de volta para casa. Então você percebe - que  não está tão longe assim. Que para chegar neste país árabe-berbere, na ponta da África, leva o mesmo tempo que leva para chegar à Paris.
E de repente, voltar não parece ser tão longe assim.
.
.
.
.
#marrocos #djeemaelfna #marrakesh #fez #souk #medina #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Um dos bairros mais charmosos da capital italiana é o Trastevere, que tem esse nome derivado do latim trans Tiberim, ou além do Tibre - o rio separa a região do centro histórico de Roma.
Passear sem pressa pelas ruas do bairro é uma delicia.Não perca a Piazza di Santa Maria in Trastevere, com uma bela fonte no centro, e a igreja de Santa Maria in Trastevere, com fachada de mosaicos.
.
.
.
.
.
#italia #trastevere #roma #trattoria #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Jaipur é meio caótica  e o  Hotel Rambagh Palace  é uma reserva de paz em jardins em meio ao centro da cidade, com a graça de Shiva. “Jóia de Jaipur”, a “Cidade Rosa” , o hotel mantém as melhores tradições da hospitalidade com seus quartos decorados em estilo típico, corredores de mármore e majestosos jardins ecoam com a história e com lendas românticas.

Convertido em hotel de luxo em 1957, o palácio de 1835 foi residência do Marajá Man Singh II e suas três mulheres. A terceira, a linda e glamurosa Maharani Gayatri Devi, costumava dar suas braçadas na piscina coberta art déco do hotel e ostentava nas rodas europeias o diamante que entrou no Guinness Book como o mais caro do mundo. O tal do Marajá era um aficionado do Polo e acabou morrendo em campo aos 58 anos. No clássico Polo Bar, entre um e outro dry martini, é possível ver fotos das partidas do Marajá, objetos ligados ao esporte dos reis e reproduções dos troféus. Mas nos imensos jardins que cercam o palácio é mais provável que se veja uma variação deste esporte que virou paixão no Rajastão de hoje: Polo sobre elefantes.
Hotel escolhido em Jaipur para o grupo Índia Inspiratons/ março 2020.
📷travellermade
.
.
.
.
#india #jaipur #rambaghpalace #indiainspirations #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography #luxuryhotels #hoteisdeluxo
  • O muro de Berlim foi construído em agosto de 1961, mais precisamente na madrugada do dia 13 (número sempre pouco auspicioso) quando barreiras foram erguidas às pressas enquanto os moradores de ambos os lados dormiam. No dia seguinte os habitantes da cidade observaram atônitos a construção de barreiras, operários construindo um alto muro, o sistema de transporte público que circulava livremente entre Berlin oriental e ocidental sendo cortado e as pessoas sendo obrigadas a descer no trem naquele que antes era o meio do percurso para vários cidadãos que moravam de um lado e trabalhava no outro lado da cidade dividida. A população chocada não podia acreditar que a situação que já estava difícil poderia se tornar ainda pior e o que ninguém poderia supor nem no seu pior pesadelo é que esta separação duraria 28 longos anos.
.
.
.
.
#alemanha #berlinwall #murodeberlin #berlin #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Sobrevoando a Capadócia de balão.
Lembro que foi uma das sensações mais especiais que vivemos na Turquia. O balão foi levantando com o sol e quando ele atinge uma certa altura tudo é silencio e deslumbramento, não só pela beleza monocromática da topografia do lugar, mas porque junto com o nosso levantaram cerca de 60 outros balões coloridos tornando aquele cenário surreal.
Andar de balão na Capadócia pode parecer óbvio, mas é muito mais do que isso, é uma experiência única.
E não precisa ter medo eles são muito profissionais, cedinho medem os ventos e sobem com total segurança, muitas vezes pousam direto na parte traseira das pick ups.
.
.
.
.
.
Turquia #capadocia #goreme #balao #airbaloon #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography