TOP
IMG_1135
Africa Aventura Fotografia Marrocos Roteiros Viajando com Arte Travel experience Variedades viajandocomarte

Marrocos um grande mosaico de cores

Uma viagem ao Marrocos é uma experiência sensorial. O país encarna todos os esteriótipos da cultura árabe muçulmana que o ocidental traz consigo.  O deserto e seu povo bérbere é um exemplo único de como se pode manter as tradições mesmo com todo o apelo da modernidade. 

Poucos lugares nos mundo são tão genuínos em sua cultura , despertando todos os nossos sentidos com  aromas, sabores e principalmente suas cores. Preparando nosso próximo grupo , fechei os olhos e consegui enxergar o Marrocos em composições multicolores que deixo aqui como um aperitivo do que vamos encontrar por lá.

Azul

O azul profundo do Mediterrâneo inspira as medinas branquinhas que costeiam o pais, mas é na emblemática Chefchaouen que a cor se expande e engloba nosso olhar.  Muitos estrangeiros largaram suas origens pelo exotismo e calor marroquino, criando uma comunidade multicultural com opções interessantes!  Chaouen, como é chamada mais intimamente, é muito autêntica, o que me surpreendeu, pois como fica mais próxima do estreito que separa a África do continente europeu, imaginava que a influência européia se faria sentir com maior intensidade, mas ao contrário, a vida da cidade segue tranquila , indiferente aos turistas barulhentos com suas câmeras fotográficas. 

4b4e3e2c-f56e-476a-8037-fcf071be593b

Ainda surfando no azul , chegamos a Marrakech e seu Jardim Majorelle nas palavras de Yves Saint Laurent : “Faz muitos anos que encontro neste jardim uma fonte inesgotável de inspiração e seguidamente sonho com suas cores”

 

6c633541-fbe3-493a-8370-67c7df8f9ae9O profundo azul do céu serve de moldura para a maior mesquita do pais, situada a beira mar em Casablanca. Nos mosaicos zelig , o tom é predominante , enquanto que os pigmentos são nomeados como azul majorelle e outros denominações familiares.

No deserto o azul índigo é a marca registrada da tribo nômade mais numerosa, os Tuaregs. Estes bérberes eram chamados de homens azuis, pois a tinta dos tecidos se soltava com o suor e deixando  a pele pigmentada . Compõe quase sessenta por cento da população do país e ainda vivem livres no coração do deserto onde as fronteiras modernas não são determinantes.

ff246226-1583-499e-9f00-b2582a5b0801

Amarelo

Amarelo é a cor solar , o tom é a marca da menor das quatro cidades imperiais , Méknes. A cidade guarda histórias incríveis de seu sanguinário fundador que teve mais de 500 concubinas e 888 filhos, inspirava-se no Rei Sol, Luis XIV  francês. De Moulai Ismail é o Mausóleu amarelo que visitamos aqui. 

Mas é um pigmento naturalmente usado em tapetes , panos e muitas histórias tem este tom como base. As lendas de um país contam suas verdades interiores , são seu manual de instruções.

O tajine e o cuscous são os pratos mais tradicionais, amarelados pela semolina e compota de  limão siciliano.  As jaimas , tendas do deserto sempre tem matizes de  alegria solar. Não tem como escapar de muitos pores do sol quentes e dos aromas dos temperos pelo souk.


f33b8815-caf2-4b66-83c0-9f76b27723c5

15615608-da97-4057-9fa3-72d43d0325a0

Verde 

Verde é a cor de Fez, a mais autêntica das medinas Marroquinas. Fez é a cidade mais antiga do Marrocos, e é umas das quatro cidades imperiais sendo identificada com a cor verde de seus mosaicos. Sua medina  é quase uma volta no tempo e remonta a um passado de glórias. Fundada pela primeira dinastia árabe, os Idrissis, é considerada a mais espiritual das cidades marroquinas.  

Verde é a cor do profeta Maomé , por este motivo raramente é vista nos tapetes , sendo reservada para posições mais elevadas como os tetos da mesquitas e os mosaicos de azulejos nas paredes das madrassas, escolas para ensinar a leitura do Alcorão.

8cc5bad5-e59e-45a5-b603-007941640378Mas verdes são os oásis de tamareiras do deserto, rios de plantas que colorem as terras profundas das Montanhas Atlas. Também as planícies do norte do pais que trazem a fertilidade e grande produção de alimentos. O vinho marroquino é muito saboroso e as frutas doces e coloridas, sem falar nos campos floridos de papoulas silvestres.

bfa48fa1-9593-4d5e-a172-38d407267bd6Vermelho

Marakech é também conhecida como a cidade vermelha. A mais misteriosa das cidades imperiais, é cercada por uma muralha de terracota que lhe dá esta aparência  avermelhada. Mas não é só a mais famosa cidade de Marrocos que tem esta cor quente a aconchegante , vários kashba pelo país tem o terracota como base , são construções milenares que serviam de proteção para os moradores e viajantes, algo como cidadelas medievais. 

fe13ac55-4be0-42d9-b3c9-2eeedc6d41c7 

O artesanato colorido e alegre sempre tem o vermelho como base. Os tapetes do deserto são ricamente bordados em cores fortes, para mim os mais rústicos e lindos do mundo. Pode ser ver a predominância da cor nos curtumes de Fez, apesar de malcheirosos um espetáculo cenográfico. 

E as tâmaras, frutas que tem tantos significados simbólicos e são largamente usadas na culinária local , em sucos ,doces e principalmente em molhos para saladas e carnes. 

4da8cdb8-cbab-4c14-8707-5b969ef19d85

Ocre

O deserto onipresente dá o tom de ocre das dunas dançantes. Na fronteira com a Argélia é onde encontramos o deserto mais cênico , com camelos e muitas famílias vivendo em tendas em Erg Chebb, nas proximidades de Merzouga.

As pessoas usam sua djlabas , roupas típicas em tons que se mimetizam com a paisagem. E para brindar qualquer momento um bom chá de menta é sempre bem vindo.

22ecefc4-8cd1-41db-a312-b6bf9c7dfe74

3143ba7b-4e15-4015-8b1f-291a18e2ecff

Paul Bowles, autor do livro ” Sob o céu que nos protege”,  declarou que depois da experiência no deserto, que ele classificou de ” batismo da solidão” o ser humano nunca mais será a mesma pessoa. É um mergulho no passado , um lugar onde o tempo não arrastou as tradições centenárias e a maior comunhão é com a natureza.

Se você gostou conta pra nós , nos ajude a montar um blog cada vez mais interativo e interessante. Se tiver alguma critica ou sugestão , será muito bem recebida. 

Venha se deliciar com nossas novas aventuras nesta terra de contrastes, todos convidados a nos seguir no Facebook e no Instagram @viajandocomarte

 

«

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM