TOP
IMG_4259
Europa Roteiros sob medida Roteiros Viajando com Arte Rússia viajandocomarte

Rússia , um panorama cultural e turístico

 Neste prenúncio de Copa do Mundo várias pessoas tem nos pedido dicas da Rússia, país que já constou em nossos roteiros por diversas vezes. Difícil escolher , na verdade , difícil excluir alguma coisa! Vou tentar fazer um resumo de algumas das melhores atrações pelo país, para uma primeira visita de reconhecimento! 

Palácio de Tsarskoe Selo

A cultura russa é antiga mas acima de tudo tem uma riqueza e violência que não encontra paralelo. Nada por aqui é mediano , tudo é intenso e forte, a literatura fala de sentimentos atávicos como nenhuma outra, a arte pictórica inova e enfrenta sem concessões e a história é uma sucessão de tragédias seguindo o fio condutor de uma povo que tem na resiliência sua marca.

IMG_3795

A viagem pode começar em São Petersburgo, cidade que faz jus ao título de “Rússia com Arte”. Uma cidade repleta de história e simbolismo, mas que ainda conserva um ar meio decadente , principalmente se comparada a Moscou, mas que está caminhando rapidamente em busca de restaurar a antiga grandeza.

Museu Hermitage

No século XVIII, sob a dinastia dos Romanov, Pedro, o Grande vai construir uma nova capital e abrir uma janela para o Ocidente. Este Czar queria tirar a Rússia de seu atraso milenar e busca na Europa a inspiração para as reformas. São Petersburgo surge às margens do Mar Báltico como uma legítima capital européia, cercada de canais o que lhe valeram o título de “Veneza do Norte”. Ela não é uma cópia de outra cidade europeia , mas um resumo do que há de melhor em todas.

IMG_4267

Igreja do Sangue Derramado

IMG_3930

Rio Neva em San Petersburgo

O Hermitage, misto de palácio e museu, ainda tem janelas abertas com o sol batendo sobre telas de Reembrandt e Matisse, no entanto seu luxo imperial nos dá a sensação de que os palácios franceses são simples casas de campo. Ele foi construído por Catarina, a Grande, herdeira de Pedro, para tornar-se sua moradia nos meses mais frios,  por isto ser conhecido também como Palácio de Inverno. Guarda tesouros da arte ocidental , de Românticos a Impressionistas, de Neoclássicos a Barrocos.

IMG_3818

Mas para os apreciadores de arte o Museu Russo é uma visita imperdível, quase sempre vazio em contraste com as hordas de turistas que lotam o Hermitage. Aqui se encontra o âmago da alma russa , contado em quadros e imagens que captam  com maestria técnica e sensibilidade uma riqueza  ainda muito desconhecida pelo Ocidente.

IMG_3993

Museu Russo

Hermitage

Nos arredores da cidade de St Petersburgo  os Palácios de Verão de Peterhoff e Tsarskoe Selo são insuperáveis no colorido do Barroco Russo e no bailado das fontes e jardins. Aqui o trabalho de restauração está completo e o esplendor  e riqueza são testemunhos de um passado de luxo e ostentação.

Peterhof

Peterhof foi o primeiro palácio construído por Pedro , o Grande às margens do Golfo da Finlândia.  Apesar de todos os esforços, nada impediu que as tropas nazistas se instalassem em Peterhof durante a II Grande Guerra , em 1941, onde permaneceram até Janeiro 1944. Foi ali que prepararam  o longo cerco de Leningrado. As forças ocupantes do exército alemão provocaram grandes destruições:  o Grande Palácio foi pilhado e incendiado , obras destruídas e o parque depredado. Felizmente, pouco depois do fim da guerra foi iniciado um minucioso programa de restauro que conseguiu restituir ao conjunto o seu aspecto primitivo.

blog8

Monplaisir primeira residência de Pedro em Peterhof

Peterhof é uma verdadeira joia da arte e da arquitetura russas, que vai muito para além do Grande Palácio. Na verdade, o conjunto é formado por mais dezenove outros palacetes, vilas e mais de 120 fontes espalhados pelo parque de mil hectares.

blog7

Fontes de Peterhof

Tsarskoye Selo é o auge do estilo Rococó Russo, uma escultura que parece um bolo de açúcar em detalhes e cores. Foram usados mais de 100 kg de ouro para dourar a sofisticada fachada e suas numerosas estátuas .

 

IMG_4219 Tsarskoye Selo

Construído pela Imperatriz Catarina , a Grande e por sua sucessora,  como palácio de verão da Dinastia Romanov. Quando as forças militares germânicas recuaram depois do Cerco de Leningrado, destruíram intencionalmente a residência, deixando, apenas, a carcaça do palácio para trás. Antes da Segunda Guerra Mundial, os arquivistas russos tinham removido plantas e desenhos do palácio , o que se mostrou fundamental na reconstrução do pós guerra.

b2

O país mais uma vez tenta se abrir para o Ocidente e apagar o passado, um paradoxo que se perpetua na sua história e que fica claramente representado no seu brasão imperial que adota a Águia Bicéfala

 

Em torno do século X um monge Bizantino, Cirilo, fez uma peregrinação  para converter este povo, eslavo e pagão, ao cristianismo e por esta razão hoje o alfabeto russo chama-se cirílico e multiplicam-se igrejas cristãs ortodoxas cuja característica mais marcante são as cúpulas em formato de bulbo de cebola.

russia (58)

Dos séculos XI e XII, datam as cidades do chamado Anel de Ouro, um circuito medieval que circunda a capital, Moscou, e que nos faz viajar no tempo e apreciar um panorama que mescla a natureza exuberante e construções multicoloridas. Suzdal encanta com suas casas de madeira e seu Kremlin, fortaleza cujas cúpulas azuis com estrelas douradas representam a Virgem, adorada no país.

Suzdal

Vladimir foi a mais antiga capital do Principado de Moscou e guarda vestígios deste florescimento. Yaroslavl e Kostroma são cidades maiores onde se pode vislumbrar mercados do século XIX em pleno funcionamento, além de uma atmosfera retrô com muitas características do período soviético.

Mas é em Sergiev Possad que está o mosteiro mais importante para a fé ortodoxa russa e o principal centro de peregrinação do país, onde a arquitetura e a fé dão um espetáculo de grandeza.

Sergiev Possad

blog2

Depois de um período de invasões dos mongóis no século XIII, foi  Ivan IV, mais conhecido por Ivan, o Terrível, que expulsou os invasores e reunificou a Rússia a partir de Moscou. Um dos maiores emblemas russos, a Catedral de São Basílio em Moscou, foi construída por Ivan em comemoração a conquista de Kazan, uma possessão mongol. Ela situa-se na Praça Vermelha, cujo nome não faz referência ao período comunista , mas sim a uma tradição muito mais antiga de denominar “vermelho” o mais belo , importante e honroso local.

Praça Vermelha

GUM

Moscou guarda características orientais muito marcantes, além da monumentalidade devida ao período soviético. O Kremlin, centro do poder político e religioso, abriga o Museu da Armeria onde podemos ver as jóias da coroa russa, os ovos Fabergé e vestimentas imperiais, uma riqueza que contrasta com a pobreza e simplicidade do povo. Mas a Rússia é um país de contrastes!

Kremlin

O Museu da II Guerra Mundial situa-se num parque que, por si só, já vale a visita. Mas é um passeio muito ilustrativo para percebermos os sacrifícios e a importância deste povo para a vitória dos Aliados na II Guerra Mundial, chamada por eles de “Guerra Pátria”.

Para os turistas desavisados uma dica, não deixem de visitar a Galeria Tretyakov, um museu de arte russa que não pode faltar numa visita a Moscou e que normalmente não consta nos roteiros tradicionais. A arte russa é um capítulo à parte e uma lástima ser tão desconhecida no Ocidente!

 Galeria Tretyakov

«

»

3 COMENTÁRIOS
  • Ferenc Nagy
    4 meses atrás

    Oi!
    Eu tem lido por primeiro sobre a viagem com bicicleta para Szigliget, Hungria, quando eu tem escrito sobre acampamentos
    escolares: http://franknagy.atw.hu/b/acampamento_1963.html .
    Eu tem uma página web sobre meus viagens outras: http://franknagy.atw.hu/b/viagens.html

    Tchau
    Ferenc Nagy, Budapest Hungria

  • Ricardo G Moraes F
    5 meses atrás

    Boa noite, me agrada muito o trabalho de vocês, que conheci através do face e a pouco tempo. As paginas publicadas são interessantes e me dá a possibilidade de conhecer ao menos um pouco, sobre lugares que não conheço pessoalmente, mas sobre os quais tenho imensa curiosidade. Adoro viajar , entrar em contato com outras culturas, e ver tanto cidades como locais naturais em cada canto por onde vou. Como já disse, atualmente por diversos fatores, cada vez viajo menos , principalmente para lugares distantes, assim fico agradecido mesmo, por poder desfrutar de trabalhos como o de vocês. Obrigado e continuem se inspirando pelos cantos desse mundo. Abraços
    Ricardo

    • Mylene
      5 meses atrás
      AUTHOR

      Olá Ricardo,
      Muito obrigada pela sua mensagem ,pessoas entusiasmada e que curtem nosso trabalho é nosso maior estímulo.
      Continue nos acompanhando e mandando suas considerações, planejar e sonhar é uma ótima forma de conhecer o mundo.
      Grande abraço
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Localizado no coração de Roma, o Vaticano é o menor país da Europa e o centro nevrálgico da Igreja Católica.
.
.
.
.
#roma #vaticano #basilicasaopedro #viajandocomarte #italia #amazingplaces #photography
  • Maldivas embarcando sonhos! .
.
.
#viagem #maldivas #viajandocomarte #praia
  • Sainte Chapelle uma jóia da arquitetura gótica tardia, foi construída por Luis IX, para abriagar as sagradas reliquias dos imperadores de Constantinopla, a coroa de espinhos de Jesus e um pedaço da cruz. A curiosidade é que as relíquias custaram 3x o valor da construção da igreja.
.
.
.
.
#paris #iledefrance #frança #saintchapelle #viajandocomarte #gotico #amazingplaces #photography
  • Trancoso é puro charme, impossível não se apaixonar.
.
.
.
#bahia #trancoso #quadrado #viajandocomarte #arquiteturacolonial #amazingplaces #photography
  • Nostalgia em Garopaba!
.
.
.
#viagem #ig_santacatarina_ #garopaba
  • As “Capillas de Marmol” ou Catedral de Mármore, no Lago General Herrera na Patagônia chilena são absolutamente imperdíveis de conhecer.
Você pode chegar lá de Kayak ou em passeios de lancha, saindo de Puerto Tranquilo.
.
.
.
#chile #patagonia #lagogeneralherrera #capillasdemármol #viajandocomarte #amazingplaces #photography
  • Charme da arquitetura colonial da Bahia.
.
.
.
#bahia #trancoso #quadrado #viajandocomarte #amazingplaces #photography
  • Reflexos no Canal Saint Martin, em Paris.
O outono já está dando as caras no canal mais romântico da cidade.
.
.
.
.
#paris #frança #canalsaintmartin #viajandocomarte #amazingplaces #reflexos #photography