TOP
IMG_6271
Africa Marrocos viajandocomarte

Fez, o Marrocos mais autêntico

Fez é a cidade mais antiga do Marrocos, e é umas das quatro cidades imperiais sendo identificada com a cor azul de seus mosaicos. Sua medina  é quase uma volta no tempo e remonta a um passado de glórias. Fundada pela primeira dinastia árabe, os Idrissis, é considerada a mais espiritual das cidades marroquinas.  O rei atual , Mohammed VI, tem especial apreço pela cidade por ser a terra natal da ex-princesa Lala Salma. O Palácio Real , presente na maioria das cidades em versões variadas, tem os portões mais belos de Fez (somente aos portões os plebeus tem acesso)

IMG_5788

Os burricos reinam por suas ruelas cheias de escada e desníveis, e o que mais se ouve por aqui é algo como “atenção” ou “balak, balak” .  Tudo parece saído de uma outra dimensão, cada espaço da medina é repleto de pessoas vivendo um quotidiano normal em ruelas super apertadas, para nós muito estranho.

IMG_6346

IMG_6310

A vida segue normal no que para nós parece recortes de um passado longínquo. Uma vida em espaços externos exíguos e de uma simplicidade quase beirando a pobreza absoluta, mas quando um interior se apresenta vem a surpresa, jardins internos e casas super bem decoradas são a herança mais forte dos árabes. Jogos de futebol em esquinas da medina surgem a todo momento.

IMG_5927

Quase todas as mesquitas são vetadas a ocidentais, o que torna a visita um tanto superficial.

IMG_5984

O souk ou mercado vende de tudo, alimentos , roupas , utensílios e das mais variadas formas. Aqui a vida é mais original do que em Marrakech, onde tem-se a impressão de que o mercado é “para inglês ver”. O dia que chegamos estava meio conturbado , sábado segue o dia de descanso muçulmano e por isto as ruas são uma muvuca total!

IMG_6349

IMG_5915

Uma das coisas mais interessantes de Fez são os milenares curtumes. O cheiro é meio insuportável , mas eles dão folhas de menta para irmos colocando no nariz. Em volta várias lojas tem varandas elevadas que oferecem um panorama geral complexo , e depois “empurram” seus produtos em couro. Cuidado na hora da compra, se o cheiro do couro for muito forte provavelmente vai infestar a mala e nunca vai permitir o uso!

IMG_6369

IMG_6367

 

O trabalho é totalmente insalubre e segue o mesmo processo milenar do curtimento e tingimento. As pessoas ficam quase submersas nos tanques com uma temperatura externa de quase 40 graus sob o sol. Inimaginável!

IMG_6288

A mesquita é toda em altos e baixos e nem tente se aventurar sozinho pois é totalmente labirintica! Mas os tipos que se encontra são impagáveis.

IMG_6373

Uma menina levando o pão para o forno público. As massas de pão são feitas em casa e depois todos são levados aos fornos públicos, para não misturar depois de assados, as famílias tem o seu formato e uma espécie de carimbo para marcar o seu pão.

IMG_6378

Uma vista da Medina desde a parte mais alta da cidade.

IMG_6240

Nos arredores da cidade se faz o melhor mosaico do Marrocos, um trabalho totalmente artesanal que é feito da mesma forma há séculos. Lindo de ver as pessoas trabalhando e mais lindo ainda o resultado em tampos de mesas , fontes e pequenos objetos mais fáceis do turista carregar.

IMG_5791IMG_5790

 

Os trabalhadores são mestres e trabalham sem moldes cortando cada pedaço à mão. Os potes de cerâmica são super interessantes também.

IMG_5846

Mas acima de tudo o Marrocos é o paraíso dos tapetes, em qualquer lugar eles reinam soberanos. São os mais colorido e baratos que eu já encontrei no mundo.

IMG_6360

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM