TOP
IMG_7609
Asia Asia Central Aventura cultura Roteiros Viajando com Arte Sem categoria Uzbequistão viajandocomarte

Uzbequistão, o mais adorável roteiro que você nunca planejou

Sei que a mera pronuncia deste nome , Uzbequistão,  já traz consigo um estranhamento e um certo receio. Vem com referências ao conturbado Afeganistão e suas infinitas guerras. Mas quando se fala neste país da Ásia Central as conexões são bem mais antigas e profundas. Faz parte de uma região de calmaria atual e quase um congelamento histórico que o faz guardar tesouros inimagináveis. 

IMG_7413

Samarkand e seus caravançarais, que serviam de parada para as caravanas que cingiam o interior da Ásia. Bukara e seus tapetes das mil e uma noites. Khiva, uma fortaleza de barro intacta. Tudo evoca um passado glorioso e rico.

IMG_7037

O Uzbequistão é o ponto nevrálgico da antiga Rota da Seda. O caminho que ligava Constantinopla a Xian na China, fazia um importante elo comercial trazendo a famosa seda chinesa até o Império Romano desde séculos antes de Cristo. Mas sobretudo sempre fez um o papel de canal cultural fundamental.

IMG_7395

 

Foi por ali que as antigas religiões se espalharam pela Ásia , o budismo chegou até o Japão e o islamismo acabou sendo absorvido por toda a Ásia Central.

O Uzbequistão é o berço de diferentes culturas há mais de 2000 anos, fez parte do grande império Persa de Aquemênidas , foi ocupada por Alexandre, o grande em 327 ac, que casou-se por lá com Roxana, uma princesa oriental. Vejam a beleza das mulheres!

IMG_7303

Ela deve ter deixado solta pelo país a alma feminina pois os artigos de artesanato , as padronagens dos tecidos são de enlouquecer. 

IMG_2135

A explicação para a repetição é que estas formas são as cores e seus reflexos na água.  

IMG_7327

As mesas são sempre decoradas com as mesmas estampas que eles usam para fazer as roupas, não preciso dizer que muitas vezes despimos a decoração das paredes dos restaurantes que no Brasil viraram belos vestidos de festa!

IMG_7348

E os tapetes?!! Bukhara é conhecida como das melhores produtoras do mundo. A bicicletinha do Viajando com Arte rodou a baiana por lá. 

IMG_7237

Continuando nossa história! O Uzbequistão foi uma parte importante do Império Mongol no século XIII, maior domínio que se tem notícia na história, iniciado por Gengis Khan e suas hordas , criaram um colosso que ia do Oceano Pacifico até as bordas da Europa.

IMG_6893

No século XIX o país foi  absorvido pelo império russo e mais tarde se tornou parte da antiga União Soviética,  até 1991 quando conquistou sua independência. Neste período teve seu legado intocado e de alguma forma preservado da modernidade , o que para os moradores locais não foi um bom momento , hoje é motivo de jubilo de visitantes.

IMG_2701

Com este resumo histórico já da para imaginar o que se encontra por lá, em perfeito estado de conservação!  Quantas camadas de história , uma miríade de tipos humanos formam a jovem República do Uzbequistão.

IMG_7222 IMG_7063

O país se orgulha de possuir sozinho as quatro  cidades mais importantes da Rota da Seda. Sua cultura fascinante está intimamente ligada a uma esquina civilizacional, onde foi desenvolvida uma mistura de ideias  que viajavam do Ocidente para o Oriente e vice versa.

IMG_7403

IMG_2673

Este intenso intercâmbio  deixou marcas que se notam até hoje, neste povo receptivo e ansioso por voltar ao cenário das trocas mundiais.

IMG_6911

Nosso viagem  foi um misto de deslumbramento e volta no tempo. Tirando a capital Tashkent, as outras três cidades são tesouros congelados de um tempo de muita riqueza e diversidade cultural. O mais interessante é éramos quase tão exóticos para eles quanto o eles para nós, o turismo estrangeiro ainda é incipiente no país. 

IMG_1721

Isto nos possibilitou uma série de experiências inimagináveis em outros pontos do mundo. Tivemos a oportunidade de oferecer uma aula in loco sobre a cultura da Ásia Central.

IMG_6788

Fizemos uma happy hour em meio as mesquitas mais antigas de Registan Plaza em Samarkand. Com músicos locais e um astral incrível.

IMG_1951

IMG_1941

Vimos que nem tudo é o que parece.

IMG_2213

Negociamos ….

IMG_2452

Aprendemos …

IMG_2240

e nos maravilhamos com tudo o que vimos.

Voltamos com as malas cheias, a retina mais colorida e um gostinho de quero mais!

IMG_2503

«

»

9 COMENTÁRIOS
  • Luiz
    1 mês atrás

    Bom dia. Em qual cidade fica essa enorme placa escrita Projeto da rota da seda?
    Obrigado

    • Mylene
      1 mês atrás
      AUTHOR

      Ola Luiz,
      A placa fica em Khiva.
      Abraço
      Mylene

    • Mylene
      1 mês atrás
      AUTHOR

      Luiz,
      A placa mostra os caminhos da Antiga Rota da Seda que passava pelo Uzbequistão.
      Abraço
      Mylene

  • Mara Carvalho
    5 meses atrás

    Realmente foi uma experiência inesquecível…a beleza das construções a receptividade do povo, a descontração das”gurias” e a competência da Clarice e Mylene , fez dessa viagem algo para ficar na memória forever.

    • Mylene
      5 meses atrás
      AUTHOR

      Mara,
      Obrigada pela mensagem.
      Nossas lembranças compartilhadas são as melhores.
      Em breve estaremos lançando novos roteiros bem interessantes.
      Abraços
      Mylene

  • Magda Brossard Iolovitch
    6 meses atrás

    Nossa viagem ao Uzbequistão com Viajando com Arte foi inesquecível! Ásia Central, Rota da Seda! A riqueza dos bordados Suzanne, um artesanato local lindo. As cúpulas azuis! Uma cultura antiquissima nos desafiando a todo momento.

    • Mylene
      5 meses atrás
      AUTHOR

      Magda,
      Quantas boas lembranças da Ásia Central!
      O Uzbequistão foi um dos roteiros mais exóticos e instigantes que já fizemos.
      Obrigada pela confiança e pelo estímulo.
      Mylene

  • Fátima Falcão
    6 meses atrás

    Adorei o artigo de vocês, deu uma imensa vontade de conhecer. Obrigada pela aula.
    Fatima

    • Mylene
      6 meses atrás
      AUTHOR

      Ola Fatima,
      Que prazer nos dá uma leitora que se entusiasma com nosso post!
      Obrigada pelo estimulo e volte sempre, temos muitas novidades pela frente.
      Abraço
      Mylene

Deixe-nos seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Siga-nos do INSTAGRAM