TOP
EA0624E4-6FD4-42AD-B0CB-0BDDA1D94749
America do sul Aventura Bicicleta Brasil cultura Ecoturismo Rio Grande do Sul Sem categoria Travel experience Vale dos Vinhedos Variedades

Experiência de “pisa da uva” e bicicletada no Vale dos Vinhedos

Os destinos turísticos estão por toda a parte! Mas todo mundo sabe que a diferença está nos detalhes.
Nossa missão no Viajando com Arte é encontrar a experiência mais autêntica , a aventura mais emocionante e também o melhor ângulo para a foto do Instagram!

Fizemos um programa completo na Serra Gaúcha , cheio de experiências diferentes e muito legais. O Vale dos Vinhedos é incrível no verão .

IMG_5556 

IMG_0970

Vinícola Miolo

A paisagem fica verdejante , por todos os lados parreirais e muitas opções de degustação em vinícolas. Mas nossa pegada é mais esportiva e menos gastronômica, e então optei por um dia de bicicleta e uma cantina/vinícola pequena para a experiência da colheita e pisa da uva.

IMG_1180

Chegamos na quinta-feira à noite e fomos direto para o que seria a grande surpresa gastronômica do fim de semana, o restaurante Valle Rústico na Estrada do Sabor,  em direção a Garibaldi . Um espetáculo de criatividade num menu degustação somente com produtos locais. Indico e reforço , atendimento correto e comida deliciosa num ambiente rústico mas de muito bom gosto.

IMG_5542

IMG_0953

Restaurante Valle Rústico 

Imprescindível reserva,  o restaurante estava cheio nas duas ocasiões que fui, mas mesmo quando não fizemos nos colocaram numa mesa na varanda e foram atenciosos e impecáveis no serviço.

No fim de tarde ainda conseguimos ver o por do sol em Monte Belo , uma cidadezinha de 2 mil habitantes no alto da colina! Quase um cenário de novela da seis.

IMG_5516 

Monte Belo do Sul

IMG_0950

No dia seguinte começamos com um passeio mais turístico , visitamos Garibaldi , que para mim é a cidade mais bonitinha da região.

IMG_1002

IMG_1004

À tarde a experiência da vindima propriamente dita na pequena Vinícola Cainelli. Esta possibilidade é oferecida em várias vinícolas locais, mas minha escolha foi algo mais familiar e autêntico. Acho que acertei na mosca. Desde a emoção da Bete contando a história da família, que se mistura à imigração italiana no Rio Grande do Sul, até o bom humor e alegria dos velhinhos que trabalham nos parreirais. 

IMG_1017

IMG_1022

O Antigo casarão da família virou museu!

Partimos do casarão para colher a uva numa caminhada curta e acompanhados por um grupo de senhoras com gaitas e cantando musicas italianas. Me transportei para uma Itália que já não existe mais no continente europeu , de colonização e genuíno orgulho pela tradição . Emocionante. https://www.vinicolacainelli.com/ 

IMG_1183

IMG_5506 

Era um grupo grande de turistas e logo uma grande mesa foi posta embaixo do parreiral : cucas, suco de uva, salame e queijo, os grostoli (as famosas calças-viradas) e muita polenta brustolada na hora.

Regado a vinho e música:

“Quando si taia la bela polenta, 
la bela polenta si taia così, 
si pianta così, la cresce così, 
fiorisce così, si smissia così”

Lindo e divertido demais. Chamam de Merendim! Só não da para esquecer o repelente!

IMG_1081

IMG_1066

Voltamos em cima dos pequenos tratores até o casarão, onde as tinas esperavam a uva recém colhida para a cerimônia da pisa, primeiro passo (assim mesmo) no processo de fabricação do vinho . Um experiência imperdível que vai até o início de março , ou enquanto tiver uva no parreiral!

IMG_1097

Para quem vai no meio da semana a experiência pode ser feita numa vinícola menor e de forma privada. A Vinícola Cristófoli organiza tours simpáticos com visita ao parreiral orgânico da Casa Adesso, logo em frente. Experimentar os diversos tipos de uva , colhidas no pé e depois fazer a pisa, foi muito gostoso e artesanal.

CQFD2167

  https://www.vinhoscristofoli.com.br/

IMG_5505 

Casa Adesso

Pensar na pisa da uva como uma experiência é bacana!

Mas imaginar este trabalho sendo feito para a produção de vinho é uma coisa meio surreal, e por aqui a gente tem esta sensação de ser transportado para uma época em que a vida era muito dura e a produção totalmente manual. O dialeto e o sotaque das pessoas nos remete a um Brasil de gente desbravadora , que se lançou numa viagem sem volta e que tem as raízes distantes.  

 IMG_5491 

IMG_5466 

Para o dia seguinte uma atividade verdadeiramente radical, mas não menos emocionante. Só precisa de um pouco mais de preparo físico.

Uma bicicletada pelo Vale do Vinhedos oferecida pelo Dall´Onder Hotel de Bento Gonçalves, no programa de bike. https://www.dallonder.com.br/cicloturismo

f2110b2d-3be7-4f0c-9f04-1e7eff3cfc96

São várias opções de roteiro : Caminho das Pedras, Estrada do Sabor ou Vale dos Vinhedos, em programas de 4h a 8h de duração. Optamos pelo Vale dos Vinhedos e Estrada do Sabor de 4h , em dois dias diferentes.

Muitos parreirais com roseiras nas encostas, capelinhas religiosas , restaurantes nas residencias típicas, algumas estradinhas de chão batido e muitas colinas, afinal estamos na Toscana brasileira, não tem escapatória.

IMG_1137

Os dois roteiros são semelhantes , inclusive encontram-se em algumas partes. Acho que a escolha foi ideal. Nos disseram que o Caminho de Pedras é mais fácil de pedalar e o Vale do Rio das Antas é o mais puxado e roots. Vai ficar para a próxima!

IMG_5565

O Vale dos Vinhedos foi nossa escolha na primeira vez. Típico e lindo caminho.

IMG_1143

Os guias super experientes e atenciosos, deram as dicas e o segredo! Caso ficasse muito difícil tinha a opção de bicicleta elétrica para as subidas mais íngremes. Além disto o carro de apoio segue todo o tempo bem pertinho , com provisão de água, sucos e frutas e o plano B para os mais sedentários.

IMG_5561 (2) 

Tudo perfeito , no roteiro do Vale dos Vinhedos,  o picnic final foi na premiada Vinícola Pizzato . Já no roteiro da Estrada do sabor , foi mais natural , na entrada da gruta da santinha, um lindo lugar!

Sempre montado pelo pessoal da Que tal de Bike.

IMG_5652

O programa completo foi mais do que perfeito, digno de constar como uma das experiências legais  para um fim de semana em qualquer lugar do mundo,  e ainda ficamos com créditos para o tradicional galeto no almoço.

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • “Mais do que ser feliz , busco ter uma vida interessante” 
Contardo Caligaris .
.
.
#viajandocomarte #experience #dicadeviagem #roteirosobmedida #sumba #indonesia #ride #horse #horsetrip #instatravel #travelblog #travelphotography #traveldiaries #traveller #travellerblog #blogger #wonderlust #travelgirl #travelholic #instapic #photography #viagem #dicaviagem #roteirosobmedida #mood #traveldiary #traveltips #arttravel #adventure
  • A programação oficial da fantástica Carrières de Lumières, em 2019 será Van Gogh e a noite estrelada. Um espetáculo de luz e som com animação feita por computador, situada em uma antiga pedreira calcária em Les Baux de Provence.
Simplesmente imperdível para quem visita a região da Provence.
📷site officiel carrièresdelumières
.
.
.
#frança #Provence #carrieresdelumieres #vangogh #noiteestrelada #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A região da Puglia  ocupa salto e o calcanhar da bota que forma o mapa da Itália, esse pedacinho ainda pouco explorado do sul do país é uma terra de grandes prazeres pulverizados em doses homeopáticas. No entanto a magia deste lugar vai te conquistando aos poucos em forma de cidadezinhas, povoados, campos infinitos de oliveiras, praias, pequenos parques naturais… Ritmo pausado, estilo de vida simples, comida divina (além de absurdamente farta) e um povo super receptivo e simpático colocam a Puglia no topo da lista.
.
.
.
.
#italia #puglia #alberobello #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A cidade de Hoi An fica às margens do Rio Thu Bon e relembra os tempos coloniais do país, quando o Vietnã era apenas um braço da grande Indochina francesa.
Hoi An é um charme, casarões amarelos entre ruas de paralelepípedo, guardando jóias que tanto podem ser um pequeno bistrô francês ou uma galeria de arte. Por toda parte, lanternas coloridas se espalham e iluminam essa pequena cidade.
.
.
.
.
#vietna #hoian #indochina #asia #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Porto Alegre em março, estação das paineiras e de colocar a vida em dia.
.
.
.
#redençao #portoalegre #parquefarroupilha #paineiras #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • As cholitas peruanas, com seus trajes super coloridos, as vezes de chapéu côco, fazem parte da cultura camponesa e estão fortemente presentes nas pequenas cidades peruanas.
Se vestem assim desde pequenas para que a tradição seja mantida. .
.
.
#peru #cholas #pisac #artesanato #southamerica #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • #tb do Viajando com Arte no Vale Sagrado, Peru.
Um lugar especial com cenários deslumbrantes e com muitas coisas incríveis para@visitar como a Salina de Maras, Moray, Pisac.
.
.
.
.
#peru #valesagrado #urubamba #southamerica #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Treviso é muito mais do que a cidade sede da famosa grife Benetton. A cidade é linda e fica a uns 40km quilômetros ao norte de Veneza,  possui uma herança cultural riquíssima, com traços artísticos e arquitetônico que resumem a agitação de seus dois milênios de história, durante os quais passou pelas mãos dos romanos, bizantinos, francos, venezianos, austro-húngaros e muitos outros conquistadores. É cercada por uma muralha , além de entrecortada por um canal, o que lhe confere um visual mágico e o apelido de “pequena Veneza.
.
.
.
.
#italia #treviso #veneto #dolomitas #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography