TOP
Photo-0-1

Imagine entrar em uma livraria visitada por gente como Hemingway, J.K. Rowling, ou F. Scott Fitzgerald.

Uma livraria pode não parecer um lugar interessante para se visitar.

Todas as livrarias têm os mesmos equipamentos: estantes e livros. Mas para o viajante experiente, as livrarias são mais do que isso.

Uma livraria é um relógio histórico. Pode mostrar o caráter histórico de uma cidade ou mostrar inovação e modernidade.

Você pode encontrar uma livraria em uma gôndola às margens de um rio ou mesmo em um teatro. Essas lindas livrarias mostraram como uma livraria é atemporal e como uma livraria é um item básico que pode existir em qualquer lugar.

E se tem coisa que amo conhecer nas minhas viagens são livrarias, ainda mais se elas estão em lugares inusitados, ou trazem muito da história do lugar, ou são frequentados principalmente por locais.
Sem falar nos cafés e bares incríveis dentro das livrarias, simplesmente não resisto.

Tem coisa mais trágica do que saber que eu passei pelas ruas de uma cidade distante e passei por uma livraria que talvez nunca tenha a chance de ver novamente. Como eu poderia saber que aquela pequena porta discreta mantinha uma paisagem literária além da minha imaginação? Por que não ouvi falar disso antes?

Para te ajudar, para que isto não aconteça com você, coloquei aqui algumas das livrarias mais lindas, mais interessantes e inusitadas.
Verdade que não conheço todas, mas estão na minha lista!

Book Store Dominicanen

A primeira da lista fica em Masstricht, cidade universitária na Holanda, uma gloriosa catedral gótica com mais de 700 anos de idade é agora transformada em uma bela livraria de pleno direito. Portanto, esse é realmente um “templo dos livros” e provavelmente a maneira de os holandeses dizerem: “uma boa biblioteca é igual a (se não melhor que) uma igreja, templo ou mesquita!”

4c8a64f3-a3e8-4fe0-8ab6-2b8d3c70150f

 Anteriormente conhecida como Selexyz Dominicanen, a origem desta livraria remonta a 700 anos atrás, 1294 dC, quando era a igreja dominicana. Os tetos altos e os salões em arco não são nada menos que uma maravilha. O edifício foi restaurado em 2006 pelos arquitetos holandeses Merkx + Girod, que também projetaram a Suprema Corte da Holanda. Para preservar a arquitetura da igreja e torná-la um espaço comercial, uma estrutura de estrutura de aço preta foi erguida para atuar como um segundo andar da própria livraria.

aa84617a-32e7-4820-ab55-0e9c783a1783

Indo para Veneza?

Livraria Alta Acqua – Veneza.

Esta é absolutamente imperdível.

 Escondida em um canal no centro histórico de Veneza.

O nome é inspirado no fenômeno de enchente do mar Adriático, chamado de “Alta Acqua”, que acontece no outono e inverno.

O lugar é uma mistura de livraria e antiquário, livros espalhados por todos os lugares, mapas, fotografias, cartões postais e uma gôndola cheia de livros bem no meio da livraria.

Photo-0-1

Quando chove ou a maré fica cheia, a livraria fica completamente inundada e os funcionários precisam usar galochas para lidar com a água até os tornozelos.

Mas calma, os livros ficam bem protegidos da água.

31412715165_94b38981ec_b

Shakespeare & Co,  Paris.

Um clássico parisiense.

A Shakespeare and Company,  livraria independente mais famosa do mundo, foi o primeiro lugar a publicar a totalidade dos Ulisses de James Joyce quando ninguém mais o faria, e por décadas tem sido uma sala de estar informal – e às vezes um quarto – por muitos das figuras mais reverenciadas da literatura contemporânea: Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald, Jack Kerouac e Allen Ginsberg, Lawrence Durrell e Anaïs Nin.

3bc7dc25-a374-468a-b80d-88fa6d2b45fc 

Para George Whitman – o proprietário americano da loja, que morava no pequeno apartamento no andar de cima até sua morte em 2011, aos 98 anos, considerava a loja uma obra de arte viva. “Criei esta livraria como se um homem escrevesse um romance, construindo cada quarto como um capítulo”, disse ele. “Eu gosto que as pessoas abram a porta da maneira que abrem um livro, um livro que leva a um mundo mágico em sua imaginação.”

f96c0298d544478eebf895aede656fb6

Livraria Falena Buenos Aires

Escondida no sempre surpreendente bairro de Chacarita, a livraria Falena é um segredo dos segredos mais bem guardados de Buenos Aires, frequentado  por pessoas descoladas e low profile: não há janelas ou quase nenhum sinal de que este lugar seja uma livraria.

 À primeira vista, uma casa de tijolos comum, basta tocar a campainha para entrar na Falena, cujo nome se refere a uma borboleta noturna (uma mariposa, bah).

falena

O interior, é elegante, acolhedor e tem uma seleção invejável de livros para ler entre poltronas, uma lareira e um pátio cheio de parreiras. Muitos espaços (confira o terraço) perfeito para beber em boa companhia.

 Drinks para todos os gostos: vinho, café ou chá.

falena_buenos_aires

Cafebrería El Péndulo – Cidade do México

Localizada na Zona Rosa, uma das mais descoladas da Cidade do México, este lugar foi um achado, pois tem milhares de publicações e livros difíceis de encontrar em outros lugares, diários da Frida Kahlo, edições lindas de livros na língua espanhola e um café com comidinhas deliciosas.

IMG_9283

IMG_9272

IMG_9275

 

Housing Works Bookstore Cafe, New York

Aninhada no coração do Soho, está esta jóia escondida que apresenta uma grande escada em espiral, colunas decorativas e filas e filas de livros doados iluminados sob o brilho quente das luzes de fadas.

unnamed

O café da livraria é composto inteiramente por voluntários e 100% de suas receitas destinam-se a beneficiar os sem-teto que vivem com HIV / AIDS.

x-default

 

Word on the Water, London

A Word on the Water fornece uma coleção elegante de livros novos e usados, preenchendo todos os cantos e recantos. Se você está procurando poesia ou literatura, este é o seu lugar.

 Navegue pelas prateleiras do lado de fora ou entre por pilhas de livros, aquecidos por um fogão aconchegante.

 Quero dizer, onde mais você terá a chance de ler Hemingway em uma barcaça dos anos 20?

Word-on-the-Water-3

Ela encarou os problemas comuns enfrentados pelas livrarias – vendas on-line e Netflix -, mas a Word on the Water também superou alguns desafios únicos. Antes de garantirem uma amarração permanente, eles eram forçados a se mover a cada quinzena pelas autoridades do canal.

Mais dramaticamente, a barcaça quase afundou vários anos atrás, depois que o interior inundou. Felizmente, o navio apelidado de ‘The London Bookbarge’ lançou âncora recentemente.

Word-on-the-Water-5

 Anote estes endereços e na sua próxima viagem ( só Deus sabe quando vamos poder voltar a abanar as tranças pelo mundo) você já tem várias livrarias incríveis para conhecer.

 

Book Store Dominicanen

Endereço: Dominicanerkerkstraat 1, 6211 CZ Maastricht,

Libreria Acqua Alta

Endereço: Calle Lunga Santa Maria Formosa, 5176b, 30122 Venezia

Shakespeare & Co

Endereço: 37 Rue de la Bûcherie, 75005 Paris,

Cafebrería El Péndulo – Cidade do México

Endereço: Hamburgo 126, Juárez, Cuauhtémoc, 06600 Ciudad de México

Housing Works Bookstore Cafe, New York

Endereço: 126 Crosby St, New York, NY 

Word on the Water, London

Endereço: Regent’s Canal Towpath, Kings Cross, London

«

»

2 COMENTÁRIOS
  • Luciane
    3 semanas atrás

    Sim as livrarias são pontos importantes numa viagem…mas acredito que a El Ateneo em Buenos Aires e Livraria Lello na cidade do Porto não deveriam ficar fora da lista para brasileiros. Existem maiores/melhores mas estas duas são básicas. Espero viajar com vcs em uma próxima viagem.

    • Mylene
      2 semanas atrás

      Ola Luciane
      Toda a razão.
      Vamos adorar que venhas conosco em uma próxima.
      Beijo
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM