TOP
11
Arte inspiradora Brasil cultura Fotografia Gramado Inglaterra Life Style Variedades

Ensaio fotográfico inspirado na Arte Pré Rafaelita

Os pré-rafaelitas eram um grupo de pintores e poetas que viviam e trabalhavam na Inglaterra da era vitoriana. Estabelecido por William Holman Hunt, John Everett Millais e Dante Gabriel Rossetti em 1848, o grupo foi fundado para se opor aos ideais popularizados durante o Alto Renascimento. Especificamente, Hunt, Millais e Rossetti acreditavam que a arte estava em sua idade de ouro aconteceu antes do grande mestre renascentista Rafael  Sanzio– um pintor frequentemente elogiado por sua abordagem idealizada das suas obras – e procuraram trazer naturalismo e detalhes realistas de volta à pintura.

Para atingir esse objetivo, esses três artistas – bem como os pintores James Collinson e Frederic George Stephens, o escultor Thomas Woolner e o secretário William Michael Rossetti – se uniram para criar uma irmandade secreta. Inspirados pela arte milenar e apoiados pelo crítico contemporâneo John Ruskin, os pré-rafaelitas buscaram “voltar à natureza” e revigorar a cena artística do século XIX na Europa.

A grande musa

No inverno entre 1849 e 1850, os artistas Dante Gabriel Rossetti e William Holman Hunt pintavam juntos, quando o amigo Walter Howell Deverell apareceu no estúdio.

“Vocês não vão acreditar na criatura maravilhosa que encontrei…”, ele disse, animado. “Ela é como uma rainha, magnificamente alta.”

Com essas palavras, a beleza singular de Elizabeth Siddal entrou para o mundo das artes, e Lizzie se tornou a grande musa da irmandade pré Rafaelita.

A fama veio quando seu rosto estampou Ophelia (1851-1852), de John Everett Millais.

ophelia

Ophelia de John Everett Millais

E foi justamente esta obra a inspiração para um ensaio fotográfico feito em parceria com a talentosa fotógrafa e queridona  Heloisa Medeiros, com a participação super profissional da modelo Gabriela Carlotto e a ajuda preciosa do fotógrafo Mauricio Capellari.

11

web

 

14

7

Numa tarde gelada de agosto, no Condominio O Bosque em Gramado, saímos munidas de vários figurinos pra imaginar histórias ilustradas de musas pré rafaelitas e de princesas russas.

2

5

13

A Gabi tirava o casaco por breves momentos e pouco antes de congelar totalmente, corríamos para dentro para perto da lareira para que ela pudesse se aquecer, está menina, não se queixou uma única vez, ao contrário, vibrava a cada clique e propunha novas ideias.

 Heloisa por sua vez dividiu toda a sua experiência conosco, dando dicas de composição, emprestando o seu olhar experiente, para nós fotos com modelo foi uma experiência totalmente e nova e maravilhosa, amamos cada momento do ensaio.

12

3

E na pós produção dicas importantes do Mauricio Capellari.

4

Aqui toda a equipe reunida, importante citar o trabalho da amiga Luisa Perrone que providenciou as comidinhas e com sua habilidade na construção dos looks. e é claro a risada e companhia ótima da Magda.

Obrigada de novo Heloisa por esta experiência incrível que com certeza queremos repetir.

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *