TOP
IMG_3783
America do sul Brasil Museus e Exposições Rio de Janeiro Sem categoria

O Rio para além das praias – Parque Lage , Vista Chinesa , Mosteiro de São Bento e outras maravilhas

Quantas vezes você já foi ao Rio de Janeiro na vida?  Pois repito a pegunta com um adendo , e quantas vezes saiu da praia para uma vista cultural ou mesmo uma trilha alternativa?

IMG_3758

Museu do Amanhã

Hoje o hábito de veranear por lá já não é tão comum , mas antigamente as pessoas costumavam ter apartamentos onde passavam longas férias de inverno , aproveitando o clima aprazível. Mas mesmo assim , em muitas visitas alongadas quase nunca nos afastávamos mais de alguns metros do mar da Zona Sul.

Vou começar meu périplo longe do mar , não tao longe assim. Fazendo uma Trilha no Morro da Urca. Isto mesmo , o bondinho do Pão de Açúcar pode servir de transporte para subir e a trilha vira um passeio lindo de 40 minutos pelo meio da Mata Atlântica, numa descida que desemboca na Praia Vermelha.

IMG_9463 

O visual é incrível , a trilha é fácil , segura e demarcada , não tem erro.  A Trilha do Morro da Urca nos faz esquecer que estamos no meio de uma metrópole de mais de 6 milhões de habitantes, coisas do nosso querido Brasil. O acesso é livre, somente fique atento aos horários, pois a Trilha Claudio Coutinho  funciona das 06h às 18h . 

Por ser um lugar que tem contato direto com a natureza é muito comum encontrar animais silvestres como saguis e lagartos.

IMG_9439 

Não os alimente, pois assim eles não perdem seu instinto selvagem. Respeitar a natureza é a regra principal.

IMG_9438 

Esta trilha faz parte da Transcarioca, um percurso vai desde Barra da Guaratiba até o Morro da Urca com a extensão total de 180Km.  É um percurso interessante que pode ser feito em várias etapas, de acordo com o interesse e o preparo de cada um.

IMG_9447 

Vamos então para o Jardim Botânico. Por lá o Parque Lage, no pé do Cristo Redentor é uma referência: escola de artes , teatro, café e lojinha. Passeio tipo combo. O Bistrô Plage oferece um delicioso café da manhã (apesar de carinho), além de almoço e jantar com produtos orgânicos que podem ser saboreados junto aos eventos de arte e música que acontecem no local durante todo ano. Exposições de arte também estão na agenda.

É um dos lugares mais Instagramáveis do Rio! A fila no melhor spot é sempre grande. 

IMG_8931

Originário de um antigo engenho de açúcar, o parque faz parte da memória histórica da cidade. Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional . Projetado em 1840, o belíssimo jardim em estilo romântico europeu divide as atenções com a floresta nativa de Mata Atlântica. Destacam-se também as palmeiras imperiais, os lagos e o ar puro em meio a cidade. Um lugar perfeito para namorar. 

B07BE18C-FBD1-4782-9351-04A0EB2B0520

A Vista Chinesa tem acesso pela rua lateral do Jardim Botânico , uma estrada asfaltada leva até lá mas eu não aconselho a subir a pé. Além de ser um peral forte passam muitos carros e pode ter perigo de acidentes.  Melhor subir de uber e combinar que esperem a descida, não é fácil conseguir transporte lá em cima. Nesse trajeto há duas quedas d’água de acesso livre ao público. As águas vêm geladinhas e dão um banho refrescante para calorento nenhum botar defeito.

8873F38D-7263-46FC-8E8C-22F76E1305CC

Construído no início do século XX em homenagem aos chineses e a importação do cultivo de chá no Brasil, o monumento da Vista Chinesa oferece um amplo panorama repleto de verde da Zona Sul carioca. Um dos mais belos mirantes do Rio, de lá avista-se a Lagoa Rodrigo de Freitas , Corcovado e Pão de Açúcar , além das praias da Zona Sul.  Linda a vista ao entardecer com o colorido do por do sol, mas não fique por lá depois do anoitecer.

IMG_9319

Vamos então seguir para o Centro, já falei em outro post na região da Cinelândia, e agora vamos conhecer a tradicional Confeitaria Colombo para um bom café da manhã ou almoço comme if faut . Um dos principais pontos turísticos do centro do Rio , atrai da mesma forma turistas e moradores para saborear as delícias de um dos 10 mais belos Cafés do Mundo pelo site U City Guides. 

IMG_9505 

Fundada em 1894 por imigrantes Portugueses , conta com mais de 100 anos de história e é um ícone no centro do Rio de Janeiro. Uma verdadeira instituição que iniciou a produção de seus próprio doces para competir com os produtos importados da Europa.  A marmelada foi o primeiro doce local a ser produzido em grande escala.

IMG_9193

A Confeitaria Colombo era muito frequentada pela alta sociedade, não era possível entrar sem paletó. A regra era tão clara que a confeitaria disponibilizava paletós para emprestar aos clientes desavisados.

IMG_9198

Dos sete andares, cinco ficam apenas para a administração e produção dos itens servidos. Um setor é dedicado exclusivamente ao biscoito Leque, que ainda é feito com a mesma receita e usando a mesma máquina desde 1920!

Reparem os pisos originais em ladrilho hidráulico.

IMG_9511

Dali dá para ir a pé até o mais incrível dos prédios históricos do Centro do Rio, um contraste absoluto com a deselegância das novas construções, a sujeira e a pobreza que também compõe hoje o ecossistema da cidade. O Real Gabinete Português de Leitura, instituição fundada em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império. O estilo é o gótico português , inspirado no Mosteiro dos Jerônimos em Belém , Lisboa.

IMG_9152

Localizado no número 30 de uma rua apropriadamente batizada de Luis de Camões, o abandono da cidade se encontra com aquilo de mais rico que a humanidade pode produzir – literal e simbolicamente.  Seu acervo literário.

IMG_9169

Mas é lá dentro que a mágica se instaura. As estantes de madeira  são monumentos à literatura , é como uma catedral dedicada ao livro. Tudo é monumental e ao mesmo tempo reverencial. Eleito em 2014 a quarta biblioteca mais bonita do mundo, para o meu gosto e conhecimento é a mais linda. 

IMG_9159

É também a maior biblioteca portuguesa fora da Terrinha. Entre os cerca de 350 000 volumes, nacionais e estrangeiros, encontram-se obras raras como um exemplar da edição “princeps” de Os Lusíadas” de Camões (1572). O prédio foi aberto à visitação pública em 1900, e o elenco de visitantes ilustres do passado não deixa também à desejar – era comum encontrar nomes como Machado de Assis e Olavo Bilac percorrendo suas prateleiras atrás de volumes ou livros raros.

IMG_9155

Seguindo o matiz histórico , fomos para o Mosteiro de São Bento. Fica a dica , só desça do táxi em frente a porta do Mosteiro , descer na entrada do portão vai obriga-lo a subir uma íngreme e incomoda ladeira. Situado no alto do Morro de São Bento, o conjunto arquitetônico, que inclui a espetacular Igreja Abacial de Nossa Senhora do Monserrate, constitui-se em um dos mais valiosos patrimônios históricos do século XVII originalmente preservados. 

IMG_9209

Eu já tinha ouvido muito falar no Mosteiro mas nada me preparou para o que me esperava! Fiquei sabendo que minha sobrinha carioca , com 6 anos , empacou na porta e não entrou . Dizia que tinha muita coisa ali , muito dourado e muita gente nas paredes!!!!

NYPL-Debret-Jean-Baptiste-Desembarque-da-Princesa-Leopoldina-no-Rio-de-Janeiro-com-o-Mosteir

Quem vai até o local  se encharca de beleza, pois ela é praticamente toda banhada a ouro, mas quem tem a intenção de visitar o Mosteiro onde funciona a clausura de monges, pode acabar frustado. Isso porque apenas o acesso à Igreja é aberto ao público, porém ela por si só já vale a visita, acredite!

IMG_9214

O complexo monástico engloba o Colégio de São Bento — a Faculdade de São Bento, especializada em teologia e filosofia. A entrada da igreja se dá por três majestosos portões de ferro fundido. Na galilé, com piso em mármore preto e branco, destaca-se no chão uma rosácea que aponta para o “Caminho”. A riqueza de detalhes no interior da igreja é fascinante. As talhas douradas folheadas a ouro 18 quilates levaram décadas para serem concluídas.

IMG_9217

Normalmente o local é tranquilo e convida à meditação , somente aos domingos quando o canto gregoriano entoado pelos monges movimenta a  concorrida missa das dez da manhã.

IMG_9218

Olhando para baixo do Mosteiro de São Bento já se pode vislumbrar a mais nova faceta do Rio , a  Praça Mauá é um ponto de referência para quem vai visitar a zona Portuária. A praça foi uma das primeiras revitalizações do Porto Maravilha e hoje é um lugar bastante seguro para passear e curtir um fim de tarde , de preferência durante a semana.

IMG_3781

Ali encontram-se os museus MAR e do Amanhã. Foi uma obra incrível de remodelação urbana , um exemplo vivo de como o design pode ser usado para melhorar a vida das pessoas e sua relação com o ambiente.

IMG_9236

O  Museu do Amanhã , é um marco arquitetônico do espanhol Santiago Calatrava que se projeta sobre a Baía da Guanabara. Por fora, o projeto encanta ,  é quase uma obra de arte em seu posicionamento estratégico.  Por dentro, uma exposição interativa fala da nossa vida no planeta, desde o BigBang até conjecturas sobre o futuro da humanidade.

d6c3e131-98d2-4d67-90a9-132147684753 

Eu ficaria satisfeita só com a vista exterior, não sou afeita a estas conjecturas, “o futuro a deus pertence!” 

C2C1C717-D148-436B-A920-6687DA426342

A Orla Prefeito Luiz Conde é um dos legados que as Olimpíadas deixaram para a cidade do Rio. Revitalizada,  abriga muitas atividades em suas dependências, como a Feira de Gastronomia , Casa Cor Rio… Mas sua fama se espalhou com o grafite monumental de Eduardo Kobra. O Mural Etnias se chama “Todos Somos Um” e, além de todo o visual incrível, ele tem um valor cultural maior . Foi construído para representar cada um dos nativos dos 5 continentes, em rostos expressivos, como se fossem enormes fotografias.

IMG_9274

Então , já deu vontade de voltar ao Rio para um passeio longe da praia?

Se ainda não , experimente este outro roteiro pelo RioCentro.

«

»

4 COMENTÁRIOS
  • Arão Fishmann
    3 meses atrás

    Minha querida Mylene, fico muito feliz com o teu post.
    Eu tive o prazer e o orgulho de participar da instalação do VLT entre o aeroporto Santos Dumont, Barcas e a Rodoviária passando pela Central do Brasil e pelo Porto Maravilha como gerente da eletrificação pelo solo.
    Pude apreciar cada centímetro deste centro histórico do Rio e da sua rica história.
    Acho muito importante o teu trabalho de divulgação deste patrimônio cultural do Brasil.
    Beijos !

    • Mylene
      3 meses atrás
      AUTHOR

      Arão,

      Eu que fico feliz em saber que meu trabalho está chegando mais longe e levando o reconhecimento de nossa riqueza artística e histórica para além do nosso círculo de viajantes.
      Beijo
      Mylene

  • Acyr
    3 meses atrás

    Sempre gosto de tudo que vcs publicam ,viajo junto em todas as partes que vcs já foram ,parabéns pela reportagens

    • Mylene
      3 meses atrás
      AUTHOR

      Que bom Acyr,

      Só nos deixa muito felizes saber que levamos as pessoas a viverem e conhecerem outros lugares , ou mesmo sua própria cidade ou pais!
      Um abraço e continua sempre nos enviando sua opiniao e sugestões.
      Obrigada
      Mylene Rizzo

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM