TOP
IMG_2964
America do sul Aventura Brasil Ecoturismo Fronteira Rio Grande do Sul Sem categoria trilhas Variedades viagem de carro

Ecoturismo em Bagé – Rincão do Inferno , Casa de Pedra e Estância Vinícola Paraizo

Sabe aqueles lugares que a gente chega e pensa:

“Por que não descobri isto antes?”                    

Pois a região rural de Bagé está exatamente no momento perfeito, antes de entrar nas rotas de turismo de massa e com maravilhas da natureza. Depois não vão dizer que nós não avisamos!

IMG_2984

O Rincão do Inferno é um cânion , decorre de uma formação rochosa radical de beleza natural incomparável , localizada entre os municípios de Lavras do Sul e Bagé, às margens do Rio Camaquã. Distante 70 km de Bagé por estrada de terra, é indispensável contratar um guia para chegar e entrar na propriedade que é particular mas aberta a visitação. O valor da entrada é R$ 20,00.

IMG_2976

Esse local, outrora hostil para se viver, recebeu este nome assustador pois serviu de refúgio para  descendentes africanos que fugiam da escravidão. Como Bagé aboliu a escravatura quatro anos antes do resto do Brasil, com uma visita da Princesa Isabel a localidade,  o Rincão do Inferno passou a fazer parte do quilombo das Palmas, que também é composto pelo Rincão dos Alves, Rincão da Pedreira e Campo do Ourique. Atualmente a comunidade quilombola local é formada por algumas famílias que são as guardiãs da identidade, da história e da tradição dos descendentes de escravos.

IMG_2997

Mas é na experiência de aventura que mora o maior interesse, aqui pode-se fazer caminhadas , acampamentos e até descidas de caiaque. Tudo monitorado pelos experts na região,  Juliano Munhoz e Silvana Silva, ambos conhecedores da história, da natureza e das peculiaridades locais. Uma escola de cultura pampeana sem paredes. Estes com apoio da Coordenadoria de Turismo do Município.

IMG_2987

Fiquei louca para voltar no verão e tomar um bom banho de rio entre as caminhadas. Agora os 4 graus de temperatura não eram muito adequados a estes arroubos aventureiros.

O local também foi palco das filmagens do longa de Jaime Monjardim baseado na obra de Erico Verissímo, ” O Tempo e o Vento” . Foi no Rincão do Inferno que Ana Terra encontrou Pedro Missioneiro na beira do rio.

IMG_3060

Na mesma região a Casa de Pedra é uma gruta gigante , ou uma brecha sedimentar para usar o termo erudito! Serviu como esconderijo para tropas revolucionárias em vários momentos desta nossa conturbada história gaúcha. Também conhecida como Galpão de Pedra, dizem ser possível esconder na gruta 200 homens a cavalo . Fica dentro de uma propriedade privada , cuja representante é  Michele Sholante.

IMG_3013

Aqui, no filme o “Tempo e o Vento” , Ana Terra esconde o filho Pedro , quando sua casa é destruída pelos castelhanos. Como veem o local entra na história real e na imaginária.

IMG_3033

Além disto tudo é um local perfeito para criar cenários para refeições glamourosas, pode ser um piquenique ou algo mais elaborado . Nós mesmos fomos surpreendidos pela iniciativa dos guias de montar uma churrasco campeiro , trouxeram carvão, linguiça e pão e criaram um almoço inesquecível , uma verdadeira travel experience personalizada. Quase chorei de tão lindo!

IMG_2998

IMG_3073

IMG_3075

Esta região é palco de inúmeras possibilidades de escaladas mais profissionais. Mas também de trilhas para todos os tipos de preparo. É só dizer o tempo e suas possibilidades físicas , que eles montam o programa na medida.

IMG_3054

 Voltando para a cidade fechamos a exploração campeira com uma visita a uma estância típica de criação de gado  do pampa e que está entrando em uma nova fase, começando a explorar a produção de vinhos e a experiências relacionadas a isto.

IMG_3092

A Estância Paraizo, dos queridos Thomáz, Mônica ,Victória Mércio e Thomáz Zara Mércio nos recebeu com carinho e nos mostrou um ambiente repleto de tradição em  busca de novos rumos. Um galpão de pedra cheio de referências campeiras transformado em cave, a mangueira à sombra de um cinamomo dá nome a fazenda paraíso.  

IMG_3106

Mas o encanto maior é o parreiral e a degustação dos vinhos no entorno do Mausoléu da Família Mércio. O por do sol emoldurou o momento sensorial e os vinhos Cabernet Sauvignon Don Thomaz e Vitoria safra 2012 completaram o deleite. Recomendo agendar a visita e disfrutar deste pequeno paraíso.

IMG_3148

A Família Mercio é originária da Ilha de São Jorge, nos Açores, e partiu por cerca de 1690 com destino a Colônia do Sacramento. A Estância Paraizo nasce 100 anos após a chegada , em 1790, como parte de uma Sesmaria entregue pela Coroa Portuguesa pelos serviços militares prestados na constante Guerra contra a Coroa Espanhola pelos então campos neutrais da atual região de Bagé.  

 IMG_3089

Tradicional Estância de pecuária e ovinocultura desde o ano de 2000 iniciou um novo capítulo de empreendedorismo e foi uma das pioneiras a implantar vinhedos na região da Campanha. Desde então, vem se dedicando ao cultivo de uvas finas, varietais Shiraz e Cabernet Sauvignon com mudas originárias da Itália.

IMG_3122

O vinhedo Don Thomaz y Victoria está situado na faixa dos paralelos ideais no Hemisfério Sul para o cultivo de uvas vitiviníferas e onde também se encontram tradicionais países produtores como Argentina, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália.

IMG_3140

A Estância Paraizo é membro da Associação dos Vinhos da Campanha Gaúcha que até o final de 2018 deve receber o certificado do Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI) para o selo de Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha. Em parceria com as outras vinícolas da Região faz parte do projeto do SEBRAE para a criação em 2019 da Rota do Enoturismo da Campanha Gaúcha.

IMG_3142

 

Informações

Guias para organizar passeios ao Rincão do Inferno e Casa de Pedra

Silvana Carvalho Silva  : (53) 99995. 5509

Juliano Munhoz : (53) 99974.7115

Secult – Coordenadoria de Turismo do Município de Bagé : (53) 32429012

Estância Paraizo

www.estanciaparaizo.com

Facebook : Estância Paraizo

Instagram : @estanciaparaizo

«

»

2 COMENTÁRIOS

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Neste inverno infindável, a gente sonha com as praias lindas do Algarve.
.
.
.
#portugal #algarve #praiadocamilo #viajandocomarte #photography #vacations #amazingplaces #wonderfulplaces #destinosesonhos
  • Muito felizes com a confiança de vocês!
Todas as vagas preenchidas em três dias.
.
.
.
#viagemgrupo #viagem #china #viajandocomarte
  • O interior da Basilica de Santa Maria em Cracóvia, Polônia, é um dos mais lindos da Europa.
.
.
.
#polonia #stmaryschurch #cracovia #viajandocomarte #igreja #kracow
  • Pelas ruelas de Dubrovnik.
.
.
.
#croatia #dubrovnik #croacia #viajandocomarte #amazingplaces #vacations #destinosesonhos #wonderfulplaces #pothography
  • Machu Picchu, nada se compara a chegar neste lugar mágico .
Peru, destino completo, perfeito, aqui ao lado.
.
.
.
#peru #machupicchu #viajandocomarte #incatrail #aguascalientes ##amazingplaces #destinodesonhos
  • Saudades de Lisboa.
.
.
.
#ig_great_pics #iger #lisboa #abrasileira #viajandocomarte #portugal
  • Sunset.
.
.
.
#portoalegre #usinadogasometro #rioguaiba #photography #viajandocomarte
  • O Albaicin e o bairro mouro de Granada, marca de uma dominação muçulmana de mais de 700 anos na Espanha. 
Visitar a Andalucia é fazer uma viagem no tempo.
.
.
.
#andalucia #espanha #granada #viajandocomarte #viagem #iger #destinos