TOP
IMG_8871
Africa Aventura cultura Egito Fotografia Travel experience Variedades viajandocomarte

Philae , um singelo e gracioso templo egípcio

 Acredito que conhecer as riquezas de uma cultura milenar seja uma forma singela de ajudar em sua preservação, para isto vou colocar alguns posts de templos espalhados pelo mundo , que espero possam instigar a apreciação e colaborar para o desenvolvimento da abertura   e economia.

O Templo de Philae em Assuan no Egito é primor histórico e um feito de engenharia. Ameaçado pelas águas do Lago Nasser , criado em decorrência da represa de Assuan construída na década de 60,  o templo ficava submerso boa parte do ano e estava entrando em deterioração. Um movimento internacional trabalhou na sua remoção e uma nova locação foi feita.

IMG_8895

Estivemos por lá em três ocasiões e posso dizer que este é meu templo favorito no país dos Faraós. Alem do ótimo estado de conservação , Philae tem entorno especial pois a ilha para onde foi transferido não tem outra construção além do próprio templo.

 


Removido e reconstruído pedra a pedra, Philae é um passeio feito em pequenos barcos desde a cidade de Assuan. O passeio já é uma delícia, nesta região o Rio Nilo forma ilhas de pedra que criam um ambiente diversificado e encantador. O sol , sempre presente, reflete na água as pedras milenares que formam o templo.

IMG_8774

 
 
Aqui aparece o Hotel Old Cataract onde foi filmado o clássico de Agatha Christie, “Morte no Nilo”, ainda hoje o hotel mais luxuoso da região. Ficar hospedado por aqui é como voltar no tempo dos grandes exploradores, uma clima intimista e uma paisagem sem igual. IMG_8748
 
 
 As felucas compões a paisagem, embarcações típicas do país.

Philae é uma construção Ptolomaica, isto é , feita pela dinastia grega que governou o Egito Antigo em seu derradeiro momento , antes de cair nas mão de Roma e tornar-se uma o celeiro dos romanos.

 

O general Ptolomeu, do exército de Alexandre o grande, herdou a região após a morte do grande conquistador e deu nome a dinastia lhe seguiu. A figura mais conhecida entre os Ptolomeus foi Cleópatra VII, a famosa Cleópatra de Julio César e Marco Antônio. Ela foi a última governante desta dinastia e viveu até 30 a.C., apesar de serem egípcios os Ptolomeus nunca deixaram de falar grego e ter sua cultura ligada a esta civilização.

Neste relevo o rei Ptolomeu faz uma oferenda a deusa Ísis e a Hórus, seu filho, no Pilone de entrada do templo , tudo em dimensões monumentais.

 
IMG_8808
 

Philae originalmente foi templo dedicado a deusa Ísis, uma deusa da cultura egípcia mas que foi adotada por muitos outros povos antigos. Quando os cristão se tornaram mais poderosos o templo foi transformado em Igreja Católica e foi neste momento que os relevos dos deuses foram martelados para serem descaracterizados e transformados em santos cristãos.

Mais significativo a cruz sobreposta aos deuses, o poder da nova cultura se sobrepondo ao antigo credo. 

Os capitéis dos pilares de um período artístico tardio são variados , cada um com um formato diferente. Um primor artístico contra o céu azul.

O templo é dividido em setores com significações especiais. Quando foi remontado perdeu a sua linearidade original, mas não o encanto .

Esta pequena construção na margem do Nilo é um quiosque , mandado construir pelo Imperador Romano , Trajano. Delicado e grandioso ao mesmo tempo, mostrava a força de dominação dos romanos no seu celeiro do mundo Antigo, o Egito.

 

Atualmente o povo egípcio é muçulmano e não guarda relação com a cultura do Antigo Egito , mas contribui com o exotismo e o colorido, criando uma mistura original presente em todos os sítios.

IMG_8902

E fazem a alegria dos turistas com mil badulaques “legítimos”
IMG_8878

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM