TOP
IMG_8725

 Navegar pelo Rio Nilo é uma das melhores maneiras de conhecer o Egito!

IMG_9172

Muitos barcos fazem esta viagem, mas em geral todos costumam ser espaçosos e guardar um charme meio nostálgico, quase como os bistrôs franceses em relação aos grandes trasatlânticos pasteurizados. A viagem mais usual vai de Luxor a Assuan, ou vice-versa, mas existem cruzeiros mais longos por regiões menos turísticas como Abydus e Dendera. 

 

Assuan é um local de veraneio onde os europeus passam férias nos vários resorts espalhados pelas margens do Nilo. É um local aprazível e tranqüilo.

Desde de 1960 é conhecida por abrigar a Represa de Assuan, feita para gerar energia e alavancar a industrialização planejada pelo presidente Nasser. A represa criou o enorme Lago Nasser que inundou o deserto até a fronteira com o Sudão, deixando submersos diversos templos antigos. Os templos mais importantes, como Abu Simbel e Philae, foram relocados em áreas mais altas com ajuda internacional.

Abu Simbel localiza-se na fronteira com o Sudão e vale muito fazer o voo de meia hora (partindo de Assuan) para uma visita ao sítio.  Dois templos do período de Ramsés II foram totalmente reconstruídos para escaparem das águas da Represa de Assuan. Um prodígio da engenharia moderna em respeito a história da humanidade. 

IMG_8558 (1)

IMG_8615

O belo templo de Philae, dedicado a deusa Isis, é um dos melhores exemplos de construção Ptolomaica. Os Ptolomeus foram faraós de origem grega, vieram ao Egito após as conquistas de Alexandre , Magno e instauraram um sincretismo religioso entre os mitos gregos e as crenças egípcias. 

IMG_8801

Em Assuan localiza-se o Hotel Old Cataract, célebre pelo filme “Morte no Nilo” baseado no livro homonimo de Agatha Christie escrito ali mesmo. 

IMG_8667

Por aqui as falucas , barcos de passeio típicos da região , criam um clima que inspira descanso e reflexão.

IMG_8931 (1)

Os passeios ao entardecer são super divertidos, o pessoal local faz uma percussão forte e ritmada . Embalada pelo honesto vinho egípcio já dá uma samba!

IMG_8930 

Seguindo o Nilo em direção norte a paisagem é deslumbrante, a margem verdejante de tamareiras contrasta com o deserto árido e montanhoso e é emoldurada por um céu constantemente azul.

 

Como o rio é estreito, durante todo o percurso vai se tendo um desfile de vilarejos e ruínas de templos que podem ser visitadas em rápidas paradas.

IMG_9236

Patio interno do Templo de Edfu

IMG_9177

Visitas ao entardecer tendem a ser muito tranquilas e em algumas vezes praticamente privadas.

O Templo de Kom Ombo é uma delas, também do período Ptolomaico, é dedicado a Hórus o Velho e tem importantes referências aos conhecimentos médicos dos antigos egípcios. 

IMG_9128

 

Kom Ombo

IMG_9120

A população local usa o Nilo como meio de transporte e subsistência. Cenas insólitas de embarcações improvisadas divertem quem se detém a apreciá-las.

Todos acenam para os barcos de turistas , mesmo já fazendo parte da paisagem.

Nesta viagem o mais importante não é o destino final e sim o percurso.

Deslizar na cadência da correnteza e desfrutar de uma paisagem milenar pensando ” O Egito é mesmo uma dádiva do Nilo” como bem destacou o historiador grego Heródoto. 

 

Construção que poderia ter servido de manjedoura de Jesus, até com os burrinhos perfilados

Um mico que todo mundo tem que pagar é comprar um roupa típica egípcia e participar da festa à fantasia promovida pelos navios. Na primeira vez que estivemos no Egito , em nosso barco estavam praticamente só europeus, foi quase um velório! Já nas duas vezes que fomos com grupos de brasileiros , todos entraram no clima e se produziram muito, várias versões de Cleópatra surgiram e foi muito divertido. A tripulação do barco se encantou principalmente com os “cabelos” das brasileiras, objeto de desejo na cultura árabe, sempre coberto por lenços em público.

 

IMG_9260
IMG_8611 

Curtir o entardecer  navegando no Nilo, só seria mais perfeito se fosse com um chimarrão!

 

arquivo particular

 

E não é que os gaúchos não esquecem da cuia e da bomba…

Brindemos ao Egito!

«

»

2 COMENTÁRIOS
  • Sylwia Zrubik
    2 semanas atrás

    Adorei as dicas. Já planejado as viagens para 2020 e 21. A do 2019 já tá comprada. Amo viajar. É o melhor investimento.

    • Mylene
      2 semanas atrás
      AUTHOR

      Oi Silvia,
      Que bom que gostaste.
      Quem sabe em algum plano não entras nos roteiros do Viajando com Arte? Serás muito bem vinda.
      Abraço
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Cannes, esta pequena cidade que simboliza a Costa Azul se encarrega de todo o glamour e a aura cool do universo cinematrográfico desde 1946.
.
.
.
#cannes #cotedazur #cinema #viajandocomarte #photography
  • O verão é uma época linda para visitar a serra gaúcha, paisagens de montanhas verdes, trilhas, banhos de cachoeira e todo o charme de lugares como Gramado e Canela.
.
.
.
#serragaucha #gramado #canela #viajandocomarte #photography #amazingplaces
  • A Cidade Proibida em Pequim, um "Palácio Museu". que durante quase cinco séculos serviu como residência do Imperador chinês. Uma visita imperdível no roteiro de viagem do grupo China com Arte de março de 2019.
.
.
.
#pequim #china #ig_china #forbiddencity #cidadeproibida #viajandocomarte
  • Provavelmente em nenhuma outra cidade espanhola a presença moura é tão fortemente sentida como em Granada.
Foi aqui que em 1492 os reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão puseram fim aos 781 anos de domínio islâmico na Península Ibérica.
Os mouros deixaram para trás uma das maiores belezas, que é a fortaleza de Alhambra e seu palácio Generalife, listados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que demonstram o grau de desenvolvimento da sociedade árabe daqueles tempos.
.
.
.
.
#granada #espanha #alhambra #nasridpalace #viajandocomarte #photography
  • A inacreditável beleza do Buraco do Padre - uma furna com uma cascata dentro com mais de 43m de altura, é possível tomar banho debaixo da queda e sentir o peso da água nas costas.
.
.
.
#buracodopadre #cachoeira #parana #pontagrossa #viajandocomarte #photography #amazingplaces
  • Instagram Image
  • Agora é a época ideal para visitar a região do norte da Patagonia, pegue um vôo até Puerto Montt no Chile, alugue um carro, faça de Puerto Varas sua base  e explore a região dos lagos que é belíssima.
.
.
.
.
#chile #patagonia #osorno #regiaodoslagos #puertomontt #viajandocomarte #photography
  • Cores, muitas cores, vi que grande parte do nosso gosto pelo colorido herdamos dos índios, nossas danças, nosso carnaval, o Brasil é de fato um grande caldeirão de culturas.
Fotos da tribo Huni Kuin..
.
.
.
#acre #jordao #aldeiaaltamira #amazonia #hunikuin #viajandocomarte #photography