TOP
IMG_5593
America do sul Aparados da Serra Aventura Brasil Ecoturismo Fotografia Rio Grande do Sul Sem categoria Serra do Rio do Rastro trekking trilhas trilhas Variedades viagem de carro

Turismo com distanciamento social – São José dos Ausentes e Serra do Rio do Rastro

Em tempos de pandemia o melhor é ficar quietinho em casa, certo? Concordo.  Mas nem todo mundo aguenta tanto tempo de reclusão e eu confesso que sou um destes!
Busquei então um roteiro próximo que não tivesse grandes aglomerações e encontrei nos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina um local ideal para o momento. São enormes espaços abertos totalmente desabitados e com quase nenhum turismo. As paisagens são encantadoras e descobrimos acomodações bem interessantes que mantém um distanciamento bem aceitável. 
6842D6DC-E4F3-44F4-85C3-5E1555E307F6
 
Não precisa ir muito longe para desfrutar experiências de viagem maravilhosas. O Rio Grande do Sul tem paisagens únicas, uma cultura autêntica e principalmente lugares inexplorados e quase exclusivos! Num mundo de turismo de massa o maior luxo que se pode encontrar.
 
DSC07861

Desde sempre adoro passear pelo Aparados da Serra. É um lugar que me transmite uma paz e uma conexão com a natureza meio transcendental. Eu já tinha estado em Cambará e nos Parques dos Cânions do Itaimbezinho e Fortaleza mas prefiro esta parte que é mais distante e pouco visitada.

DSC07826

Canion Montenegro

Desta vez nosso roteiro começou Gramado, fizemos um desvio para conhecer a Ponte de Ferro do Passo do Inferno, mas seria dispensável neste roteiro mais logo. Até porque esta parte da estrada é muito ruim e se pode fazer tudo por asfalto, indo por São Francisco de Paula. 

Seguimos para Bom Jesus e até São José dos Ausentes a estrada é ótima e toda asfaltada. Entre Ausentes e Bom Jardim da Serra é uma estrada de chão de 83km, mas nada que um carro alto não vença com facilidade. 

rr

Então voltando ao início do roteiro. 

A estrada RS 476 que dá acesso ao Passo do Inferno antigamente era uma trilha de tropeiros, onde carroças trafegavam com carregamento de materiais extraídos da região, principalmente a madeira da araucária. Hoje uma série de reflorestamentos existem por ali e a estrada continua tão ruim e cheia de pedras como era na sua abertura.

IMG_5363

Uma ponte de ferro foi planejada  em 1932 ,  a Ponte de Ferro levou três anos em construção pois toda a estrutura metálica veio diretamente da Alemanha para o Brasil. Um visual lindo que já foi cenário de novela de época, a bonitinha Chocolate com Pimenta.  Logo ao lado da Ponte está a entrada do Parque das 8 Cachoeiras, um local bem turístico com opções de lagos e piscinas para banho. 

1009A8C7-346F-4CF2-9DD3-5E35CB87F32D

Seguimos em direção a Lajeado Grande e de lá passamos por Bom Jesus que tem a sede o café com o mesmo nome, interessante pois aqui nunca se plantou um pé de café. 

São José dos Ausentes é uma cidade sem maiores atrativos em sua zona urbana mas a região é, sem dúvidas, a mais linda do Rio Grande e uma série de pousadas e cânions se espalham por uma área enorme oferecendo passeios incríveis.

IMG_5394

Canion Montenegro


Faz uns quatro anos fizemos uma cavalgada por aqui e nos hospedamos na Pousada da Fazenda Montenegro. Um lugar super rústico mas muito charmoso , com a vantagem de estar há menos de 3km da boca do canion, dá para fazer caminhadas sem guia pelo monte mais alto do estado e ainda desfrutar da paisagem totalmente sozinho. 

1501784_900447399966416_8106959306411071257_n

Passamos no fim da tarde e o por do sol estava inacreditável. 

DSC07863

Partindo de de Porto Alegre via Rota do Sol em direção a Bom Jesus,  a estrada é asfaltada até São José dos Ausentes. De lá são mais 40km em estrada de chão até a Fazenda Montenegro. É longe de Porto Alegre , sim,  são perto de cinco horas de viagem por estradas lindas vazias e bem sinalizadas , mas não precisa pegar avião e é quase uma obrigação para um gaúcho conhecer a região. Então , vambora realizar porque a vida é longa mas não é infinita. E , de mais a mais , a gente às vezes vai bem mais longe para visitar “atrações” muito menos interessantes. 

IMG_4362

Entre O Cânion Montenegro e Bom Jesus da Serra a gente sente ter voltado no tempo, quase nenhuma presença humana em uma paisagem estonteante. Eu amo esta sensação e agora então, vale ouro.

DSC07837

 

as

Bom Jardim da Serra é uma cidade como foi Gramado há 40 anos atrás, simples mas super bem cuidada. Tem perto de 4 mil habitantes e algumas pousadas em casa de família. Também conhecida como “capital das águas”, a cidade possui 35 cachoeiras e 14 nascentes de rios que desaguam no Rio Pelotas, que também pertence ao município. 

0c1055f6-de4d-4985-9fa0-5154207bde7a

Mas seu atrativo mais famoso é a Serra do Rio do Rastro, uma estrada que desce o cânion em curvas sinuosas. Com um percurso de 8.100 metros e 284 curvas, a subida começa em Lauro Müller , no topo da Serra fica um mirante de onde é possível visualizar todas as curvas da estrada em meio à mata nativa.

IMG_5515

A noite ela é iluminada, vale dar uma espiada.

raphasombrio

Foto (Raphael Sombrio/Sua Foto/)

Neste roteiro nos hospedamos no Rio do Rastro Ecoresort, fica bem em frente do Mirante, uma fazenda linda com vários lagos e cabanas super equipadas e confortáveis. Como é uma região muito fria gostei muito de ter piso aquecido no banheiro e lençol térmico e lareira no quarto! Só achei o preço um pouco alto demais para a região e por incluir somente o café da manhã, num local onde não se tem outra opção a não ser o restaurante do hotel.

IMG_5675

As dependências do hotel são bem aconchegantes e o ponto alto é o cafe da manhã na varanda da cabana. O restaurante oferece boas opções com preço honesto.

IMG_5489

O Ecoresort desenvolve um dos passeios mais bonitos que fizemos na região. O hotel tem cavalos e uma parte da fazenda fica no Cânion da Ronda onde eles construíram um balanço de frente ao desfiladeiro. A imagem é maravilhosa e dá um frio na barriga. 

IMG_5610

Fizemos ainda trilhas a pé pelos campos da região, lugares lindos e totalmente vazios.

IMG_5604

Nosso retorno foi pela Rota Gastronômica de Nova Veneza, nunca tinha ouvido falar mas a cidade fica bem pertinho de Criciúma e tem uma gastronomia bem típica dos imigrantes italianos, comida forte e rústica. Até fortaia experimentei, um omelete feito com queijo e embutido.

bae7de6a-62de-4236-b9da-d7d836fd5b3e

Museu do Imigrante

A colônia foi fundada em 1891, com a vinda de aproximadamente 400 famílias de Veneza, da Itália, para desenvolver a região após a proclamação da República no Brasil. 

374f5c69-7b69-4c2e-a561-c0695ef767c5

Ponte dei Morosi

Nova Veneza é muito bem cuidada, tem uma ponte de ferro no meio da cidade, Ponte dei Morosi,  e uma igreja que tenta lembrar a Catedral de São Marcos tropical, tenta …

00f00656-3193-4f6a-bd81-3e408be09ed6 921c2da7-c22b-46ac-a242-abfd6901cb20

O mais engraçado é uma gôndola atracada no meio da praça, a Gôndola Lucille, doada pela Itália em 2006 após se aposentar nos canais de Veneza. A embarcação fica posicionada em um lago artificial no centro da cidade. 

NovaVeneza

Mas tirando o lado fake, a cidade é um amor e serve perfeitamente para dar uma passada e almoçar na volta para Porto Alegre. A estrada até ali tem uma vista linda dos cânions desde o sopé.

35edb788-d6f3-43a4-baee-d7424051569f

Fizemos o roteiro num carro tipo SUV, uma caminhonete e não tivemos dificuldade com as estradas. Não posso imaginar um roteiro melhor para este momento que estamos vivendo, o desafio lançado é encontrar algum ser humano nas fotos que não seja nós dois viajantes! A foto com os cavalos foi tirada em outra viagem.

DSC07840

Na mesma linha de uma viagem super alternativa e livre de aglomerações, Roteiro de aventura em Bagé.

«

»

4 COMENTÁRIOS
  • Hilda Maria Breyer ferreira
    2 semanas atrás

    Gostaria de receber esse roteiro com as datas de saída em Junho 2020.
    Obrigada
    Hilda Ferreira

    • Mylene
      1 semana atrás
      AUTHOR

      Hilda,
      Está e uma sugestão de roteiro para fazer independente!
      Não temos nada planejado para este destino em grupo.

      Abraço
      Mylene

  • Tamara
    2 semanas atrás

    Mylene, amei! Deu muita vontade de conhecer!

    • Mylene
      1 semana atrás
      AUTHOR

      Oi Tamara,
      Que bom, vai lá e aproveita!
      Imperdível.

      Abraço
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM