TOP
IMG_3229
cultura Europa Itália Variedades

Um passeio pela Itália em 6 filmes

Adoramos filmes que nos levam a conhecer ou rever países que visitamos ou sonhamos em desvendar.

Como imagino que muitos sofram da mesma síndrome que eu , esquecimento seletivo! Cada vez que sento na frente da TV penso em todas as dicas de bons filmes que me deram , mas não consigo lembrar o nome de nenhum no momento! Vamos registrar aqui algumas possibilidades para viajar sem sair do sofá.

Dividimos esta série por países em filmes dos anos 2000 (os anteriores imagino que muitos já conheçam!). Não temos nenhuma pretensão de crítica cinematográfica,  mais e sim um entretenimento voltado para imagens das regiões mais lindas de cada país.

A Viagem a Itália (2014):

Cartaz do Filme

Com realização de Michael Winterbottom é um verdadeiro um “road movie” gastronômico que segue os passos dos poetas Byron e Shelley com a dupla de atores Steve Coogan e Rob Brydon (transformados numa espécie de caricatura de si próprios). O filme não tem um roteiro muito interessante e os diálogos podem ser meio monótonos , mas as imagens são incríveis da viagem de carro pela Itália, percorrendo Ligúria, Toscana, Roma, Amalfi e Capri, onde experimentam os mais interessantes restaurantes e hotéis das respectivas cidades.

A Grande Beleza (2013)

A Grande Beleza 

“Viajar é util, exercita a imaginação […] Aliás, à primeira vista todos podem fazer o mesmo. Basta fechar os olhos.” É assim, citando um pequeno trecho de “Viagem ao Fim da Noite”, do escritor  Louis-Ferdinand Céline, que A Grande Beleza começa. Um filme de Paolo Sorrentino provocante, divertido e de grande impacto visual que mostra a alta sociedade italiana numa perspectiva ácida percorrendo um  delicioso passeio pelos recantos mais interessantes de Roma.  

Terra Firme ( 2011)

Terra Firme

Ao sul da Sicília, na pequena Lampedusa, um retrato super atual da questão da imigração na Europa.  A família Purcillo vive em uma ilha remota, onde a maior fonte de trabalho é o turismo. Ernesto , o patriarca da família, ainda mantém seu barco de pesca, mais por razões sentimentais do que pela renda que obtém. Em uma pescaria, ele e o neto acabam se deparando com um barco de imigrantes ilegais a deriva, e tem que enfrentar a situação onde a tradição do mar se choca com as leis italianas.

Baaria , a porta do vento (2009)

Baaria - A Porta do Vento 

De Giuseppe Tornatore , uma saga siciliana. Em 1930, na província de Palermo. Ciccio  é um humilde pastor que encontra tempo para se dedicar à sua grande paixão: a leitura. A Itália passava pelo fascismo e, durante a Segunda Guerra Mundial, a região enfrenta uma grande penúria. Delicado e envolvente traça um panorama histórico do sul da Itália com lindas e idílicas imagens.

Cartas para Julieta (2010)

Cartas para Julieta

Bem mais conhecido e visto do que os anteriores tem como pano de fundo a Casa de Julieta em Verona , numa história romântica e açucarada que engendra um passeio magnífico pela Toscana. Sophie descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai em busca de um italiano, por quem se apaixonara na juventude. 

Pão e Tulipas (2000) 

Pão e Tulipas (2000) PosterDepois de ser esquecida na estrada pela família , uma dona de casa descobre sua força interior e recomeça a vida em Veneza. Muito procurada como ultimo destino antes de morrer , Veneza aqui encara o renascimento em visuais líricos , cheios de romance e fantasia.

«

»

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos no Instagram

  • O Alhambra é a declaração de amor de Granada - e da Europa - para a cultura mourisca. Tendo como pano de fundo os picos nevados da Sierra Nevada, este complexo palaciano fortificado começou a vida como uma cidadela murada antes de se tornar a sede opulenta dos emires de Nasrid, em Granada. Os seus palácios, os Palacios Nazaríes do século XIV, estão entre os melhores edifícios islâmicos da Europa.
.
.
.
.
#espanha #granada #alhambra #viajandocomarte #photography #amazingplaces
  • Uma das experiências mais incríveis do Viajando com Arte no Egito foi voar sobre Luxor e o Vale dos reis de balão ao amanhecer.
.
.
.
#egito #luxor #balao #travelexperience #photography #viajandocomarte #amazingplaces #airbaloon
  • Olivais pelas estradas da Andaluzia entre Granada e Alcalá Real.
.
.
.
#espanha #andaluzia #granada #viajandocomarte #oliveiras #photography
  • Ásia para voltar no tempo.
Myanmar ficou anos anos isolada e aparece como uma opção tranquila e bem preservada.
Bagan tem mais de 3 mil Pagodas budistas espalhadas por uma linda planície verdejante .
.
.
#bagan #myanmar #viagem #aventura #ig_myanmar #birmania #viagemcultural
  • Andaluzia.
.
.
.
#malaga #andaluzia #flamenco #viajandocomarte #amazingplaces #photography #espanha
  • Málaga, fica na Andaluzia cidade natal de Picasso, Antonio Banderas, na beira do Mediterrâneo, por aqui já passaram fenícios, gregos, romanos e mouros.
Lugar cheio de história e muito charme.
.
.
.
#espanha #andaluzia #malaga #bike #viajandocomarte #photography #amazingplaces
  • Domingo em Saint Germain des Près, Paris.
.
.
.
.
#França #paris #saintgermain #viajandocomarte #amazingplaces #photography
  • Domingo de outono 🍂.
Repare que no interior da pirâmide do Louvre já figura uma árvore de Natal.
.
.
.
.
#frança #paris #louvre #viajandocomarte #outono #amazingplaces #photography