TOP
deserto-erg-chebb13
Africa Marrocos Travel experience

Marrocos -Batismo no deserto

A experiência de passar uma noite no deserto foi o ponto alto da nossa viagem ao Marrocos, é claro que Fez é fantástica, uma viagem de volta ao século XII. Marrakesh é um lugar encantador e misterioso, mas confesso que onde deixei meu coração foi no deserto de Erg Chebby, nas proximidades de Merzouga.

A começar pelo colorido das dunas que são avermelhadas, e ao por do sol ficam ainda mais púrpuras. Saimos em lombo de camelo ao entardecer e depois de 2h chegamos ao nosso acampamento no meio do deserto. A noite estava pesada de estrelas e dali um tempo a lua cheia apareceu no horizonte iluminando tudo como se fosse dia, indescrítivel. São aqueles momentos que a gente pensa que o mundo poderia parar ali mesmo….

Chegamos no nosso hotel Kasbah Tomboctou que fica nas margens do deserto de Erg Chebbi, próximo da fronteira com a Argélia.

Foi a partir daqui que embarcamos nas camionetes 4×4 até o ponto onde já nos esperavamos os cameleiros, que nos guiariam pela nossa aventura de passar a noite em um acampamento bérbere. Paul Bowles, autor do livro ” Sob o céu que nos protege”, que se passa no Marrocos, declarou que depois da experiência no deserto, que ele classificou de ” batismo da solidão” o ser humano nunca mais será a mesma pessoa. E acho que ele estava coberto de razão, pois quando penetramos nas grandes dunas avermelhadas de Erg Chebbi, a sensação foi muito intensa e é difícil ficar imune a tanta beleza e grandiosidade.

Reparem a cor das dunas, lembra muito a cor das muralhas de Marrakesh.

Parada para os “tuaregues” assistirem ao espetáculo do por do sol no deserto.

Depois de 2h em lombo de camelo chegamos ao nosso ” bivouac” que é como são chamados estes alojamentos no deserto, fomos recebidos por músicos Gnowa cuja música tem um quê de hipnotisante, uma forte batida, vocês imaginam que depois desta experiência todos estavam num estado de plenitude, de comunhão com a natureza, sentindo a imensidão do deserto.

Depois de muita música, dança, fogueira, subimos uma duna para ver a lua nascer no horizonte vermelha, fantástica, Paul Bowles teve uma experiência de solidão no deserto, não posso dizer que experimentamos este sentimento, mas com certeza ninguém de nós sairá imune desta aventura.

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Cannes, esta pequena cidade que simboliza a Costa Azul se encarrega de todo o glamour e a aura cool do universo cinematrográfico desde 1946.
.
.
.
#cannes #cotedazur #cinema #viajandocomarte #photography
  • O verão é uma época linda para visitar a serra gaúcha, paisagens de montanhas verdes, trilhas, banhos de cachoeira e todo o charme de lugares como Gramado e Canela.
.
.
.
#serragaucha #gramado #canela #viajandocomarte #photography #amazingplaces
  • A Cidade Proibida em Pequim, um "Palácio Museu". que durante quase cinco séculos serviu como residência do Imperador chinês. Uma visita imperdível no roteiro de viagem do grupo China com Arte de março de 2019.
.
.
.
#pequim #china #ig_china #forbiddencity #cidadeproibida #viajandocomarte
  • Provavelmente em nenhuma outra cidade espanhola a presença moura é tão fortemente sentida como em Granada.
Foi aqui que em 1492 os reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão puseram fim aos 781 anos de domínio islâmico na Península Ibérica.
Os mouros deixaram para trás uma das maiores belezas, que é a fortaleza de Alhambra e seu palácio Generalife, listados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que demonstram o grau de desenvolvimento da sociedade árabe daqueles tempos.
.
.
.
.
#granada #espanha #alhambra #nasridpalace #viajandocomarte #photography
  • A inacreditável beleza do Buraco do Padre - uma furna com uma cascata dentro com mais de 43m de altura, é possível tomar banho debaixo da queda e sentir o peso da água nas costas.
.
.
.
#buracodopadre #cachoeira #parana #pontagrossa #viajandocomarte #photography #amazingplaces
  • Instagram Image
  • Agora é a época ideal para visitar a região do norte da Patagonia, pegue um vôo até Puerto Montt no Chile, alugue um carro, faça de Puerto Varas sua base  e explore a região dos lagos que é belíssima.
.
.
.
.
#chile #patagonia #osorno #regiaodoslagos #puertomontt #viajandocomarte #photography
  • Cores, muitas cores, vi que grande parte do nosso gosto pelo colorido herdamos dos índios, nossas danças, nosso carnaval, o Brasil é de fato um grande caldeirão de culturas.
Fotos da tribo Huni Kuin..
.
.
.
#acre #jordao #aldeiaaltamira #amazonia #hunikuin #viajandocomarte #photography