TOP
02fc0633-f7a6-4542-ba7d-d26dccd6f451
cultura filmes inspiradores Resto/Bares Sem categoria Variedades

Gastronomia na tela – 18 filmes para saborear

 

Como diz a premiada chef brasileira Helena Rizzo: ” Não acho que a comida seja arte, comida é comida. A arte está dentro de cada um de nós , na maneira como nos relacionamos com a vida”.

A gastronomia nunca vai deixar de se inspirar no passado, ingredientes, receitas , mas precisa se conectar com o futuro. Por isto fizemos uma lista de ideias para inspirar a quarentena que tem sido muito fértil na criação de novos chefs.

Se existe uma receita que deu certo foi a aposta de grandes estúdios e emissoras em produções sobre o universo da culinária. Filmes europeus, americanos e latinos mostram muito de cada cultura ao revelar como se relacionam com suas receitas tradicionais,  ingredientes e a mudança dos tempos.

Algumas das melhores histórias começam na cozinha, vamos a elas.

Se você quer receber nosso conteúdo exclusivo semanalmente , assine Newsletter Viajandocomarte

1- A 100 passos de um sonho (2014)

A história se passa na França, onde uma chef tradicional  se sente ameaçada quando uma família indiana abre um restaurante em frente ao seu. Os dois restaurantes concorrem de igual para igual e a chef começa a descobrir que subestimou a comida e os chefs do novo estabelecimento. Temperado com romance , uma delícia. 

unnamed (2)

2- Sushi a Mexicana (2014)

 A história aborda a trajetória de Juana, uma mãe solteira que tem habilidade em cortar com extrema facilidade qualquer tipo de alimento. Após trabalhar em um hortifruti por anos, ela recebe uma proposta de emprego em um restaurante japonês que irá mudar sua vida para sempre. Superação e quebra de paradigmas. 

sushi-a-la-mexicana

3- Entre Vinho e Vinagre (2019)

Uma delícia de comédia. Uma viagem de seis amigas que se conheceram trabalhando em uma pizzaria 20 anos atrás e se reúnem para celebrar a amizade e o aniversário de 50 anos de uma delas. O encontro acontece no Vale de Napa, na Califórnia, região de vinhos. Cada uma delas com suas dores e amores, falam da vida, do trabalho e tudo isso em meio comida boa e degustação de vinhos. Nada muito profundo, pelo contrário, texto leve e interpretações excelentes.

vinho

4-  Chef  (2014)

Conta a história de um renomado chef de cozinha que, depois de alguns problemas, se vê no comando de um food truck. Carl Casper (Jon Favreau) arruma briga com um famoso crítico gastronômico e acaba demitido de seu restaurante e, para piorar, ele não consegue vaga em mais nenhum outro lugar. Então, reinicia sua vida em um trailer de comida,  uma ótima oportunidade de fazer os pratos que sempre quis. É uma comédia cheia de sabor e comidas deliciosas: vale a pena mas prepare o lanche.

MV5BMTY5NTYzNTA1M15BMl5BanBnXkFtZTgwODIwODU1MTE@._V1_SX300

5- Pegando fogo (2015)

Um filme cheio de adrenalina e comidas lindas e deliciosas! Ele conta a história do chef Adam Jones (Bradley Cooper), um dos mais respeitados de Paris, que arruína toda a sua carreira por causa de drogas e bebida. Após um tempo, ele tenta se recuperar e finalmente conquistar sua tão sonhada terceira estrela Michelin. Essa história consegue misturar ação e o dia a dia dos chefs na cozinha. 

 Pegando Fogo 01

6- Sem reservas (2007)

Um belo romance que mistura um casal apaixonado com muita comida boa! Conta a história de uma chef que recebe um subchef para trabalhar em sua cozinha. O novo empregado é completamente diferente dela e os dois acabam tendo que aprender a conviver em harmonia. Esse filme mostra que com um pouco de paciência e alguns pratos maravilhosos, duas pessoas completamente diferentes podem acabar se apaixonando. 

resenha-filme-sem-reservas-julia-sardenberg-sabores-da-isy-capa-do-filme-ickfd

7- Chocolate (2001)

Chocolate conta a história de Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma mãe solteira que abre uma loja de chocolates com a filha de seis anos em uma cidadezinha da França. Lá elas sofrem preconceito de alguns moradores, mas com o tempo eles são atraídos pelo gosto e cheiro dos doces deliciosos. Temperado com a picardia do Johny Deep.

download

 

8- O Tempero da Vida (2003)

Desde pequeno, Fanis (Markos Osse) sempre esteve envolvido com a comida, experimentando os temperos que ela podia lhe oferecer. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis) é um filósofo culinário, que ensina conhecimentos que vão além de uma simples refeição. Como já diz a capa do filme: “canela, doce e ardente como toda mulher; pimenta, picante e ardida como o Sol; sal, utilizado para dar mais sabor à vida.” Se passa entre os conflitos de Turquia e Grécia. Lindo e histórico.

51LzOHRtGsL._AC_

9- Volver (2006)

Como um bom filme de Pedro Almodóvar, Volver trata das particularidades do universo feminino, de suas nuances e do retorno à terra natal, ao passado. Raimunda (Penélope Cruz) retorna para sua cidade quando um incêndio mata seus pais, mas tem que continuar sua vida e criar sua filha Paula. Com grandes referências à culinária espanhola, Volver é um retrato de pequenos sabores e dessabores da vida cotidiana.

MV5BMjA0NTUxMjY1OV5BMl5BanBnXkFtZTcwNjI2OTMzMQ@@._V1_SX300

10- Desnorteados (2015)

Dois jovens espanhóis preparados para mercado acabam ficando sem emprego depois da crise de 2008 e decidem partir para Berlim na esperança de grandes empregos. Lá descobrem que diplomas e MBA’s não servem para muita coisa. Acabam indo morar em uma pensão onde há também um restaurante e onde eles vão trabalhar. Eis o cenário dessa história que tem humor, um pouco de romance e desmitifica a ideia de que trabalhar na Europa é um sonho para qualquer imigrante. Pelo contrário.

PERDENDONORTE-CARTAZ

11- Os Sabores do Palácio (2013)

Como deve ser cozinhar para o presidente de um país? Muita pressão, com certeza! A renomada chef Hortense Laborie (Catherine Front) é a escolhida para ser a manda-chuva no Palácio de Eliseu, na França. De olhos bem abertos para o que acontece ao seu redor, ela vai conquistando seu espaço e os colegas de trabalho com pratos muito bem feitos e a simplicidade de quem sabe o que está fazendo.

os sabores do palacio

12- Vatel – Um Banquete Para o Rei (2000)

O famoso ator Gérard Depardieu interpreta o mordomo François Vatel, do Príncipe de Condé . Só ele poderia preparar as melhores comidas e garantir o entretenimento do rei Luís XIV (Julian Sands), que livraria a região das imensas dívidas. Em meio a muitas receitas deliciosas, Vatel se apaixona por Anne de Montausier (Uma Thurman), que pode atrapalhar o cozinheiro em sua jornada.

filme-vatel-um-banquete-para-o-rei

13- Soul Kitchen (2009)

Zinos Kazantsakis (Adam Bousdoukos) é proprietário do restaurante Soul Kitchen. O negócio não anda bem, pois os clientes não aprovam a comida feita pelo novo chef. Para piorar, Nadine (Pheline Roggan), sua namorada, resolveu se mudar para Xangai e uma terrível dor nas costas o atormenta. Zinos decide ir atrás da amada, mas para isso precisa deixar o comando do restaurante nas mãos do irmão, que acaba de sair da prisão.

91OD-ewPdJL._AC_SY550_

14- The Lunchbox (2013)

O Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida famoso em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faz com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelas viandas de entrega.

s592


15- Today´s Special (2009)

Samir (Aasif Mandvi) é o sous chef de um badalado restaurante francês em Manhattan, até que ele se frustra com o chef e pede demissão. O plano agora era estudar gastronomia francesa em Paris, o que não ocorre pois seu pai  sofre um ataque cardíaco, e ele deve tomar conta do restaurante indiano da família, Tandoori Palace. O problema é que o conhecimento que Samir tem da culinária indiana é bem limitado, porém tudo muda quando ele conhece um motorista de taxi que diz ter sido um grande chef na Índia. Samir passa a aprender que cozinhar não é apenas seguir receitas, mas também seguir o coração.

filme-today's-special

16- O Sabor da Magia (2005)

Tal qual o misticismo que rege a culinária, Tilo (Aishwarya Rai) é uma mulher misteriosa, dona de uma loja de especiarias e que tem um poder de cura sobre as pessoas. Mas todo poder tem suas responsabilidades: ela não pode se apaixonar, não pode provar suas receitas e nem tocar na pele de outra pessoa. Tudo muda quando ela conhece Doug e seu dom das especiarias começa a tomar outros rumos.

19962078.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx

17 – Chefs Table (2015) – Série

Em cada um dos seis episódios, poderemos ver como é a rotina de grandes chefs ao redor do mundo. Nossas mentes curiosas e estômagos famintos vão saber quem são eles, onde vivem e o que comem mas, principalmente, como se inspiram a partir de ingredientes comuns ou têm a coragem de desafiar conceitos rígidos de algumas tradições. Adorei o episódio do chef argentino Francis Malman e seus “fogos” na Patagônia.

MV5BMjE3MDQ2OTYyN15BMl5BanBnXkFtZTgwNjQ0Nzg0NzM@._V1_

18- Festa de Babete (1989)

Clássico dos Clássicos . Dinamarca, século XIX. Filippa e Martine são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso surge no vilarejo Babette (Stéphane Audran), uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois,  ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e se oferece para preparar um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Inesquecível.

PLANO-CRITICO-A-FESTA-DE-BABETTE-600x400

 

Para quem quer continuar a busca por opções históricas 

15 Filmes que oferecem um panorama da nossa época

«

»

1 COMENTÁRIO

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM