TOP
f17d8cb0-0a0a-41e8-bf64-2b2d877c36e1

O Peru não cansa de nos surpreender. A cada viagem para lá , e já foram seis nos últimos anos, descobrimos novos destinos e nos encantamos com diferentes experiências.

Desta vez o diferencial foi o Lago Titicaca. Queríamos encontrar a história gloriosa da origem dos Incas, fazer um mergulho em lugares com ecos do passado. Fiquei com dois corações, tinha vontade de voltar ao deserto de Paracas que deixara boas lembranças, mas como todo o presente espera pelo passado para nos comover optamos por inovar e a experiência de ir ao extremos do altiplano andino nos chamou com mais veemência, e hoje tenho certeza que acertamos na escolha.

O pisco souer embala a animação

Uma parada estratégica no ponto mais alto da região nos faz sentir no topo do mundo , são mais de 4 mil metros de altitude e o ar gelado custa a entrar nos pulmões. Mas o que tira a respiração mesmo são as manadas de lhamas e alpacas que correm soltas pelos campos e os picos nevados que emolduram as águas geladas!

O lago navegável mais alto do mundo é dividido entre Peru e Bolívia o Titicaca é quase uma divindade, é amado e temido pelo locais. Depois de um dia repleto de imagens enternecedoras , chegamos a Puno.

O Lago Titicaca está mais para uma experiência vivencial do que para um destino turístico , não é repleta de “atrações ” mas nos oferece um clima bucólico e muitas possibilidades de mergulhar no passado reinventado em toda sua plenitude imaginária.

A cidade de Puno é bem menos glamourosa do que outras cidades turísticas peruanas, não tem nenhum resquício histórico, e ao longe parece uma favela penduradas nas encostas , sem revestimento e nem pintura em suas construções. É muito conhecida pelo artesanato e principalmente por ser a porta de entrada da cidade de ilhas flutuantes feitas de junco totora, os Uros.

Aqui tudo muda , o turismo é super organizado e controlado. Cada uma das 80 Uros tem uma ou duas famílias vivendo em algumas casinhas de junco e recebem somente um barco de turistas por semana , para apresentar seu modus vivendi e vender seu artesanato colorido de junco e lã!

Parece um museu a céu aberto, todo o processo de feitura das ilhas de totora é explicado pelos habitantes, antigos descendentes da tribo de aimaras que sobrevivem por ali. Começaram seu périplo de viver sobre as águas para fugir da tribo dos quéchuas que habitavam as margens. É um visual interessante , diferente e colorido.

Seguimos pelas águas do Titicaca em direção a Bolívia, com a cordilheira nevada ao fundo e depois de 2 horas de navegação chegamos a ilha de Taquile, um ponto perdido no meio deste mar de água doce onde uma população isolada sobrevive do que alega ser a melhor tecelagem do mundo.

Fomos recebidos com música !

As tradições são mantidas pelo isolamento, mulheres não olham no rosto de estranhos, as solteiras usam um lenço preto que esconde seu rosto , hábito valorizado pelos homens locais. A fiação  e a tecelagem é feita por elas  , mas o trico com agulhas somente pelos homens. É um lugar onde o tempo parou e a gente se sente invadindo o túnel do tempo.

Partimos para uma viagem de reconhecimento , de descobertas de um mundo único e isolado. Tudo em um confortável barco privativo.

4339984-1350973_516_344_1731_1364_800_630

E a noite? Uma chuva de estrelas pinta o céu limpo da altitude.

Titilaka-stars_bu

A possibilidade de explorar estas maravilhas esta lançada !

O roteiro do grupo Peru com Arte 2022 tem poucos lugares , para ser uma experiência exclusiva Viajando com Arte.