TOP
IMG_5976
Asia cultura Fotografia India Life Style Roteiros Viajando com Arte

Festival do Holi na India, uma coisa para fazer antes de morrer.

Hoje vou contar para vocês uma das experiências mais legais que vivemos na India.
Na verdade, participar do Festival do Holi, já era um sonho antigo, as expectativas eram grandes, mas não decepcionou.

O Holi é o maior festival de música e cor do mundo, uma festa em que milhares de pessoas vestidas de branco se juntam e criam uma paleta humana de cores, onde famílias inteiras, velhinhos, crianças, homens e mulheres de todas as idades brincam muito, recitam mantras aos deuses, pois todo o festival tem  um simbolismo religioso, um momento único de celebração de pura alegria.

IMG_5672

Realizado para comemorar a chegada da Primavera, o festival acontece entre fevereiro e março todos os anos na Índia. No dia da festividade acontece uma verdadeira celebração e a alegria contagia as ruas, com pessoas pintadas de tintas, jogando pó colorido para cima em um clima de total festejo, também regado a muita comida e bebida, além de boas músicas. Com os participantes cobertos de muito pó colorido, os cumprimentos são ditos com o famoso “Holi Hai”, ou para nós estrangeiros, simplesmente happy Holi!

 IMG_5845d

Holi Festival é  uma celebração anual que faz parte de cultura hindu há séculos.

Historiadores afirmam que o festival das cores teve início séculos antes de Cristo, ou seja, a tradição é uma das mais antigas e autênticas da região. Holika era o nome originário do evento.

As cenas que estamos acostumados a ver representam apenas uma parte do festival. Na noite anterior, os participantes acendem fogueiras com madeira e esterco (sim, cocô!) para simbolizar a morte de Holika, uma semideusa que tinha o poder de resistir ao fogo, mas teve seu “dom” anulado quando entrou em uma fogueira para matar seu próprio sobrinho, Prahlad, a pedido do seu irmão, o rei Hiranyakashyap.

Traiçoeira, Holika persuadiu o jovem Prahlad a se sentar no colo e ela mesma sentou-se em um fogo ardente. A lenda diz que Holika teve que pagar o preço de seu desejo sinistro por sua vida. Prahlad, que continuou cantando o nome de Lorde Visnu o tempo todo, saiu ileso, pois o senhor o abençoava por sua extrema devoção.

Assim, Holi deriva seu nome de Holika. E, é comemorado como um festival da vitória do bem sobre o mal.

Na noite anterior do grande dia, são montadas várias fogueiras pela cidade, onde vai acontecer a queima simbólica da Holika.

 

IMG_5523

IMG_5515

Os pós coloridos já estão à venda em toda a cidade.

IMG_5527

E a gurizadinha já se diverte em pintar a cara da gente.

IMG_5525

Nosso grupo estava hospedado no Rambagh Palace, antigo palácio do marajá de Jaipur.

Então à noite nosso hotel se preparou todo para acender a grande fogueira e recitar os mantras sagrados a Vishnu, e depois celebrar com um grande jantar com delicatesses especias da festa do Holi.

IMG_5576

Assim como na nossa Páscoa, o Holi sempre acontece na lua cheia.

E começou a música e as danças rituais.

IMG_5610

 

os arranjos de flores naturais são lindíssimos.

2c088fce-a743-4676-83fe-e006d77aa6ad

Todos nós trajados de Saris prontas para a festa de véspera.

IMG_5613

Depois que um sacerdote Brâmane, recitou orações e mantras, a fogueira foi acesa e a cada um de nós oferecidos galhos de ervas perfumadas para jogarmos na fogueira, pois o fogo é importantíssimo na cultura hindu, como purificador, para haver a renovação, precisamos queimar tudo que estava ruim, assim Lorde Shiva é o deus da destruição e renovação.

IMG_5634

E chegou o grande dia.

IMG_5631

Todos ganhamos roupas brancas para ir brincar no Holi. Uma dica importante, se você não quer ter seu cabelo tingido, é passar óleo de coco em todo o cabelo, assim as cores saem mais fácil.

IMG_5657

Estávamos pulando de excitação, eu sonhava de participar desta festa desde que me apaixonei pela India há muito tempo atrás.

E lá fomos nós para a rua, nosso lugar escolhido foi perfeito, foi em um templo, que era um lugar popular ( niguém queria um Holi de faz de conta) mas ao mesmo tempo não era de grande multidão. 

IMG_5976

É uma festa incrível, familiar, crianças, famílias inteiras, onde o objetivo é unicamente se divertir. 

91899069_238573467194760_153122589194059776_n

IMG_5796

IMG_5742

IMG_5929

Em questão de pouco tempo já estávamos assim – multicoloridos.

IMG_5926

Em nenhum momento alguém se passou, ou vi qualquer sombra de violência nem nada parecido, no templo as pessoas cantavam riam, passavam gentilmente pó no rosto da gente, um grande carnaval.

IMG_5699

 Foi um dia muito, muito especial acho que traduz muito do perfil dos indianos, que com aquela maneira matreira de sacudir a cabeça e sorrir acaba conquistando de vez os nossos corações.

 

Para saber mais  India – Inspiração para toda a vida

«

»

4 COMENTÁRIOS
  • Eder Tartarotti
    1 ano atrás

    Simplesmente Perfeito! Lindo! Nos leva de volta a realidade com todos seus encantos, cores e emoções vividas.

  • Gabriela Dirani
    1 ano atrás

    Fui neste viagem com a Viajando com arte segue um pouquinho de tudo que vivem lá: A viajem para Índia sobre SENTIR! Mais do que ver e conhecer lugares, a cultura e toda sua história, Índia é uma onda de energia e sensações, vindo de todos os cantos e de todas a formas. Diria também que em meio a tanto caos que estamos vivendo, levei uma surra de aprendizado sobre como levar a vida, como a religião muda as pessoas e a cultura, como um povo pode ser tão rico de gratidão, bondade e felicidade sendo tão pobres e passando tantas necessidades básicas. Ainda absorvendo tudo, mas com o coração e mente cheios. Obrigada @viajandocomarte @clarisselin @mylenerizzo e nosso querido Kulmar por serem grande parte disto. Namastê.

    • Clarisse
      1 ano atrás
      AUTHOR

      Gabi querida,

      Nossa menina, a gente é que fica super contente de poder ter te proporcionado esta experiência que tocou teu coração.
      A India é especial e faz isso com as pessoas que ela escolhe.
      Aquilo que conversamos sobre o coração indiano.
      Ninguém sai de lá indiferente não é mesmo?
      Espero que ainda tenhamos outras aventuras juntas! Tu foste D+ !
      beijo grande!
      Namastê!

    • Mylene
      1 ano atrás

      Gabi ,
      Que lindo isto. Teu depoimento nos indica que estamos no caminho certo, saindo do turismo de imagens para a viagem de experiencias.
      A Índia como vivenciaste marca muito , vai ser uma lembrança que vais levar para a vida, ainda mais tendo tudo isto ao lado da tua (nossa) querida Cacá!
      Beijão e obrigada por nos dar a chance de te levar a este novo mundo com a mente aberta e livre de preconceitos.
      Beijo
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *