TOP
IMG_7317
America do sul Brasil

O jardim museu mais lindo do mundo está no Brasil. Você conhece Inhotim?

Se você nunca ouviu falar em Inhotim não perca mais nem um minuto para conhecer!

Yayoi Kusama

Para brindar aproveitar a primavera ainda seca e amena de Minas Gerais, nada melhor do que se deleitar com um lindo jardim botânico e museu de arte contemporânea integrados.

 

Sabe aqueles lugares que te surpreendem em todos os aspectos, Inhotim é muito mais! É mais que um jardim botânico, mais que um museu de arte contemporânea, mais que um exemplo de arquitetura moderna e mais do que eu já vi em qualquer lugar do mundo em todos estes quesitos. Mas o principal é que está no Brasil, em Minas Gerais e poucos brasileiros conhecem!

Galeria True Rouge de Tunga

Se você não tem programa para o próximo feriado , pegue um avião para Belo Horizonte e viaje 60 km de carro até Brumadinho para desfrutar de tudo isto por meros R$25,00 . Se você tem programa , desvie a rota que não vai se arrepender nenhum minuto. Se forem férias , melhor ainda pois ainda dá para conhecer Tiradentes , Ouro Preto e outras riquezas mineiras das quais vou falar mais adiante.

 

Edgard de Souza

Eu tinha escrito sobre Inhotim ano passado , mesmo sem conhecer pessoalmente, o linck para quem estiver interessado na história do lugar está aqui: http://wp.clicrbs.com.br/viajandocomarte/2010/11/01/inhotim-coloque-na-lista-dos-destinos-imperdiveis-no-brasil/?topo=77,1,1,,,77

Inhotim é um projeto de um magnata mineiro , Bernardo Paz que vendeu a empresa de siderurgia e resolveu investir num projeto mirabolante, construir um museu de arte contemporânea em meio a natureza e de quebra criar um dos mais importantes e bem montados jardins botânicos do Brasil. Eu que estive no Jardim Botânico de Porto Alegre faz pouco , fiquei triste ao lembrar de nosso mal cuidado e fraco exemplar. Mas todo o projeto foi feito com paixão e sem muito planejamento prévio , até porque se assim fosse deveria ter sido construído num local de mais fácil acesso .

O projeto paisagístico é de Burle Marx e o trabalho sensorial nos evoca o jardim do Éden. São 100 hectares de cores e aromas escolhidos com um cuidado especial , criando uma atmosfera de deleite em cada curva do caminho. Cinco lagos ornamentais  com a maior coleção de palmeiras da América são dispostas de forma harmônica , quase poética. Para quem cuida de um pequeno jardim e se emociona quando desabrocham as primeiras glicínias e jasmins perfumando o ar na primavera , entendem bem do que estou falando!

Os recantos por onde espalham-se os pavilhões que abrigam as obras de artistas  brasileiros e estrangeiros são pensados para terem uma sintonia perfeita com as espécies naturais que lhes abraçam. Os aromas de eucaliptos e acácias estão até agora impregnados na minha memória. Nas 17 galerias as obras são expostas alternadamente, porém 21 artistas tem pavilhões próprios perenes. Dentre os mais conhecidos estão Tunga, Cildo Meireles , Helio Oiticica e a ex-esposa do mentor , Adriana Varejão. As exposições são sempre renovadas, e galerias são anualmente inauguradas. A intenção é promover o diálogo constante com o entorno de montanhas e mata!

 

Adriana Varejão

Hélio Oiticica

Galeria Miguel Rio Branco

Eu sei que muita gente deve estar pensando, “eu não gosto de arte contemporânea, não tenho o que fazer neste lugar!”

Ledo engano, você só não vai apreciar Inhotim se não gostar de natureza, nem harmonia e nem tão pouco apreciar o belo! E mesmo com muita expectativa não tem como não se surpreender com o que encontra por lá. Mas já está difícil visitar o museu inteiro num dia só. Algumas galerias ocupam espaços mais distantes da entrada e para isto existem uns carrinhos de golfe que fazem o transporte. Ouvi falar que estão construindo um hotel dentro do complexo, seria providencial porque de outra forma é só voltando para BH ou ficando na por perto em pousadas bem simples e relativamente caras.

Coleção de Palmeiras

A terceira onda do Inhotim são as instalações site-specific: o artista selecionado escolhe um local determinado e cria não apenas a obra para aquele lugar, como interefere na concepção do edifício que vai abrigar a obra. O sonho dourado de qualquer artista do mundo.

Hugo França foi para Trancoso no no começo dos anos 80 e conheceu o pequi vinagreiro – madeira que revolucionaria sua vida. As canoas eram feitas dessa árvore, uma herança indígena, mas a descoberta revolucioária do designer foi que as raízes centenárias sobrevivem às queimadas. Pelas mãos do profissional, elas se transformam em móveis escultóricos,  capazes de resgatar a natureza bruta onde quer que sejam expostos. Inhotim conta as mais monumentais esculturas mobiliárias que o designer já produziu, reparem nos bancos espalhados por todo o jardim , um verdadeiro “desbunde”.

 

Tamboril

Tudo conspira a favor, até os restaurantes estão integrados no ambiente e formam um cenário perfeito para apreciar a deliciosa culinária mineira, aqui nada tradicional e bastante inovadora.  São 10 opções entre lanchonetes e 2 excelentes restaurantes o Tamboril e o Oiticica.

Restaurante Tamboril

Aberto de quarta a domingo e aos feriados, Inhotim oferece visitas temáticas (arte ou natureza), com monitores, além de visitas educativas para grupos , que devem ser agendadas previamente.

O jornal The New York Times, em referência ao Inhotim, citou certa vez que “poucas instituições se dão ao luxo de devotar milhares de acres de jardins e montes e campos a nada além da arte, e instalar a arte ali para sempre”. Para nossa sorte e deleite!

Formas da Natureza

“E quem está falando não é um rato de museu, não. Tenho pouca paciência com o gênero. 90 minutos, duas horas no máximo é o que agüento antes de virar abóbora. Até a cara de conteúdo eu costumo perder no meio do caminho. Em museus grandes e sobretudo em bienais acabo sofrendo uma overdose conceitual. Entro em coma artístico.Eu não entendo xongas de arte, mas pelo jeito que fui tocado por tudo o que vi, me arrisco a palpitar que a curadoria busca obras que causem impacto também no público leigo. Nada passa batido. Pelo menos algum dos seus sentidos vai entender por que aquilo foi posto lá para você contemplar (às vezes, interagir).”

                                                                                                 Ricardo Freire: “Inhotim , o melhor passeio que você ainda não fez”.

Estamos embarcando novamente para lá neste final de semana, com um grupo da Bienal do Mercosul. Em breve montaremos uma viagem para todos os interessados, aguardem notícias.

Se você gostou deste post e curte dicas de viagem, arte, restaurantes e afins, curta a nossa página Viajando com Arte no Facebook:

 https://www.facebook.com/pages/Viajando-com-Arte/121374657937187

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Gorges du Verdon é considerado o maior cânion da Europa. É um desfiladeiro que se ergue majestoso às margens do rio Verdon. Tudo aqui é superlativo: não só a altura absurda de 700 m, mas a beleza de suas matas, cachoeiras, trilhas. É um legar absolutamente agreste, muito preservado e lindíssimo.
Fica na região da Provence na França, fica a uns 80km ao norte de Cannes.
.
.
.
.
.
#frança #gorgesduverdon #canions #lacsaintcroix #provence #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • O Vale Sagrado é uma região Peruana que se extende de Cusco até o Machu Picchu.É uma região linda, cortada pelo rio sagrado dos Incas, o Urubamba. Tem varias cidadezinhas imperdíveis como Ollantaytambo e Pisac. Tem mercados com um artesanato hiper colorido, tem salinas, nem pense em não incluir o Vale Sagrado no seu roteiro - é incrível!
.
.
.
.
#peru #valesagrado #ollantaytambo #pisac #aventura #trekking #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Você nunca passou umas férias de julho em alguma fazenda de um amigo no sul?
Se sim, marca ele aqui@para matar a saudade deste Pampa tão lindo.
.
.
.
.
#pampa #fazenda #riograndedosul #sunset #cavalocrioulo #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #inverno #feriasdejulho #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Coloca lá na agenda.
Festa de 15 anos de estrada do Viajando com Arte e lançamento de 2 viagens incríveis para 2020 - India e Myanmar.
.
.
.
.
#festa15anos #fugabar #portobrasilviagens #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Da série - Não há o que não haja. 😂
A praia é para todos!
Ilha de Paxos - Grécia.
.
.
.
.
#greece #paxos #gracia #poodle #beach #praia #verao #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography .
.
.
  • Lua cheia sobre a cidade.
.
.
.
.
#portoalegre #fullmoon #luacheia #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A beleza  do entardecer no Pampa gaúcho.
.
.
.
.
.
#pampa #estancia #fronteiraoeste #uruguaiana #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #inverno #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A Alemanha é um pais encantador, com muitas possibilidades de roteiros por cidades incríveis.
Sair de Koblenz, descer pelo Vale do Reno, conhecer Rothemburg, considerada o epítome das cidades alemãs, Bamberg, Leipzig, de onde partiram os protestos que culminaram com a queda do muro em novembro de 1989, e finalmente Berlim a cereja do bolo.
.
.
.
.
#alemanha #rothemburg #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography