TOP
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
America do Norte , Central e Caribe

Impressões sobre Cuba

“Renato Rizzo dá sua contribuição ao blog com um belo relato sobre sua experiência em Cuba.” Como não estava acompanhado da Mylene, como de costume, precisei ler um pouquinho sobre a História de Cuba , sua colonização, seus costumes, alguns detalhes da revolução, da arquitetura e das artes antes de viajar .”

A ilha, conhecida como a chave do Golfo, está a menos de 200 km da Florida , possui aproximadamente 11 milhões de habitantes, sendo que 25% da população vive na capital – Havana.

Estive lá com um grupo de empresários e optamos por ficar na capital e fazer uma visita rápida a famosa praia de Varadero.

O mar azul e os coqueiros que se misturam a areia branca justificam a fama do litoral cubano. Pena não ter podido ficar mais tempo para conhecer as praias do sul , lado caribenho da ilha.

Em Havana, tivemos a oportunidade de estar com o embaixador do Brasil em Cuba e na casa do Josué , vendedor de charuto contrabandeado. Ouvir a impressão de um estrangeiro que vive em Cuba e de um Cubano que nunca saiu de Havana sobre temas como educação, saúde e habitação é no mínimo interessante e diz muito do que se passa ali .

O impressionante desta viagem é que, sem duvida alguma, cada um de nós também teve um olhar diferente sobre esta ilha.

Logo de chegada, saindo do aeroporto em direção a Havana Vieja, nosso taxi enguiçou e tivemos que trocar de carro. Para alguns isto já foi suficiente para deixar que o preconceito permeasse a visão sobre o local.

Por sorte , meu olhar estava fixado no entorno , hipnotizado pela sensação de ter voltado no tempo, ao século passado , como se eu fizesse parte de um daqueles filmes que minha mãe adora rever na televisão . Os carros antigos, a arquitetura e o colorido da cidade encantaram.

Minha chegada coincidiu com o início do Carnaval de Inverno e foi mais uma surpresa agradável.

A arquitetura em Havana é algo majestoso, mistura prédios coloniais com Barroco, arquitetura Art Decó e Art Noveau. Ficamos no Hotel Saratoga (muito confortável e excelente localização), na região conhecida como Centro Habana e Prado , em frente ao Capitólio (imitação do Capitólio de Washington DC, sede do Governo até a Revolução )

Há uma quadra estávamos na Passeo de Prado , uma larga avenida muito arborizada , com piso de mármore e luminárias de ferro do século XVIII que leva até o Castillo de San Salvador na beira mar (Malecon) .

Neste trajeto vamos admirando diversas influências arquitetônicas e prédios históricos como o Hotel Inglaterra e o Grand Teatro de La Habana, uma passeio maravilhoso. A poucas quadras do nosso hotel, fomos conhecer a Fábrica de Tabacos Partagás e comprar os famosos charutos para presentear alguns amigos. Andando nas ruas mais estreitas, chamava minha atenção a ocupação dos prédios abandonados, crianças brincando na calçada, vizinhos conversando nas sacadas e invariavelmente as residências encontravam-se com suas portas abertas.

Todos cubanos que conversei , sempre foram muito gentis e a cidade de Havana passa uma sensação de bastante segurança.

Do outro lado da cidade , está a região de Vedado, foi uma caminhada intensa percorrendo toda Malecon pela beira mar até chegar a Plaza de la Revolucion, nota-se aqui uma pequena melhora na qualidade de vida dos residentes. Local de muitos parques e Hotéis , região onde está a universidade de Havana.

Voltando a base, a poucas quadras do nosso hotel, ingressamos na região conhecida como Habana Vieja, centro Histórico de Havana , região onde concentra-se a maior parte dos investimentos em restauro com predominância da arquitetura colonial Barroca . Os pátios internos das casas, algumas transformadas em restaurantes para turistas , mostram a influência espanhola na construção importada da Europa no século XVII.

Por falar em restaurantes, come-se muito bem em Havana , vários localizam-se ao redor da Plaza de La Catedral e da Plaza de Armas .

Sugiro beber um mojito no Bodeguita del Medio com suas paredes cobertas por autógrafos de personalidades como Ernest Hemingway (indicação de todos livros de turismo) e jantar no Restaurante Café del Oriente.

No meu olhar sobre Cuba , deixei as questões políticas de lado , até porque qualquer pergunta sobre Fidel , ou sobre o Partido , não é bem vinda . Quando falamos de onde viemos, a informação que chega ao povo é dos assassinatos nas favelas do Rio, de como a população vive mal e alguma coisa sobre Futebol . Meu sentimento é que, estando ali, conversando com as pessoas , vendo apenas propaganda do Partido e informações que lhe convenha, temos o verdadeiro significado de o quanto a liberdade de imprensa é importante para uma sociedade. Ou será que as pessoas que vivem ali estão satisfeitas com esta falta de liberdade ? Alguns me pareciam acomodados, mas a grande maioria muito inconformados com a pobreza.

Por fim , minha visão sobre Cuba pode ser resumida por algumas palavras do embaixador: “Cuba não é tão boa como alguns vendem , nem tão ruim como alguns querem que ela seja.”

Foi uma visita encantadora , até porque a fiz com total liberdade de escolha .

 

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Você sabia que a Piazza Navona foi  construída sobre as ruínas de um antigo estádio romano? O estádio de Domiciano, (daí seu formato em elipse), umas  praças mais populares e bonitas de Roma, cheia de cafés charmosos, restaurantes e artistas vendendo seus trabalhos. 
Sem falar nas lindas fontes criadas por Gian Lorenzo Bernini , um dos gênios do Barroco italiano.
.
.
.
.
#roma #piazzanavona #bernini #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #italian #roma #italia
  • Cada vez que fecho a casa da praia sinto uma nostalgia , que não é exatamente do verão ou da vida à beira-mar. É  algo mais simbólico, de uma sensação de liberdade, de leveza de pensamento. Traduzi isto em fotos e texto lá no blog.
.
.
.
#viajandocomarte #experience #praia #atlantida #litoralrs #doleitorzh #verao #mar #historiasdeverao
  • Você se importa de ir a Paris no inverno?
Ou acha que o inverno tem o seu charme? Mais romântico talvez?
Marque aqui alguém que você gostaria de passar uns dias em Paris.
.
.
.
.
#frança #paris #louvre #inverno #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #italian
  • Que você acha de fazer um programa diferente neste carnaval?
Num lugar de natureza exuberante, com uma boa dose de adrenalina?
Se você curtiu a gente recomenda fazer um rafting no Rio das Antas em Nova Roma, bem pertinho do Vale dos vinhedos.
.
.
.
#rafting #riodasantas #valedosvinhedos #aventura #serragaucha #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl
  • De bike na muralha de Xian , na China. Experiência que vamos repetir com o grupo na viagem em março. 🚲
.
.
.
#bike #china #viagem #experience #viajandocomarte #xian #muralha #ig_china #ig_bikes
  • Lua cheia.
Dia das bruxas espalharem muita energia boa pela cidade.
.
.
.
#portoalegre #brasil #fullmoon #luacheia #pontedoguaiba #viajandocomarte #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #NaturesApparel
  • Bergerac que fica na região da Dordonha na França, que ficou conhecida pela peça Cyrano de Bergerac tem uma estátua do protagonista narigudo na pequena e simpática Place Pelissière. Os ótimos vinhos regionais podem ser degustados na Maison des vins ou nos terraços dos restaurantes instalados entre coloridas casinhas de estilo enxaimel.
.
.
.
.
#dordonha #frança #bergerac #foiegras #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl
  • Vida voltando ao normal é hora de planejar aquela viagem sonhada para conhecer a belíssima costa do Algarve em Portugal. A partir de maio é a época perfeita para explorar suas praias cinematográficas.
.
.
.
#portugal #algarve #praiadocamilo 
#viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl