TOP
images
Arte inspiradora Europa filmes inspiradores Life Style Rússia Sem categoria Variedades

Novos filmes sobre a Rússia

A história dramática da Russia no século XX já foi muito retratada no cinema. Infelizmente , com o fim das vídeo locadoras perdemos acesso a muitos destes filmes que nos encantaram nos anos 80 e 90. 

Somos meio viúvas de títulos como Rasputin , Nicolau e Alexandra e Ana dos 6 aos 18 entre tantos outros que nos ajudaram a entender o país quando estávamos nos preparando para nossa primeira viagem para lá no início dos anos 2000.

Por quase um século, o estúdio Mosfilm de Moscou, que figura dentre os maiores da Europa, produziu mais de 2.500 filmes. Gente como Serguêi Eisenstein, Andrêi Tarkóvski e Fiódor Bondartchuk aplicaram seus talentos ali, isso sem falar em muitos outros diretores lendários.

O estúdio tem um enorme arquivo de cenários, documentos de filmes, planos de filmagem, listas de design e cenários, esboços e descrições de cenas, álbuns de elenco e até projetos arquitetônicos para cenários de filmagem feitos ali ao longo dos anos. Há também filmagens e fotos dos cenários. Infelizmente não temos acesso a maioria destas produções.

Listamos aqui filmes feitos a partir de 2000 que estão disponíveis em várias plataformas de streaming no Brasil.

1- Uma Mulher Alta (2019)

O filme se passa em Leningrado (atual São Petersburgo) em 1945 e conta a história de duas jovens que voltam do fronte para casa. Elas tentam reconstruir seu mundo no apocalipse pós-guerra, e seu relacionamento íntimo (às vezes, bastante íntimo), é uma tentativa de encontrar uma alma boa e compreensiva em um mundo de indiferença e solidão.

“Uma Mulher Alta” é dirigido por Kantemir Balagov, de 28 anos, que venceu o prêmio da crítica na seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2017. Além disso, o longa é o indicado ao Oscar pela Rússia na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

O filme é inspirado no livro “A guerra não tem rosto de mulher”, da vencedora do Nobel de Literatura Svetlana Aleksiévitch, e que trata da contribuição crucial feita pelas mulheres soviéticas para a vitória na Segunda Guerra Mundia.

Netflix


Uma-mulher-alta-capa

2-T 34 (2019)

‘Т-34’ liderou as bilheterias da Rússia e é o único filme nacional que arrecadou mais de um bilhão de rublos, chegando a um total de 2,3 bilhões (US$ 39 milhões). A principal razão para tamanho sucesso foi a data de lançamento: no início de janeiro, durante as longas férias de inverno, quando muitos têm tempo livre à disposição.

O longa combina patriotismo russo durante a Segunda Guerra Mundial com intensas batalhas de tanques que, por vezes, se parecem muito com quadrinhos.

Netflix

91nm8oJo2HL._AC_SX466_

3- Caminhos da liberdade ( 2010)

Filme de 2010 que mostra a fuga de sete prisioneiros do regime de Stalin na União Soviética de 1940. Eles aproveitam uma nevasca para escapar da Gulag – o sistema de campos de trabalhos forçados para criminosos, prisioneiros de guerra e presos políticos na URSS de Lenin e Stalin.

Um dos melhores filmes que já assisti. Amo.

Prime Video – Amazon

Caminha-da-liberdade

4- O Concerto (2010)

Há 30 anos atrás, o renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov) foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra. Para integrar sua equipe ele pretende que a jovem e exímia solista de violino Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent) os acompanhe. Se os planos derem certo, este tem tudo para ser um concerto muito especial e um verdadeiro triunfo.

Youtube

71K96UsGDWL._AC_SX425_

5 -Anna Karenina (Anna Karenina – 2012)

Baseado no livro de 1877 de Tolstoi, Anna Karenina é um romance histórico situado na Rússia imperial de 1874. São Petersburgo e Moscou são cenários na história de romance e traição no final do século XIX.

Youtube

6- A Arca Russa (2002)

A idéia de rodar Arca Russa nasceu 15 anos antes das filmagens, sendo que o período de preparação para as filmagens durou 7 meses;- Foi rodado em plano-sequência único, que dura 97 minutos e atravessa 35 salas do museu Hermitage, de São Petersburgo;- Foi rodado em apenas um dia, em 23 de dezembro de 2001;- Para as filmagens de Arca Russa foram usados mais de 3 mil figurantes.

Youtube

download (3)

7 – Os Últimos Czares

Com seis episódios, ela retrata a vida e a queda de Nicolau II, o último czar russo, desde sua coroação, em 1894, até a execução, em 1918, encerrando a dinastia dos Romanov. Em clima documental  a produção mostra o casamento com Alexandra, passando pela tentativa de terem um filho homem para herdar a coroa — o menino, o quinto dos filhos, porém, sofre de hemofilia — e pela relação da czarina com o místico Rasputin. Nos capítulos seguintes, retrata como, após a revolução russa de 1917 e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Nicolau teve de abdicar do cargo e, após um período de reclusão, toda a família acabaria executada.

Netflix

os ultimos czares (3)

8- Sparta (2019)

Um detetive investiga a morte de um professor escolar e acaba descobrindo que a instituição já teve outras mortes. Ele também verifica que todo mundo na escola usa um jogo de realidade virtual perigoso. E, inconscientemente, o próprio detetive é cai nele.

A série é sombria e traz alguns dos atores mais promissores da Rússia. 

Netflix

272622_background

9- O Caminho dos Tormento (2018)

Tomadas pela agitação política durante a Primeira Guerra Mundial, duas irmãs de São Petersburgo lidam com seus romances turbulentos enquanto história da Rússia se desenrola a sua volta.

A série é baseada no monumental romance homônimo de Aleksêi Tolstói. É excelente para quem se interessa pela literatura russa clássica e pela Revolução Russa.

Netflix

download (1)

10 – The Great (2020) e outras produções sobre Catarina, a Grande

Como personagem histórica, Catarina II da Rússia, mais conhecida como Catarina, a Grande (1729-1796), se presta bastante para discutir a condição da mulher. Foi durante seu reinado como imperatriz (a partir de 1762) que a Rússia se modernizou e se tornou uma potência europeia. Nascida Sofia Frederica Augusta em uma família nobre, mas sem recursos, da Pomerânia (atual Norte da Polônia), Catarina era próxima dos iluministas Voltaire e Diderot. Estimulou a ciência e as artes, separou o Estado da Igreja, colecionou amantes.
 
Na teledramaturgia recente, a personagem foi vista em diferentes produções. Houve duas versões russas (uma de 2015, disponível no Globosat Play, e outra produzida entre 2014 e 2019), além da superprodução capitaneada por Helen Mirren
 
LOS ANGELES, CA - FEBRUARY 28:  Dame Helen Mirren attends the GREAT British Film Reception Presented by Jaguar Land Rover and Virgin Atlantic at The British Residence in Los Angeles on February 28, 2014.  (Photo by Angela Weiss/Getty Images for Jaguar Land Rover) 
 
HBO. Essa última apresentou a monarca já madura, o oposto de The great, que estreia na Starzplay. Com 10 episódios, a série acompanha os anos iniciais de Catarina.
 
Esqueça a fidelidade histórica. Logo na abertura, The great traz os dizeres “ocasionalmente uma história verdadeira”. É uma comédia dramática criada por Tony McNamara, o roteirista de A favorita (2018), filme que também subverteu uma personagem histórica (no caso, a britânica Anne, que reinou no início no século 18).
 
The great tem humor farsesco e bons momentos do casal central.
Catarina alcançou o poder após um golpe de Estado contra o próprio marido, Pedro III, que morreu em circunstâncias nunca esclarecidas dias depois de perder o trono (muitos acreditam em assassinato). Pois já em seu primeiro episódio, The great prepara o espectador para o que está por vir.
Prime Video 
 
download (2)
 
 *O Netflix vem tirando muitos filmes da plataforma , nem sempre os títulos aqui indicados ainda seguem na no streaming indicado.
 
Para continuar maratonando , temos vários posts indicando filmes e séries em diferentes temas.
 
 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *