TOP
blog20
America do sul Aventura cultura Machu Picchu Peru Roteiros sob medida Sem categoria trekking trilhas Vale Sagrado Variedades

Machu Picchu – nada substitui sentir esta energia

 Machu Picchu é daqueles lugares que temos a sensação de conhecer pelo excesso de imagens vistas em diversos formatos. Pura ilusão! Quando nos deparamos com a grandiosidade do local , as fotos perdem totalmente o sentido, a energia toma conta e entendemos que sem ter estado lá , nossa imaginação não consegue alcançar a dimensão da força da Cidade Perdida dos Incas

blog21

blog7 

Machu Picchu não é o nome original dado pelos incas e desconhecido por nós, significa simplesmente “montanha velha” em contraste com mais fotografada  Huayna Picchu ou “montanha nova”, no outro extremo  .

blog26

Descoberta em 1911 pelo explorador americano Hiram Bingham , que comandava uma expedição da Universidade de Yale , comemorou 100 anos em 2011. A expedição buscava encontrar Vilcabamba, uma fortificação usada pelos descendentes incas na luta contra os espanhóis. Machu Picchu que permaneceu escondida por séculos, nunca sendo  alcançada pelos  espanhóis na época da colonização,  é um dos maiores enigmas da História , tendo sua função até hoje não completamente desvendada.

blog24

Construída por Pachacutec por volta de 1460 como um estado real e retiro religioso, nunca teve função comercial , militar ou administrativa.  Hiram Bingham , guiado por moradores locais , ao se deparar com as ruínas parcialmente cobertas pela floresta exclamou:  ” “Would anyone believe what I have found?…”

blog11

 

IMG_6350

O trem da empresa Belmond que faz o trajeto Cusco – Águas Calientes, mais luxuoso e charmoso, 

leva o nome de Hiram Bingham.

 

Os Incas fazem parte do que chamamos de Cultura Pré-Colombiana e tiveram seu apogeu entre os anos de 1350 e 1532 de nossa era, muito mais recente do que povos como os antigos egípcios ou mesmo gregos. Isto parece meio óbvio , mas não é tanto assim pois há muita confusão a respeito da datação desta civilização.

Normalmente a viagem para  Machu Picchu parte de Cusco, e por incrível que pareça a gente DESCE para Machu Picchu pois Cuzco fica a 3400 metros de altitude.

 

blog14

 

No caminho pode-se visitar o Vale Sagrado, uma impressionante paisagem verdejante que mais parece uma região dos Alpes Europeus do que o interior da América Latina. Por aqui já podemos ver algumas ruínas dos Incas como Ollantaytambo e muitos povoados que vivem do cultivo desta terra muito fértil. Vários mercados enfeitam a região em dias alternados, o mais famoso é o de Pisac que tem seu apogeu nos domingos , mas funciona todos os dias da semana.

 

  IMG_8588

 

  Vale Sagrado

 

 IMG_8485 

 

 Ollantaytambo

 

 A cidade faz parte de um complexo de construções civis e religiosas que estão no Vale Sagrado, cortado pelo rio Urubamba , como eixo. Este rio é um dos afluentes do rio Amazonas e era conhecido pelos Incas como o rio celestial , sendo um suposto espelho da Via Láctea na cosmologia andina. Viajar de trem pelo Vale Sagrado é uma experiência muito interessante, ele liga  Cusco a Águas Calientes, a estação mais próxima de Machu Picchu, nas  encostas pode-se ver acampamentos de grupos que fazem a trilha inca e várias construções desta civilização.

  

A viagem no trem  Vistadome é muito confortável e a paisagem vai se modificando pelo Vale do rio Urubamba.

 

 blog3 

  

Me surpreendeu a floresta tropical pujante que abraça a região,  a própria selva amazônica que vemos do outro lado da fronteira peruana com o Brasil. Chegamos a estação de Águas Calientes, uma cidade sem nenhum planejamento,  quase um camelódromo aos moldes brasileiros, mas que oferece ótima acomodação no hotel Inka Terra, uma propriedade charmosa e integrada ao ambiente natural. 

 

 blog21 

 

 Machu Picchu foi uma das mais belas cidades sagradas, estabelecida pelos Incas nos altos das montanhas, a 2.350 metros , no que hoje é a província de Cusco. O Império Inca, originado no Lago Titicaca,  em seu apogeu espalhou-se por terras que  compreendem o território do Equador, Peru, Chile, Bolívia e norte da Argentina, teve sua capital situada na cidade de Cuzco, cujo nome em quéchua significa umbigo do mundo. Foi uma civilização imperialista que se formou com a conquista de povos que viviam na região ( Chavín, Paracas, Nazca.) , dominando de forma  estrita os seus súditos.

 

b3  

  

blog19

 

Ficar hospedado no Hotel  no topo das montanhas, o Sanctuary Lodge, não compensa pelo

custo/benefício, ele é muito simples e não permite a entrada no sítio de Machu Picchu à noite, o que justificaria a localização às portas da cidadela. Mas estar lá em cima até o fim do dia permite que possamos desfrutar do ambiente de forma quase exclusiva. 

 

 

blog23

 

Em Machu Picchu, a chegada da trilha inca que alcança a cidade sagrada é coroada pela Porta do Sol (Inti Punku) , descortinando um painel estonteante da cidade, do Vale Sagrado e das montanhas.

 

 blog6 

 Águas Calientes

 

 O Império Inca entrou em declínio com a disputa pelo trono entre dois irmãos, Huascar e Ataualpa, entre os anos de 1524 e 1532.  Filhos do chefe inca Huayna Capac, que morrera repentinamente abatido pelo vírus da gripe, chegado da Europa juntamente com os primeiros conquistadores espanhóis. 

IMG_3050

Em nome da coroa espanhola, Francisco Pizarro, não teve dificuldade em derrotar este vasto império enfraquecido pela guerra civil,  saqueando seus templos em busca de metais preciosos  e estabelecendo ordens religiosas em busca de suas almas.

Hoje podemos buscar espiritualidade e ver a grandiosidade deste império nas suas ruínas preservadas.

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • “Mais do que ser feliz , busco ter uma vida interessante” 
Contardo Caligaris .
.
.
#viajandocomarte #experience #dicadeviagem #roteirosobmedida #sumba #indonesia #ride #horse #horsetrip #instatravel #travelblog #travelphotography #traveldiaries #traveller #travellerblog #blogger #wonderlust #travelgirl #travelholic #instapic #photography #viagem #dicaviagem #roteirosobmedida #mood #traveldiary #traveltips #arttravel #adventure
  • A programação oficial da fantástica Carrières de Lumières, em 2019 será Van Gogh e a noite estrelada. Um espetáculo de luz e som com animação feita por computador, situada em uma antiga pedreira calcária em Les Baux de Provence.
Simplesmente imperdível para quem visita a região da Provence.
📷site officiel carrièresdelumières
.
.
.
#frança #Provence #carrieresdelumieres #vangogh #noiteestrelada #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A região da Puglia  ocupa salto e o calcanhar da bota que forma o mapa da Itália, esse pedacinho ainda pouco explorado do sul do país é uma terra de grandes prazeres pulverizados em doses homeopáticas. No entanto a magia deste lugar vai te conquistando aos poucos em forma de cidadezinhas, povoados, campos infinitos de oliveiras, praias, pequenos parques naturais… Ritmo pausado, estilo de vida simples, comida divina (além de absurdamente farta) e um povo super receptivo e simpático colocam a Puglia no topo da lista.
.
.
.
.
#italia #puglia #alberobello #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A cidade de Hoi An fica às margens do Rio Thu Bon e relembra os tempos coloniais do país, quando o Vietnã era apenas um braço da grande Indochina francesa.
Hoi An é um charme, casarões amarelos entre ruas de paralelepípedo, guardando jóias que tanto podem ser um pequeno bistrô francês ou uma galeria de arte. Por toda parte, lanternas coloridas se espalham e iluminam essa pequena cidade.
.
.
.
.
#vietna #hoian #indochina #asia #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Porto Alegre em março, estação das paineiras e de colocar a vida em dia.
.
.
.
#redençao #portoalegre #parquefarroupilha #paineiras #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • As cholitas peruanas, com seus trajes super coloridos, as vezes de chapéu côco, fazem parte da cultura camponesa e estão fortemente presentes nas pequenas cidades peruanas.
Se vestem assim desde pequenas para que a tradição seja mantida. .
.
.
#peru #cholas #pisac #artesanato #southamerica #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • #tb do Viajando com Arte no Vale Sagrado, Peru.
Um lugar especial com cenários deslumbrantes e com muitas coisas incríveis para@visitar como a Salina de Maras, Moray, Pisac.
.
.
.
.
#peru #valesagrado #urubamba #southamerica #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Treviso é muito mais do que a cidade sede da famosa grife Benetton. A cidade é linda e fica a uns 40km quilômetros ao norte de Veneza,  possui uma herança cultural riquíssima, com traços artísticos e arquitetônico que resumem a agitação de seus dois milênios de história, durante os quais passou pelas mãos dos romanos, bizantinos, francos, venezianos, austro-húngaros e muitos outros conquistadores. É cercada por uma muralha , além de entrecortada por um canal, o que lhe confere um visual mágico e o apelido de “pequena Veneza.
.
.
.
.
#italia #treviso #veneto #dolomitas #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography