TOP
cecdf1c1-647e-4ea2-9b57-c982f6c0428c
Arte inspiradora filmes inspiradores Life Style Sem categoria temática feminina Variedades

Filmes com histórias verídicas de mulheres inspiradoras

Queremos começar a semana com dicas de histórias verídicas de mulheres inspiradoras. Afinal , somos um projeto criado por mulheres que acreditam na força e no protagonismo feminino na cultura e no turismo e em qualquer setor onde quiserem se destacar.

Para isto vamos sugerir histórias de superação, inovação e conquistas de mulheres que possam inspirar outras mulheres a irem em busca de seus sonhos e ultrapassarem barreiras e preconceitos.

1. A Informante (The Whistleblower, 2010)

Ao ser convidada pelas Nações Unidas para participar da pacificação da Bósnia, a policial Kathy Bolkovac descobre uma rede de corrupção e tráfico sexual encoberta pela ONU. O filme é baseado na história de Kathryn Bolkovac, ex-policial e monitora de forças policiais da ONU, que se tornou conhecida ao processar a organização quando foi demitida por causa de suas tentativas de expor a rede de tráfico sexual na Bósnia.

image9

2. Maudie (2016)

A narrativa é baseada na vida de Maud Lewis, que morreu aos 67 anos. Originária de Nova Scotia, a artista canadense sofreu muito com a pobreza. Em grande parte de sua vida, permaneceu em uma pequena casa ao lado de seu marido. A condição de saúde da pintora reduzia a mobilidade de suas mãos, principal instrumento para os seus trabalhos. Apesar do fim trágico de sua história, o legado dela vive até hoje: Em 1984, a sua casa foi preservada por instituições artísticas, sendo transformada em uma galeria de arte. Isso só foi possível pelos pedidos de milhares de fãs, que não queriam ver o local se deteriorando.

4239243.jpg-r_620_260-f_jpg-q_x-xxyxx

3. Persépolis ( 2007)

Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. No entanto, ela acaba se revoltando contra as imposições fundamentalistas dos rebeldes, especialmente contra as mulheres. A animação é baseada no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi.

image27

4. Flores Raras (2013)

A história gira em torno da arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares e a poetisa americana Elizabeth Bishop, interpretada com competência por Glória Pires. Na verdade, as duas são a alma de Flores Raras e é interessante notar o quão diferente é a atuação de cada uma. Numa época conturbada uma relação polemica. Bárbaro o filme de Bruno Barreto.

images (5)

5. Nise, o Coração da Loucura (2015)

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

download (7)

6. Elis (2016)

A vida de Elis Regina, sem dúvida a maior cantora brasileira de todos os tempos, é contada neste filme biográfico com ritmo enérgico e pulsante. Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a “Pimentinha” não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

images

7. A Tenente de Cargil (2020) 

Em A Tenente de Cargil, inspirado em fatos reais, a Tenente Gunjan Saxena (Janhvi Kapoor) marca a história, sendo a primeira mulher a pilotar um avião de combate, na Índia, em uma zona de combate durante a Guerra de Cargil, em 1999. Enfrenta preconceito no exercito , na família e principalmente na sociedade machista indiana.

MV5BN2JmMjczOGEtODg3MS00MGYzLWE5OWYtOTBlNGJmODQyOTE4XkEyXkFqcGdeQX_rwpSxrY

 

8. Malala (He Named Me Malala, 2015)

Malala é um documentário sobre a mais jovem ganhadora de um Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi perseguida pelo Taliban e severamente ferida por um tiro quando voltava para casa em seu ônibus escolar no Paquistão. A menina, de então 15 anos, foi julgada por defender a educação para meninas, e o ataque a ela provocou protestos de simpatizantes em todo o mundo. Ela milagrosamente sobreviveu e agora é líder de uma campanha global para educação de meninas.

image6

9. Grandes Olhos (2014)

Dirigido por Tim Burton, o filme conta a história da pintora americana Margaret Keane. Ilustrando principalmente mulheres, crianças e animais, sua principal marca são os olhos grandes (e, diga-se de passagem, profundos e tristes) que dá aos personagens que pinta. Pelo difícil reconhecimento de trabalhos com autoria feminina nos anos 50 e pelo machismo que permeia sua vida, Margaret aceita que suas obras sejam assinadas com o nome do marido para conseguir vendê-las. Diante da popularidade dos quadros, ele passa a afirmar que as obras são de sua autoria. 

image59

10. Estrelas Além do Tempo (2016)

A história de uma equipe de matemáticas afro-americanas que desempenhou um papel vital na NASA durante os primeiros anos do programa espacial dos EUA. No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

essa-aqui

 

11. Nada Ortodoxa (2020)

História de uma jovem judia ultraortodoxa que foge do casamento arranjado e da comunidade religiosa para começar uma nova vida no exterior. Assim se apresenta a ótima minissérie de quatro episódios , baseada nas memórias da escritora Deborah Feldman — que hoje, como a protagonista, vive em Berlim e trabalhou como conselheira para a produção.

download

12. Seraphine (2008)

Sim, quase todos os filmes sobre arte possuem sua dose de drama e Seraphine segue à risca esta regra.A trágica história da ingênua pintora francesa Séraphine Louis, também conhecida como Séraphine de Senlis (1864-1942), é contata em um dos filmes biográficos de artistas mais emocionantes da atualidade. A história de uma humilde serva que se torna uma talentosa pintora autodidata.

unnamed-34

13. Piaf: um hino ao amor (2007)

Biografia da icônica cantora francesa Édith Piaf. Criada por sua avó em um bordel, ela foi descoberta enquanto cantava na esquina aos 19 anos. Apesar de seu sucesso, a vida de Piaf estava cheia de tragédia. Eis uma produção que tinha tudo para ser um filme musical, mas é muito mais do que isso.

images (6)

 

14. O Corajoso Coração de Irena Sendler (The Courageous Heart of Irena Sendler, 2009)

Na Polônia de 1940, Irena é uma católica servidora social que, para evitar deportação, salva milhares de crianças judias da morte durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é baseado na história real de Irena Sendler, que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia.

image10

15. Zuzu (2006)

Nos anos negros da ditadura, Zuzu Angel era uma estilista de sucesso que conquistava o mundo com o seu talento, até que seu filho desapareceu nas mãos dos militares. Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel mãe do militante político Stuart Angel Jones e da jornalista Hildegard Angel,teve seu filho torturado e assassinado pela ditadura militar.

image48

16. Flor do Deserto ( 2009)

Aos 13 anos Waris foge de um casamento arranjado na Somália atravessando o deserto por dias até chegar em Mogadishu, capital do país. Seus parentes a enviam para Londres, onde trabalha como empregada na embaixada da Somália. Quando vê a chance de retornar ao país, ela descobre que é ilegal da Somália e não tem mais para onde ir. Com a ajuda de Marylin, uma descontraída vendedora, Waris consegue um abrigo e passa a trabalhar em um restaurante fast food, onde é descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson. Baseado na história da modelo Waris Dirie.

image50 (1)

 

Para continuar falando de assuntos femininos que tal saber um pouco mais de Mulheres na História da Arte

Para quem quiser continuar maratonando mas mudando um pouquinho o tema , que tal a

 Gastronomia na tela – 18 filmes para saborear

02fc0633-f7a6-4542-ba7d-d26dccd6f451

«

»

2 COMENTÁRIOS

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *