TOP
IMG_8271
Asia Xangai

Se Pequim é o presente, Xian é o passado, Xangai é o futuro da China.

Uma cidade que cresceu com a proximidade com o Ocidente, tem uma feição europeia. Mas pense em Nova York , Chicago ou Londres, para ver que nada no Ocidente se equipara ao que está acontecendo na China. Prepare-se para uma modernidade vertiginosa e alucinante.

IMG_8294

Em Xangai tudo começou com a derrota para a Inglaterra nas Guerras do Ópio em 1840 e 60. Uma das guerras mais vergonhosas da história (se é que pode haver alguma guerra honrosa!), quando os britânicos atacaram por serem impedidos de vender o ópio, produzido na Índia, em território chinês!

IMG_8273

Venceram a guerra e a partir daí ganharam direito de comércio livre em vários portos em território chinês, Hong Kong e Xangai começaram a se desenvolver . Os franceses vieram no embalo e também receberam seu quinhão. 

IMG_8463

Hong Kong só em 1989 foi devolvida pelos ingleses e a Macau portuguesa foi a última colônia na Ásia. Xangai é muito jovem para padrões chineses , foi a partir dos anos 1990 que a cidade explodiu em modernidade.

IMG_8597

Pudong, o bairro de espigões que é o skyline visto do calçadão à beira rio, até vinte anos atrás era um grande arrozal. Hoje tem os prédios mais altos e tecnológicos do mundo.

IMG_8401

Mas é no Bund, bairro tradicional europeu, que mora a aristocracia e a tradição, com uma arquitetura art deco , é ponto obrigatório ao fim da tarde para ver as luzes de Pudong se acendendo.

Caminhar pelo calçadão repleto de tulipas na primavera e ver o “vai e vem” é um baita programa. Os melhores e mais tradicionais hotéis estão localizados nesta faixa estreita, Peninsula, Fairmont , Hyatt e outros exibem belos balcões e rooftops exclusivos para o happy hour, enquanto os pedestres enchem as ruas ao entardecer.

IMG_8412

Do Rio Pu parte a Nanjing St., rua de comércio mais movimentada que leva até Praça do Povo, marco zero de Xangai.

IMG_8149

Este colosso arquitetônico tem um museu para contar a sua saga: Museu da Planificação Urbana. Didático e divertido com um filme em 4D e uma imensa maquete, ótimo como ponto de partida para entender a urbanização da cidade.

IMG_8139

Do outro lado da mesma praça fica o Museu de Arte de Shanghai, compacto mostra a indumentária das principais etnias, trabalhos em jade, cerâmicas e porcelanas! Não deixem de passar na lojinha do museu, é completa e bem garimpada.

1c3a2a02-9f0f-4aeb-9826-a68d1b2fb952

Dois bairros , antigas regiões da Concessão Francesa, são imperdíveis, cada um de seu jeitinho!

Xitiandi é fancy e glamoroso, ótimos restaurantes, lojas de grife e uma vida noturna pulsante. Abriga a turma artsy e ligada nas últimas tendências da moda. 

IMG_8229 IMG_8234

Tianzifang era a zona mais simples da concessão francesa e hoje suas ruelas estreitas formam uma miríade de lojinhas charmosas, comidinhas gostosas e muitos turistas. Vale muito se perder pelos becos com roupas penduradas nas janelas, lojas de fotografias, os famosos cremes que deixam as peles das chinesas como porcelana, bijuterias e moda de vanguarda.

IMG_8533

Adorei os dois.

IMG_8521

A comida é um capítulo à parte. Não foi problema para a maioria. Exótica na medida e na mistura dos agri-doces e salgados, porco e galinha se confundem em sabores, os picantes são neutralizados com muito arroz e até a alface é cozida na culinária chinesa, avessa aos pratos crus! Um contraste com os vizinhos japoneses.

IMG_8235

Maior sucesso são os dumplings, ou dim sum,  pequenos bolinhos de massa de arroz cozidos que são maravilhosos com seu milhares de recheios diferentes. Ahhh, e aprendemos a comer muita acelga! Doces? preparem seus corações, só quitutes de feijão!

IMG_8377

IMG_8384

Mas tem suas esquisitices, assim como nós adoramos coração de galinha a iguaria por aqui são os pés!

No quesito visitas turísticas o Templo budista Longhe , é lindo e belíssimamente conservado.

IMG_8608

Ali se vê a cerimônia dedicada aos mortos, onde os chineses queimam folhas prateadas para seus ancestrais terem “dinheiro “ na eternidade.

Dizem por aqui que todo chinês é taoista em casa, confucionista na rua e budista na hora da morte.

IMG_8444

O Jardim Yu, no bairro mais tradicionalmente chinês, é um bom exemplo do cuidado e superstições com os elementos da natureza. Tudo tem seu motivo e local exato. Em volta mais uma região de comercio que vale um passeio.

IMG_8548

A apenas 30 minutos de trem bala de Xangai, chegamos a Suzhou. Uma “pequena” cidade chinesa de 7 milhões de habitantes, é cercada de canais que guardam um clima nostálgico em vielas repletas de lanternas vermelhas. Uma região valorizada por seu clima ameno desde os antigos imperadores. Aqui também se pode visitar vários jardins tradicionais. Seria a quintessência da tradição chinesa.

IMG_8339

Me senti muito orgulhosa pelo reconhecimento de nossos guias de um grupo muito interessado e respeitoso, sempre com perguntas curiosas e pertinentes. E também pela surpresa pelo conhecimento que já levávamos sobre a história de seu país!!

IMG_8370

Voltamos lotadas de pincéis chineses, cada um pronto a escrever a nossa própria versão da história.

pincel-chines-na-decoração7

 

Se você quer saber mais sobre a China

Experiencias no interior da China: Xian e Guilin

Tudo começa em Pequim

«

»

16 COMENTÁRIOS
  • Lilian Franzen
    2 meses atrás

    Os posts sobre a China ficaram sensacionais .
    Expressam com exatidão as experiências e sentimentos de nossa viagem .
    Superou todas as expectativas .
    AMEI A CHINA !!!! E com certeza isso se deve muito a vocês pela dedicação, competência e carinho com que organizaram tudo.
    Viajar com vocês é sempre bom demais …..

    • Mylene
      2 meses atrás
      AUTHOR

      Lilian .
      Nossa querida parceira de tantas aventuras.
      Com certeza a China foi muito especial, nos marcou como um destino completo e surpreendente.
      Obrigada pela confiança sempre.
      Mylene

  • Magda Brossard Iolovitch
    3 meses atrás

    Tuas descrições da nossa viagem à China registram com fidelidade a excepcional experiência que tivemos. Já na apresentação, em agosto passado, ficamos seduzidos pela proposta e imediatamente aderimos. Nossa curiosidade foi sendo provocada com sugestões de filmes e leituras. Voltamos encantados com a experiência, com curiosidade aguçada para ler e aprender mais sobre o país e este bilhão e meio de pessoas e seus antepassados. Abrindo uma porta para o Oriente. Um resultado como este traz consigo muito trabalho prévio e dedicação, é óbvio! A qualidade do trabalho era perceptível, da Viajando com Arte e da Porto Brasil, que merecem todos os elogios. A descrição da Mylene nos três posts está excelente, e dá saudades desta incrível experiência.

    • Mylene
      2 meses atrás
      AUTHOR

      Magda,
      Obrigada pela percepção aguçada de tudo que envolve a montagem de um roteiro assim.
      Tuas colocações só nos deixam mais felizes com o resultado desta super viagem.
      Nos posts tentei retratar o que por lá vivemos e as ótimas impressões que trouxemos deste pais tão incrível.
      Já pensando nos próximo.
      Mylene

  • Maria Cristina Forster
    3 meses atrás

    Queridos amigos da viagem dos sonhos!
    Nunca esquecerei dessa viagem, onde tudo ocorreu com perfeição. Os hotéis ótimos, o roteiro feito com cuidado que tornaram cada dia era uma experiência linda.
    Sei que voltei com uma bagagem na alma que guardarei com cuidado.
    Volto com uma visão ampla, integral e solidária a respeito desse maravilhoso país.
    Agradeço muito a agradável companhia de todo este grupo animado que me fez sentir acolhida e tranquila.
    Parabéns Mylene e Ana Claudia

    • Mylene
      2 meses atrás
      AUTHOR

      Maria Cristina,
      Tua generosidade foi sempre enorme conosco.
      Agradeço muito tuas palavras e espero te ter em novos roteiros.
      Mylene

  • Silvana Maria Tonial
    3 meses atrás

    A viagem superou as expectativas, acredito que de todos.
    Shangay é um espetáculo à parte.
    Descreveu lindamente nossa passagem por lá.
    Pelos três excelentes relatos da viagem, tenho certeza que retomarão muitas outras vezes. Foi um sucesso o trabalho de vocês. Parabéns. Bjo

    • Mylene
      3 meses atrás
      AUTHOR

      Silvana,
      Nosso sucesso se deve muito a parceria de vocês, sempre dispostas e abertas a todas as experiências.
      Obrigada
      Mylene

  • leo iolovitch
    3 meses atrás

    A qualidade e bom gosto destes post sobre a China é um pequeno retrato do excelentre trabalho de vocês, que tive o privilégio de desfrutar durante a viagem à China. O esmero na escolha do roteiro e ótimos hotéis, a forma sempre agradável e em alto astral nos deslocamentos do grupo, acompanhadas de informações relevantes e guias de bom nível, resultaram numa programação rica em novidades, surpresas positivas, locais interessantes, um convívio muito agradável e organização impecável. Foi ótimo “viajar com arte”, bom gosto, cultura e bom humor. Parabéns e obrigado Mylene e Ana Cláudia.

    • Mylene
      3 meses atrás
      AUTHOR

      Leo,
      Teu estímulo e interesse foram fundamentais para guiar o rumo dos relatos e explicações nesta viagem.
      Obrigada pela mensagem, vai ficar guardado em nossa trajetória.
      Mylene

  • Ana Mottin
    3 meses atrás

    Os prédios, os templos, os hotéis de luxo são apenas a tampa dessa enorme panela de efervescência que é s China e seu povo. Uma trajetória de vida coletiva incrível que graças a vocês a gente pode conhecer . Uma viagem linda de aprendizado
    O mundo não é apenas como nós ocidentais pensamos
    Lição de humildade

    • Mylene
      3 meses atrás
      AUTHOR

      Ana,
      Muito bem colocado, o mundo ocidental muitas vezes se fecha em uma bolha e não consegue ver além de seus limites! Abrir este espaço de troca só faz melhorar a vida de todos.
      Obrigada pela tua observação precisa e pela parceria sempre
      Mylene

  • Maria Luiza
    3 meses atrás

    Maravilhoso teu relato da viagem!
    Adorei o texto e as fotos.
    Com muita vontade de conhecer.
    Parabéns!

    • Mylene
      3 meses atrás
      AUTHOR

      Ola Maria Luiza,
      Muito obrigada, o texto foi resultado do encantamento que me tomou nesta última viagem a China.
      Foi puro deslumbramento com a história e com a velocidade da mudança que acontece por lá.
      Espero voltar dentro de algum tempo para poder manter este contato que me foi tão prazeroso.
      Abraço
      Mylene

  • Claudete
    3 meses atrás

    Ótima matéria. Sugiro visitar Shenzhen, cidade espetacular, na fronteira com Hong Kong. É a cidade mais verde da China, com enormes parques, 100% da frota de ônibus com energia elétrica, onde estão as maiores empresas de tecnologia. E a cidade tem apenas 40 anos! Estive lá em 2017 e recomendo a visita.

    • Mylene
      3 meses atrás
      AUTHOR

      Ola Claudete,
      Obrigada pela sugestão!
      Colocaremos em pauta para nossos próximos grupos.
      Abraço
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • Gorges du Verdon é considerado o maior cânion da Europa. É um desfiladeiro que se ergue majestoso às margens do rio Verdon. Tudo aqui é superlativo: não só a altura absurda de 700 m, mas a beleza de suas matas, cachoeiras, trilhas. É um legar absolutamente agreste, muito preservado e lindíssimo.
Fica na região da Provence na França, fica a uns 80km ao norte de Cannes.
.
.
.
.
.
#frança #gorgesduverdon #canions #lacsaintcroix #provence #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • O Vale Sagrado é uma região Peruana que se extende de Cusco até o Machu Picchu.É uma região linda, cortada pelo rio sagrado dos Incas, o Urubamba. Tem varias cidadezinhas imperdíveis como Ollantaytambo e Pisac. Tem mercados com um artesanato hiper colorido, tem salinas, nem pense em não incluir o Vale Sagrado no seu roteiro - é incrível!
.
.
.
.
#peru #valesagrado #ollantaytambo #pisac #aventura #trekking #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Você nunca passou umas férias de julho em alguma fazenda de um amigo no sul?
Se sim, marca ele aqui@para matar a saudade deste Pampa tão lindo.
.
.
.
.
#pampa #fazenda #riograndedosul #sunset #cavalocrioulo #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #inverno #feriasdejulho #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Coloca lá na agenda.
Festa de 15 anos de estrada do Viajando com Arte e lançamento de 2 viagens incríveis para 2020 - India e Myanmar.
.
.
.
.
#festa15anos #fugabar #portobrasilviagens #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • Da série - Não há o que não haja. 😂
A praia é para todos!
Ilha de Paxos - Grécia.
.
.
.
.
#greece #paxos #gracia #poodle #beach #praia #verao #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography .
.
.
  • Lua cheia sobre a cidade.
.
.
.
.
#portoalegre #fullmoon #luacheia #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A beleza  do entardecer no Pampa gaúcho.
.
.
.
.
.
#pampa #estancia #fronteiraoeste #uruguaiana #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #inverno #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography
  • A Alemanha é um pais encantador, com muitas possibilidades de roteiros por cidades incríveis.
Sair de Koblenz, descer pelo Vale do Reno, conhecer Rothemburg, considerada o epítome das cidades alemãs, Bamberg, Leipzig, de onde partiram os protestos que culminaram com a queda do muro em novembro de 1989, e finalmente Berlim a cereja do bolo.
.
.
.
.
#alemanha #rothemburg #viajandocomarte  #travel #traveling #travelgram #instatravel #summer #summertravel #bloggervibes #traveller #travelblog # #travelpic #mood #travelholic #travelphotography #traveldiary #traveldiaries  #wanderlust #happy #travelgirl #photography