TOP
IMG_9756
America do sul Argentina Aventura Patagônia Sem categoria

El Calafate : desvendando passeios e “roubadas”

Muitas perguntas me surgiram quando planejava meu roteiro . Vou tentar facilitar a vida de quem tem vontade de desbravar a Patagônia e não tem para quem perguntar. Em primeiro lugar o voo de Buenos Aires até El Calafate dura em torne de 3 horas, Ushuaia outro destino patagônico bem conhecido fica mais ao sul. O Lago Argentino concentra grande parte dos passeios pela região, e ficando em El Calafate tem-se acesso a várias delas, outra opção seria dividir a estada com EL Chalten , onde muitas trilhas e acampamentos podem ser feitos ( são 250km ao norte de Calafate).

 

Quando ir:

O período de verão é o mais propício, a temporada começa em outubro  e novembro é um dos meses mais procurados pela abundância de flores . Janeiro e fevereiro são mais ventosos, com rajadas e mudanças rápidas de tempo, março e abril são boas opções, mas a partir de abril muita coisa fecha e as opções diminuem!

Passeios

Glaciar Perito Moreno

O mais conhecido é também o mais interessante e imperdível . O glaciar situa-se às margens do Braço Rico do Lago Argentino com acesso por terra em estrada asfaltada a cerca de 1 hora do centro de Calafate. A paisagem é estonteante e completamente diferente de tudo que eu já tinha visto na vida. Por lá existem três possibilidades de atividades, experimentamos todas e eu não descartaria nenhuma.

Perito Moreno visto desde as passarelas

Barco – para navegar em frente a parede do glaciar e ter uma noção de sua grandiosidade bem de pertinho! São poucos minutos para se chegar a outra margem para iniciar a caminhada sobre o gelo. Pode-se  optar por fazer somente a navegação.

Caminhada sobre o gelo – Combinada com a navegação aportamos no bosque que ladeia o glaciar , lá deixamos nosso pic-nic no parador e seguimos para a geleira . Colocamos os grampones nos tênis para iniciar a trilha sem sustos.

Caminha-se por uma neve compacta com variações de tons de azul , desde tons profundos até quase branco. As fendas formam pequenos lagos de água potável e muitas se alargam abrindo crateras muito profundas por onde a água do derretimento escorre.

A caminhada sobre o gelo paga-se à parte e custaU$ 100. Não é muito cansativo mas não aconselhável para quem tenha algum problema de joelhos pois os grampos tornam a caminhada demandante . Ao final o tradicional whisky com gelo milenar retirado com picareta. Seguimos até o parador para o almoço trazido na mochila, em Calafate todos os restaurantes preparam lanches para viagem , nossa pedida foi empanada de cebola e queijo com chocolate de sobremesa.

Passarelas – pode parecer meio redundante para quem caminhou sobre a geleira partir para ver o Perito Moreno de um mirante, mas me rendi ao ceticismo e admito , é lindo e muito diferente! São quatro quilômetros de passarelas muito bem projetadas e executadas, que oferecem uma visão quase aérea do glaciar. Um visual completo e acessível para qualquer idade ou preparo físico, inclusive cadeirante, pois é provida de rampas.

Daqui tivemos o privilégio de ver um grande despreendimento de parede , que segundo o experiente guia, Alexandro Capelli , se vê com sorte e paciência. Um espetáculo grandioso, quarenta metros de parede de gelo caindo na água com um estrondo profundo e formando uma onda eloquente ! Filmei e fotografei , mas nada captura a magia do momento.

Cerro Frias

Vinte quilômetros a oeste do centro de El Calafate a Estância Alicia deixou sua função principal e tornou-se um centro de atividades de aventura e sede do maravilhoso Hotel Eolo, sobre o qual vou falar num próximo post. Hoje é pequena para a criação de ovinos, com “apenas ” 4 mil hectares de terras, e o Cerro Frias na propriedade favorece o turismo.

Cavalgada  – com belos exemplares equinos o visual é fora de série. O custo é de U$ 80 por duas horas de passeio acompanha por um peão da estância e mais algum integrante do staf, no caso Franco de 5 anos dando show de montaria

Tirolesa– No mesmo Cerro Frias a Tirolesa é longa e muito alta, sendo dividida em cinco etapas. Uma experiência cheia de adrenalina que agrada aos mais jovens e encanta com paisagens deslumbrantes do Lago Argentino e até de Torres del Paine na Patagônia chilena. O bom que neste dia estava uma única família fazendo a aventura , o que a torna mais exclusiva!

Estância Cristina

Esta é quase uma instituição local, no Braço Norte do Lago Argentino dentro do Parque Nacional. Foi uma estância desbravadora no início do século XX, comandada por uma família de ingleses que a partir de uma criação de ovelhas deixou um legado hoje explorado por uma empresa de turismo privada.

A navegação é um dos destaques do passeio, pois antes de atracar no pier da Estância Cristina navega-se pelo Canal Upsala que desemboca no Glaciar de mesmo nome. A visão é mais uma vez estarrecedora, ainda mais quedesde o início da navegação os icebergs azuis que se soltam das paredes preparam a paisagem que está por vir.

A visita a Estância Cristina  por si só pode ser meio monótona para os mais ativos, são 2:30h de navegação e por lá não mais do que um almoço, pequenas caminhadas em torno do rio e a visitas ao museus e as instalações da antiga estância nos esperam.

Para quem tem preparo físico e um pouco de espírito de aventura , recomendo fazer o Wild Trek, uma trilha de 12km antes da Estância Cristina pela Península Herminita de onde pode-se avistar o Glaciar Upsala de um ângulo perfeito , além de descobrir a natureza local com acompanhamento de uma guia sem igual , Jimena Fresca (jfresca@gmail.com) .

Foi uma experiência ímpar , quatro horas de trilhas numa imensidão solitária , seguindo pegadas de cavalos selvagens e outros animais silvestres por entre escarpas e estepes que se sucedem em equilibrio . Ao final o cansaço se mistura a uma sensação de conquista! Avassalador como o céu patagônico.

Se você gostou deste post , e quer saber mais dicas de viagens, exposições roteiros e cultura curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/pages/Viajando-com-Arte/121374657937187

«

»

2 COMENTÁRIOS
  • Roberta
    3 anos atrás

    Oi Mylene! Gostei muito do relato! Estou indo para El Calafate mês que vem! Você poderia me tirar uma dúvida? Esses passeios no Glaciar Perito Moreno (barco+ passeio sobre o gelo+ passarelas+ uísque) você fez todos no mesmo dia? Qual agência contratou? Desde já, obrigada,

    • Mylene
      3 anos atrás
      AUTHOR

      Ola Roberta,
      Fizemos sim , tudo no mesmo dia. Para chegar no Glaciar e fazer a caminhada terão que ir de barco. Já as passarelas ficam logo adiante pela estrada, tudo sincronizado.
      Quanto a agencia, fiz tudo por aqui mesmo coma Porto Brasil (51) 30252626 , nossa agencia parceira na viagens em grupo e roteiros sob medida.
      Abraço
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Bongiorno Roma!
📷@camile_benedetti
.
.
.
.
#italia #roma #trastevere #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Bike Japão 🚲🇯🇵 .
.
.
#viajandocomarte #cherryblossom #wanderlust #adventure #experiencia #bike #aventura
  • Seja qual for o número de vezes que você visitar esse destino histórico uruguaio a 177 quilômetros da capital, Montevidéu, a sensação será a mesma: Colonia del Sacramento, a cidade mais antiga do país, parece ter parado no tempo. E esse é o melhor motivo para conhecê-la.
.
.
.
.
#uruguay #coloniadelsacramento #montevideo #oldcars #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Arte & Vinhedos, mistura perfeita na África do Sul.
O país africano tem uma região de paisagens belíssimas onde a mão do homem só fez exaltar o que a natureza concedeu. Em Franschhoek e Stellenbosch encontramos ótimos hotéis em vinícolas que usam a arte para valorizar seus espaços. Imperdível! .
África do Sul é destino Viajando com Arte setembro/2019.
.
.
#viajandocomarte #experiencia #southafrica #wine #vinhedos #vinicola #arte #franschhoek #stellenbosch #southafrica #grandeprovence
  • Quem acompanhou nossas peripécias na China , pode ver tudo lá no blog! 
Já temos dois textos contando os detalhes, as histórias e até os momentos mais inusitados!
Passa lá www.viajandocomarte.com.br
.
.
.
#dicachina #blog #viajandocomarte #experiencia #cherryblossom #xian #adventure #pequim #china #asia #travel #wanderlust
  • Você conhece uma plantação de Amaranto? Um cereal delicioso e muito popular no Peru.
Se você não teve a oportunidade de apreciar a beleza do Amaranto, quem sabe programar uma viagem ao Peru, e incluir 1 ou 2 noites no Vale Sagrado, lugar incrível onde você pode ver campos de amaranto com terraços incas ao fundo. Além disso, mercados com um artesanato único, gastronomia, cavalgadas.
O Peru oferece um mundo a ser descoberto.
.
.
.
#peru #valesagrado #amaranto #terraçosincas #inca #urubamba #pisac #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Durante sua jornada, seja ousado, assuma riscos, nada substitui a experiência.
.
.
.
.
#patagonia #chile #torresdelpaine #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • O mundo assiste desolado o  fogo arder em um dos ícones máximos da França- a Catedral Notre Dame de Paris.
.
.
.
#frança #notredame #paris #incendio #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography