TOP
802
Asia China cultura Fotografia Japão Sem categoria Variedades

Japão X China : inimigos íntimos ou irmãos em disputa

Passei poucos dias no Japão, uma visita de reconhecimento para voltar, espero que em breve.

IMG_9035

Como empreendi este projeto após uma longa viagem pela China, me arrisco aqui a pensar o Japão em relação ao seu vizinho mais próximo .

São duas culturas com a mesma origem, os carácteres chineses são encontrados na escrita japonesa e as lendas de formação tratam de exploradores continentais que saíram a navegar e encontraram uma ilha, os chineses sentem que os japoneses são os filhos usurpadores. Chamam de inimigos íntimos.

IMG_9724

As cicatrizes da invasão e atrocidades cometidas por japoneses na China no tempo da II Guerra Mundial ainda são feridas abertas e mal resolvidas. Diferentemente dos alemães e falam muito sobre suas mazelas e reconhecem seus pecados , os japoneses ainda comemoram vitórias que calam e ferem profundamente nos chineses. Uma atitude difícil de conectar com este povo que nos parece tão generoso e gentil.

LRG_DSC00951

A cultura japonesa é delicada e silenciosa, a arte se apresenta minimalista, assimétrica em cores suaves. Os chineses são exuberantes , coloridos e buscam impactar com a grandiosidade. Uma relação que pode facilmente ser feita levando-se em conta a dimensão territorial dos dois países.

IMG_9617 IMG_9616

O japonês é contido, atencioso e extremamente honesto. Se preocupa em deixar muito claro o valor do que oferece e não desvaloriza nem um centavo de troco de um dinheiro repleto de mini moedas. Não existe o costume de regatear, se o valor foi oferecido é sempre pelo preço justo!

IMG_8986

Na China se regateia até na farmácia, e pode-se calcular uns 80% de rebaixa. E sempre muito cuidado com o troco.

Mas o japonês não tem nenhum grau de flexibilidade. Um taxista errou o caminho, desligou o taxímetro, voltou exatamente ao ponto de partida e recomeçou a corrida! Poderia ter atalhado e negociávamos um acordo, eles nem cogitam esta possibilidade.

IMG_9023

Contrastes em Tokyo 

IMG_9623

Floresta de bambu em Kyoto

Vimos um país muito mais antigo do que supúnhamos, a imagem tecnológica e futurística migrou para o Continente. A China pulsa para o futuro , tudo brilha em crescimento e novidades tecnológicas.

IMG_9002

O bairro comercial de Tokyo ,Ginza

806

A tradição é a tônica do Japão, o dia a dia é pautado em costumes arraigados, adolescentes de uniforme com saia plissada e gravata, motoristas de táxi de terno e pasmem, luvas brancas!

938

A limpeza das ruas e quase uma magia, nenhum papel pelo chão e nenhuma lixeira à vista, todos levam e reciclam seu descarte em casa. Mas ainda entregam muitas sacolas de plástico, me intrigou a discrepância.

IMG_8900

1018

Mas a gente imaginava encontrar um contraste negativo na China, a surpresa foi ainda maior, os vizinhos estão correndo e mantém suas ruas imaculadamente limpas, com um varredor em cada esquina ,com programas de educação, e um forte controle de guardas de segurança, trânsito e câmeras em todos os espaços públicos!

IMG_8977 IMG_8974

Tive um episódio de paranóia em solo chinês, levei um material escrito em folhas soltas discorrendo sobre a biografia de Mao Tse Tung, nada muito elogioso. Deixei sobre a cama à noite e saí para jantar , na volta tinha desaparecido. Procurei por todo o quarto e nada! Tive a certeza de que alguém teria lido e confiscado, entrei meio em pânico até encontrar tudo espalhado embaixo da cama! O grau de controle  ainda não chegou ao interior das mentes!

Na China o superego é externo e muito punitivo, no Japão ele já foi internalizado faz anos , e endurece um pouco as relações!

IMG_8809 IMG_8789

O metrô em Tokyo é tão silencioso que parece que estão em prece!

No Japão os banheiros são imaculadamente limpos e cheirosos e se a tecnologia desponta em alguma área é nos vasos sanitários! Aquecidos, com jatos de água em todas as direções, inclusive na nossa! Tem sempre uma cadeirinha para colocar o bebê ao lado do vaso. Sofremos bastante com as latrinas fedidas na China.

IMG_8761

Este contraste chega à mesa , no primeiro se come quase tudo cru ou levemente cozido enquanto que no outro até a alface é cozida!

IMG_8765

No Japão ninguém se esbarra, vivem num espaço exíguo mas não invadem um milímetro o território alheio. Reverentes e ate servis. Na China algumas noções de cortesia e educação social ainda merecem atenção, mas nos últimos cinco anos, desde minha primeira visita, a melhora é visível.

IMG_8711

A religiosidade japonesa está intimamente ligada a natureza, o xintoísmo filosofia primeva foi somado ao budismo importado da China. O respeito pelo ambiente e por todos os detalhes que o compõem é tocante.

1047

Mesmo em Tokyo com uma população de mais de 10 milhões e espaço restrito, os parques abundam e são impecáveis.

IMG_8911

Kyoto é a cidade histórica, assim como Xian guarda a herança das primeiras dinastias chinesas , em Kyoto encontram-se os palácios dos samurais e lembranças de shoguns.

960

Aquele tipo de japonês descolado , roupa extravagante e cabelo colorido vimos pouquíssimos, a tradição ainda impera pelas ruas. Mas nos surpreendemos com um povo elegante e eu diria, até bonito em seu exotismo. Acho que a proximidade  oferecida por milhares de imigrantes em São Paulo nos traz uma identificação. Aqui vale a máxima de que só admiramos o que reconhecemos!  

IMG_8837

Meninas quase mulheres têm aparência ingênua até meio infantilizada. Sensualidade zero na postura ou vestimenta.

IMG_9474

Em quase todas as funções de atendimento ao público encontramos muitos idosos. Uma experiência inesquecível foi descer de um trem para o lado errado e encontrar um velhinho com uma placa pendurada no peito: voluntário, informações em inglês. Nos aproximamos e ele, falando pouco, nos indicou que o seguíssemos pelas escadas rolantes, enquanto ele subia mais rápido do que nós, pelos degraus convencionais. Claro que não aceitou gorjeta, seria uma desonra.

IMG_9449

Tudo isto foi emoldurado pelo mais belo e gracioso cenário, a Sakura. A floração das cerejeiras é um espetáculo esperado por todos e curtido até pelo japonês mais ranzinza, e dura só uma semana por ano! As flores são sensíveis e caem ao primeiro vento ou pingo de chuva.

IMG_9690

As pessoas saem para a rua para fazer picnic embaixo das árvores , em parques ou mesmo em canteiros,vestidos a caráter e normalmente em grupos de colegas de trabalho. Este tipo de vínculo é quase mais valorizado do que as relações familiares, a tradição de ter um único emprego na vida e ser totalmente fiel ao seu chefe continua forte.

IMG_8672

Foi um drops, doce e suave como as cerejeiras ! Deixou um gostinho de quero mais.

Vou voltar para conhecer o norte e curtir com calma , mas da próxima vez será no outono, acho que nunca mais terei a sorte de acertar exatamente o auge da Sakura, e prefiro não arriscar, pois o país fica superlotado nesta estação.

IMG_9457

Para saber mais sobre nossa experiencia na China

Xangai e a nova China

A tradição dos Guerreiros de Xian

Pequim , a China não é mais aquela

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM