TOP
Capturar
Asia filmes inspiradores India Próximas Viagens Roteiros Viajando com Arte Sem categoria Variedades

Um mergulho na cultura Indiana em dez filmes

Um panorama da história e cultura da Índia em 10 filmes!

O mais enigmático dos países, a Índia, é um mergulho nos sentidos.  Um dos grandes caldeirões culturais da humanidade, onde uma incrível variedade de religiões e etnias convivem em harmonia.

Conhecer a Índia de verdade é poder vislumbrar o país além do exótico, perceber a espiritualidade cotidiana contida no olhar doce e alegre de seu povo.

São histórias épicas como a de Gandhi e Adeus Índia, superação pessoal como em Lion e Meu nome é Khan, peculiaridades culturais em Lunchbox, Toilet e Água.

Uma maratona que dá um resumo super interessante do país.

Lion (2017)

Imagem relacionada

O menino Saroo (um ator mirim apaixonante) se perde do irmão numa estação de trem em Calcutá , para desespero da família, ele vive um período de solidão pelas ruas e abrigos indianos até ser adotado por um casal australiano. Apesar de ter sua vida mudada e um futuro promissor pela frente, ele é incapaz de esquecer o passado e aos 25 anos decide buscar uma forma de reencontrar sua origem. Empreende um busca quase insana , com apenas fragmentos de memória dos lugares onde teria passado aos cinco anos, remonta os mapas da via férrea indiana de maneira obsessiva. Um filme lindo de abnegação, profunda ligação de laços de sangue e de um encontro interior.

Lunchbox (2013)

Resultado de imagem para lunchbox filme

O serviço de entrega de marmitas de Bombaim é uma das maravilhas do mundo moderno: todas as manhãs cerca de cinco mil dabba wallahs recolhem em casa e entregam no escritório,  quase 200 mil marmitas; à tarde, percorrem o caminho inverso. Como que chegam ao destino certo? Cada comida, preparada pela esposa no respectivo marido, numa das cidades mais congestionadas e caóticas do planeta . Levando em conta que boa parte dos dabba wallahs é analfabeta, e guia-se apenas por sinais  de cores pintados nas marmitas, é uma tarefa hercúlea.
Um dia, um erro na engrenagem faz com que a marmita de uma pacata dona de casa chegue a um homem que está em fase final de vida e que se encanta pelos sabores e aromas emanados pela comida daquela que ele passa a imaginar. Juntos eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelo Dabba wallahs.

Água (2007)

Resultado de imagem para water filme indiano

Um filme indo-canadense tem o enredo se passando em 1938 e conta a história triste das viúvas, que mesmo ainda muito jovens, tem que viver  isoladas em templos quando perdem seus maridos. Em um ashram da cidade sagrada de Varanasi  um grupo  é forçado a viver em condições desumanas e em estado de pobreza extrema. Cansadas dos problemas que enfrentam, elas decidem combater a sociedade de castas indiana para tentar viver uma vida mais digna.

Adeus Índia (2017)

Resultado de imagem para adeus india filme

O termo “Índia britânica” é a denominação para o domínio colonial do Império Britânico  que inclui a Índia, Paquistão, Bangladesh e Birmânia. Temporalmente, corresponde ao período de 100 anos , entre os séculos XIX e o XX,  até 1947. Neste ano, Lord Mountbatten, último vice-rei da Índia, é designado para organizar a transição  para a independência. Apesar das boas intenções , é apanhado no meio de um jogo político que criará inúmeros conflitos e contestações, tornando a tarefa complexa.

Masaan (2015)

Resultado de imagem para masaan filme

Quatro histórias que se cruzam enfrentando o preconceito e a rigidez do sistema de castas na Índia. Quatro vidas se entrelaçam no Ganges: um menino de casta baixa apaixonado, uma moça culpada por um encontro sexual que terminou numa tragédia, um pai infeliz com a desmoralização da filha e uma criança vivaz, ansiando por reconhecimento. Um retrato  inacreditável da continuidade das insalubres cremações em Varanasi. Uma história de enfrentamento e esperança, Masaan também surpreende pela imprevisibilidade da vida. 

Toilet (2017)

Resultado de imagem para toilet filme

Um simples mecânico de bicicletas se casa com uma moça rica. Após o casamento, a jovem vai viver na casa da família do marido. Mas por questões de costumes religiosos não há banheiros na casa e todas as mulheres da aldeia fazem suas necessidades juntas no campo ao amanhecer. Para a moça de outra casta isso é vergonhoso e indigno. Com medo de perder a mulher, o marido faz de tudo para construir um banheiro, contra a vontade do pai. O filme é uma crítica aos costumes e também as condições de saneamento na Índia.

Único, engraçado e inacreditável que ainda seja a realidade de quase 300 milhões de pessoas no país, ou seja um Brasil inteiro sem banheiro em casa!

Meu nome é Khan (2010)

Resultado de imagem para meu nome é khan

Todas as dificuldades que uma criança muçulmana que tem síndrome de Asperger, uma espécie de autismo, enfrenta ao ser criado pela mãe em Mumbai. Quando adulto, ele decide se mudar para São Francisco, onde vai viver com os seus irmãos. Lá,  se apaixona por uma cabeleireira indiana divorciada. Os dois se casam e tem uma vida tranquila  até os atentatos de 11 de Setembro, quando passam a ser atacados por sua origem étnica e a sofrer muito preconceito. Um filme épico , histórico e muito tocante que lembra Forest Gump.

Quem quer ser um milionário (2008)

Resultado de imagem para quem quer ser um milionário

Um dos grandes ganhadores do Oscar de 2008.  Em linhas gerais, Slumdog Millionaire é um filme  que conta a história de um garoto de favela de Mumbai que participa do “Show do Milhão” da Índia e vence. Acabam  duvidando da honestidade de sua vitória. Neste meio a trama passa pelas submundo de Mumbai. Tem todos os elementos de Boolywood , amor, música e dancinhas típicas. Encantador e inesquecível, foi o filme que lançou Dev Patel ao estrelato internacional.

O Exótico Hotel Marigold I e II (2011)

Resultado de imagem para exotico hotel marigold

 

Britânicos aposentados caem no conto do hotel exótico para viverem sua aposentadoria . Com ótimos atores ingleses , conta a história de seis amigos que decidem curtir seus últimos anos em lugar diferente e o destino é a Índia. Encantados com imagens do pseudo restaurado Hotel Marigold, a trupe se lança na aventura e são recebidos pelo jovem sonhador Sonny (Dev Patel). O  detalhe é que a imagem do folheto refletia o ideal de Sony e não a realidade, mas a vivencia coletiva na Índia vai mudar para sempre a vida de todos.

Gahdi (1982)

Resultado de imagem para gandhi filme

O filme épico de Richard Attenborough conta-nos a vida de Gandhi, um dos maiores líderes e pensadores políticos do século XX, que lutou pela não-violência, pela tolerância religiosa e pela liberdade. O filme começa com o percurso de Gandhi na África do Sul quando questiona a política discriminatória dos ingleses. Em seguida, já na Índia, revela seu papel na longa cruzada para a independência do país. Tido como um dos grandes filmes históricos de todos os tempos , retrata “A independência política da Índia (1947) em relação ao Império Britânico foi um dos grandes acontecimentos do século XX, pois marcou definitivamente o declínio daquele que era considerado o “Império onde o sol nunca se punha”, ou seja, o maior Império Colonial dominado por uma única nação que o mundo moderno conheceu”, segundo Amarilio Ferreira, professor da Universidade Federal de São Carlos.

Em março /2020 estamos embarcando em um roteiro para a Índia.

Card_IntagramArtboard 1 - Copia

 Quer saber mais : India Inspirations

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *