TOP
IMG_8655
America do sul Brasil Inhotim Minas Gerais Museus e Exposições Sem categoria

Novidades de Inhotim

No último final de semana fizemos nossa primeira visita oficial a Inhotim. Organizamos a viagem para um grupo fechado da Bienal do Mercosul e com isto ganhamos o privilégio de termos 0 acompanhamento da curadora Júlia Rebouças.

Minha última visita ao jardim botânico/museu tinha sido ano passado, e de lá para cá muita coisa já mudou. A velocidade do crescimento do complexo vai de acordo com seu título de arte contemporânea, assombroso! E isto que o próprio idealizador de tudo aquilo , Bernardo Paz, nos confidenciou : seu objetivo e aumentar em mais de cinco vezes o número de pavilhões, incluir pista de pouso , hotéis e até shopping center ( sei não!) .

Júlia Rebouças , Bernardo Paz e Patrícia Druck

Mas por enquanto tudo está perfeito e, já, gigantesco! Os pavilhões novos dedicados a Ligia Pape e Tunga são tudo de bom . Quando falo em “pavilhão” , não se enganem , nada parecido com blocos amorfos e sem graça, são estruturas pensada pelos melhores arquitetos do Brasil , respeitando em sua forma as obras que irão abrigar .

Tteia de Ligia Pape

O pavilhão de Tunga fica numa parte de mata bem fechada , uma experiência onde a natureza invade a obra. Ficamos sabendo que as performances de inauguração no início de setembro foram muito fortes e interessantes, com a comunidade muito envolvida.

Fonte:/fotografia.folha.uol.com.br/

Novo Pavilhão Tunga

O passeio exige preparo físico , são colinas repletas de obras ao ar livre espalhada em mais de 100 hectares de jardins. Existe o transporte de carrinhos elétricos, mas eles não cobrem todo o parque , além de não serem suficientes para todos os visitantes. Mas vale cada pingo de suor derramado , e isto que pegamos quase 40 graus neste final de semana. Uma opção bem legal é a obra de Jorge Machi , uma piscina onde pode-se entrar literalmente, providencial neste dia! Piscina é a realização escultórica de um desenho que o artista fez de uma caderneta de endereço com índice alfabético, aqui transformada numa obra site-specific que é também uma piscina aberta ao público.

Esta é outra dica importante, a gente aqui do sul tem uma imagem de Minas Gerais uma terra linda , que é , mas montanhosa e fresca. Ledo engano , esta região é bastante árida e muito quente em todas as estações! Roupas leves, sapato confortável, chapéu e protetor solar são indispensáveis.

Olafur Eliasson com um caleidoscópio gigante

Na minha primeira visita fiquei apenas um dia por aqui , o que me permitiu uma visão bem limitada e rápida. Desta vez pudemos fazer mais descobertas de obras “escondidas” na mata ou mesmo mais distantes do núcleo do parque. Aconselho a aproveitar a viagem e ficar pelo menos dois dias no parque , indico um hotel bem charmoso nas proximidades , a Pousada Nova Estância em Brumadinho

Amei a árvore de bronze de Giuseppe Penone , “construída” e amarrada entre 4 árvores naturais que vão incorporá-la com o tempo, chama-se “Elevazione”.

A Geosfera com a obra “Da Lama Lâmina” de Matthew Barney é outra visita impactante.

“Imensa” de Cildo Meireles , brinca com a mistura de palavras e formas de mesas e cadeiras .

O som da terra capta a 220 metros de profundidade os sons que nosso planeta emite, uma obra de técnica e muita acuidade. Interessante e instigante. Pena que não gravei para vocês ouvirem , muda muito de intensidade conforme as interferências do meio. Obra de Doug Aitken chamada “Sonic Pavillion”.

Para finalizar Helio Oiticica sendo visitado por uma família inusitada

 

«

»

4 COMENTÁRIOS
  • Patricia Fossati Druck
    6 anos atrás

    Querida Mylene,
    Teu registro e fotos estão fantásticos! E nos remetem de novo a Inhotim.
    Espero que venhamos a fazer várias viagens juntas.

    Abraço, Patricia

    • Mylene
      6 anos atrás
      AUTHOR

      Patrícia,
      Foi um grande prazer acompanhar o grupo e aprender com vocês.
      Espero que tenhamos muitas experiências juntas.
      Um abraço
      Mylene

  • Olga
    6 anos atrás

    Mylene, o post está o máximo! Impossível de observar, de ler e não querer admirar in loco. Bj

    • Mylene
      6 anos atrás
      AUTHOR

      Oi Olga,
      Quem sabe não será este o primeiro destino que irás conosco?
      Te agenda que teremos uma saída no segundo semestre de 2013.
      Um beijão
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Bongiorno Roma!
📷@camile_benedetti
.
.
.
.
#italia #roma #trastevere #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Bike Japão 🚲🇯🇵 .
.
.
#viajandocomarte #cherryblossom #wanderlust #adventure #experiencia #bike #aventura
  • Seja qual for o número de vezes que você visitar esse destino histórico uruguaio a 177 quilômetros da capital, Montevidéu, a sensação será a mesma: Colonia del Sacramento, a cidade mais antiga do país, parece ter parado no tempo. E esse é o melhor motivo para conhecê-la.
.
.
.
.
#uruguay #coloniadelsacramento #montevideo #oldcars #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Arte & Vinhedos, mistura perfeita na África do Sul.
O país africano tem uma região de paisagens belíssimas onde a mão do homem só fez exaltar o que a natureza concedeu. Em Franschhoek e Stellenbosch encontramos ótimos hotéis em vinícolas que usam a arte para valorizar seus espaços. Imperdível! .
África do Sul é destino Viajando com Arte setembro/2019.
.
.
#viajandocomarte #experiencia #southafrica #wine #vinhedos #vinicola #arte #franschhoek #stellenbosch #southafrica #grandeprovence
  • Quem acompanhou nossas peripécias na China , pode ver tudo lá no blog! 
Já temos dois textos contando os detalhes, as histórias e até os momentos mais inusitados!
Passa lá www.viajandocomarte.com.br
.
.
.
#dicachina #blog #viajandocomarte #experiencia #cherryblossom #xian #adventure #pequim #china #asia #travel #wanderlust
  • Você conhece uma plantação de Amaranto? Um cereal delicioso e muito popular no Peru.
Se você não teve a oportunidade de apreciar a beleza do Amaranto, quem sabe programar uma viagem ao Peru, e incluir 1 ou 2 noites no Vale Sagrado, lugar incrível onde você pode ver campos de amaranto com terraços incas ao fundo. Além disso, mercados com um artesanato único, gastronomia, cavalgadas.
O Peru oferece um mundo a ser descoberto.
.
.
.
#peru #valesagrado #amaranto #terraçosincas #inca #urubamba #pisac #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Durante sua jornada, seja ousado, assuma riscos, nada substitui a experiência.
.
.
.
.
#patagonia #chile #torresdelpaine #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • O mundo assiste desolado o  fogo arder em um dos ícones máximos da França- a Catedral Notre Dame de Paris.
.
.
.
#frança #notredame #paris #incendio #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summervibes #traveller #travelblog #travelblogger #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography