TOP
blog2
Anel de Ouro Rússia

Suzdal, a pérola do Anel de Ouro na Rússia

Suzdal é a principal cidade do Anel de Ouro , circuito medieval partindo  de Moscou que inclui o Mosteiro de Sergiev Possad , Rostov e Yaroslav. O circuito que pode ser feito em três dias e que revela uma faceta muito autêntica do país, sem se distanciar muito da capital, Moscou.

golden_ring_map

Além de uma infindável série de Igrejas e Mosteiros a cidade é famosa pelas casas de madeira colorida que tem janelas emolduradas por rendilhados esculpidos. 

 

A tradição local diz que esta molduras serviam para expulsar os maus espíritos.

Suzdal foi declarada  Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1992, e o seu Kremlin, espécie de cidadela-fortaleza que data do século X, é um dos mais antigos conjuntos arquitetônicos do país. O Museu de Arquitetura em Madeira é um dos mais interessantes do país, foram trazidos do norte belos exemplares de construções que são mantidas na cidade.

Contando com menos de treze mil habitantes a cidade procura preservar seu  patrimônio, impedindo o crescimento desordenado e construíndo hotéis de madeira no velho estilo russo.

 

Aqui acontece anualmente, no dia 15 de julho, uma festa no mínimo curiosa: a Festa do Pepino. Considerada uma iguaria pelos russos, o pepino de Suzdal é o mais valorizado da região. Os habitantes da cidade costumam vender pepinos em conserva, retirados de suas hortas, como forma de reforçar o orçamento familiar.

Quando visitamos Suzdal, estava montado ali o set de filmagem de Ivan , o Terrível. Do mesmo realizador de Taxi-Blues, Pavel Louguine  aproveitava o clima medieval do local para remontar o século XVI , período onde se passa a história deste perverso czar. Ivan é reconhecido por ter unificado a Rússia após a era das invasões mongóis e era uma das inspiração de Josef Stálin.

Mas é o ambiente idílico que mais encanta em Suzdal, é quando olhamos em volta e  sentimos uma atmosfera banhada em nostalgia, onde o tempo de sofrimento do período soviético parece não ter tocado.

arquivo particular

 Vejam como este mundo é pequeno. Esta mensagem acabamos de receber do Ariovaldo Leite da Silva sobre esta foto acima:

“Se não tivesse acontecido comigo jamais acreditaria. Uma coincidência desta jamais tive noticia: Há cerca de 6 anos, em Suzdal na Rússia, numa rua longe da rota turística, paramos o carro por um motivo qualquer e do outro lado da calçada esta mulher saiu na janela e a fotografei. Hoje, fui dar uma olhada na página Viajando com arte e dei com esta imagem que foi tomada por um turista brasileiro na Rússia, talvez por conta da Copa. Fiz a comparação e vi que se trata da mesma janela, mesma senhora ( meu primo é perito e constatou) Dá para acreditar que num país imenso como a Rússia, passamos na mesma rua e tiramos a mesma foto e que a dele eu tenha encontrado casualmente na net? Isto é incrível….”

11

Uma tradição mantida no interior é o chá servido em samovar com rosquinhas, mais bonitinho quando vem uma moça vestida a caráter.

 

 Uma das visitas mais interessantes para complementar o roteiro, que em caso de tempo restrito pode ser feita num day-trip saindo de Moscou, é a cidade /mosteiro de Sergiev Posad.

arquivo particular

Mosteiro de Sergiev Posad, capital da fé ortodoxa russa (quase o Vaticano deles) é um local de peregrinação e que guarda os restos mortais do mais popular santo local , São Sérgio. A cidade toda gira em torno do complexo religioso que é um explendor arquitetônico

.

Aqui pode-se ver exemplos de construções de vários grandes czares russos desde Ivan, o terrível até Pedro, o grande , além ouvir histórias sobre as destruições realizadas pelos soviéticos, no seu afã de abafar a religiosidade da população.  Atualmente pode-se dizer que a religião está em alta no país, vários jóvens criados dentro do ateísmo socialista estão buscando batizar-se e os casamentos nas igrejas são muito prestigiados.

Em Sergiev Posad o conservadorismo religioso é completo , como atesta a imagem abaixo!

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *