TOP
noronha
America do sul Brasil Fernando de Noronha Fotografia praias trilhas trilhas viajandocomarte

Passeios e restaurantes novos em Fernando de Noronha

Muito já se falou de Fernando de Noronha
Aqui vão algumas considerações sobre o momento atual da ilha!
Baía dos Porcos Noronha

Baía dos Porcos
Noronha

 
Em termos de preservação o espírito e o parque nacional estão fazendo um belo trabalho! Existe cuidado , fiscalização e , principalmente, punição para que impõe algum dano ao ambiente, fauna ou flora. 👏🏻👏🏻👏🏻
Sobre o turismo , apesar de haver um boato de que o número de turistas que entram na ilha seja controlado, não passa de um artifício para justificar a taxa ambiental cobrada , que considero justa se houver controle efetivo do número de pessoas! Está é uma ação necessária e premente! A ilha é pequena e não comporta um número de pessoas que só aumentou nos últimos tempos. As fotos não representam o número de pessoas porque a maioria passa mais tempo nas trilhas e passeios do que curtindo praias!
 
IMG_5465
 
Sobre a organização do turismo, comparo com Bonito onde estivemos faz pouco tempo e é um exemplo de gestão turística no Brasil. Em Noronha todos os agendamentos de trilhas e mergulhos no parque nacional são feitos na chegada a ilha o que atrapalha muito o turismo de qualidade. Nós chegamos com uma reserva de 6 dias de estadia e não conseguimos lugar em nenhuma das principais atrações do parque! Toda as datas só ofereciam possibilidades a partir do 7 ou 8 dia.
 
Capturar
 
Isto não quer dizer que não aproveitamos a beleza das praias fora do parque e as trilhas de acesso ilimitado. Mas não considero uma boa política, a organização da viagem fica prejudicada e a sensação de quem chega é frustrante. O agendamento prévio é uma prática comum em qualquer lugar do mundo e prioriza o turismo de qualidade em detrimento da quantidade, exatamente o que eles dizem tentar cultivar por aqui!
 
Morro Dois Irmãos Noronha

Morro Dois Irmãos
Noronha

 
No mais só posso dizer que das praias que conheço no mundo, Noronha bateu todas em termos de beleza natural. Ameiiii
Vou colocar lá no blog algumas dicas práticas para facilitar a vida de quem vai , além de novidades em pousadas e restaurantes!
 
Acho que é muito importante frisar que de maio a outubro as praias são calmas e mais adequadas ao banho, mergulho e contemplação e o calor é bem mais suportável. Nos meses de verão , novembro a abril entramos no período de calorão, as praias ficam estreitas e as ondas são ótimas para surf. Cuide para escolher bem a sua época preferida.
 
IMG_5492
 
Praia do Sancho em agosto

 

Ondas quebrando na Praia do Sancho (está foto em época de swell)

Logo na chegada você vai deparar com trocentas opções de passeios, piscinas, mergulhos, trilhas , ver golfinhos, tubarões e aquele por do sol fantástico, ai meu Deus!! SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!

Calma, calma, não se desespere, é normal, a gente fica meio perdido, não querendo perder nada, afinal viemos até aqui e sabe -se lá se um dia poderemos voltar.

Praia do Sueste Noronha

Praia do Sueste
Noronha

Um dos passeios mais oferecidos é o “Ilha Tour”, que eles passam para pegar as pessoas nas pousadas às 8h da manhã e recorrem numa camionete adaptada com bancos atrás, com cobertura.Neste passeio a ideia é que você tenha uma visão geral da Ilha, aprenda os caminhos e escolha os locais que gostou mais para poder voltar. O passeio termina ao por do sol no Forte do Boldró.  Eu tinha 3 dias inteiros na ilha com do aluguel de um buggy . Então decidi fazer este reconhecimento por conta própria, fazermos nós o nosso horário, afinal a ilha não é muito grande, é quase impossível perder-se nela. Preferi passar o primeiro dia por conta própria e foi super bem aproveitado.

IMG_5440

Antes de tudo abastecendo o Buggy, no único posto da ilha.

Alugamos máscaras e nadadeiras na pousada (R$20,00) e saímos para explorar a ilha. Começamos pela parte leste da ilha. Descemos em direção ao porto, passamos pela Vila dos Remédios até a ponta chamada de Air France por aí se passa no único posto de gasolina da ilha (abastecer o Buggy, 20l são mais do que suficientes para rodar na ilha 3 dias). Depois de comprar água, partimos para conhecer as praias de dentro, a Praia do Boldró, Praia do Americano, Praia do Bode e resolvemos ficar na Cacimba do Padre, que é a praia onde ficam aqueles 2 morros emblemáticos da ilha – os dois irmãos. De lá fomos por uma trilhinha estreita até a Baia dos Porcos, lugar ótimo para mergulhar de snorkel, cardumes de sardinhas, peixes coloridos e a temperatura da água é simplesmente perfeita!!

A ponta bem leste da ilha, o buraco da Raquel

Capelinha com vista para a Ilha Rasa

Logo atrás desta capelinha tem uma baía onde o banho é proibido e é conhecida como a Baía do Tubarões. Nós vimos mais de 6  nadando nas águas rasas que na maré baixa impedem a saídas dos animais. Impressionante!

Baía dos Tubarões  Noronha

Baía dos Tubarões
Noronha

 

 

IMG_5311

A praia do cachorro, praia “urbana” chamada assim porque fica bem próxima a Vila dos Remédios

Praia do Boldró

Cacimba do Padre Noronha

Cacimba do Padre
Noronha

Algumas praias tem cadeirinhas e guarda-sóis para alugar! Uma novidade para que foi há mais tempo atrás.

Morro Dois Irmãos Noronha

Morro Dois Irmãos
Noronha

Os famosos Dois Irmãos fotografados da trilha

A Baía dos Porcos, lugar ótimo para mergulhar com snorkel.

Já estávamos perto das 3h da tarde e fomos conferir a dica de almoçar na pousada Maravilha, mais conhecida como a pousada do Luciano Huck. Quero dizer que esta é uma dica imperdível, a pousada tem uma vista espetacular da Praia do Sueste, você pode achar que tudo lá é caríssimo, nada disso, preços de Noronha, mas nada diferente de outros lugares bem simples que andamos por lá, por exemplo, uma caipirinha no botequinho do Forte do Boldró é quase o mesmo preço da Pousada Maravilha,  fora todo o conforto, o astral, e a vista que você vai desfrutar, as fotos falam por si, olha só:

Vista do Restaurante da Pousada Maravilha para a Praia do Sueste

Pousada Maravilha

O astral é tudo!

Logo ao lado da Maravilha acaba de inaugurar a Pousada do Nannai. Uma das mais lindas da Ilha com um restaurante maravilhoso. Vale conferir.

IMG_5416

Nannai – Noronha

IMG_5424

A decoração não poderia ser de mais bom gosto e adequada ao clima da Ilha

Pousada Nannai Noronha

Pousada Nannai
Noronha

Depois de comer uma massa com frutos do mar de enlevar o espírito fomos conhecer a Praia do Leão, que fica bem ali pertinho do lado da Praia do Sueste, que são as chamadas “Praias de fora” e que fazem parte do Parque Nacional.

Praia do Leão  Noronha

Praia do Leão
Noronha

 

No caminho para a Praia do Leão não percam uma trilha curta que leva ao mirante do Sueste e mirante Caracas. Bem leve, e lindíssima.

IMG_5452

 

Para quem estiver do outro lado da Ilha e quiser almoçar mo Porto , um dos melhores lugares por aqui é o Mergulhão , também excelente para o por do sol.

IMG_5225

Restaurante Mergulhão  Noronha

Restaurante Mergulhão
Noronha

Quando o dia chega ao final temos um compromisso inadiável com o por do sol! 

Em torno das 5h a galera começa a se reunir no Forte do Boldró, esperando ao som de Bolero de Ravel o grande espetáculo diário.

Sério, um dos mais lindos que já vi… estes foi um daqueles momentos onde a gente perdoa o mundo e acredita que a vida é circular e tudo aquilo de bom que fazemos acaba retornando pra gente.

Outro lugar muito bom para por do sol é o Bar do Cachorro na Vila dos Remédios. Som gostoso e bons drinques e petiscos. O bar do Meio também tem muita fama!

Por do sol no Bar do  Cachorro

Por do sol no Bar do Cachorro

Na Praia do Cachorro uma piscina natural de fácil acesso e que rende boas fotos é o Buraco do Galego! 

Buraco do Galego Noronha

Buraco do Galego
Noronha

 

Só mais uma informação relevante , nossa Pousada foi a Morena! Gostamos muito da localização e atendimento!

Pousada Morena Noronha

Pousada Morena
Noronha

Aguardem, no próximo post vou contar do nascer do sol na canoa havaiana, mais dicas de restaurantes  e passeio de barco com almoço e muitos, muitos golfinhos!! Até lá gente!

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *