TOP
IMG_1220
Açores Europa Portugal Roteiros sob medida Sem categoria

Portugal nostálgico em meio ao Oceano Atlântico – Açores

“Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal “

IMG_1232

IMG_0589

Com os versos de Fernando Pessoa cheguei aos Açores, este pedacinho de terra perdido no Atlântico entre a Europa e a América.

IMG_1312

Porto Pim – Faial

Um arquipélago de nove ilhas , cuja décima seria a nossa açoriana Florianópolis. Um local bucólico que nos remete a um passado onde a única esperança que movia Portugal era o navio que levaria a terras mais promissoras e distantes. Destes emigrantes viemos nós , gaúchos de Porto Alegre e tantas outras cidades fundadas por nativos de São Miguel, São Jorge, Faial e Ilha Terceira, que buscavam uma pátria que os merecesse.

IMG_0831

Cenário bucólico em Ribeira Grande 

Nas minhas veias não corre muito sangue português e minha escolha por visitar os Açores foi mais uma busca do luxo do inexplorado e da amplidão das paisagens. Mas alguma coisa me arrebatou e me tomou de assalto. Fui abduzida a um tempo de coretos nas praças, serenatas nas varandas e tapetes de flores e serragem nas calçadas.

IMG_0716 IMG_0723

Festa Julina em São Miguel

Das festas religiosas provém os tapetes coloridos de flores e serragem, feitos com capricho e devoção! Um povo que põe nas tradições a expressão de seu caráter. Quase impossível passar por aqui sem presenciar alguma procissão. 

Difícil traduzir em palavras o sentimento que me acometeu, como se fossem lembranças de lugares onde eu nunca estive.

IMG_0987 

Em São Miguel chegamos ao entardecer, num voo rápido de Lisboa, pouco menos de três horas separa o arquipélago da terra mãe.

IMG_0552

 Pedras do Mar Resort e Spa

IMG_0617

Praia de Mosteiros

Na maior ilha está a capital, Ponta Delgada , uma cidade considerada grande e cosmopolita pelos pacatos moradores locais! Não tem mais de 40 mil habitantes, que ainda cumprimentam-se nas ruas  e tem como grande preocupação os pequenos mosaicos soltos nas calçadas de pedras portuguesas.

IMG_0540

Ponta Delgada

IMG_1595

São Miguel é uma mistura de Gramado e Florianópolis, com um relevo montanhoso e estradinhas serpenteadas de hortênsias e agapantos, sempre com um vislumbre de mar no horizonte.

IMG_0660

Lagoas das Sete Cidades

Diversidade de culturas agrícolas como o inhame, a cana de açúcar e a única plantação de chá da Europa convivem com o turismo que vem trazendo novos ares.

IMG_0867 

IMG_1580

Mas a maior riqueza é a variedade de paisagens naturais! Num raio de menos de cinquenta quilômetros convivem pacificamente águas termais, praias vulcânicas, lagoas coloridas em verde e azul e as incríveis fajãs, terras cultiváveis à beira mar, provenientes de lava vulcânica .

IMG_1544

 Fajãs

IMG_0652

Pelo interior vários sítios de águas termais, uma experiência inusitada os banhos nesta água ferruginosa em Furnas.

IMG_1017

Furnas

A paisagem mais incrível esta no Ilhéu de Vila Franca do Campo. Uma ilhota com um mar interior bem em frente ao litoral de Vila Franca. 

IMG_1042

Ilhéu de Vila Franca do Campo

O Faial é ainda mais hospitaleiro e preservado . Para chegar até lá toma-se um voo de 1h desde Ponta Delgada. Em Horta do Faial está a maior Marina do arquipélago que acolhe navegantes que se aventuram a cruzar o oceano e tem aqui um ponto de descanso.

IMG_1442

Marina de Horta do Faial

O bar do Peter´s Cafe é icônico por aqui. Guarda memorias de viajantes , histórias de marinheiros errantes que deixam marcas numa das marinas mais distantes do continente. 

IMG_1433

 Peter´s Cafe

De bicicleta ou de carro, vale dar uma volta na ilha do Faial para ver suas famosas cercas de pedra a a mais nova praia de lava vulcânica, formada na erupção do Capelinhos em 1957.

IMG_1509 

Praia mais jovem dos arquipélago , criada em 1957 em Capelinhos

IMG_1375

Ilha do Pico ao fundo

Do Faial se avista ao longe a Ilha do Pico, maior montanha do arquipélago, famosa por sua trilha super desafiadora.

IMG_1315

Cada canto por aqui tem uma beleza ímpar e tudo envolto no luxo maior de ser quase exclusivo!

IMG_1483

Baia de Porto Pim no Faial

Portugal nasceu a sombra da Igreja e não há nos Açores uma minúscula vila que não tenha a sua capela de pedra cinza e paredes caiadas em branco, parecem todas com o mesmo projeto , mas cada uma é igualmente encantadora ao seu jeitinho!

IMG_1074 

IMG_1270

Para comer, não deixe de provar as lapas, mariscos deliciosos que são a especialidade local.

IMG_1596

Não tivemos tempo de visitar a Ilha Terceira, conhecida como a mais festeira e nem São Jorge.

IMG_0906 

Plantação de Inhame

Bom, assim tenho um bom motivo para voltar. E será em breve.

Para quem quer continuar na terrinha: Alentejo, além mar, além…

«

»

1 COMENTÁRIO

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *