TOP
IMG_1043
Amazonas Aventura Brasil Ecoturismo Roteiros Viajando com Arte Variedades

Reflexos da Amazônia

A maioria dos estrangeiros curiosos conhece o Brasil por pelo menos três coisas: carnaval, futebol e amazônia. De futebol e carnaval todo cidadão brasileiro é um doutor (gostando ou não, já está impregnado no seu DNA).

IMG_1190

 

Por outro lado, sobre floresta amazônica a realidade é outra.  Poucos que conheço têm intimidade com essa parte do nosso território e poderiam relatar algo mais do que informações geográficas que o curioso teria como buscar em qualquer livro escolar.

IMG_0968

Em nosso ávido apetite por arte e culturas distintas, migramos para os mais remotos lugares do mundo em busca do diferente. Entretanto, esquecemos muitas vezes que o diferente pode estar muito mais perto do que imaginamos e que em nosso próprio país há culturas e povos dignos de uma apreciação mais demorada.

IMG_1529

Muitas vezes esquecemos, ou queremos esquecer, que vivemos em um país indígena com uma cultura riquíssima e que é isso que nos diferencia do restante do mundo.

IMG_0894

Vejo muitas vezes certo constrangimento, e até indignação, quando um brasileiro é questionado no exterior se o Brasil é repleto de florestas. Ignorâncias a parte, como aquele questionamento de alguns estrangeiros sobre jacarés e macacos circulando pelas ruas das grandes cidades, será que não está na hora de nos orgulharmos de nossas matas e usarmos isso para orientar o curioso e explicar-lhe que temos sim matas maravilhosas e que, apesar de termos uma das maiores cidades do mundo, ainda assim somos um país rural e que se orgulha de sua natureza?

IMG_1230

Será que ao sermos questionados não ficamos mais indignados pela nossa ignorância em falar de nosso próprio país?

IMG_1585

Com o intuito de aprimorar um pouco mais a minha brasilidade e incrementar a minha cultura na arte do viver, rumei, há alguns meses, para o coração da Amazônia. Havia estado lá apenas uma vez e a vontade de retornar sempre esteve presente. Desde a primeira visita o por do sol às margens do rio negro não me saía da mente.

IMG_1043

As cores da Amazônia são vibrantes e a natureza é algo indescritível. Ao cair do sol a mata se incendeia em laranjas e vermelhos que se confundem com as árvores e ofuscam o seu verde. Como se todo o planeta fosse aquecido. Fico imaginando que quadro Van Gogh teria pintado se tivesse vivido por aquelas bandas. Quem “pintou a Amazônia” em um final de tarde deve ter tido um surto psicodélico e ter jogado toda a sua paleta de cores quentes de uma só vez sobre a tela!

IMG_1001

Este mesmo pintor enlouquecido, não contente com apenas uma Amazônia, resolveu colocar ali espelhos d´água que refletem toda essa beleza e transformam a mata em duas. Uma overdose de cores e sombras nesse quadro pintado por uma artista acima de qualquer crítica.

IMG_1571

Com seu auge nos tempos da borracha, Manaus ainda preserva algumas de suas construções daquela época. Não deixe de visitar o Teatro Amazonas e o Palácio Rio Negro, dois exemplares da arquitetura de uma época de muita abundância. Uma das curiosidades que mais me chamou a atenção foi o calçamento ao redor do Teatro. Todo feito de borracha, para que o barulho das carruagens e carroças da época não atrapalhassem os espetáculos, ainda está lá preservado em uma boa parte do entorno do mesmo.

IMG_0551 IMG_0717

A visita ao centro histórico da cidade é feita em um dia tranquilamente. O interesse pela região com certeza tem que ser a natureza ao seu redor. Com ela você poderá gastar quantos dias achar necessário.

IMG_0714

As opções de passeios pela floresta são muitas. Desde um simples passeio de barco para ver o encontro das águas do Rio Negro com o Solimões até um mergulho com botos cor de rosa, você poderá visitar uma tribo indígena, ver cachoeiras, sobrevoar a mata em um hidroavião e muito mais. 

IMG_1323


IMG_0824

Entre todos os programas que você poderá fazer na região amazônica, um deles é primordial: A CONTEMPLAÇÃO. Sim, deixe o seu estresse aqui no asfalto e se embrenhe na mata com calma.

IMG_0860

Contemple cada momento e cada som. Tente enxergar a população local com outros olhos e ouça suas histórias com interesse. A Amazônia é uma região para se visitar despido de pré-conceitos e de uma suposta superioridade. Ou você se deixa envolver, ou irá voltar da mesma forma que chegou lá.

IMG_0867

Respire o ar úmido da mata e sinta o calor que vem de suas entranhas. Deixe que as águas dos rios reflitam o seu interior e use esses momentos para ver o planeta com outros olhos. Sem demagogia: tente entrar em sintonia com a natureza. O sentimento de pertencimento a um todo maior é inevitável.

IMG_0853

Lá, templos gigantescos são desnecessários. Não tenha a doce ilusão de que, por não haver construções góticas, renascentistas, medievais, modernistas, etc., a Amazônia seja um lugar menos digno.   Para que construções feitas pelo homem se você está dentro de uma das maiores construções divinas?

IMG_1196

O divino se revela a cada reflexo na água, a cada árvore gigantesca, a cada revoar de pássaros. O sagrado que está em cada momento é revelado àqueles que se deixam conduzir pela natureza. Se você quiser ser contagiado por tudo isto, fica a dica.

Luciano Terra

amazonia 1

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *