TOP
IMG_4041
Aventura Croácia Europa

Roteiro para amar a Croácia – Parques Nacionais Krka e Plitvice

Continuando a série de posts sobre a Croácia hoje vou falar dos 2 parques nacionais que visitei no verão.
No post anterior depois de chegar a Split de Ferry vindos da Ilha de Hvar, pegamos a auto estrada em direção a pequenina cidade de Skradin que fica a 98Km de Split, uma barbada.

Chegamos em Skradin ainda com a luz do dia, esta é a grande vantagem de viajar no verão, os dias rendem muito, se você pensar que acordamos em Hvar, pegamos o ferry depois de pegar praia, passeamos por Split e ainda chegamos aqui em um bom horário…

Chegando em Skradin, esta era a vista da estrada.

Escolhi visitar estes dois parques depois de ver algumas fotos de Plitvice, que é o nome de um deles, a paisagem me parecia surreal, lagos verdes cachoeiras, e pensei que eu tinha que ver aquilo tudo de perto, o mais conhecido é realmente o Parque dos lagos de Plitvice, mas li que lá não era permitido tomar banho… fiquei bem desapontada foi então que descobri o parque nacional de Krka, que pelas fotos era tão lindo quanto Plitvice e a gente podia tomar banho!
Na dúvida reservei uma noite em cada um, eles não são muito distantes entre si, então foi tranquilo.

Para você entender melhor, fomos ao Parque de Krka e ao De Plitvice ( no mapa chama Plitvice Jezera)

Fomos visitar primeiro Krka que ficava no caminho para quem vinha do sul, no nosso caso, de Split.

Eu já tinha reservado um hotel no www.booking.com  . o Hotel Skradinski Buk, um hotelzinho bom, sem nada de luxos, mas como era apenas para uma noite serviu bem para o seu propósito.
A cidadezinha de Skradin é muito bonitinha ela fica na beira deste grande lago onde desaguam as cachoeiras do Parque de Krka, jantamos em um restaurante que recomendo, o Dalmatino, comemos super bem e o ambiente era ótimo, sentamos em um terraço na rua, o clima de verão convidava a tomar um bom vinho croata geladinho…

Passeando por Skradin

tanto as cachoeiras de Krka quanto as de Plitvice são um fenômeno do terreno calcário, ao longo de milênios, a água do rio criou um canion profundo em meio às colinas, levando o carbonato de cálcio consigo. Liquens e algas retém o carbonato e o incrustam em suas raizes. Este material é chamado de Tufa e é formado por milhões de plantas crescendo umas em cima das outras. E é este crescimento que cria esta barreiras naturais que formam as fantásticas cachoeiras.

No dia seguinte cedinho, pegamos o barco que leva até o parque, a paisagem é belíssima e o trajeto não dura mais do que meia hora, só que não levamos em conta um detalhe, além de ser verão, era domingo , quando chegamos o parque estava bem movimentado, quando terminamos o circuito depois de ver todas as cachoeiras, piscinão de Ramos era pouco! O gramado estava lotado de familias e comprar qualquer coisa no restaurante local era impensável, as filas eram enormes, fiquei olhando aquela maravilha de cachoeira  de longe, sério, lugares cheios assim tiram toda a graça, não curti, da próxima vez volto em setembro em um dia de semana!

A bordo do barco que nos levou ate a entrada do Parque de Krka.

Esta é a visão da chegada, algumas pessoas tomando banho é lindo demais.

É muito bonito, e eles construíram grandes passarelas onde a gente pode dar toda a volta e ter uma visão perfeita de muitas cachoeiras.

A água é absolutamente cristalina e cheia de peixes.

Saimos de Skradin em direção ao Parque nacional de Plitvice que fica a uns 190Km, um pedaço por auto estrada e outro menor por uma estrada menor, mas muito bonita, campos verdes, montanhas e onde se passa grudadinho na fronteira da Bósnia.

Nosso Hotel era o Jezero, um hotel grandão, no meio da floresta e a 5 minutos à pé da entrada do parque, eu adorei, tá certo que ele não era nada charmoso, mas a sacada do nosso quarto dava para a floresta, a visão da floresta, o cheiro de pinho,  habituados a uma temperatura média  em torno dos 30 graus, pegar aquele ar da montanha, fresquinho, aquele silêncio, foi muito, muito gostoso.

Hotel Jezero ao lado da entrada do Parque dos lagos de Plitvice

Acordamos cedinho disposto a pegar o primeiro micro ônibus que sai às 8h do parque e leva a várias opções de passeio nas cachoeiras, eu conversei com a moça do oficio de turismo e como só tinhamos tempo de fazer um passeio ela aconselhou a fazer a trilha E, que levava 3h, disse que era o mais bonito.

Um desenho na entrada do parque mostrando as diversas trilhas para fazer.

O ônibus sobe por uma estradinha estreita no meio da floresta e larga as pessoas no inicio da trilha, éramos pouco mais de 20 pessoas, os primeiros a chegar, uma paz, um silêncio, só a natureza onipresente, eu estava adorando aquela exclusividade depois da muvuca do Parque de Krka.

Tudo tranquilo, só a natureza como companhia.

O parque é cheio de passarelas e indicações do caminho a seguir, não tem risco de se perder.

E começam as cachoeiras, uma mais linda que a outra..

E a cor da água..

Uma visão linda do alto na foto de Filip Brala

No final da trilha E você tem a opção de pegar um barco que leva você diretamente para outra trilha, ou você pega o barco para um trecho mais curtinho que só atravessa o lago para perto do ponto de partida.

Marrequinhas vem receber a gente do outro lado.

Apesar de em Plitvice não ser permitido o banho, acabei pendendo muito mais para este parque, infinitamente mais tranquilo e bonito. Então meu conselho se tiver que escolher um fique com Plitvice e deixe o mergulho para as águas turquesas das praias da Croácia.

No último post desta série sobre a Croácia , não perca a cereja do bolo, a cidade de Zadar!

Se você gostou deste post e curte dicas de viagem, arte, restaurantes e afins, curta a nossa página Viajando com Arte no Facebook:

 https://www.facebook.com/pages/Viajando-com-Arte/121374657937187

 

 

 

«

»

3 COMENTÁRIOS

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Primeiro dia de uma semana pedalando pelos cenários incríveis do interior da Holanda.
.
.
.
.
#holland #vienen #bike&boat #OPTurismo #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Diversidade.
📷pemlinhares
.
.
.
.
.
#Holland #amsterdam #noord #punk #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography #opturismo
  • Noord, bairro que está bombando em Amsterdam.
Cafés, bares e restaurantes e um por do sol incrível.
.
.
.
.
#noord #amsterdam #holand #sunset #iamamsterdam #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Nossa super visita ao Rijksmuseum do mais aclamado artista holandês. 
A Ronda Noturna de Reembrandt.
.
.
.
#igers_netherlands #igers #viajandocomarte #reembrandt #rijksmuseum #arte
  • Amsterdam com a luz de Rembrandt.
📷@linharesmarcia
.
.
.
.
#holanda #amsterdam #canais #sunset #rembrandt #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Quantas pontes o seu olhar alcança?
.
.
.
.
#holanda #amsterdam #princegratch #opturismo #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Grupo Viajando com Arte Bike&Boat explorando Amsterdam.
.
.
.
#holanda #amsterdam #opturismo 
#viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Jantar de boas vindas Viajando com Arte, no incensado restaurante De Kas, lugar mega descolado, tudo orgânico, serve apenas produtos da estação, show de criatividade.
.
.
.
#amsterdam #bike&boat #restaurantdekas #opturismo 
#viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography