TOP
Imagem-240
Espanha Europa Pais Basco

O litoral da Espanha Verde

Seguindo nosso roteiro pelo norte da Espanha saindo da Cantábria entramos nas Astúrias, num dia  nublado na região mais verde deste país tão diversificado. O litoral é recortado e verdejante , graças a grande quantidade de chuvas que nunca deixam o clima muito quente neste ” norte de Deus” . Fazia 28 graus nestes dias  e o povo estava morrendo de calor. O visual das estradas do litoral era este!

 

Picos da Europa – Saindo de Comillas fizemos um desvio para o inteiror para conhecer os montes mais altos do norte da Espanha, o Parque Nacional Picos de Europa. Não tivemos muita sorte porque o dia estava meio nublado o que dificultava admirar o visual em toda sua dimensão. Chegamos até  Potes, cidade que marca um ponto central de visita ao parque.

Potes

 Estradas para os Picos da Europa

Oviedo – Capital do Principado das Astúrias esta cidade nos surpreendeu desde o princípio. Rica , linda e muito acolhedora . Além disto o Hotel Reconquista é maravilhoso, um antigo Hospital lindamente transformado. A cidade é repleta de esculturas o que confere mais charme e valor as suas ruas limpas e arborizadas. Recomendo com ênfase, um dia inteiro em Oviedo para passear e aproveitar o rico comércio.

A bela Lola

 Hotel Reconquista

Avilés – Vale uma entrada nesta cidade portuária só para ver o recém inaugurado memorial desenhado pelo nosso Oscar Niemeyer. O Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer foi projetado como uma ” praça aberta para humanidade, um local para arte, cultura e paz” conforme o próprio arquiteto que recebeu o prêmio Príncipe das Astúrias em 1989 e com ele o convite para ser o mentor do projeto. Não conheci muito a cidade mas gostei muito de ver o talento brasileiro reconhecido.

 

Placas indicando o caminho dos peregrinos

Costa da Galícia – Mais agreste do que o litoral do País Basco, a Galícia nos deliciou com recortes de praias encantadoras e muitas formações que lembram grandes construções.O ambiente é bucólico com muitas fazendas à baira mar e estradinhas que costeiam o litoral.  A Praia das Catedrais, em Ribadeo ,é um recanto lindo e deve ser uma delícia um banho em dia de sol com a maré baixa.

Praia das Catedrais

Santiago de Compostela – Nossa ideia era parar em Lugo antes de Santiago , mas não nos agradamos da cidade e seguimos adiante. Chegamos na cidade mais famosa da Galícia ao entardecer e nosso Hotel Monumento São Francisco foi um grata surpresa. Num mosteiro que ainda funciona e a poucos passos da praça central da cidade , tem uma tarifa muito interessante até para padrões europeus, em torno de EU$ 100,00. Visitamos a cidade, que é bem pequena e assistimos a missa do peregrino ao meio dia na belíssima Catedral Barroca. Ficamos devendo uma caminhada para entrar no clima dos peregrinos.

Catedral de Santiago de Compostela

Isto foi só para dar o gostinho da Espanha do norte, acompanhem por aqui este roteiro detalhado por regiões, abraços e até a próxima!

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *