TOP
Fundacion Pablo Atchugarry
America do sul Punta del Este Sem categoria Uruguai

Sempre teremos Punta del Este , para além das praias

O verão está indo embora , mas Punta segue com muitas opções legais e pode ser aquela super escolha para uma Páscoa tardia como este ano. Sei que para muitos a região é o paraíso para um veraneio badalado , com paradores , bons restaurantes e muitassss opções de lojas transadas. Eu não sou desta tribo , para mim paraíso de veraneio é uma praia vazia , mas vazia mesmo , sem lojas nem restaurantes, onde eu passe longe do salto alto e o biquini seja o traje oficial!

IMG_3323

Por isto Punta del Este dificilmente está na minha lista de prioridades , mas não posso negar que é sempre uma boa ideia , mesmo porque não depende do tempo para garantir um bom divertimento, ainda mais quando o verão já passa longe!

IMG_3407

Passamos um Carnaval muito astral por lá e deixo aqui algumas dicas de restaurantes que devem se manter abertos até a Páscoa. A estrada de Porto Alegre até o Uruguai , leia-se Punta , apesar de longa em seus 750 km,  está sendo duplicada até Pelotas ( BR 116 vejam que sou otimista),  e dali é muito vazia e linda se a escolha for seguir pelo Chuí!

2014-02-28 18.09.36

Passando pelo Banhado do Taim e depois por muitas prainhas uruguaias que valem o passeio, Punta del Diablo, La Pedrera, La Paloma. Aqui um post mais antigo que fala em várias delas: http://wp.clicrbs.com.br/viajandocomarte/2014/01/04/punta-del-diablo-la-pedrera-cabo-polonio-praias-alternativas-do-uruguay/?topo=77,1,1,,,77

 

2014-03-04 19.45.52

Desta vez escolhemos o caminho que passa por Jaguarão , a alfandega pode ser feita dentro do shopping Panda e a estrada igualmente bonita , vazia e mais bem conservada.

IMG_3094

Um programa garantido e excepcional é ver o por do sol em um Parador da Praia Mansa. São várias opções , eu curti demais o Muelle 3, um vinho geladinho e alguns frutos do mar como os famosos chipirones ou langostines.

IMG_3710

Muelle 3 , Playa Mansa

Muelle 3 , Playa Mansa

Mais famoso ainda é o poente em Punta Ballena, com o cenário da Casa Pueblo ao fundo.

IMG_3131

Casapueblo é uma edificação construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró localizada em Punta Ballena, a 13 km de Punta del Este, Uruguai.
Inicialmente, foi a casa de verão e a oficina do artista, e inclui um museu, uma galeria de arte, uma cafeteria e um hotel. Foi a residência permanente de seu criador, onde trabalhou e onde passou seus últimos dias.
 
IMG_3127

Para jantar as opções não faltam ! Fomos ao Fish Market e no mais transado El Abrazo. Gostamos dos dois , cada um com sua proposta. O El Abrazo um pouquinho mais salgado , não que os preços não estejam em geral bem altos , mas nesta caso paga-se mais pelo ambiente.

IMG_3496

Ali na mesma zona , no centrinho de Biquini o Fish Market tem um clima bem descontraído e um cardápio com peixes do dia. Uma delícia! A trilha sonora com clássicos da MPB eu adorei. Bem pertinho da sorveteria mais tradicional, Fredo insuperável na variedade de doces de leite, mas eu #morri pelo zabayon!

IMG_3571

Saindo mais longe em direção a José Ignácio tem uma placa meio escondida no caminho que indica o La Huerta, vale sair em busca , porque o lugar é demais. Um cantinho encantador com uma horta na frente e fogo de chão ardendo para recepcionar o visitante. Atendimento simpático e comida italiana super honesta!

2014-03-02 21.40.22

Bueno , José Ignácio é o que eu mais me identifico , uma vila ainda meio rústica , repleta de lugares charmosos ! O La Huella é o mais conhecido , mas fica repleto na temporada ! Nem tente ir sem reserva.

2014-03-03 14.33.00

A loja ao lado já vale o passeio!IMG_3158!! Uma loucura de bom gosto…

IMG_3155

Só no Uruguai se encontra uma livraria deste porte no meio do mato! A Livraria Rizoma imprime a sua marca em um ambiente super maravilhoso , cheio de opções incríveis.

IMG_3618

Livraria Rizoma, José Inacio

Livraria Rizoma, José Inacio

Mas passear pela beira do mar , vendo o farol me remete a filmes antigos de escritores refugiados para criar a obra da sua vida! Só pensar assim e já me derreto pelo lugar! Um dia , quem sabe, ainda parto nesta busca…

IMG_3151

Voltando em direção a Punta o super hiper Hotel Playa Vic, é aquela opção para conquistar a namorada ou reconquistar a esposa! Um lugar demais , com uma sofisticação minimalista que é tão típica daqui. Já me vejo nadando na piscina.

2014-03-04 19.49.08

Outro endereço confirmado da região é o La Suzana , um parador de praia mas que tem um restaurante mais reservado (fora da areia) para quem está de passagem! Foi uma grata surpresa , cardápio delicioso e um lugar charmoso! Dica da Eduarda Brunelli.

2014-03-03 16.12.35

Andar de bicicleta pelo bosque e descobrir a belíssima arquitetura uruguaia é um programa que não abro mão.

Bosque de Punta del Este

Bosque de Punta del Este

2014-03-03 16.37.00

Programa confirmado é visitar alguma das famosas Bodegas (Vinícolas) Uruguaias. Desta vez almoçamos em duas, Na famosa (mas longe) Bodega Garzón e na deliciosa e típica Narbona. 

Bodega Garzon

Bodega Garzon

 

Bodega Narbona

Bodega Narbona

A Bodega Garzon tem como chef o indiscutível Francis Mallmann, esta localizada em meio as parreiras e oliveiras em um campo longínquo. Tivemos dificuldade em encontrar pela falta de sinalizaçao e por que o Waze nos levou para o lugar errado. Ma o lugar é lindo , a arquitetura moderna e o almoço perfeito. Indispensável fazer reserva.

Bodega Garzon

Bodega Garzon

A Bodega Narbona fica bem pertinho da Barra , famosa pelo doce de leite, oferece um atmosfera super aconchegante,  em vários ambientes ao ar livre ou em salões com piso bicolor, puro charme. A comida é mais simples mas igualmente gostosa, e não percam a panqueca de doce de leite na sobremesa.

Bodega Narbona

Bodega Narbona

A lojinha é imperdível , com todas as delícias que se come e bebe no restaurante.

Bodega Narbona

Bodega Narbona

A sobre a praia ,que este ano estava especialmente boa e com água morna, prefiro a Barra ou Manatiales (Bikini) , bem família e tranquila. O por do sol também é lindo por ali!

Bikini , Punta del Este

Bikini , Punta del Este

Uma das melhores descobertas para um lanche rápido foi a creperia Crêpas, com vários endereços pela cidade , na rua principal da Barra e no centro também . Minúscula mas com sabores que fazem a gente se derreter e ter a maior dificuldade em escolher, lagostim com queijo brie e amêndoas só para sentir que não é nada simplinho . Toque da Ana Claudia Costa , cheia de ideias sempre. Para comer na calçada ainda molhado do mar!

2014-03-02 19.48.57

Mas uma volta a pé pela Península também é imperdível! O porto sempre oferece um por de sol diferente e colorido . Os restaurantes ali , do almoço ao entardecer me chamam para um clericot , também para um ótimo café da manhã antes da caminhada! Para quem está em casa o canal é comprar um peixe e preparar na parilla.

Cafe da manha

Cafe da manha

O clima retrô da Pontinha da Península é imbatível.

Peninsula Punta del Este

Peninsula Punta del Este

Uma novidade de 2022 é a Fundação Pablo Atchugarry.

Pablo Atchugarry Punta del Este

Pablo Atchugarry Punta del Este

Na esperança de fortalecer a presença de seu país no cenário artístico mundial, o escultor uruguaio Pablo Atchugarry criou o Museu de Arte Contemporânea da América o (Maca). Inaugurado em janeiro de 2022 , próximo a Punta del Este , foi catalogado como o mais completo museu de arte contemporânea do Uruguai, acumulando uma coleção de mais de 500 obras de artistas como Frank Stella, Vik Muniz, Louise Nevelson e Joaquín Torres-García .
Fundação Pablo Atchugarry

Fundação Pablo Atchugarry

 
“O Uruguai carecia da presença de um museu com foco em arte contemporânea”, diz Atchugarry, que está instalando o museu perto dos edifícios existentes de sua fundação sem fins lucrativos.
O Museu é um cenário onírico. O edifício de 5.000 m2 criado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott está rodeado por um extenso jardim de esculturas, com lagos e morros, uma verdadeira imersão na arte e na natureza que lembra um mini Inhotim.
IMG_3367
 
Até o João de Barro fez sua morada por aqui! E a Pietá na capela ambientada com música . é de arrepiar.
 
IMG_3382
Construído em madeira de eucalipto vermelho, o museu possui cinco galerias e um terraço com vista para o parque com cerca de 70 obras de artistas como Édgar Negret, Verónica Vázquez e Mauro Staccioli. A entrada é gratuita.
“A natureza está muito presente no espaço”, diz Piero Atchugarry, filho do artista e presidente do conselho. “São colinas modeladas para que as obras possam ser descobertas. É um espaço tranquilo, onde pode-se desfrutar de pores-do-sol únicos.”
A maioria das instituições de arte do Uruguai está localizada na capital, Montevidéu, e atrai um público local. “O museu fará parte do legado deixado para Punta del Este, Uruguai e humanidade”, diz Pablo Atchugarry.
 

IMG_3354

 

 

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *