TOP
6ee1c0e8-b1de-4246-89a9-2ea1f09a35f4 (1)

Sempre gostei muito do Natal , quando as cidades se enfeitam para as festas de fim de ano. Há alguns anos estive na Alsácia, região francesa que já foi alvo de várias disputas com a Alemanha, justamente no mês de dezembro. Tirando o frio e a neblina, que me acompanharam quase todo o trajeto, não pude deixar de me encantar com as feiras de Natal e a decoração das cidades como Colmar , Strasbourg e Riquewhir . 

Claro que a arquitetura local ajuda muito , pois por si só já cria um ambiente propício e colorido. Mas as delícias dos Dresden Stolen, biscoitos de natal e vinhos quentes temperados fizeram a alegria desta descendente de alemães de longínqua genealogia.

Dresden Stolen


 

 

Fiz esta viagem em 2004 e desde esta época me alegro a cada ano em que vou a Gramado em dezembro e me deparo com o crescimento do Natal Luz.

 A profusão de cores já começa na estrada que parece enfeitada para as festas, os tobogãs de hortênsias emolduram os caminhos sugestivamente! São um presente da natureza que começam a florescer no início de dezembro onde predominam os tons de azul .

d7175c9a-3820-488f-9c37-79afdf1695a8
 Numa versão local , este evento recria o clima germânico em plena Serra Gaúcha, com uma mistura de bom gosto e participação comunitária com resultados surpreendentes.

IMG_4760

 

d7f99c69-b6d2-43c2-a88c-8eefeca33da6

Avenida Borges de Medeiros 

 Além das ruas decoradas pelo poder público, os estabelecimentos comerciais se esmeram em criar um ambiente harmônico com uma proposta mais ampla de utilização de materiais recicláveis e confecção de enfeites pelas comunidades locais.

9ef74b7b-f647-4fc1-b38f-573e3a121edd

Condomínio O Bosque

Hotel Casa da Montanha 

O que impera é a ideia de que se todos participarem todos ganham, ninguém destrói, nenhuma luzinha desaparece das ruas! O cuidado com a cidade é motivo de orgulho para seus moradores.

 Gramado é tradicionalmente conhecida pelo seu ótimo chocolate e é o terceiro destino turístico mais visitado no Brasil. Mas dezembro não era tradicionalmente uma época movimentada, um exemplo de que turismo se cria com belezas naturais, História,  mas principalmente com ideias inteligentes e execução cuidadosa, além é claro de boa infraestrutura. Hoje é quase impossível conseguir hotéis durante o Natal Luz que vai do início de novembro até o meio de janeiro.

Decoração 2011

Para as crianças são muitos atrativos, meus filhos sempre acreditaram que o Bom Velhinho morasse em Gramado, pois a Aldeia do Papai Noel funciona o ano inteiro como uma fábrica que se prepara para o Natal.

 Estes candelabros em “cristal” confeccionados com as poluidoras garrafas pet são um exemplo do que a criatividade aliada à organização podem fazer!

 Passeando pelas ruas pode-se encontrar Papai Noel dirigindo seu próprio carro ou conversando com com as crianças nas calçadas.

Vila de Natal , com banquinhas decoradas é uma cópia das europeias e este ano está na Praça das Etnias , onde divide o espaço com a casa colonial que vende pães e cucas feitas na hora por habitantes das muitas linhas de imigrantes que formam a “Colônia” , nos arredores de Gramado. Ali também oferecem artigos produzidos artesanalmente nas hortas e pomares da região. Veio dali o melhor morango que já provei na vida, doce e suculento tingia a mão e a boca de vermelho , tão natural que era como se tivesse anilina. Pode-se visitar a região em passeios nestes simpáticos ônibus antigos!

6cc66f35-5416-4fa1-b818-f11805183940

IMG_0179

 

Igreja de Gramado decorada, parece aquela de nossos desenhos infantis , toda em pedra e num tamanho que cabe exatamente em qualquer sonho encantado! Logo em frente está a Rua Coberta, mais que um luxo uma necessidade no clima úmido e frio da cidade. 

 

 Só para constar , na  sexta-feira 2 de dezembro chegamos a cidade com uma temperatura de oito graus! Os turistas do norte do Brasil estavam de luvas e cachecóis e os nós, gaúchos, oficialmente acostumados com o frio, os invejando. Já passei as Festas na cidade com a lareira acesa e uma neblina que parecia a Lapônia.

IMG_4223

 

Desde 2011 , as renas pintadas , inspiradas CowParade, evento que já circulou por 28 países onde esculturas de vacas são pintadas por artistas locais. 

O evento é normalmente coroado por shows de luz e som no Lago Joaquina Bier, o “Nativitaten” e por desfiles nas ruas principais da cidade. Mas este ano de 2020 , devido a pandemia,  todos os shows foram cancelados.

 

A natureza também dá o seu show, olhem quem veio fazer um mini ninho na minha janela! Um lindo beija-flor.

 

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *