TOP
Grupos Electrogenos
cultura Dubai Museus e Exposições Travel experience Variedades viajandocomarte

Expo Dubai 2020, não dá para perder!

Exposição Universal ou Feira Mundial ou, abreviadamente, Expo, são nomes dados a várias grandes exposições públicas realizadas em diferentes partes do mundo. A primeira Expo foi realizada no Palácio de Cristas em Londres em 1851, sob o título “Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações”.

Foi uma ideia do Príncipe Albert, marido da Rainha Vitória, e foi a primeira exposição internacional de produtos manufaturados. Como tal, influenciou o desenvolvimento de vários aspectos da sociedade, incluindo a arte , design,  comércio, as relações internacionais e o turismo. 

crys

Palácio de Cristal no Hyde Park em Londres

As principais atrações na Feira Mundial são os pavilhões nacionais, criado pelos países participantes usando a criatividade de arquitetos locais e tentando mostrar um pouco das peculiaridades do país em questão.

A próxima será a Expo 2020 a ser realizada na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no período de seis meses (entre 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021). Esta é a primeira vez que o evento acontece no Oriente Médio.

IMG_4847

O tema da Expo 2020 será “Conectando Mentes, Criando Futuro” .
No centro do plano haverá uma praça coberta chamada “Al Wasl” (A Conexão), de onde partirá uma série de “braços” dedicados aos principais temas da Expo: conectividade, mobilidade e sustentabilidade. O desenho se inspira nos tradicionais mercados árabes, buscando gerar uma interação permanente entre os visitantes de todas as partes do mundo.

Capturar11

Projeto do Pavilhão da Letônia

A Expo 2020 coincidirá com o 50º aniversário dos Emirados Árabes Unidos. Neste breve período de tempo o Dubai transformou-se numa das cidades mais modernas e inovadoras do mundo, onde trabalham pessoas de mais de 200 nacionalidades.

Capturar12

Projeto do Pavilhão da França

O encontro abordará questões de logística, engenharia inteligente e consumo de energia; tentará dar respostas ao tema da conservação dos recursos e o seu acesso, e aproveitará a oportunidade para propor novos modelos econômicos que integrem o intercâmbio cultural, os constantes avanços tecnológicos e a adaptação a um mundo em constante mudança.

pavilhão-brasil-dubai-2020

Projeto Pavilhão do Brasil

As águas brasileiras  serão as protagonistas do projeto que representará o nosso país na Expo Dubai 2020. O Pavilhão do Brasil terá uma praça d’água com volume suspenso e uma estrutura feita em aço e tecido na cor branca que delimita seus entornos. O projeto é assinado pelos arquitetos José Paulo Gouvêa, Marta Moreira, Martin Benavidez e Milton Braga, de São Paulo.

Capturar13

Projeto do Pavilhão da Coréia do Sul

A última foi a Expo 2015 em Milão , na Itália! O incrível é que algo desta magnitude tenha aparecido tão pouco na mídia brasileira na época, foi uma oportunidade histórica.

IMG_3258

Pavilhão da Malásia

IMG_3276

Atualmente, uma exibição é realizada a cada cinco anos, em locais diferentes, onde os países tem suas vitrines.
São eventos que funcionam como plataforma para o diálogo internacional sobre temas relevantes, deixando heranças como a torre Eiffel, que foi construída em Paris para abrigar a Exposição Universal em 1889.

IMG_3379

IMG_3059

Pavilhão do Brasil em Milão 2015- Projeto Arthur Casas

IMG_3275

Pavilhão Brasil

Em Milão foram 144 pavilhões de diferentes países em torno do tema “Alimentando o Planeta, Energia pra a Vida” . O objetivo era promover o debate sobre como nutrir o planeta de forma sustentável, justa e saudável, promovendo as identidades culturais. Mas para além do tema proposto a Expo é uma vitrine para os países  e um dos maiores temas desenvolvidos é o design e arquitetura.

IMG_3104

Pavilhão Polônia

IMG_3109

Pavilhão Polônia

 

Fiquei extasiada, encantada e admirada ! Os pavilhões são imensos e foram projetados pelos melhores arquitetos do mundo. No interior cada país mostrou o que produz de mais relevante em termos de alimentação , alguns fugiram do tema e outros acabaram focando em algo mais turístico. Alguns países se juntaram em torno de um produto comum , como  o café para um grupo de países Africanos ou os tubérculos para alguns sul americanos como a Bolívia. O Peru foi uma ausência sentida.

IMG_3112

IMG_3115

Pavilhão da França

IMG_3190

IMG_3179

Rússia (Crescer para o mundo, cultivar para o futuro)

Na época meus prediletos foram Reino Unido , França, Brasil , Polônia, Rússia e Estônia. A maioria do público e crítica também votou nos três primeiros , mas a partir daí vale o gosto pessoal, originalidade e a criatividade que não falta para ninguém. Alguns países focaram em algum produto especial como o Reino Unido cujo tema é Cultivado na Grã-Bretanha, compartilhado globalmente  , e a Suíça que falou de água e a Áustria que falou de ar.

IMG_3239

IMG_3243

Pavilhão do Reino Unido

 

IMG_3149

IMG_3148

Pavilhão do Equador

Não deixe de colocar na agenda Dubai em 2020 , vale a viagem com certeza. Já estou me programando!

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM