TOP
IMG_2924
Europa Inglaterra Londres

Londres, modernidade e tradição na região da Tower Bridge

Londres não cansa de surpreender. Como sede das Olímpiadas de 2012 passou por muitas obras  revitalização e sua alma pulsa em várias regiões que foram totalmente remodeladas. Mas muitas mantém a história em forma bruta, e a “City”  é uma delas.

Tower Bridge

Depois de andar pela zona central de Picadilly e Leicester Square, que acaba de ressurgir renovada , tiramos um dia para conhecer a região da City. Originalmente o núcleo romano de Londres , onde a cidade nasceu pelas mãos do  Imperador Romano Claudio no século I a.C.com o nome de Londinium  e que acabou sendo a base do que hoje é o centro financeiro da capital inglesa, conhecida simplesmente como City.

Ali pulsa o capital do que já foi , até meados do século XX , o maior império do mundo. Bolsa de Valores, centro financeiro, escritórios , sedes de grandes empresas e muita gente circulando. Confesso que imaginava ser uma região moderna com algum contraste com prédios históricos como a Torre de Londres , o castelo medieval onde os normando se instalaram quando chegaram aqui para se mudar a história inglesa para sempre,  vindos do norte da França em 1078.

 

Mas é muito mais do que isto , a modernidade, ou seria a contemporaneidade dos prédios, me impactou mais do que em cidades como Berlin ou NYC, talvez pelo próprio contraste entre o antigo e o moderno. A Tower Bridge cria um clima nostálgico que o prédio da Prefeitura de Londres , obra de Norman Foster , equilibra de forma poética. Vale a pena dar um passeio num domingo ensolarado e almoçar por aqui, muitos restaurantes oferecem uma bela vista da ponte muito embora não encontrei nada que fosse “remarcable” em termos de culinária. Se alguém conhece,  mande a dica!

Prefeitura de Londres , obra de Norman Foster

O conglomerado, que tem outro prédio de Foster conhecido como “pepino” ,como epicentro , faz o pano de fundo para a Tower Bridge ao longe. Para visitar a região de Barbican , um desvio da ideia original, desça na Liverpool Station e aproveite as várias opções por aqui, inclusive Spitafield Market e o Bricklane Market.

Liverpool Station

 

Voltando para as margens do Tâmisa, foi aqui , na Torre de Londres , que os capítulos mais conhecidos da história inglesa aconteceram: a decapitação de Ana Bolena pelo marido Henrique VIII, a pseudo gravidez de Maria , a sanguinária que acabou gerando o nome do famoso drinque “bloody mary”  e foi daqui que Elisabeth I viu a ” Invencível Armada ” dos espanhóis, ser dizimada pela fúria dos mares . Emocionante a visita, um passeio pela história viva.

 

 

London Tower

A caminhada, partindo da Tower Bridge, pode ser em qualquer direção pela beira do Tâmisa , a surpresa sempre nos arrebata.

Em frente ao Museu de Design prédios residenciais seguem o estilo que está criando uma cidade em novos materiais. Este museu encanta gerações , com panoramas que recriam a história do design e também apresentam muitas possibilidades. Deem uma olhada no site do museu , as esposições temporárias são muito legais. http://designmuseum.org/

Na outra margem do Tâmisa , quem se aventura pela parte “interior” , logo atrás da beira do rio, vai descortinar uma paisagem quase de cidade do interior inglês em plena City,  a St Katherine´s Dock. Muitos yachts, restaurantes e prédios residenciais criam um ambiente peculiar. Aqui o Dickens Inn data de 1740, uma cervejaria que funciona hoje como pub e oferece ainda dois restaurantes, no verão é um local  divertido e movimentado.

 

 

 

 

 

«

»

1 COMENTÁRIO

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Você sabia que a Piazza Navona foi  construída sobre as ruínas de um antigo estádio romano? O estádio de Domiciano, (daí seu formato em elipse), umas  praças mais populares e bonitas de Roma, cheia de cafés charmosos, restaurantes e artistas vendendo seus trabalhos. 
Sem falar nas lindas fontes criadas por Gian Lorenzo Bernini , um dos gênios do Barroco italiano.
.
.
.
.
#roma #piazzanavona #bernini #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #italian #roma #italia
  • Cada vez que fecho a casa da praia sinto uma nostalgia , que não é exatamente do verão ou da vida à beira-mar. É  algo mais simbólico, de uma sensação de liberdade, de leveza de pensamento. Traduzi isto em fotos e texto lá no blog.
.
.
.
#viajandocomarte #experience #praia #atlantida #litoralrs #doleitorzh #verao #mar #historiasdeverao
  • Você se importa de ir a Paris no inverno?
Ou acha que o inverno tem o seu charme? Mais romântico talvez?
Marque aqui alguém que você gostaria de passar uns dias em Paris.
.
.
.
.
#frança #paris #louvre #inverno #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #italian
  • Que você acha de fazer um programa diferente neste carnaval?
Num lugar de natureza exuberante, com uma boa dose de adrenalina?
Se você curtiu a gente recomenda fazer um rafting no Rio das Antas em Nova Roma, bem pertinho do Vale dos vinhedos.
.
.
.
#rafting #riodasantas #valedosvinhedos #aventura #serragaucha #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl
  • De bike na muralha de Xian , na China. Experiência que vamos repetir com o grupo na viagem em março. 🚲
.
.
.
#bike #china #viagem #experience #viajandocomarte #xian #muralha #ig_china #ig_bikes
  • Lua cheia.
Dia das bruxas espalharem muita energia boa pela cidade.
.
.
.
#portoalegre #brasil #fullmoon #luacheia #pontedoguaiba #viajandocomarte #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl #NaturesApparel
  • Bergerac que fica na região da Dordonha na França, que ficou conhecida pela peça Cyrano de Bergerac tem uma estátua do protagonista narigudo na pequena e simpática Place Pelissière. Os ótimos vinhos regionais podem ser degustados na Maison des vins ou nos terraços dos restaurantes instalados entre coloridas casinhas de estilo enxaimel.
.
.
.
.
#dordonha #frança #bergerac #foiegras #viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl
  • Vida voltando ao normal é hora de planejar aquela viagem sonhada para conhecer a belíssima costa do Algarve em Portugal. A partir de maio é a época perfeita para explorar suas praias cinematográficas.
.
.
.
#portugal #algarve #praiadocamilo 
#viajandocomarte #europe #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wonderlust #happy #travelgirl