TOP
IMG_4335
Asia Bali Indonesia

Indonésia , terra de superlativos

A Indonésia evoca superlativos, o maior arquipélago da terra com mais de 17 mil ilhas, o mais populoso país muçulmano , uma nação transcontinental , com terras na Ásia e Oceania.

IMG_3125

Não precisava muito mais para aguçar o desejo, mas o melhor estava por vir. No convite estava incluída a estadia no Nihi Sumba Island, que ganhou por dois anos seguidos (2016 e 2017) o prêmio de melhor hotel do mundo pela renomada publicação turística Travel and Leisure, a aventura estava coroada .

IMG_3838

Chegar à Indonésia e como emergir em um mar de culturas que, misturadas criaram um melting pot único e saboroso. .

São tantas ilhas formando um petit pois de pontos escuros num oceano profundamente azul e tépido, assim é o Oceano Índico. E no interior cursos de água abertos em meio à plantações de arroz, como veias numa mata tropicalmente verdejante que seguem o traçado da linha do Equador.

IMG_3692

IMG_3696

Um país de diversidade , ao mesmo tempo o maior país muçulmano do mundo , com seu núcleo em Java , convive com o universo hinduísta e espiritualizado de Bali e com o animismo primitivo de Sumba.

IMG_3892

Sumba traz sua verdade, e não se entrega em luzes cristalinas. Surpreendentemente revela uma comunidade cristã em meio a construções tribais de torres chamadas Menara , onde eles acreditam viver seus antepassados. Criam búfalos e pequenos cavalos que são o troféu dado como iniciação aos meninos na puberdade. O artesanato tem uma riqueza única, em objetos rituais feitos de ossos e conchas, peitorais quase como cocares invertidos.

A vida mantém intacta sua vocação em um sistema de castas ancestral que identifica mas não descrimina.

IMG_3959

IMG_3778

É nesta comunidade que está o Nihi Sumba Island , numa ilha duas vezes maior do que Bali um único complexo que além de oferecer todo o conceito de sustentabilidade em sua construção e funcionamento , ainda prepara a população local para trabalhar em quase todas as funções no hotel , mantém uma fundação que abre poços artesianos , alimenta as crianças da região e está erradicando a malária na ilha.

IMG_4357

Tudo aqui fala sobre luxo despretensioso, pés descalços mesmo, focado na experiência e no serviço, sem nenhuma ostentação. Cada vila é decorada com o artesanato local e prima pela privacidade total.

IMG_3932

Cada cantinho é pensado nos mínimos detalhes, os banheiros tem duchas ao céu aberto e banheiras com vistas estonteantes. Tudo convida ao romance e não é à toa que o Nihi Sumba é um dos hot spots para lua de mel no mundo.

IMG_3853

E as experiências!! Nihiwatu é famosa pelas suas ondas perfeitas para o surf e este é um dos pontos altos da estadia, mas cavalgar em uma praia virgem de águas cristalinas ao por do sol , fazer um safári SPA com todos os tratamentos de frente para o mar em total privacidade não deixa ninguém triste por não saber surfar!

IMG_4264

Para além de praias intocadas está a floresta rica e densa, macacos espiam com curiosidade, aldeãos copiam motivos naturais em panos e sarongs. E no mar golfinhos que nadam livres num mar tépido e cristalino, junto com seu maior competidor, o surfista.

IMG_4102

 

Um idioma nacional congrega, e os dialetos de cada ilha mantém viva a tradição e as diferenças.

IMG_3560

Em Bali, em todos os dias do ano se está celebrando algum deus, de algum templo e as festas abundam . A religiosidade é uma espécie de inscrição de pertinência. E a responsabilidade de manter a tradição cabe ao homem da família, que também recebe toda a herança. Meninas são “dadas” à família do marido e não tem direito ao patrimônio paterno .

Bali alimenta seu legado, e em Ubud chega a ser proibida a construção de qualquer Igreja cristã ou mesquita islâmica , para não macular o hinduísmo vigente.

IMG_3482IMG_3493

Todos têm templos em casa, na comunidade e na confraria profissional. Sustentam e oferecem seu tempo à manutenção da espiritualidade.

IMG_3235

 

A natureza é profícua, flores são usadas em oferendas e se oferecem belas e perfeitas. Frangipani é a flor onipresente, mas não faltam bouganvilies, flamboyants, jasmins e todas as espécies de tumbérgias azuis e brancas, formando cortinados pendentes.

Apesar do trânsito caótico, com motorbikes cruzando em todas direções a natureza parece desdenhar e se manter virgem e exuberante.

É uma terra tão rica em diversidade quanto em sensações , cores, reflexos e aromas.

IMG_4375

A gastronomia é tão diversificada quanto a mistura de raças e religiões, mas a pimenta reina soberana junto com o arroz! Patos , porcos e peixes complementam o cardápio, misturando sempre sabores ácidos e adocicados! Coco e tamarindo , são ingredientes que dão o toque inusitado criando uma nova paleta de sabores.

IMG_4385

A selva se oferece abundante, jacas, mangas, mangostins e lichias, o paladar também vai aprender.

IMG_3220

Bali leva nosso pensamento para a beira da praia, mas é no interior que está sua maior beleza, em Ubud desbravamos cachoeiras , terraços de arroz e alcançamos vulcões que ameaçam e encantam ao mesmo tempo. A atenção com o corpo faz parte da cultura e a delícia de um SPA que nos cuida por inteiro encontramos no Como Shambala Estate.

IMG_3563

As praias são a parte mais desenvolvida e cosmopolita da ilha.

IMG_4485

A história da Indonésia tem sido influenciada por poderes estrangeiros atraídos por seus vastos recursos naturais. Na Era dos Descobrimentos vieram os ocidentais, em busca das famosas especiarias. Portugueses, ingleses e por fim os holandeses que colonizaram batizaram Jakarta como Batavia e custaram até o século XX para sair.

Hoje as influências são de povos diversos, australianos, chinêses e até brasileiros figuram numa longa lista! Mas são assimilados como parte de um país que se orgulha de sua diversidade.

Terimakasih!

IMG_3839

Agradecer de uma forma suave e acolhedora em barassa significa :recebe meu amor.

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Localizado no coração de Roma, o Vaticano é o menor país da Europa e o centro nevrálgico da Igreja Católica.
.
.
.
.
#roma #vaticano #basilicasaopedro #viajandocomarte #italia #amazingplaces #photography
  • Maldivas embarcando sonhos! .
.
.
#viagem #maldivas #viajandocomarte #praia
  • Sainte Chapelle uma jóia da arquitetura gótica tardia, foi construída por Luis IX, para abriagar as sagradas reliquias dos imperadores de Constantinopla, a coroa de espinhos de Jesus e um pedaço da cruz. A curiosidade é que as relíquias custaram 3x o valor da construção da igreja.
.
.
.
.
#paris #iledefrance #frança #saintchapelle #viajandocomarte #gotico #amazingplaces #photography
  • Trancoso é puro charme, impossível não se apaixonar.
.
.
.
#bahia #trancoso #quadrado #viajandocomarte #arquiteturacolonial #amazingplaces #photography
  • Nostalgia em Garopaba!
.
.
.
#viagem #ig_santacatarina_ #garopaba
  • As “Capillas de Marmol” ou Catedral de Mármore, no Lago General Herrera na Patagônia chilena são absolutamente imperdíveis de conhecer.
Você pode chegar lá de Kayak ou em passeios de lancha, saindo de Puerto Tranquilo.
.
.
.
#chile #patagonia #lagogeneralherrera #capillasdemármol #viajandocomarte #amazingplaces #photography
  • Charme da arquitetura colonial da Bahia.
.
.
.
#bahia #trancoso #quadrado #viajandocomarte #amazingplaces #photography
  • Reflexos no Canal Saint Martin, em Paris.
O outono já está dando as caras no canal mais romântico da cidade.
.
.
.
.
#paris #frança #canalsaintmartin #viajandocomarte #amazingplaces #reflexos #photography