TOP
9c06d36d-8cd5-4b91-a945-1bee974eb573
cultura Europa Itália Variedades

Um passeio pela Itália em séries e filmes novos

Adoramos séries que nos levam a conhecer ou rever países que visitamos ou sonhamos em desvendar. A Itália é uma paixão antiga , paisagens inesquecíveis que sempre gostamos de rever, ainda mais neste momento de abstinência no quesito viagens.

Como imagino que muitos sofram da mesma síndrome que eu , esquecimento seletivo! Cada vez que sento na frente da TV penso em todas as dicas de bons filmes e séries que me deram , mas não consigo lembrar o nome de nenhum no momento! Vamos registrar aqui algumas possibilidades para viajar sem sair do sofá.

Dividimos post em séries e filmes dos anos 2000 (os anteriores imagino que muitos já conheçam!). Não temos nenhuma pretensão de crítica cinematográfica,  mais e sim um entretenimento voltado para imagens das regiões mais lindas deste país.

 

Séries imperdíveis

1. Geração 30 e poucos

A história gira em torno de Daniel e Matilda, que se conhecem desde o ensino médio. Eles se reencontram anos depois, mas suas vidas são muito diferentes. Os eventos da série, então, acontecem em dois cronogramas diferentes – um no final dos anos 90 e outro nos dias atuais. A estética italiana e o clima descontraído do verão tornam a série uma experiência memorável. O papel da internet em nossas vidas mudou ao longo dos anos, e esta série é uma dose garantida de nostalgia. Netflix 

Geracao-30-e-poucos-Netflix-2-temporada-696x394

2. A Amiga Genial

Como o título indica, A Amiga Genial aborda apenas o primeiro livro da tetralogia napolitana. A obra acompanha a amizade de Lila e Lenu, que crescem em um bairro pobre de Nápoles, na Itália, nos anos 1950. Inteligentes e observadoras, as garotas vivem uma intensa relação de colaboração e competição enquanto buscam ir além da realidade violenta, machista e sem perspectivas na qual estão inseridas. Em produção a terceira temporada. Primeira série em língua italiana da HBO

1_GXw1oO94UrpuXOCv0-9c7Q

3. Carlo e Malik (2018)

Carlo Guerrieri é o típico italiano raiz. Policial e detetive em Roma, trabalha com sua equipe para solucionar crimes. Malik Soprani é um jovem que nasceu na Costa do Marfim mas vive na Itália desde criança. Um policial com estética diferente dos que estamos acostumados a ver, muito romance e histórias paralelas. A série italiana Netflix  (cujo nome original é Nero a Metà) ,  tem um ritmo viciante, com ação e romance em boas medidas. A história foi dirigida por Marco Pontecorvo, e tem como principal foco a exposição de aspectos sociais como a intolerância racial na Europa.  Netflix

carlo-e-malik_80216908

4. Il Processo (2019)

Elena Guerra é uma competente promotora que, embora seja muito requisitada no trabalho, está determinada a tirar um ano sabático para se dedicar ao seu casamento. Entretanto, é chamada para investigar o assassinato da jovem. Uma superprodução em locações e figurinos que se passa em Mântova , uma mistura de Law & Order com novelas para entregar bom drama criminal.

poster-696x391

2. La Vita Promessa ou A Vida Prometida (2019)

Ambientada em 1921. A trama segue Carmela (Ranieri), uma mulher que toma a decisão drástica de se mudar para os Estados Unidos para escapar das atenções mórbidas do agricultor Vincenzo Spanò, que matou o seu marido. Ela se instala em um apartamento no bairro de Little Italy em New York. Procurando redenção e perseguindo o sonho de uma vida melhor em uma terra dominada pela proibição e pela crise econômica. Amazon Prime

FILMARTS-LA-VITA-PROMESSA-1024x624

 

 

Alguns filmes para quem não tem paciência ou tempo de maratonar. Mas quer ver um pouquinho do caráter e do clima italiano. 

1. Rosa e Momo (2020)

Sophia Loren, um ícone da história do cinema, retorna as telas depois de seis anos. Baseado no livro ” A vida pela frente” o filme Rosa e Momo acompanha uma sobrevivente do Holocausto chamada Madame Rosa (Sophia Loren), que responsável por cuidar de uma creche, decide acolher uma criança de 12 anos que a assaltou recentemente. Filmado em uma Puglia sem glamour, um filme comovente. Netflix


20201121-rosa-momo-critica-1200x675

2. O último paraíso (2020)

Ambientada na Sicília dos anos 50, O Último Paraíso é uma produção baseada em uma história real. Na trama, um trabalhador rural cansado da vida que leva, decide lutar pelos seus companheiros para que todos possam melhorar de vida. Sua paixão por uma jovem moça, no entanto, filha do dono das terras em que trabalha, pode tornar seu caminho ainda mais complicado.

lultimo-paradiso-poster

3. 18 Presentes (2020)

Mais um longa-metragem da plataforma baseado em uma história verdadeira, 18 Presentes é uma drama sobre maternidade e ensinamentos. No longa, uma mulher em fase terminal de um câncer de mama decide deixar 18 presentes para sua filha recém-nascida. Eles serão entregues a ela em cada um de seus próximos aniversários e a ajudarão a passar pelos problemas e felicidades da vida, através dos conselhos de sua mãe. (Netflix)

0459948

4. Sol de Riccione (2020)

O filme tem como pano de fundo as belas praias e paisagens do balneário turístico. O longa-metragem se passa durante o verão, e mostra um grupo de diferentes jovens que estão curtindo sua estadia no lugar, cada um à sua maneira, enquanto descobrem mais sobre si mesmos e o amor. (Netflix) 

O-Sol-de-Riccione-3

5. Aplicativo (2019)

 O Aplicativo tem como protagonista um jovem rico, prestes a estrelar seu próprio filme. Durante as gravações em Roma, no entanto, a pedido de sua namorada que está escrevendo uma tese, ele cria um perfil em um aplicativo de paquera, e se envolve em uma relação obsessiva que desperta seu lado obscuro.

download (2)

 

 

6. Me chame pelo seu nome (2017)

Descrito pelo New York Times como “emocionalmente agudo e esmagadoramente sensual”, o  filme do italiano Luca Guadagnino, tem chamado a atenção pela sutileza com a qual Guadagnino trata o amor homoafetivo. Se passa no norte da Itália , na região do Lago di Garda.

images

7. A Viagem a Itália (2014)

Com realização de Michael Winterbottom é um verdadeiro um “road movie” gastronômico que segue os passos dos poetas Byron e Shelley com a dupla de atores Steve Coogan e Rob Brydon (transformados numa espécie de caricatura de si próprios). O filme não tem um roteiro muito interessante e os diálogos podem ser meio monótonos , mas as imagens são incríveis da viagem de carro pela Itália, percorrendo Ligúria, Toscana, Roma, Amalfi e Capri, onde experimentam os mais interessantes restaurantes e hotéis das respectivas cidades.

Cartaz do Filme

 

8. A Grande Beleza (2013)

A Grande Beleza 

“Viajar é util, exercita a imaginação […] Aliás, à primeira vista todos podem fazer o mesmo. Basta fechar os olhos.” É assim, citando um pequeno trecho de “Viagem ao Fim da Noite”, do escritor  Louis-Ferdinand Céline, que A Grande Beleza começa. Um filme de Paolo Sorrentino provocante, divertido e de grande impacto visual que mostra a alta sociedade italiana numa perspectiva ácida percorrendo um  delicioso passeio pelos recantos mais interessantes de Roma.  

 

9. Terra Firme ( 2011)

Terra Firme

Ao sul da Sicília, na pequena Lampedusa, um retrato super atual da questão da imigração na Europa.  A família Purcillo vive em uma ilha remota, onde a maior fonte de trabalho é o turismo. Ernesto , o patriarca da família, ainda mantém seu barco de pesca, mais por razões sentimentais do que pela renda que obtém. Em uma pescaria, ele e o neto acabam se deparando com um barco de imigrantes ilegais a deriva, e tem que enfrentar a situação onde a tradição do mar se choca com as leis italianas.

10. Baaria , a porta do vento (2009)

Baaria - A Porta do Vento 

De Giuseppe Tornatore , uma saga siciliana. Em 1930, na província de Palermo. Ciccio  é um humilde pastor que encontra tempo para se dedicar à sua grande paixão: a leitura. A Itália passava pelo fascismo e, durante a Segunda Guerra Mundial, a região enfrenta uma grande penúria. Delicado e envolvente traça um panorama histórico do sul da Itália com lindas e idílicas imagens.

Para quem gostou da viagem , pode agora embarcar para Rússia, em filmes novos.

 

 

 

«

»

2 COMENTÁRIOS

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *